Colocar ponte Bigsby em uma Gibson Les Paul Studio.

Autor Mensagem
B.Frusciante
Veterano
# mar/08


Opa opa

Bom, para quem não sabe, eu vou viajar daqui a duas semanas para os EUA e vou comprar uma guitarra lá.
Estou decidido em uma 'Gibson Les Paul Studio Vintage Mahogany' ou uma Fender Americana.
Recentemente, a loja que eu vou comprar(Guitar Center) colocou essa Gibson em promoção(de 900 para 810 dólares) e eu tenho 1000 dólares para compra do instrumento lá.

É aqui que vem o ponto:
Estou pensando em comprar uma ponte Bigsby B7 para colocar na Les Paul.
A ponte custa só 110 doletas.

Só preciso saber de duas coisas:

1) Essa ponte é Instável? Desafina com facilidade? Se der um bend, ela vai descer um pouco como em floyd roses ou pontes de stratocasters?

2) Sei que precisa-se fazer 4 furos na guitarra, não tem problema. Mas qualquer luthier consegue instalar essa ponte na guitarra?
Para os luthiers, o que me recomendam? Algum detalhe adicional?


Agradeço!




ps.: Sem criancisse, não venham me dizer "Junta mais e compra uma Standard" ou "Nem comprou a guitarra e já está pensando em modificá-la?" ou ainda "Tu tem idade para ter uma Gibson?", mensagens assim eu ignoro ou denuncio.

Soulface
Veterano
# mar/08
· votar


B.Frusciante
1) Essa ponte é Instável? Desafina com facilidade? Se der um bend, ela vai descer um pouco como em floyd roses ou pontes de stratocasters?
Eu nunca toquei em uma Gibson com Bigsby. Mas ela me parece estável sim.
O sistema dela é diferente da floyd.

2) Sei que precisa-se fazer 4 furos na guitarra, não tem problema. Mas qualquer luthier consegue instalar essa ponte na guitarra?
Teoricamente, não é muito difícil.
Mas depende do luthier né?!
Tem uma porrada de pedreiros metidos à luthier por aí.

Para os luthiers, o que me recomendam? Algum detalhe adicional?
Se vc coneguir achar alguma gibson q já venha com Bigsby por um bom preço, acho q compensa mais.

B.Frusciante
Veterano
# mar/08 · Editado por: B.Frusciante
· votar


Links:

Ponte Bigsby B7 Arch Top Solid-Body

Guitarra Gibson Les Paul Vintage Mahogany

B.Frusciante
Veterano
# mar/08
· votar


1) Essa ponte é Instável? Desafina com facilidade? Se der um bend, ela vai descer um pouco como em floyd roses ou pontes de stratocasters?
Eu nunca toquei em uma Gibson com Bigsby. Mas ela me parece estável sim.
O sistema dela é diferente da floyd.

Digo Instavel, pois 'ouvi falar' que essa ponte volta um pouco quando dá um bend.
Se acontecer isso eu já descarto a possibilidade de comprar a ponte.



Para os luthiers, o que me recomendam? Algum detalhe adicional?
Se vc coneguir achar alguma gibson q já venha com Bigsby por um bom preço, acho q compensa mais.

Ô, se tivesse...
Se bem que, do jeito que a Gibson é, sairia mais caro do que pegar uma e colocar a ponte.

Outro ponto bom é que essa ponte valoriza muito aqui no brasil, que está valendo cerca de 6 vezes o preço pago nos EUA(convertendo para reais).

Henrique S.
Veterano
# mar/08
· votar


B.Frusciante

faltou o link da ponte =)

B.Frusciante
Veterano
# mar/08
· votar


Henrique S.
Editado haha ;p

Henrique S.
Veterano
# mar/08
· votar


B.Frusciante

nada a ver com o assunto mas, achei que tu era chegado em telecas
ou em uma SG....

da pra por Bigsby em tele tmb..

blima
Veterano
# mar/08
· votar


Bigsby é muito instavel desafina toda a hora, sem falar que trocar cordas é um pé no saco..
Elas tem um timbre bonito para um vibrato suave, mas alavancadas tipo floyd ou mesmo strat estão fora de questão.

Eu aconselho Bigsby para :

a) rockstars que podem trocar de guitarra para cada musica

b)quem não utiliza alavanca e quer a ponte somente como decoração.

de resto, passe longe.

B.Frusciante
Veterano
# mar/08
· votar


Henrique S.
Pior é que eu sou :)

Mas acho que valha mais à pena comprar essa guitarra, a fender está muito cara pro meu gosto.

Além disso, eu gosto dos timbres vintages que saem das Les Paul quando é usada com um fuzz.

O pior é que eu estou com um pressenimento de que eu vou voltar de lá com uma Strato Olympic White com escala em Rosewood ou uma Tele Natural com escala em maple!

Henrique S.
Veterano
# mar/08
· votar


B.Frusciante

strat com escala em rosewood??

tem que ser maple rapa! huaehueahuehuauaehueha

agora serio, umas teles muito legais nesse preco que tu quer

http://www.guitarcenter.com/Fender-Special-Edition-Custom-Telecaster-S palted-Maple-HH-Electric-Guitar-513879-i1177377.gc

http://www.guitarcenter.com/Fender-American-Series-Telecaster-Electric -Guitar-101019628-i1146499.gc

http://www.guitarcenter.com/Fender-Deluxe-Series-Nashville-Tele-Electr ic-Guitar-510067-i1146266.gc

MANFREDINI
Veterano
# mar/08 · Editado por: MANFREDINI
· votar


Essa ponte é Instável?
depende da regulagem e do naipe do encordamento (como qualquer ponte)

Desafina com facilidade?
depende do jeito que você colocar as cordas, antes eu não podia dar um bend na minha strato que já desafinava, o Jimmy Vandrake me ensinou um jeito legal de colocar as cordas, agora eu alavanco, dou bend, desço a mão na guitarra e ela nem desafina (depois eu posto, estou reunindo umas informaçõe bem úteis, depois crio um tópico com várias dicas)

Sei que precisa-se fazer 4 furos na guitarra, não tem problema. Mas qualquer luthier consegue instalar essa ponte na guitarra?

desde que seja um bom luthier, pode instalar a ponte

gucrispim
Veterano
# mar/08 · Editado por: gucrispim
· votar


Tenho uma ponte dessa, de fábrica, na minha Epiphone Wildkat.....
vale a pena lembrar q nao eh uma ponte de microafinação e q a mola fica aparente....... eu axo q ela eh a ponte tremolo mais estável, nunca desafina (o q no caso, depende mais da tarraxa e um pouco do encordoamento, uma vez q nao se coloca locking nut)
mas como disseram ela nao eh uma ponte q tenha a mesma ação de uma floyd e de uma strato, eh diferente, eu curto mto.....
ela eh uma ponte q da pra usar mto em qualquer musica, nunca deixei a minha de enfeite
se vc quer um video massa pra curtir a ponte procure pelo Johnny A. no youtube, tocando na Signature dele da Gibson com bigsby

qualquer bom luthier eh capaz de instalar.
eu axo q se vc encontrar uma Gibs com bigsby eh melhor do q comprar e colocar, mas se nao axar, vai sem dó! eh mto loko! Veja no youtube o Neil Young tocando na indestrutivel Gibson Les Paul dele com Bigsby em Keep on rockin in the free world

gucrispim
Veterano
# mar/08 · Editado por: gucrispim
· votar


detalhe, o modelo de bigsby para tele e sg (muitos casos nao eh recomendado colocar) é diferente do modelo pra les paul e semi acustica

MANFREDINI
Veterano
# mar/08
· votar


nao eh uma ponte q tenha a mesma ação de uma floyd e de uma strato

lógico, são pontes diferentes, com limitações
na ordem (menos versátil pra mais versátil):

Ponte Fixa
Bigsby
Tremolo
Floyd Rose

é isso, eu fico com as 3 primeiras, não gosto de Floyd Rose, não sei como é a regulagem de uma Bigsby, mas é extremamente fácil de regular uma fixa ou uma tremolo (a Bigsby deve ser fácil também, mas ai não sei), já a Floyd Rose...

gucrispim
Veterano
# mar/08
· votar


MANFREDINI
a bigsby eh mm coisa de uma fixa

Cara compre uma Gibson BFG e uma bigsby! putz ai eh firmeza, tem p90, humb, bigsby e um acabamento unico!

Zeraus
Veterano
# mar/08 · Editado por: Zeraus
· votar


B.Frusciante
Estou decidido em uma 'Gibson Les Paul Studio Vintage Mahogany'

Sério???
Tem outras Studio com acabamento bem mais legal... e sãou pouca coisa mais cara, tipo 100 dolares... a vintage mahogany é uma placona tosca de madeira... mais gosto é gosto rsrsr

BaNdAiD
Veterano
# mar/08
· votar


Eu acho muito legal bigsby!!

o neil young tem uma goldtop (preta, huehuehe) com bigsby tem sido a guitarra principal dele por muuito tempo!!! ele desce a mão sem dó!

compra tb umas tarrachas schaller com trava q resolve qq problema!!

meu sonho eh ter uma gibson com bigsby e uma fender americana...uheuehuehuehu

Phyro
Veterano
# mar/08
· votar


Bom, pelo que já ouvi falar é uma ponte instável, que desafina mais do que o comun e não tem locking nut...

Mas se vc for comprar msm siga o conselho do BaNdAiD e compre no mínimo tarraxas com trava.

Fernando
Veterano
# mar/08
· votar


Uma Vintage Mahogany com Bigsby:

http://img187.imageshack.us/img187/1962/gibsonvm73gc0.jpg

Henrique S.
Veterano
# mar/08
· votar


Zeraus
vintage mahogany é uma placona tosca de madeira... mais gosto é gosto rsrsr

mas isso que e o bonito! huaehuhueahueahuea

Bog
Veterano
# mar/08
· votar


Zeraus

Cara, o acabamento da Vintage é legal demais! Não trocaria a minha por uma Standard (sério).

gucrispim
Veterano
# mar/08
· votar


cara, minha Epiphone veio com tarraxa Grover e Bigsby. pra mim eh uma combinação perfeita.
não desafina. tire suas conclusões testando e consultando um luthier

B.Frusciante
Veterano
# mar/08 · Editado por: B.Frusciante
· votar


Henrique S.

strat com escala em rosewood??

tem que ser maple rapa! huaehueahuehuauaehueha

Pra stratos eu prefiro Rosewood =/

Maple só para Teles \m/

Sobre os links, eu já pesquisei pra cacete(desde dezembro) e já tenho minhas preferências, mas vlw!

MANFREDINI
Com afinação normal, cordas 0.010 que eu digo.
Depois fala aí sobre esses truques aí :)
De preferência, em menos de duas semanas =/
Vlw!

gucrispim
Essa epiphone parece ser uma boa guitarra.

Cara, para você que tem a ponte, só queria saber de uma coisa:
Se você der, por exemplo, um bend na 15º casa da mizinha, e tocar a mizona solta, a mizona desafina? Como se a ponte voltasse um pouco, desafinando todas as outras cordas?
Essa ponte é daquelas que você pode colocar Drop D sem precisar ficar regulando nada? Só afinar a mizona e pronto?
Eu quero saber se ela é ESTÁVEL!

Valeu brother!

gucrispim
Eu acho a BFG horrível =/

BaNdAiD
compra tb umas tarrachas schaller com trava q resolve qq problema!!
Se eu for comprar a ponte, provavelmente eu também comprarei aquele Set de Schaller vintage com trava para les paul(com botões vintage, saca?)

Fernando
Aonde você achou essa foto cara?
Estranho é que a guitarra está com o escudo, borda dos captadores e capinha da chave, Beje! E a original é preta!

Pergunto novamente, aonde você achou essa foto?


Zeraus
Eu queria mesmo era uma Studio Vintage White com hardware prata, mas o dinheiro não deixa..

Mas eu adoro esse acabento da VM.
Outra coisa legal é que ela é como as antigonas, com top em mogno(diferente das novas, em maple). O som fica mais grave e vintage.


Bog
Você tem uma Vintage Mahogany?

gucrispim
Essas tarrachas são com trava?

B.Frusciante
Veterano
# mar/08
· votar


Não quero usar a ponte como uma Floyd, só quero aquele efeito de vibrato, não precisa mudar nem 1/2 tom!

Edu1974
Veterano
# mar/08
· votar


B.Frusciante

Você não vai ter problemas em instalar essa bigsby na Les Paul. Eu só não sei se os furos originais da ponte da LP ficam aparecendo ou não.

Acho a bigsby bem legal.

slashfoda
Veterano
# mar/08
· votar


B.Frusciante
se comprar essa gibson mesmo faz o que o cara fez com a dele!! essa da foto do fernando! fica fodona!! :)

Megamedes
Veterano
# mar/08
· votar


Você tá disposto mesmo a estragar a guitarra? -_-

Compra uma Ibanez se quiser vibrato, Lespaul/SG de Bigsby "fede", minha opinião, claro.

MANFREDINI
Veterano
# mar/08
· votar


B.Frusciante
semana que vem eu posto
se eu tivesse grana, compraria uma SG com ponte fixa, agora, se você quiser ter esse vibrato, vai de Bigsby mesmo, fácil de regular (mesma da ponte fixa), sinceramente, eu prefiro uma Bigsby do que uma Floyd Rose (não joguem pedras em mim)

agora, qualquer ponte que não seja fixa, tem que ter uma regulagem precisa (tremolo, bigsby, floyd rose) se não fica um bosta

faeljv
Veterano
# mar/08
· votar


B.Frusciante

Cara, eu tô querendo fazer a mesmíssima coisa! Só que eu já tenho uma les paul studio, só quero comprar a ponte mesmo. Mas aqui vão algumas sugestões que me deram: pra que você não tenha problemas de afinação com a bigsby, compre tarraxas com trava, uma ponte tune-o-matic ROLLER, e se possível um trem nut da graphtech. E depois me diz como ficou :)

Foukez
Veterano
# mar/08
· votar


Aê cara,vai pros EUA é?que dah hora...
Tu num queria uma tele,ou confundi de pessoa?

Bom,eu ja recomendei outra vez você pegar a Fender american... é outra coisa,e fora que a gibson tu vai tar pegando a studio,por mais que seja muito boa,nao eh a standard ainda,nao eh o produto top da gibson...

Mas,se tu não tiver afim mesmo,pega a Lp e coloca o bigsby sem medo que vai ficar bom,o professor do meu amigo tem uma assim,além de ser lindona,a ponte é boa,tipoi nao desafina por qlq coisinha...

Maasss eu ainda ficava com a strato =p dusahudsaushduhasduads

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Colocar ponte Bigsby em uma Gibson Les Paul Studio.