Criando um solo. Preciso de ajuda.

    Autor Mensagem
    Renan Gonçalves Flores
    Veterano
    # mar/08


    Opa!
    Tenho um pequeno problema - sempre preferi os solos bonitos e trabalhados como os do Pink Floyd aos solos fritantes.
    Mas o problema é que meu professor é meio "blackmore" e sempre preferiu improvisos. E eu aprendi assim, então tenho dificuldades pra criar um solo bonito, encaixando perfeitamente.

    Eu sei que é uma coisa bem pessoal, mas deve ter algum chão pra mim pisar, não é?
    Tipo, quais notas (do acorde) eu devo dar mais ênfase. Quais devo evitar...

    Vou pegar a base da Lonely Day do SOAD, que é mais fácil.

    (Supondo que esteja afinado em E)
    Am - F - C - E

    Beleza. Daí eu usaria a escala menor de A, correto? Mas em cada acorde, quais notas eu deveria evitar?
    E também temos o E, que segundo o campo harmônico deveria ser Em, daí eu aumento a 7ª (no caso de Sol pra Sol#), estou certo?

    thigsm
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Cara, de ênfase as notas ta triate ou ta tétrade, e na hora em que o muda o tom, não mude apenas o shape do solo e vá para outro tom, tente usar as notas da triade ou outras das escalas como "notas de passagem"

    O resto é criatividade =)

    LeandroP
    Moderador
    # mar/08
    · votar


    Renan Gonçalves Flores

    Pro acorde Lá menor você pode usar as notas da escala menor, sua pentatônica e seus arpejos. As melhores notas sobre o acorde Am são as notas que compõe este acorde. Você deve evitar a nota F sobre este acorde, usando apenas como nota de passagem, pois esta nota entra em choque com a 5a justa (nota E) do acorde Am. Entretanto, ao passar pro acorde Fá maior, você pode continuar com a mesma escala de Lá menor e não precisa evitar nenhuma nota. Desta vez a nota Fá não é mais vista como nota de passagem, mas como tônica do acorde F.
    No acorde Dó maior, você pode utilizar a escala de Dó maior (que é a mesma escala de Lá menor partindo da 3a nota). Mais uma vez as notas que formam o acorde (C, E, G) são as mais apropriadas pra repousar, e também deve-se evitar a nota F neste acorde, pois entra em choque com a 3a maior de C (nota E).

    Sobre o acorde E, se a progressão se repetir (se depois volta pro Am), você pode tocar a escala de Lá menor harmônica partindo da 5a nota da escala (nota E). As notas que formam este acorde são as mais apropriadas. Provavelmente este acorde possui uma 7a menor (se a progressão voltar pro Am), e este intervalo (7a menor) junto com a 3a maior (nota G#) do acorde E7 formam o trítono, intervalo mais importante deste tipo de acorde.

    Am - Lá eólio (escala menor natural) - penta menor - arpejos de Am, Am/C, Am/E, Am/G, Am7, Am9, Am7(9), C/E, etc.

    F - Fá lídio (escala maior com #4) - penta maior - arpejos de F, F/A, F/C, F7M(#4), Am, Am7, Am9, Dm7, etc.

    C - Dó jônio (escala maior) - penta maior - arpejos de C, C/E, C/G, C7M(9), Em7, Am7, etc.

    E - Lá menor harmônico partindo da 5a, penta X7(b9) - arpejos de E7, E7/G#, E7/B, E7(b9), E7(b13), etc.

    E também temos o E, que segundo o campo harmônico deveria ser Em, daí eu aumento a 7ª (no caso de Sol pra Sol#), estou certo?

    Está certo! Isso forma uma escala que é uma inversão da menor harmônica. A escala de Am harmônica, partindo do Vº grau (5a nota), forma esta escala.

    Renan Gonçalves Flores
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    LeandroPanucci
    Nao sei como agradecer.
    Me esclareceu muita coisa.

    Ok, então as principais notas que se devem olhar são as notas da tríade, correto? Mas a tétrade, no caso me referindo à 7ª, devo tomar algum cuidado especial?

    Provavelmente este acorde possui uma 7a menor (se a progressão voltar pro Am), e este intervalo (7a menor) junto com a 3a maior (nota G#) do acorde E7 formam o trítono, intervalo mais importante deste tipo de acorde.
    O trítono não seria uma distância de 2 tons e meio? De Ré (7ªm do E) até o Sol# (3ª maior do E) tem 3 tons, não estou certo?
    Essa parte ainda ficou meio confusa...

    LeandroP
    Moderador
    # mar/08 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Renan Gonçalves Flores

    O trítono é a distância de 3 tons.

    D --> 3 tons --> G# --> 3 tons --> D --> 3 tons --> G# --> etc...

    Ok, então as principais notas que se devem olhar são as notas da tríade, correto?

    Sim, elas já fazem parte do acorde. As notas não entrarão em choque com as notas do acorde, pois são as mesmas.

    Mas a tétrade, no caso me referindo à 7ª, devo tomar algum cuidado especial?

    Sim. O mesmo cuidado que você toma com a 3a (pra diferenciar o maior do menor), você deve tomar com a 7a. Os intervalos de 3a e de 7a são os pilares do acorde. Por exemplo, se o acorde for com 7a dominante (maior com 7a menor), tocar um intervalo de 7a maior somente se for de passagem. O mesmo acontece se você tocar 7a menor sobre um acorde maior. Harmonize a escala (campo harmônico) por tétrades pra vizualizar as 7as correspondentes a cada modo.

    Skinwalker
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: Skinwalker
    · votar


    o que posso acrescentar é que o E neste caso, normalmente, é o emprestimo modal para a tonalidade paralela, o A maior, então "Teóricamente" tb poderia pegar algo de A Maior(Durante o E, é claro).

    LeandroP
    Moderador
    # mar/08
    · votar


    Skinwalker

    O acorde E não é empréstimo modal. A música está em Am, então o E7 é o Vº grau, função dominante.

    Juliano P
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    LeandroPanucci
    mas num teria q ser Em7?
    sempre achei q um E no campo de Am fosse emprestimo modal..
    hehehe

    Skinwalker
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Juliano P
    Somos 2 =P

    Perdoe minha ignorancia Panucci mas... eu n entendi =/

    Juliano P
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Skinwalker
    hehehe...:D
    logo ele aparece aqui e explica pra gente..mas tb achava oq vc falou!
    mas o LeandroPanucci entende hehe!

    LeandroP
    Moderador
    # mar/08
    · votar


    Porque o dominante (Vº grau) de Lá menor é o E7. Se ele é o dominante primário, não pode ser menor.

    Skinwalker
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    cara, mas na tonalidade de Am tem G e não G#, e no EM tem um G# que é uma nota de fora da tonalidade, isso não seria um emprestimo?ou melhor, não seria essa a definição de emprestimo?=P

    Desculpa se to sendo chato mas eu boiei nessa Oo

    Juliano P
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    desculpa minha ignorancia tb...mas eu penso igual o Skinwalker falou!
    pra mim Vº grau de lá menor..seria Em7..

    LeandroP
    Moderador
    # mar/08 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Skinwalker
    Juliano P


    Na tonalidade de Am tem sim a nota G#, é a nota sensível à tônica.

    O acorde E7 (na tonalidade menor) tem origem na inversão da escala menor harmônica.

    Escala de Am harmônica:

    A, B, C, D, E, F, G#, A

    A mesma escala partindo do Vº grau (nota E):

    E, F, G#, A, B, C, D, E

    tríade desta escala: E
    tétrade: E7
    extensões: E7(b9), E7(4), E7(b13)

    Quando o acorde for Em7, você pode pensar na inversão da escala de Am natural. Quando o acorde for um E7, a escala menor passa a ser a harmônica, ou a melódica.

    Skinwalker
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    LeandroPanucci
    Verdade, na harmônica tem o G# mas o C possui o G, então não chega a ser um emprestimo e sim uma mudança de escala menor?=P
    Vlw cara, obrigadão pela explicação =p

    LeandroP
    Moderador
    # mar/08
    · votar


    Skinwalker

    É isso mesmo. Escalas menores, até onde eu sei, só existem 3: a menor natural, menor harmônica e menor melódica. As outras são as conseqüências da inversão.

    Juliano P
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    LeandroPanucci
    Valeu pela ajuda ai..
    mto obrigado msm!

    Skinwalker
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    LeandroPanucci
    Digo o mesmo =) vlw cara

    serta_nejo
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Começo a fazer o solo da musica na Tônica, exemplo: A C#m D E a tônica vai ser C#m, então começo a fazer o solo a partir da escala de C#m ou tenho que fazer o solo a partir da dominate ou posso fazer atráves da escala do Tom mesmo?

    obrigado.

    LeandroP
    Moderador
    # dez/08 · Editado por: LeandroP
    · votar


    serta_nejo

    Pelo modo que você postou esses acordes (A C#m D E), a tônica é o A.

    Essa seqüência de acordes pode ser encontrada no campo harmônico de Lá maior.

    Você pode criar melodias utilizando a escala maior de Lá, entretanto algumas notas desta escala sobre os acordes acima podem soar estranhas em alguns momentos.

    Pra assimilar melhor as notas que soam bem (sobre cada acorde independente), procure tocar as tríades de cada acorde em todas as inversões. Pra resumir um pouco o assunto, cada acorde desses é formado por 3 notas (tríade), e essas 3 notas podem ser tocadas em ordens alternadas (ver mais sobre tríades e inversões no fórum).

    As pentatônicas de cada acorde são as que soam mais agradáveis (pensando em acordes de forma independente)

    Tríades:

    A = A, C#, E
    1a inversão: C#, E, A
    2a inversão: E, A, C#

    C#m = C#, E, G#
    1a inv.: E, G#, C#
    2a inv.: G#, C#, E

    D = D, F#, A
    1a inv.: F#, A, D
    2a inv.: A, D, F#

    E = E, G#, B
    1a inv.: G#, B, E
    2a inv.: B, E, G#


    Pentatônicas:

    A = penta maior = A, B, C#, E, F#
    C#m = penta menor = C#, E, F#, G#, B
    D = penta maior = D, E, F#, A, B
    E = penta maior = E, F#, G#, B, C#

    Boa sorte!

    serta_nejo
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    então começo a fazer o solo a partir da escala de Lá maior? dentro desta escala quais notas posso usar para o solo da musica?

    Obrigado

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Criando um solo. Preciso de ajuda.