review: Squier Vintage Modified Telecaster

Autor Mensagem
brandfbr
Veterano
# fev/08


Bom, ganhei esta guitarra em dezembro de 2007, e hoje, algum tempo depois posso afirmar, foi uma ótima compra.

Características da guitarra:

Corpo em cedro, braço em maple e escala em maple, esta guitarra em termos de materiais é fantástica. Muito bem construída, nenhum defeito ou empeno aparente ela veio perfeitamente regulada (exceto pelo um pequeno trastejamento da mizona que é tão pequeno que não me dei o trabalho de regular ainda.

Nota: 9
Parte Elétrica:

Esta é a parte que realmente diferencia esta guitarra de fender's mexicanas e das outras squiers. Ela veio equipada com 3 captadores duncan designed (2a marca da seymour) na configuração SSH.

Mais precisamente:
Duncan Design TE-103B Stack, SC-102 Stack, MH-101 Mini Humbucker

Vale também ressaltar que essa guitarra é quase completamente "hum free" pois dois caps são stack e o do braço é mini-humbucker. Mesmo sendo captadores e configurações diferentes das clássicas das telecasters, esta guitarra possui aquele famoso timbre do (quack quack) e o "twang" agudo no captador da ponte pois é montado diretamente em cima da ponte.

O captador do meio é muito semelhante aos encontrados no braço das tele convencionais, lindo, bem acústico (não sei se é esse o termo correto, o que quero dizer é que com um leve chorus muitos acharam que a música é tocada com violão.) Lembra muito o timbre básico da guitarra do freddy mercury em crazy little thing called love.

Já o captador do braço, é bem brilhante. Ele acentua bastante os graves, as vezes cortando um pouco dos agudos. Ideal para solos, pois ele possui uma diferença em termos de volume comparado ao do meio. por ele ser mini-humbucker, é possível "brincar" até de tocar algumas músicas antes impensáveis em uma telecaster (consegui um timbre perfeito para for the love of god com ele, só faltou um delay).

Vale lembrar que por ter 3 captadores, diferente das outras tele, esta guitarra possui chave seletora de 5 posições, o que expande a gama de possíveis timbres.

Diria que ela ganha na versatilidade de muitas mexicanas, e no parâmetro qualidade, ganha de todas as squiers que já testei. (e de muitas mexicanas...)

Nota: 9

Ferragens:

As ferragens também são um ponto fantástico desta guitarra. Eu como guitarrista sou muito chato e exigente quando se fala sobre afinação. NÃO GOSTO de afinar, aliás, quem gosta? Esta guitarra raramente desafina, muitas vezes passa uma semana e eu fico achando que o meu ouvido está "ouvindo" errado, e pego o afinador e quando vou ver, perfeitinha, nada de errado nem fora. A única coisa que me encomodou um pouco, mas é normal, é que os parafusos que prendem o escudo da guitarra já estão meio oxidados (mas é pq eu suo muito e sou muito exigente! =P)

Nota: 10

Preço:

Bom, nesse caso, esse é o pior desta guitarra (rs) o preço.
Dei um chorada no preço, como estava comprando com case, cordas, etc. consegui ela por 1500 mangos. Muitos vão dizer: "ABSURDO! Por 1500 eu compro uma Fender mexicana usada que dá de 10 a zero nesta squier aí! e ainda por cima é uma FENDER!"

Vou lhe dizer honestamente o que acho. Lá fora, esta guitarra, nova, na music123.com custa 299,00. Uma mexicana telecaster nova na mesma loja custa 399,00. AS DUAS são novas, com a diferença de apenas 100 dólares. Eu, particularmente acho que a diferença de qualidade delas é muito pequena, pois o custo de produção na indonesia (de onde é a minha guitarra) é muito mais barato que o do México, e como disse, quando testei, esta guitarra era a mais versátil e com o timbre que mais me agradava.

http://www.music123.com/Squier-by-Fender-Vintage-Modified-Telecaster-S SH-Electric-Guitar-512574-i1172568.Music123

Eu queria uma butterscotch ou essa artic white com escudo preto, mas não consegui, então acabei comprando uma preta com escudo branco (linda do mesmo jeito.)

Bottom Line:

Quem quiser uma guitarra versátil, que goste de blues (tipo SRV, Clapton, Buddy Guy), rock, hard rock (led, stones, até acdc dá legal) ou um country rock (as músicas do creedence ficam perfeitas nesta guitarra) rock-a-billy (é assim que se escreve?!?) deve testá-la, ver se agrada, e comprá-la. A MINHA OPINIÃO não é melhor do que a sua ou de qualquer outro, por isso, teste, teste mais, e quando achar que resolveu, teste mais um pouco antes de comprar.

Deji
Veterano
# fev/08
· votar


Parabéns, belo review, mas o verdadeiro review é a vivencia a longo prazo com o instrumento, mantenha esse tópico atualizado, se puder ;)

brandfbr
Veterano
# fev/08
· votar


Pode deixar, achei que estava na hora de contribuir alguma coisa ao forum já que sempre leio os tópicos antes de comprar qualquer equipamento.

Sub_Zero
Veterano
# mar/08
· votar


Parabéns pela guitarra, muito bom o seu review. Tava mesmo querendo saber a respeito dessa série da squier, mais precisamente sobre as stratos. Uma pergunta, vc já tocou numa tele standard ou custom da squier? Será que a diferença de preço compensa pela diferença de qualidade? Apesar de ser teles diferentes gostaria de saber sua opinião.

LEO_BAK
Veterano
# mar/08
· votar


brandfbr

Mto bom seu review, parabéns!

Onde vc comprou essa guitar? Confesso que parece ser maravilhosa (gosto muito das squiers Top). Achei os 1500 que esta dentro do preco aqui no Br. ja que com o case incluso.

abcs.

Slowhand-
Veterano
# mar/08
· votar


o timbre básico da guitarra do freddy mercury
???


Review legal, bem completo e vai ajudar muita gente que tiver de olho nessa guita!

SIGMAN
Veterano
# mar/08
· votar


Parece a Valley Arts do Brent Mason, imitação é claro... nem se compara...

Edu1974
Veterano
# mar/08
· votar


Valeu pelo review.

Sempre namorei essa guitarra pelo site. Mas nunca achei nada sobre ela. Vou pensar seriamente agora.

brandfbr
Veterano
# mar/08
· votar


Onde vc comprou essa guitar?

Comprei em porto alegre na mil sons, ela está por 1700, mas dá pra conseguir um desconto tranquilo se tu fizer que nem eu e comprar case + cabo + strap lock + corda + qualquer outra porcaria que tu quiser...

o timbre básico da guitarra do freddy mercury

desculpa, nao fui claro: escute crazy little thing called love, alguma versao que o freddie esteja com uma tele branca, o som limpo na 2a posicao (ponte meio) é quase igual.

brandfbr
Veterano
# mar/08
· votar


vc já tocou numa tele standard ou custom da squier? Será que a diferença de preço compensa pela diferença de qualidade? Apesar de ser teles diferentes gostaria de saber sua opinião.

Passei o dia inteiro tocando em todas as teles e guitarras possiveis nesta faixa de preço: As teles standards são fraquinhas e pouco versateis (ao meu modo de vista) sao um pouco descuidadas parece, na questao da ferragem os caps sao meio finos demais, mas sao boas guitarras. as Customs realmente sao comparaveis com as mexicanas, honestamente, a diferenca lá fora é de 100 dolares de uma top squier pra uma fender mex, ou seja, como o custo na asia é muito menor a diferenca no hardware é mto pequena.

Calanzares
Veterano
# mar/08
· votar


brandfbr
Cara quem toca guitarra é o Brian May o.O

yehrubin
Veterano
# mar/08
· votar


Acho dificil achar uma mexicana legal por 1500... Só de ser esse preço ja nao seria uma bom sinal. E sim ,provavelmente seria melhor. O que nao tira o mérito, sua guitarra é mto massa, parabéns!

brandfbr
Veterano
# set/08
· votar


demorou mas saiu o vídeo da demo!!! desculpa por ressucitar o topico mas so pra deixar completinho!



Fenrisulfr
Veterano
# set/08
· votar


Calanzares

Ao vivo, quem faz a base de Crazy Little Thing Called Love é o Mercury

http://br.youtube.com/watch?v=TovNZSu-LOU

Deji
Veterano
# set/08
· votar


brandfbr
parece muito legal mesmo em mano,agora é so pegar um amp xD

brandfbr
Veterano
# set/08
· votar


euheuehue pois é, to guardando uns dinheiros agora pra comprar um classic 30...


e uma coisinha... Sempre demora tanto pra por o video no youtube??? pq pra mim demorou umas 3 horas (literalmente) para enviar mais 1 hr pra processar... achei muito estranho, mas sei lá.
Fenrisulfr

Isso mesmo, na verdade o mais comum era o freddie de violao ou tele branca, e o brian may toca primeiro de violao, mudava no primeiro solo para uma tele preta dele (que ele disse que levava com ele só para aquele solo daquela musica nas turnes... quem pode pode... euheuheu) e depois botava sua red special para o final da música.

Vinicius Nogueira
Veterano
# set/08
· votar


brandfbr

Cara, curti essa guita heim. E eu curto mini-humbucker.

Ótimo timbre, bem estalado.

Achei estranho seu vibrato hehehe vc mexe quase o braço pra fazer o vibrato.

maniac123
Veterano
# set/08
· votar


brandfbr

Bacana a guitarra, grava uns blues agora pra gente.

Deji
Veterano
# set/08
· votar


brandfbr
demora sim man...eu quero um clasic 50 =]

Fenrisulfr
Veterano
# set/08
· votar


brandfbr
Isso mesmo, na verdade o mais comum era o freddie de violao ou tele branca, e o brian may toca primeiro de violao, mudava no primeiro solo para uma tele preta dele (que ele disse que levava com ele só para aquele solo daquela musica nas turnes... quem pode pode... euheuheu) e depois botava sua red special para o final da música.

Aquela tele preta na vdd era do Roger Taylor (baterista do Queen) e alguns dizem que na vdd era uma Broadcaster, não uma tele... *.*

brandfbr
Veterano
# set/08
· votar


Deji
... eu quero 2 twin reverb, um super reverb e um bassman, mas acho que vai demorar, euheuheueh...


Mas o classic 50 nao é muito super ultra potente??? Tenho medo de ter muita headroom e nao conseguir uma distorção mais rock n roll em volumes aceitáveis... fica dificil um amp que no 3 me deixa surdo.. euheuheueh

Fenrisulfr

Cara, eu li nos comentarios de um dvd do queen (é um duplo que tem live aid + um outro show) que o May comenta da tele (ele fala telecaster pelo menos) e tambem que ele ainda tinha aquela tele mas a que a branca do freddie tinha sido roubada em uma turnê... Ele tambem comenta como era emocionante tocar em estadios no brasil love of my life que a galera enlouquecia e cantava junto e o mercury as vezes esquecia da letra por nao precisar cantar partes dela... o DVD é muito bom, recomendo!!!

Fenrisulfr
Veterano
# set/08
· votar


brandfbr
Ele tambem comenta como era emocionante tocar em estadios no brasil love of my life que a galera enlouquecia e cantava junto e o mercury as vezes esquecia da letra por nao precisar cantar partes dela

Assiste só, meu pai foi nesse show:
http://br.youtube.com/watch?v=lbR2iU36EBk&feature=related


georginho_gallagher
Veterano
# set/08
· votar


brandfbr

muito massa guita, se ela preservar o timbre clássico das teles e ainda oferecer essa versatilidade a mais, mata a pau mesmo. Muito bom review, vc falou que o cap do braço tem volume mais alto? isso? em termos de comparação, o timbre desse cap do braço se assemelha ao que?
Parabéns cara, abraço!

bom o vídeo, timbre bem característico mesmo!

brandfbr
Veterano
# set/08
· votar


O que eu queria dizer mesmo é que do jeito que ela veio da loja (eu mudei um pouco a altura dos caps dela depois) o cap do braço e o da ponte tem muito mais volume (ganho tambem, mas nesse caso é volume mesmo) que o do meio. As combinações braço + meio e meio + ponte ficam muito boas para bases por essa característica. No mais cara, to apaixonado pela guita, é um sonho mesmo...

Meu professor tem um super reverb e esses dias eu pluguei nele e ... podia morrer depois de escutar o timbre cara, PERFEITO!

mr bungle
Veterano
# set/08
· votar


só fiquei com uma duvida: squier com corpo em cedro???

MatheusFarage
Veterano
# dez/08
· votar


mr bungle
cedro indiano

brandfbr
Veterano
# dez/08
· votar


exatamente, "Indian Red Cedar" Cedro Indiano vermelho... A guitarra é bem pesada, porém a relacao braco corpo é bem equilibrada.

janick
Veterano
# dez/08
· votar


Porra timbrasso velho

Agora posta um video com drive mesmo, com um som mais nervoso. Pra Country já vimos que é muito boa, mas da uma de Ted Nuggent ai e manda uns Hard ai!

BrunoYudi
Veterano
# jun/12
· votar


Ressucitando o tópico, cara se você puder me indicar captadores para eu trocar dessa guita qual você recomendaria ? estou quase pegando a minha, e talvez já comprava uns caps para trocar. Toco desde john mayer, até foo fighters, mas pra essa guitarra a intenção era mais uns blues mesmo, e mais clean.

Judá_Telecaster
Veterano
# jul/12
· votar


Olá galera, também comprei essa guitarra. Achei muito boa para o preço, só o que deixou a desejar para mim foram os captadores mesmo (porém considerando o valor[R$1.199,00] já era demais pedir captadores ótimos).
Estou com a mesma duvida de alguns aqui, quero trocar os captadores. Pelo que estava pesquisando as melhores opções que achei, no mercado livre, foram uns hot noiseless da fender para a ponte e um n3 deluxe pro meio tbm fender, mais ainda estou em duvida quanto a questao da mudança de timbre que vai acontecer por causa da troca, já pro minihumbucker nao achei nada, e era justamente esse que eu queria trocar primeiro, pois o 'duncan designed' mini passa mais chiado que os singles (o que é estranho já que a proposta dos humbuckers é a diminuição de chiados).
Então, quais captadores por sem alteração das caracteristicas de Tele que a guita deve ter?!?

Quem puder ajuda aí, vlw.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a review: Squier Vintage Modified Telecaster