Influência - Dicas para como chegar a tocar como o cara que te influenciou!

Autor Mensagem
Fernando de almeida
Veterano
# fev/08 · Editado por: Fernando de almeida


Galera, as dicas que citarei, foram uma junção de vários workshops assistidos, uns bate papos com uns guitas e pesquisa sobre guitarra e guitarristas ...

Bom, quem nunca sonhou tocar como o cara tal, o que te influenciou a começar tocar guitarra???

Geralmente começamos a comprar equipamentos igual ao do cara, é guita, ampli, pedais e até palheta ...
Se fica caro pegar igual o do cara, apelamos para os handmades ... (eu por exemplo tenho uma guita ASW handmade -na época que eu comprei era feita a mão, depois começaram a fazer em linha - com o corpo modelo ESP George Lynch Kamikaze, braço com as medidas e marcação da Jackson Randy Rhoads R10, e o "pega" para segurar a guitarra como a Ibanez do Steve Vai) ...

Mas me disseram uma vez e quero complartilhar com vcs ...

- Guardem a frase: "QUER TOCAR COMO O CARA QUE TE INFLUENCIOU??? BUSQUE NAS RAÍZES E NÃO NOS GALHOS!!!"

Ou seja, quer tocar como seu ídolo, estude e pesquise os guitarrístas que influenciou ele ... Vc está buscando nos galhos, a "seiva" que na verdade vem da raiz, entendeu???
Parece simples (na verdade até meio babaca), mas, desde quando decidi, vou ser guitarrista, comecei a seguir algumas dicas simples (como acompanhar, tocar só na guitarra e ampli puros e outras dicas"babacas") comecei a me sentir mais próximo do meu objetivo.

Por exemplo:
- Curti Edu Ardanuy: as influencias dele são Deep Purple, Led Zeppelin, Van Halen...
- Curti Faíska: as influencias dele são Ritchie Blackmore, Jeff Beck...
- Curti Mozart Mello: as influencias dele são John McLaughlin, Jeff Beck, Toninho Horta, Chick Corea, Allan Holdsworth.

Tem guitarristas que não foram influenciados por outro guitarrista, mas sim por um estilo musical, por exemplo rock 70, rock 80, etc ...

Pesquise sobre o seu guitarrista (ou musico) preferido e depois pesquise e estude e ouça os caras que influenciaram ele ...

Só para dar um exemplo geralzão, pesquisei sobre as influências dos professores do IGT (um das principais escola de guitarra de sã Paulo) e juntei pra vcs verem.
Os prof.s do IGT curtem e foram influenciados por:
Joe Satriani, Steve Vai, Steve Morse, Scott Henderson, George Benson, Djalma Lima e Mozart Mello, Tom Jobim, Egberto Gismonti, BB King, Jimmi Hendrix, Eric Clapton, Stevie Ray Vaughan, George Benson, Robben Ford, Eric Clapton, Eddie Van Halen, Eric Jonson, Wayne Shorter, Ritchie Blackmore, Scott Henderson, Hermeto Pascoal, Mike Stern, Pat Metheny, Richie Kotzen, Heraldo Do Monte, Joe Pass, Herbie Hancock, Brandford Marsalis, Allan Holdsworth, Jeff Beck, John McLaughlin, Armandinho, João Bosco, Shostakovitch, Bach, David Gilmore, Paul Gilbert, Jason Becker, Michael Hedges e Randy Rhoads, John Scofield, Miles Davis, Egberto Gismonti, John Coltrane, Stravinsky, Arismar do Espírito Santo, Wayne Shorter, Art Tatum, Steve Hacket, Neal Schon, Trevor Rabin, Steve Lukather, Wander Taffo, Faiska, Marcelo Sussekind, Edu Ardanuy, John McLaughlin, Jeff Beck, Toninho Horta, Chick Corea, Allan Holdsworth, Brian May, Tom Jobim, Bowie, Nuno Bittencourt, Glen Tipton, Bucket Head, Al Di Meola, Dixie Dreggs, Andy Timmons, Don Mock, Malmsteen, Vinnie Moore, Gary Moore, George Bellas.

Agora as bandas que influenciaram alguns prof.s do IGT são:
Dr. Sin, Steve Morse Band, Deep Purple, Led Zeppelin, Van Halen, White Snake, Beatles, Frank Zappa, The Who, Journey, Yes, Deep Purple, Queen, 14 Bis, 38 Special, Radio Taxi, Banda Taffo, Golpe de Estado, Rainbow.

Se falarmos de estilo, os que influenciaram foi:
MPB, Jazz, Rock, Funk, World Music, Fusion, Música Erudita, Jazz, Música Brasileira, Be Bop, Hard Bop, Heavy Metal, Bossa Nova e Rock n' Roll, Grooveria em Geral.


Só mais uma dica (edited): Você pode ter influência de um cara, mas vc tem que ser vc e não tentar ser o cara ...



Falow.

Andre_lokao
Veterano
# fev/08
· votar


Golpe de Estado

Fui em 6 shows deles e tenho a discografia completa original, \o/

rhess
Veterano
# fev/08
· votar


Fernando de almeida

Mais uma vez um belo texto do mestre Fernando Almeida!

Muito boa a dica...

E é tentar segui-la...

Abraços!

WeslleyGuilber
Veterano
# fev/08
· votar


boa...
mas alguns "ídolos" são daqueles que falam :
"faça o que eu faço e esqueça o que vc sabe"...ai pode ser perigoso, e vc acaba se tornando mais um na multidão.

Fernando de almeida
Veterano
# fev/08
· votar


ruan gaspari
Valew ...


WeslleyGuilber
mas alguns "ídolos" são daqueles que falam :
"faça o que eu faço e esqueça o que vc sabe"...ai pode ser perigoso, e vc acaba se tornando mais um na multidão.

É, vc pode influência de um cara, mas vc tem que ser vc e não tentar ser o cara ...

B.Frusciante
Veterano
# fev/08
· votar


Eu já tava ligado desse lançe de 'BUSQUE NAS RAÍZES E NÃO NOS GALHOS', embora eu ache que você deve fazer suas próprias influências e não seguir a dos outros.

Aliás, meu sonho é ficar surdo para a música exterior, só ouvir o que eu toco. Pelo menos até me entender e conseguir criar músicas do meu interior, sem influências externas =/

rhess
Veterano
# fev/08
· votar


É, vc pode influência de um cara, mas vc tem que ser vc e não tentar ser o cara ...
[2]

Fernando de almeida
Veterano
# fev/08
· votar


B.Frusciante
Eu já tava ligado desse lançe de 'BUSQUE NAS RAÍZES E NÃO NOS GALHOS', embora eu ache que você deve fazer suas próprias influências e não seguir a dos outros.
Com certeza, como eu disse para o WeslleyGuilber, vc pode influência de um cara, mas vc tem que ser vc e não tentar ser o cara ...



Aliás, meu sonho é ficar surdo para a música exterior, só ouvir o que eu toco. Pelo menos até me entender e conseguir criar músicas do meu interior, sem influências externas =/
Também é perfeitamente possível, mas, por vc já ter escutado músicas, assim que vc sonseguir criar e depois for tocar, vc vai perceber alguma influencia (por menor que seja) de alguém ou de algum estilo ...

murilo meine
Veterano
# fev/08
· votar


sempre achei que um guitarrista só começa a tocar mesmo quando começa a descobrir seu estilo e a colocá-lo nas músicas.

você pode ter influências, nada contra, (eu, por exemplo, bebo muito na fonte dos dire straits e dos scorpions), mas daí a querer imitar certo cara, você fica como um papagaio...

é só a minha opinião... e etc. etc.

NeoRamza
Veterano
# fev/08
· votar


Ou seja, todo mundo, comece pela música erudita. Afinal de conta ela é quem influenciou quem influenciou quem influenciou quem influenciou quem influenciou quem influenciou que a gente adimira.

rhess
Veterano
# fev/08
· votar


murilo meine

é claro...

Você pode se inspirar no estilo (musica),tecnicas etc...

mas deixar de ser você mesmo é bobeira...cada um tem que ter sua propria indentidade sim...claro...mas influencias são necessárias...

Minha opinião...

makumbator
Moderador
# fev/08 · Editado por: makumbator
· votar


Se for para ir na origem mesmo, teremos que retornar aos grunhidos, batucadas e cânticos proto musicais dos hominídeos das cavernas. Isso sim é a raiz de tudo, afinal, foram eles que começaram essa brincadeira chamada música...hehehehe

nettoroses
Veterano
# fev/08
· votar


makumbator
uhauhah

Fernando de almeida
Veterano
# fev/08
· votar


NeoRamza
Ou seja, todo mundo, comece pela música erudita. Afinal de conta ela é quem influenciou quem influenciou quem influenciou quem influenciou quem influenciou quem influenciou que a gente adimira.

Hehhehe ... 'Me lembrei agora que a um tempo atrás, fiz um tópico para tentar descobrir a origem das influências e parece que foi aquele velhinho, tocando um violão na varanda um bom blues que começou tudo .... Veja os comentátios no tópico ....

GustavoStrato
Veterano
# fev/08
· votar


B.Frusciante

Aliás, meu sonho é ficar surdo para a música exterior, só ouvir o que eu toco. Pelo menos até me entender e conseguir criar músicas do meu interior, sem influências externas =/

interessante esse pensamento, mas acho impossível e não sei se seria realmente uma boa.
tem como explicar melhor ?

LuizJu88
Veterano
# fev/08
· votar


NeoRamza
Não é má idéia =]
Eu comecei por aí...hahaha

Interessante o texto seu...mas ah, to com preguiça de comentar agora, depois volto aqui =D

james_the_bronson
Veterano
# fev/08
· votar


E por favor não confundam repetição com influência ou identidade :] ...

makumbator
Moderador
# fev/08 · Editado por: makumbator
· votar


Fernando de almeida

Mas o "velhinho tocando Blues" foi ontem. Sou fã mesmo é desse cara precursor aqui(e seus primos):

Mestre de todas as influências

WeslleyGuilber
Veterano
# fev/08
· votar


acreditem ou nao, mas umas da minha influencias foi o Seu Madruga, com aquela musica

"Quero ver, outra vez, seu olhinhos de noite serenaaaa"

Percival
Veterano
# fev/08
· votar


Ou seja, todo mundo, comece pela música erudita. Afinal de conta ela é quem influenciou quem influenciou quem influenciou quem influenciou quem influenciou quem influenciou que a gente adimira.

ainda sim que influencioua influencia da influencia da influencia da musica erudita foram nossos ancestrais africanos XD

eu mesmo sou muuuito influenciado pelo Ace Frehley.... não tem como fugir, tudo que eu improviso me faz lembrar do cara auhauahuahuah

georginho_gallagher
Veterano
# fev/08
· votar


Fernando de almeida

Outra dica: apreciar um cara mais foda do que quem te influenciou!

por exemplo, comecei na guita curtindo Page, mas vejo agora que se palhetar como Zakk Wylde por exemplo, não terei dificulades para tirar Page. ( nao to falando que um é maior do que o outro, mas o Zakk por ser mais moderno tem uma técnica mais apurada, justamente pq teve em quem se influenciar).

Tinha percebido isso (agora é a sua dica) pq curto tb aerosmith, lendo uma entrevista do Joe Perry ele falava que se influenciava em Peter green fleetwood mac, fui atrás e ficou mais fácil de entender o som do perry.

Bom tópico! Valeu

I.Nosferatu
Veterano
# fev/08
· votar


Fernando de almeida

É isso ai velho, muito boa a dica... acho trilegal buscar nas raizes e tentar não ficar sugando aquele ou outro cara, embora isso as vezes seja inevitavel porque tem uma coisa ou outra que voce acaba assimilando, a unica desvantagem que vejo nesse lance é todo cara que busca nas raizes, fica preso por lá e se perde de apreciar as inovações no geral, e as vezes ele mesmo acaba fazendo um som retrogrado... o resto voces já sabem.

Fernando de almeida
Veterano
# fev/08
· votar


makumbator
Mas o "velhinho tocando Blues" foi ontem. Sou fã mesmo é desse cara precursor aqui(e seus primos):
HEHEHEHEHe ... esse tocava, talvez, tambor feito com pele animal ...

WeslleyGuilber
"Quero ver, outra vez, seu olhinhos de noite serenaaaa"
putz esse episódio é muito loko ..... ri muuuuito

Percival
eu mesmo sou muuuito influenciado pelo Ace Frehley.... não tem como fugir, tudo que eu improviso me faz lembrar do cara auhauahuahuah
Esse é outro que manda muito bem tb ....

georginho_gallagher
Boa dica ... valew ...

I.Nosferatu
É isso ai velho, muito boa a dica... acho trilegal buscar nas raizes e tentar não ficar sugando aquele ou outro cara, embora isso as vezes seja inevitavel porque tem uma coisa ou outra que voce acaba assimilando, a unica desvantagem que vejo nesse lance é todo cara que busca nas raizes, fica preso por lá e se perde de apreciar as inovações no geral, e as vezes ele mesmo acaba fazendo um som retrogrado... o resto voces já sabem.
É brow, como eu disse, cada um ter que ser cada um ... pode se deixar influenciar por um cara, pode buscar nas raízes ... Na hora de tocar vc pode até lembrar suas influencias mas vc tem que ser vc ...

thilawyer
Veterano
# fev/08
· votar


Sim sim... concordo com todo o exposto...

Realmente... fica mais simples entender o artista conhecendo suas influências...

Poxa... Fernando de almeida pra vc que gosta de Edu Ardanuy... realmente ouvir Van Halen fica descarada a influencia dele rsrs eu Ouço o solo de "Right Now" e consigo imaginar numa boa o Edu compondo um solo daqueles pra musica rsrs

Isso eh bacana... Mas ser influenciado por varios musicos torna ateh dificil vc imitar concorda?! Saum tantas as influencias no seu jeito de tocar que vc criou o seu estilo! eh isso q acontece rsrs E com isso a tendencia eh ter cada vez mais musicos monstruosos...
Dando um exemplo que me impressiona demais atualmente eh o Guthrie Govan... Vc percebe um poke de td e de todos nele rsrs fantastico isso... E claro... isso fez o estilo dele... estilo guthrie govan... chicken pickin num solo fusion com tappings de 8 dedos e muito mais do q uma tecnica impressiontante... uma musicalidade unica rsrs

Escrevi demais rsrs

Fernando de almeida
Veterano
# fev/08
· votar


thilawyer
Guthrie Govan
Já vi ele tocando no Asia num vídeo do u2b .... quebradeira ...

The Root Of All Evil
Veterano
# fev/08
· votar


Só uma pergunta: quem confirmou que isso funciona?

Fernando de almeida
Veterano
# fev/08
· votar


The Root Of All Evil
Só uma pergunta: quem confirmou que isso funciona?
Dica foi dada por dois guitarristas, não muito famosos em um workshop no IGT em 2006 ... é um tal Michel Leme e um tal Edu Ardanuy ... Conhece???? heheheheeeeee
Isso depois foi dito pelo Juninho Afram numa apresentação na expomusic em SP ...

blima
Veterano
# fev/08 · Editado por: blima
· votar


galera, é bem fácil tocar como quem te influenciou:é so trocar de influencia!

Muda suas influencias pra Kurt Cobain e Chimbinha que vc chega lá numa semana!!

Ô pessoal que gosta de complicar viu...

Fernando de almeida
Veterano
# fev/08
· votar


blima
galera, é bem fácil tocar como quem te influenciou:é so trocar de influencia!

Muda suas influencias pra Kurt Cobain e Chimbinha que vc chega lá numa semana!!

Ô pessoal que gosta de complicar viu...



hehehehehheheeee....

mrParábolas
Veterano
# fev/08
· votar


blima
Muda suas influencias pra Kurt Cobain e Chimbinha que vc chega lá numa semana!!

uhmmm Me passa a impressão que sua maior influência é aquela apresentadora do super pop.. só fala merda!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Influência - Dicas para como chegar a tocar como o cara que te influenciou!