Problemas na tensão da E(mizinha). IbanezRG

    Autor Mensagem
    FelipeMassa
    Veterano
    # fev/08


    Mauricio Luiz Bertola ou quem puder me ajudar,

    Tenho uma ibanez RG1550 com ponte Edge Pro. Recentemente levei a guitarra para regular (em janeiro/2008 em São paulo), pois troquei a ação de cordas de 0.9 para 0.10-0.46. A guitarra está regulada, isso inclui a ponte (posição neutra Edge Pro), tensor, trastes alinhados, nut, braço, afinação de oitavas, carrinhos bem aparafusados, altura da ponte, 3 molas de 52mm em linha reta.

    Estou com um problema que não sei resolver. Apenas corda E (mizinha) está com muita tensão, tanta tensão que bends de 1 tom na 12º casa para 24º é muito dificil de executar, muito dificil mesmo. Bends de 1tom e meio é complicado, precisa fazer uma força exagerada para puxar a corda. Da casa 7 até 10, desisti de tentar executar bends. Já nas outras cordas, está normal, consigo executar bends de 1 tom e 1tom e meio com mais facilitade, a corda E(mizão), A, D e G está bem macia. O que parece é que quanto mais fina a corda, mais esticada ela fica. Estou usando encordoamente D'daddario 010-046 . Precisa colocar tanta força para subir a corda, que parece vai esmagar o traste em 1 hora.

    Sabe o que pode ser? será que é comum esse problema em ibanez? eu sei que a curvatura da escala é de 430mm (quase plana).

    Levanto 100kg no supino, não é possivel ser tão complicado dar um bend em uma mizinha ;) Será que ibanez é uma merda?


    abs

    diwillo
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Levanto 100kg no supino, não é possivel ser tão complicado dar um bend em uma mizinha ;) Será que ibanez é uma merda?

    Vc não usa o peito pra dar bends, só a mão (o dedo) ;)
    heheheh

    Cara, vc ja usava 0,10 antes?

    abraço

    apenha
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Levanto 100kg no supino, não é possivel ser tão complicado dar um bend em uma mizinha

    misturou alhos com bugalhos

    xamou jesus de jenesio

    huaiaiaiaiiaiaia

    naum faço idea, mas se for o caso volta pras 09

    FelipeMassa
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    diwillo,

    Eu usava 0.9. O problema de 0.9 é que as cordas parecem muito frouxas/leves. A ação 0.10 acho ideal, pois as cordas tem um pouco mais de tensão. Outras guitarras que tive usei 0.10 0.11 e 0.9. Essa guitarra estou não sei porque está com esse problema. Pode ser que a curvatura da escala de 430mm.

    Estou pensando até em vender a guitarra por causa disso.

    apenha,
    Curto usar 0.10 mesmo. O problema é com bends da mizinha, o resto está com uma tensão boa, bem confortável/resistente.
    Se isso for comum em ibanez, vou trocar de guitarra.


    abs

    mazellan
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    FelipeMassa
    eu tmb percebo isso com encordoamentos mais pesados...
    acredito que seja assim mesmo. Uso 0.10 numa strato e 011 numa superstrato. nas minhas do 8 traste pra frente (até o 1) é bem complicado de dar bends de mais de 1 tom.
    Porém não sei se foi o tempo, mais consigo dar bends de 1 tom e meio da 12 pra frente "tranquilo", mais q isso tmb naum vai.
    Qto a ser normal, acredito q naum, mas vamos aguardar a resposta de algum luthier daki.

    Jg Destroyer
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Eh assim mesmo, Bend em mizinha de 0.10 eh dificil de subir sim =)

    zaqueu_grunge
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Compre uma Les Paul :)

    Brincadeira colega!
    O negócio é que realmente é complicado de dar bends forçados com 010 em guitarras com Floyd.
    Eu também notei MUITA dificuldade em fazer bends na mizinha da minha Samick Artist Series, e não notei essa mesma dificuldade em uma Crafter Convoy, que não tenho certeza mas acho que tem o mesmo raio de escala.
    Ambas estavam reguladas e com cordas D'adario 010.

    A explicação técnica eu não saberia dar, mas a prática é essa mesmo :P

    Abraço

    diwillo
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    FelipeMassa

    Opa, se for vender, estamos ai :)

    Cara, eu tenho uma RG480 Japonesa ano 99 (toda restaurada) e uso 0,10, mas não sinto esse "problema" ai que vc relatou não.

    abraço

    mazellan
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    FelipeMassa
    é, pelo q o pessoal postou pode ser seus dedos mesmo.

    deixe por mais um tempo e va tentando c acostumar...c naum conseguir pode voltar pra 0.9, hibrida (0.10 nos bordões e 0.9 nas primas) ou ainda usar akela 0.95.

    essa ibanez ae 1550 eh akela q tem a pintura em galaxy black???c num tiver curtindo ela..dependendo do precinho.... =P

    FelipeMassa
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    mazellan,

    Então, acho possível ser questão de regulagem e curvatura de escala. Preciso só entender o que é.

    Estava vendo aqui a ponte, o parafuso da ponte no lado da mizinha, está uns 3 mm mais alto que do Mizão, e a ponte está mais lavantada tambem desse lado. Parece que está torta, saca? O lado da mizinha está mais alto e a ponte para frente.

    Vou tentar alinhar para ver se melhora.

    NeoRamza
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Coloca um Trem Setter que ajuda.

    mazellan
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    NeoRamza
    trem setter ajuda na tensão da mizinha??

    Letinho
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Encordoamento D'daddario é mais pesado pra dar bends eu já usei mas num gostei não...usa NIG q é melhor ou escalopa a guitarra!Ou faz os dois!

    FelipeMassa
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Letinho,

    Eu nivelei a ponte dos dois lados e agora ficou melhor, ainda está um pouco dura a tensão, mas está bem melhor.

    NeoRamza
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    mazellan
    O trem setter Ajuda no seguinte: Geralmente as pontes com floyd levantam quando você dá bend, fazendo com q você tenha que levantar mais a corda do que faria se fosse numa guitarra com ponte fixa. O trem setter vai fazer a ponte não levantar facilitando o bend.

    Pra ter certeza que é isso mesmo que vc precisa dê uma olhada, para ver se sua ponte levanta muito quando você dá o bend.

    mazellan
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    NeoRamza
    hummm....
    agora entendi...
    vlw...não tinha pensado dessa forma sobre o trem setter..

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problemas na tensão da E(mizinha). IbanezRG