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brasil telecom Veterano |
# fev/08
O que seria extensão dos acordes e o q é superposição de notas?
eu acho q extensão dos acordes são os arpejos mas não tenho certeza!!
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Doris Veterano |
# fev/08
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brasil telecom Que eu saiba superposição de notas é quando notas diferentes são sobrepostas, tocadas ao mesmo tempo, como em um acorde. Me corrijam se eu estiver errada.
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blima Veterano |
# fev/08 · Editado por: blima
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extensão de um acorde é qualquer nota que não faça parte da tríade... tipo uma nona ou 11a .... a sétima não é considerada uma extensão por muitos por ser tão popular, mas eu acho que ela pode ser chamada de extensão tb...
superposicão é quando voce usa uma nota na lugar de outra...
por exemplo.. um acorde com 4a... a quarta não é uma extensão pois está substituindo a terça
Acorde maior T 3 5 acorde com 4a: T 4 5
vlw!
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brasil telecom Veterano |
# fev/08
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meu amigo disse que superposição de notas é quando alguém toca um acorde tipo:
um cara toca C7M e o outro toca Em7
ele me disse o acorde que geraria tocando esses outros dois mas eu não me lembro!
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Daninh0 Veterano |
# fev/08
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blima extensão de um acorde é qualquer nota que não faça parte da tríade... tipo uma nona ou 11a ....
eu aprendi isso como dissonância...é a mesma coisa ou há diferença?
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Rodrigo_Iron Veterano |
# fev/08 · Editado por: Rodrigo_Iron
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Daninh0 eu aprendi isso como dissonância...é a mesma coisa ou há diferença?
Dissonância é o som produzido quando se toca duas notas dissonantes, ou seja, quando o som "não soa bem"... são coisas diferentes, agora, vc pode adicionar uma nota à triade sem ela soar dissonante... pode soar mto bem.
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Daninh0 Veterano |
# fev/08
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Rodrigo_Iron "4º - Tensões ou Dissonancias - são os demais intervalos (notas) de uma escala musical como 7ªs, 9ªs, 11ªs, 11ªs, que podem ser adicionados aos acordes primarios (tríades) gerando mais uma série de possibilidades de acordes[...]As tensões podem sofisticar a sonoridade dos acordes mas não mudam seu tipo (maior, menor...]" (apostila Edu Ardanuy, pag. 4)
estamos falando da mesma coisa??
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Penta_Blues Moderador |
# fev/08
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Boa noite!!!
brasil telecom meu amigo disse que superposição de notas é quando alguém toca um acorde tipo: Nada a ver. Até porque nota é uma coisa e acorde é outra. Superposição ou Sobreposição de notas é o empilhamento das mesmas a fim de se construir um acorde.
O que seria extensão dos acordes É o acréscimo à tríade de uma nota que esteja mais de uma oitava acima da tônica. Ao se acrescentar as extensões nona, décima primeira ou décima terceira vc terá um acorde estendido. Ao acrescentar uma décima segunda vc terá um acorde alterado.
Doris superposição de notas é quando notas diferentes são sobrepostas, tocadas ao mesmo tempo, como em um acorde. Não é bem isso, pois uma tríade é formada por notas sobrepostas e, quaisquer notas tocadas ao mesmo tempo são chamadas de acordes.
blima extensão de um acorde é qualquer nota que não faça parte da tríade Não é bem qualquer nota. Para ser considerada extensão a nota deve estar acima da oitava da tônica. Legal é que depois vc exemplificou certo
superposicão é quando voce usa uma nota na lugar de outra... por exemplo.. um acorde com 4a... a quarta não é uma extensão pois está substituindo a terça Também não acho que seja uma boa definição, pois o que vc fez com essa "substituição" foi criar um acorde suspenso. Tanto o primeiro (T 3 5) quanto o segundo (T 4 5) foram formados por superposição de notas.
Daninh0 Rodrigo_Iron Dissonância é o som produzido quando se toca duas notas dissonantes, ou seja, quando o som "não soa bem"... Consonância e dissonância é a qualidade sonora de um determinado intervalo. Alguns intervalos possuem um som mais estável e por isso são chamados de consonantes. São eles o uníssono, a terça, a quinta, a sexta e a oitava. Outros intervalos possuem um som "não-resolvido" e por isso chamados de dissonantes. Estes intervalos são os de segunda e sétima. A quarta tanto pode ser consonante quanto dissonante e o trítono é ambíguo pois é neutro ou instável por si só, mas dissonante num contexto diatônico. Acho que dá pra sacar que dissonância não se trata apenas de notas, mas principalmente de intervalos, né?
Valeu!!!
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makumbator Moderador
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# fev/08 · Editado por: makumbator
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Penta_Blues
Apenas um detalhe sobre os intervalos: dependendo do período histórico, local e sistema de afinação(temperamento desigual e não temperados), alguns intervalos podem ser considerados dissonância ou consonância(como vc bem exemplificou em relação a quarta justa, mas as sextas, e terças também tem essa mesma característica variável). O fato de soarem instáveis, ou resolvidos variou bastante ao longo da história. Há também as quintas de lobo em certos sistemas não temperados, que são mais que dissonantes, são inutilizáveis.
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Daninh0 Veterano |
# fev/08
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Penta_Blues makumbator
boom...essa explicação 'mais elaborada' pra dissonância não é para quem tá começado a ver formação de acordes né? pq se for...to enrolado, eu ví isso já faz tempo, dae eu aprendí com aquela definição q eu escreví aí em cima....e pra ser sincero eu só boiei nisso q o penta disse... =/
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Penta_Blues Moderador |
# fev/08
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Boa noite!!!
makumbator Bem interessante saber disso! Valeu!!!
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Penta_Blues Moderador |
# fev/08 · Editado por: Penta_Blues
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Boa noite!!!
Daninh0 Não é pra quem tá começando, mas também não deixa de ser pra que já viu faz tempo né?...rs Além do mais, só se aprende forçando um pouquinho seus limites, sejam práticos, sejam teóricos não é mesmo? Vai com calma, pois se até mesmo eu consegui entender, qualquer um de vcs, certamente mais espertos, conseguirão!...rs Só lembra o seguinte: nota nenhuma é consonante ou dissonante. O intervalo entre notas é que recebe tais qualidades. Valeu!!!
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brasil telecom Veterano |
# fev/08
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Penta_Blues
cara da pra vc dar um exemplo de como a sobreposição funciona?
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Penta_Blues Moderador |
# fev/08
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Boa noite!!!
brasil telecom Cara, não tem outro exemplo se não a construção de um acorde... Na Escala Maior de Dó: Dó - Ré - Mi - Fá - Sol - Lá - Si - Dó Se vc pegar a primeira, a terceira e a quinta notas, "colocar" uma em cima da outra, ou seja, sobrepor ou superpor as notas vc construirá um acorde. Este acorde é o de Dó Maior (C-E-G). E da onde vem o termo "sobrepor"? Vem do fato de que as notas musicais estão em "alturas" diferentes e portanto ficam umas em cima das outras, ou seja, sobrepostas ou superpostas se vc preferir. Valeu!!!
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Richard Guitar Veterano |
# fev/08
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brasil telecom cara da pra vc dar um exemplo de como a sobreposição funciona?
Você visualiza isso claramente na partitura. Uma imagem pra você visualizar melhor:
http://www.jumpcut.com/media/dyn/c2/5a86/cf1ecdc1271d6cb2cffcb0cf40/lq .jpg
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Penta_Blues Moderador |
# fev/08
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Boa noite!!!
Richard Guitar Cara, perfeito! Uma imagem vale mais que mil palavras... Valeu!!!
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Daninh0 Veterano |
# fev/08
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Penta_Blues éé...vc tem razão...mas tenho quase certeza q não havia visto dissonâncias TÃO profundamente, mas vou falar com meu professor e tirar todas as dúvidas... vlw pela paciência!
vo dormi agora pq amanhã tem aula... boa noite a todos! ^^
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blima Veterano |
# fev/08
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Penta_Blues matou a pau, velhinho... quem disse que bluesman não sabe teoria?? rsrsrs
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Richard Guitar Veterano |
# fev/08
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Penta_Blues É isso broder. Tamo ae!!
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Penta_Blues Moderador |
# fev/08
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Boa noite!!!
Daninh0 É isso aí! E não esquece de dividir o que aprender do seu professor com a gente aqui do FCC.
blima Cara, obrigado por entender que não se trata de querer ou tentar mostrar que sabe, mas de realmente procurar ajudar.
Valeu!!!
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Bolo de laranja Veterano |
# fev/08
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superposição de notas.
superposição ou Sobreposição de notas é o empilhamento das mesmas a fim de se construir um acorde.
eu chamo de empilhar terças,ou quartas.
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Penta_Blues Moderador |
# fev/08
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Boa noite!!!
Bolo de laranja eu chamo de empilhar Por isso eu postei: "Superposição ou Sobreposição de notas é o empilhamento das mesmas a fim de se construir um acorde.
empilhar terças,ou quartas. Só não entendi como vc constroi Acordes empilhando quartas.
Valeu!!!
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makumbator Moderador
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# fev/08 · Editado por: makumbator
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Penta_Blues
Harmonia quartal, oras.
Edit: Vc já ouviu o pianista Bill Evans? Ele era mestre nesse tipo de harmonia.
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LeandroP Moderador |
# fev/08
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Penta_Blues
Empilhando 4as você consegue um acorde formado por T, 4, 7, 3
Sobre a escala de C maior, a harmonização por superposição de 4as formam tétrades:
C - F - B - E ---> C7M(4) D - G - C - F ---> Dm7(4) E - A - D - G ---> Em7(4) F - B - E - A ---> F7M(#4) G - C - F - B ---> G7(4) A - D - G - C ---> Am7(4) B - E - A - D ---> Bm7(4)
Não se trata de um acorde suspenso porque a 6a está presente, e da estrutura padrão da tétrade, a 5a foi omitida e com isso o acorde do VIIº não é mais um meio-diminuto.
Também gosto de harmonizar com 5as sobrepostas, formando tétrades com: T, 5, 9 e 6 ou T, 5, 9 e 3 (substituindo a 6a pela 3a)
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Penta_Blues Moderador |
# fev/08
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Bom dia!!!
makumbator Vc já ouviu o pianista Bill Evans? Não cara. Não conheço...
LeandroPanucci a harmonização por superposição de 4as formam tétrades: Cara, eu não estou visualizando o intervalo de quarta nos acordes onde aparecem o F seguido de B já que para isso seria necessário um Bb, nota que não existe na Escala Maior de C. Outra impressão que eu tenho é que nessa estrutura as últimas notas destes acordes não são terças e sim extensões.
Valeu!!!
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makumbator Moderador
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# fev/08 · Editado por: makumbator
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Penta_Blues
Há também acordes formados por empilhamento de segundas(os famosos cachos de uva, devido sua aparência na partitura, ou clusters). Em instrumentos de cordas isso é muito restrito por causa da limitação de notas melodicamente muito próximas disponíveis em cada posição por corda, mas em teclas é muito usado(ou em formações de vários instrumentos melódicos, abrindo as vozes).
Cara, eu não estou visualizando o intervalo de quarta nos acordes onde aparecem o F seguido de B já que para isso seria necessário um Bb, nota que não existe na Escala Maior de C
Mas o empilhamento é por quartas de maneira geral, e não apenas quartas justas, por isso pode-se usar o B nesse caso, e não apenas Bb.
Vc já ouviu o pianista Bill Evans? Não cara. Não conheço...
Então ouça essas gravações que fiz do mestre Bill Evans no baixo acústico com piano e batera, e coloquei no fórum de contrabaixo:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/180845/
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Penta_Blues Moderador |
# fev/08
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Boa tarde!!!
makumbator Cara, obrigado pela ajuda. Confesso que preciso conhecer bem mais sobre outras harmonizações.
Mas o empilhamento é por quartas de maneira geral, e não apenas quartas justas, Acho que por conta desta minha falta de conhecimento vou insistir em não conseguir enxergar esse empilhamento já que quando falamos em Terças, também falamos de maneira geral (tanto Maiores quanto Menores) mas nem por isso elas estão fora da Escala como é o caso daquela nota B.
Valeu!!!
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LeandroP Moderador |
# fev/08 · Editado por: LeandroP
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Penta_Blues
A sua observação sobre as 4as é muito importante. Você esperava por intervalos de 4as justas, mas neste caso, por estar harmonizando a escala de C maior, encontramos o intervalo de 4a aumentada, porque é a nota B que faz parte da escala de C, e não a nota Bb... A nota Bb é a 4a justa de Fá maior (utilizando a escala de Fá maior) e neste caso estamos usando (harmonizando) a escala de Dó maior.
O intervalo de 4a está sempre no IV° grau.
Se esta 4a tiver 2,5 tons é 4a justa, e se tiver 3,0 tons, então é 4a aumentada.
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Bolo de laranja Veterano |
# fev/08
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LeandroPanucci C - F - B - E ---> C7M(4) D - G - C - F ---> Dm7(4) E - A - D - G ---> Em7(4) F - B - E - A ---> F7M(#4) G - C - F - B ---> G7(4) A - D - G - C ---> Am7(4) B - E - A - D ---> Bm7(4)
aonde eu queria chegar.
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Richard Guitar Veterano |
# fev/08
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Para mim deveria ser T 4 7 10 na harmonia quartal. Já que a última voz é referente a distancia em relação a 7 e não a T.
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