Metrônomo - desenvolvendo a velocidade

    Autor Mensagem
    Cadarn
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: Cadarn


    Bom galera, meu professor sempre me dizia pra compar um metrônomo, pegar uns licks, escalas, padrões e mandar ver, sempre tocando perfeitamente na palhetada, sem errar e ir aumentando os bpm's devagar.
    Eu achava aquele apitindo uma coisa inútil, quando eu vi que precisava dele pra desenvolver a velocidade.

    Logo que eu comprei minha Golden (uau), já fui achando que com a guitarra nova ia conseguir tocar tudo (não fazia aula nessa época). Aí eu fui lá, tirei umas musiquinhas, sempre comendo notas que eu achava desnecessárias. Ou seja, saia tudo errado =|
    Hoje eu vejo que essas músicas que eu tirei não são difíceis. Mas eu não consigo tocá-las de jeito nenhum. =|

    Bom, agora vo comprar um metrônomo, e ficar gastando as pilhas dele o dia todo.

    Queria saber quanto à voces, se todos têm um metrônomo e usam ele pra desenvolver a velocidade e tal. Pq é aquilo né, quando vc aprende errado é mais difícil depois aprender o certo =\

    Ah, e também.. os bpms, meu professor sempre me dizia pra começar bem devagar, e que o objetivo era sempre passar de 100 bpm. É isso?

    Valeu x)

    EDIT: Também estou motivo a comprar o metrônomo pelo livro do Michael Top, achei um conteúdo muito bom. mas que eu não vou praticar enquanto não tiver o metrônomo, pra não aprender errado denovo ¬¬

    MarcosBorba
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Bom, cada um tem sua metodologia. Eu estou fazendo assim: botei 70 bpm e estou fazendo todos os exercícios q eu acho. Qdo eu estiver dominando essa velocidade e vou aumentar.

    Eh bom saber q num são só os bpm q definem a velocidade. Depende também daquelas coisinhas de colcheias, semicolcheias, fusas, semifusas, tercinas, sextinas e etc. Eu treino mais em tercinas, semicolcheias e sextinas. Mais do que isso eu ainda num consigo a 70 bpm.

    Cadarn
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Então cara, é que agora eu não to podendo pagar as aulas.. Aí eu não sei como funfa esse negócio de tercinas, sextinas ;\

    MarcosBorba
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    eh assim: em uma batida do metrônomo vc tem que tocar X notas

    MarcosBorba
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    daqui a pouco eu posto uma explicação melhor

    MarcosBorba
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Basicamente vc deve reconhecer pelo menos as figuras de tempo na PARTITURA. Essas figuras indicam a duração das notas, ou seja qtas notas vc vai tocar em cada batida. A grosso modo, as figuras mais usadas em exercícios são essas:

    ___
    | | | - esse eh o desenho de uma tercina na partitura - indica 3 notas por batida
    ____
    | | | | - esse eh o desenho de uma semicolcheia - indica 4 notas por batida

    ______
    | | | | | | - esse eh o desenho de uma sextina - indica 6 notas por batida

    Cadarn
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: Cadarn
    · votar


    Certo, então ao tocar tercinas vou estar tocando 3 notas antes do metrônomo dar o outro 'tick'

    Isso? ^^

    MarcosBorba
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    vê se vc entendeu. Se não tiver entendido eu faço uma explicação passo a passo

    MarcosBorba
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Cadarn

    sim! vc só precisa saber reconhecer os desenhos das tercinas, sextinas e etc

    Cadarn
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Ah, tá certo (:

    E tipo, no guitar pro tem sempre uma semi-mínima e um número do lado direito, aquilo representa a velocidade, então eu tenho treinar o conteúdo daquela música visando aquela velocidade (bpms). Certo?

    Penta_Blues
    Moderador
    # fev/08
    · votar


    Boa tarde!!!

    Cadarn
    Eu achava aquele apitindo uma coisa inútil, quando eu vi que precisava dele pra desenvolver a velocidade.
    E é inútil mesmo caso vc ache que é ele que desenvolve a sua velocidade...
    A velocidade é desenvolvida com a prática constante, ou seja, vc fica mais rápido à medida que fica mais hábil. Quanto mais repetir um determinado exercício, mais rápido vc ficará.
    Metrônomo serve para dar ritmo e andamento à execução de um exercício.
    Coloque um metrônomo em 200 bpm sem nunca ter tocado e tente acompanhar. Repita o exercício várias e várias vezes pra vc ver se não vai conseguir acompanhar depois de um tempo...
    A prática e não o metrônomo é que desenvolve a velocidade. O metrônomo vai dar uniformidade à execução.
    Valeu!!!

    hughet
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    O metrônomo vai dar uniformidade à execução.

    Para mim é isso também... Mas também é fundamental, porque desenvolve também melhor a rítmica, e ele ajuda a você ir aumentando a velocidade aos poucos, vai treinando o exercício ou a música e vai aumentando o bpm, ou seja, ela ajuda a dar velocidade, porque você vai treinando, tocando mais rápido e aumentando a velocidade, enfim, ele auxilia a adquirir velocidade, porque facilita!

    MarcosBorba
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Cadarn

    ta certo. Depois, aos poucos vc vai entendendo cada vez mais como funcionam as divisões ritimicas. Futuramente, qdo o método do FCC tiver pronto, essas e outras questões serão abordadas detalhadamente.

    Cadarn
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Penta_Blues

    Certo, e ficando mais hábil, vc fica mais agilidoso (:

    MarcosBorba

    Ok, brigadão pela ajuda ^^

    LeandroP
    Moderador
    # fev/08
    · votar


    Eu tenho um metrônomo dentro da minha cabeça, com apito e tudo mais.

    Cadarn
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    e no pé não? :(

    MarcosBorba
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    LeandroPanucci

    foi implantado cirurgicamente???

    LeandroP
    Moderador
    # fev/08
    · votar


    MarcosBorba

    Foram os alienigicsh :P

    Rednef2
    Veterano
    # abr/16 · Editado por: Rednef2
    · votar


    Toco guitarra há 9 anos, e até hoje ainda tenho uma pequena falta de sincronia nas duas mãos. Especialmente quando eu preciso tocar rapido uma escala descendente. Minha mao direita voa, e a esquerda não acompanha.

    E quando vamos estudar sincronismo na guitarra, geralmente a gente só usa as figuras ritmicas sextinas, tercinas, ou colcheias.

    Se eu utilizar outras figuras ritmicas, tais como: duas semi colcheia com uma colcheia (agrupada em 3), uma colcheia com duas semicolcheias (agrupada em 3), 4 semicolcheias (agrupada em 4), servem para treinar sincronia?

    Corupá
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Toco guitarra há 9 anos, e até hoje ainda tenho uma pequena falta de sincronia nas duas mãos. Especialmente quando eu preciso tocar rapido uma escala descendente. Minha mao direita voa, e a esquerda não acompanha.

    E quando vamos estudar sincronismo na guitarra, geralmente a gente só usa as figuras ritmicas sextinas, tercinas, ou colcheias.

    Se eu utilizar outras figuras ritmicas, tais como: duas semi colcheia com uma colcheia (agrupada em 3), uma colcheia com duas semicolcheias (agrupada em 3), 4 semicolcheias (agrupada em 4), servem para treinar sincronia?


    Cara, pra treinar sincronia nada melhor do que palhetar com vontade. Algo como fazer o SRV passar vergonha. Pegue um exercício específico para palhetada, determine a sua velocidade máxima nele, que você consiga toca-lo em loop diversas vezes sem errar. Esse é o seu 100%. Digamos que seja 100bpm, para arredondar as coisas. Baixe o metronomo para algo entre 60-70bpm e foque no volume da palhetada, na "articulação". Implemente isso nos seus treinos diários e com certeza vais perceber melhoras no quesito sincronia.
    Ah ... é imperativo que essa etapa do seu treino seja desplugado, tocando o mais alto possível.

    Ismah
    Veterano
    # abr/16 · Editado por: Ismah
    · votar


    Rednef2

    Creio que apenas treino lento resolva isso. Confesso que não entendi muito bem o que deseja, nem que seja o mais apto para falar disso, mas vamos lá...

    Se convencionou que se usa figuras iguais para determinar figuras de tempo, e para as variações, se usa compassos compostos. Como o conhecido 12/8 do blues, que se comparado ao compasso simples, é formado por 4 grupos de tercinas.

    No metrônomo, sempre soará 12/8, mas por exemplo em alguns exemplos de Katchaca* acontece o que foi sugerido por ti de duas semi colcheiaS com uma colcheia, mas isso se refere a acentuação e não quantia de pulsações.

    *Pra começar, tem várias escritas como cachaca, k-tcha-k, katchaka etc... É um ritmo popular mais no lado latino da américa, especialmente, sul brasileiro (onde moro), norte argentino e paraguai - como a maior parte dos ritmos latinos, se misturou a eletrônica, um exemplo mais antigo. Se assemelha a cumbia (costa riquenha), e a punta (hondurenha), e diversos ritmos latinos.

    krixzy
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Experimente primeiro treinar a mão direita, com um metrônomo, e só depois tentar a sincronia.

    Se não estiver palhetando no tempo perfeitamente, prejudica muito a sincronização, a palhetada tem que ser precisa.

    Deyvison Metal
    Membro Novato
    # nov/16
    · votar


    Uma dica seria treinar com o Metrônomo arpejos semelhantes ao toque da música ou melhor pedaços de arpejos.

    outra dica seria comprar um curso avançado,chega um ponto que não é possível adquirir velocidade sem conhecer uma técnica profissional

    eu indico esse vídeo do ozielzinho que na minha opinião explica muito bem sobre esse assunto ,Veja:
    link : http://bit.ly/Tecnica-Secreta-como-assistir

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Metrônomo - desenvolvendo a velocidade