Duvidas sobre pentas

    Autor Mensagem
    Homem Palheta
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: Homem Palheta


    Eu sei, eu sei.. mtos topicos sobre esse mesmo assunto! Tentei postar essa questão no topico "Escalas O Metodo Pratico!", mas ninguem me respondeu ainda =/
    Sei usar +- a pentatonica, mas quero saber certinho, ta ai:

    Opa galera!
    Nossa, esse topico me esclareceu mtu sobre modos! hehehe, mtu, mtu bom!
    Fiz aula de guitarra, infelizmente tive q parar.. estava estudando pentatonica, entaum ai vai minha duvida.. se alguem puder ajudar =]

    Qual a diferente entre a penta maior e menor? Sendo q se eu usar a penta de C maior seria a mesma coisa de usar a penta de Am pois saum as mesmas notas em uma região diferente do braço da guitarra! Naum entendo mtu sobre a aplicação dessa escala.
    Por exemplo, no C.H. de G maior, pra saber qual usar o melhor seria analisar o I, III, e V graus do Tom?

    Exemplo de uma musica com essa progressão I, III, e V...

    G - Bm - D -> Escala maior natural de G -> modos G jonio, G Lidio, G mixo ( posso usar os modos menores de B e os maiores de D, dependendo da minha intenção, certo? ) -> mas e agora?? Eu usaria penta maior de G ou a menor de E? Teria outra opção de usar a penta??

    vlew!

    Lak Lak
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: Lak Lak
    · votar


    cara eu sei q eh mta ignorancia da minha parte responder isso, mas faz q nem eu: tenta os dois jeitos, e ve qual soa melhor!! eu vivo fazendo isso, visto q manjo pouquissimo de teoria hahaha

    vai tudo no ouvido!! abraços!! espero q o proximo q entrar possa responder de uma maneira mais 'decente' q eu!

    edit: erros de protugueis

    Homem Palheta
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Lak Lak
    auhuaha que isso kra! qualquer resposta eh bem vinda..
    vlew =]

    Messiah King
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    vo facilitar pra tu... a penta menor eh o primeiro modo e a maior é o segudo modo... =P huashusahuas ai tipo se ta em sol maior c usa o segundo modo em sol ou então em E menor! saco? se n intendeu eu t explico via web cam qndo chegar em casa... soh adedar no emiessieni.... alex.messias.reis@hotmail.com

    Homem Palheta
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Messiah King
    uahuahua nossa, vou te add la entaum pq naum entendo mesmo naum uhauhah

    thomasmoura
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Vou tentar explicar pelo pouco que eu aprendi até hoje...

    As pentas de C e Am contem as mesmas notas sim (o mesmo vales para as escalas diatonicas),

    Mas oque acontece é, quanto vc está tocando a escala de C, esta é a nota que vc enfatiza, isto é, a que iniciará e/ ou terminará uma frase, a nota com maior duração, a que tocara mais vezes, etc.

    E o que dá o caráter diferente das escalas são os intervalos das outras notas em relação às tonicas. Por exemplo, após tocar a tonica (A), vc toca o C, que tem um intervalo de 3m, sugerindo o carater "triste".

    É uma explicação simplista, tem gente q vai falar um monte de modos e o carai, mas como não entendo nada disso, está é uma forma de entender.

    Homem Palheta
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    thomasmoura
    Huuum, acho q entendi +-!
    Mas vou esperar mais explicações, pq isso na minha cabeça ainda ta um pouco confuso... hehehe
    vlew =]

    Homem Palheta
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    up discarado =]

    Bolo de laranja
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Homem Palheta

    a penta maior é maior e a penta menor é menor hehe

    brincadeira!

    elas se diferenciam nos intervalos(maiores,justos,diminutos)já sabe isso?

    Por exemplo, no C.H. de G maior, pra saber qual usar o melhor seria analisar o I, III, e V graus do Tom?

    os graus são cadências,que acabam sendo descobertos atráves de uma análise harmonica de alguma música.

    e sobre ali,vc está errado.

    sobre esses 3 graus,vc usaria a escala de G maior,pois etão todos dentro do campo harmonico de G maior.

    Bolo de laranja
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    e mais:

    a relativa menor é a escala maior começada do sexto grau e a escala maior é vice versa.

    Abraços!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvidas sobre pentas