tipos d pentas

Autor Mensagem
Slider
Veterano
# jul/03


qts pentatonicas exitem??? quais vcs mais gostam??

Slider
Veterano
# jul/03
· votar


pow ninguem sabe?

Errol
Veterano
# jul/03
· votar


Existem basicamente 5 desenhos, cada uma artindo da tônica, segunda, terça, quinta, sexta.

Em dó, elas se encontram assim:

Pentatônica 1, Inicia em DÓ:
|------------------------------8-10-|
|-------------------------8-10------|
|-------------------7-8-9-----------|
|--------------7-10-----------------|
|---------7-10----------------------|
|-8-10-11---------------------------|

Pentatônica 2, inicia em RÉ:
|------------------------------------10-11-12-|
|------------------------------10-13----------|
|-------------------------9-12----------------|
|----------------10-12-13---------------------|
|----------10-12------------------------------|
|-10-11-12------------------------------------|

Pentatônica 3, inicia em MI:
|-------------------------------------12-15-|
|----------------------------13-15-16-------|
|----------------------12-14----------------|
|-------------12-13-14----------------------|
|-------12-15-------------------------------|
|-12-15-------------------------------------|

Pentatônica 5, inicia em SOL:
|-------------------------3-5-|
|-------------------3-4-5-----|
|---------------2-5-----------|
|-----------2-5---------------|
|-----3-5-6-------------------|
|-3-5-------------------------|

Pentatônica 6, inicia em LÁ:
|-------------------------5-8-|
|---------------------5-8-----|
|---------------5-7-8---------|
|-----------5-7---------------|
|-----5-6-7-------------------|
|-5-8-------------------------|


naka
Veterano
# jul/03
· votar


ah deve te 1 porrada.. eu conheco penta m7 m6 M7 e dim

Slider
Veterano
# jul/03
· votar


eu coheço a m7,a m6 e to pegando M7, q por sinal eu axei a mais bonita...

ah Errol, essas pentas q vcs pois saum a m7, so q com blue note...

Revolver Ocelot
Veterano
# jul/03
· votar


Como eu faço uma escala dessas? penta m7 M7 eu incluo na
pentatonica essas notas?Ou quando estiver tocando em um tom eu mudo para a escala penta M7 m7?

Slider
Veterano
# jul/03
· votar


tp, vc pode mudar ou naum... depende do efeito q vc quer dar, pq a M7 so tem uma nota diferente da m7 (a terça), entaum se encaixar no tom da musica, vc manda a M7 q da um som da hora...

Alan Domingues
Veterano
# jul/03
· votar


A diferença é pequena saquem.
(Penta vem de 5 então 5 notas na escala)

m7 - A C D E G
m6 - A C D E Gb
M7 - A C# D E G

As diferenção estão logo no nome da escala. É relax.

Os desenhos vocês podem fazer na guitara. O erro! já colocou alguns de m7 com blue note (4°aumentada).

Um bom exercício para vocês e localizar as notas no braço para não se prender em desenhos.

edgardigao
Veterano
# mai/07
· votar


Sei que to resscitando um tópico do arco da véia, mas me surgiu um problema: Pq quando improviso com a m6 e a M7 fik estranho? Será q é pq acostumei com a m7 e a penta blues? Se alguém puder me mandar alguns shapes prontos?

Vlw!

Abç!

JoeCruzGuitar
Veterano
# mai/07 · Editado por: JoeCruzGuitar
· votar


Tipos de Pentatonica ? Só duas. Maior e Menor.

Sou firme no meu conceito de que não existe pentatonica M7, m6, m69, m51, nem m666 !!!

Mesmo com varios professores dizendo o contrario hehehe

Vamos pensar na formula e nos intervalos :

Penta Maior : T...2......3M...5...6
Penta Menor : T...3m...4.... 5....7

A pentatonica maior é derivada da escala maior natural, porem com o IV e VII graus omitidos.

A pentatonica menor é derivada da escala menor natual, porem com o II e VI graus omitidos.

Não existe M7, m6, ou o que quer que seja pensando em pentatonica.

Se voce colocou uma sexta numa pentatonica menor, já não é mais pentatonica, e sim dorio.

Se voce colocou uma setima numa pentantonica maior, já não é mais pentatonica, e sim mixolidio.

Isso pensando só em pentatonica.

Podemos pensar tambem nas blues notes e na escala blues completa.

JoeCruzGuitar
Veterano
# mai/07
· votar


edgardigao
Será q é pq acostumei com a m7 e a penta blues?

Sim, pode ser isso. Comeca a frasear em outras escalas pra não ficar com o "ouvido" preso só numa sonoridade.

Se alguém puder me mandar alguns shapes prontos?

Alguem vai postar pra voce. Mas não foge muito daquele padrão de 5 digitacoes das pentas ao longo do braco.

Estude os shapes prontos, mas comece estudar os intervalos e a decorar as notas no braco.

Tipo, terceira corda solta = Ré, terceira corda pressionando a setima casa = Lá, etc...

Parece dificil, mas não é tanto.

Bons estudos.

nettoroses
Veterano
# mai/07
· votar


JoeCruzGuitar
Não existe M7, m6, ou o que quer que seja pensando em pentatonica.
mas tipo, pentatonica são 5 notas
então essas podem ser chamadas de pentas
é o que penso pelo o menos
(msm sabendo que os intervalos são diferentes)

JoeCruzGuitar
Veterano
# mai/07 · Editado por: JoeCruzGuitar
· votar


nettoroses
pentatonica são 5 notas

Sim, serão 5 notas tambem.

Mas a penta tem 5 notas, "com" formula definida.

Qq intervalo diferente, já muda completamente a intenção e sonoridade da coisa, mesmo que voce continue digitando 5 notas.

Na verdade voce pode digitar duas, tres ou cinco notas heheheh

O intervalo vai dizer pra onde a coisa vai.

Mas pensando na pentatonica, são só duas mesmo, Maior e Menor, com formulas bem definidas.

nettoroses
Veterano
# mai/07
· votar


JoeCruzGuitar
hum
então a penta Maior 7(nem a menor 6,dórico) não é o mixolidio
já que não tem todas as notas hehe

JoeCruzGuitar
Veterano
# mai/07 · Editado por: JoeCruzGuitar
· votar


netto, não entendi direito o ultimo post hehehe

bom, só para reforcar, pentatonica para mim é Maior ou Menor.

Para ser pentatonica maior, deve conter a Tonica, ou a Segunda, ou a Terca Maior, ou a Quinta Justa, ou a Sexta. Todas elas, ou uma combinacao delas, tanto faz.

Se colocar uma setima ai na parada, já não é mais pentatonica maior, independente de voce usar 5 ou 3 notas, por isso eu não reconheco penta maior 7 saca ? Pra mim já é mixolidio nesse caso.

E se colocar uma sexta na pentatonica menor já não é mais penta, é dorio.

JoeCruzGuitar
Veterano
# mai/07
· votar


Não tome isso como verdade absoluta hein e nem é essa minha idéia aqui hehehe

Tenho varios amigos guitarristas que não concordam comigo !!

Já vi materia em revista, videos, e entrevistas de gente que tambem cita esse tipo de coisa : "ah... usei uma penta m6" !!

Sei lá, para mim prefiro tratar desta maneira que escrevi aqui.

nettoroses
Veterano
# mai/07
· votar


JoeCruzGuitar
huauha o que digo é
vc falou que se a penta for maior e tiver a sétima
ela já pode ser considerada mixolídia, mas para ser mixolídio
não tem que ter as 7 notas?a penta não tem a quarta
que tbm é uma nota fundamental para a sonoridade do mixolídio

JoeCruzGuitar
Veterano
# mai/07 · Editado por: JoeCruzGuitar
· votar


nettoroses

Não netto, isso que a gente não esta se entendendo.

Ponto 1 : Qualquer escala possui uma regra, ou formula, ou disposição de intervalos, como queira !!!

Ponto 2 : Melodicamente, eu sempre avalio pelos intervalos

Tomando como base o ponto 2 "E" o ponto 1.

Se um cara fez um solo e me disse que usou uma pentatonica maior, mas na verdade meteu uma setima no meio, ele não usou pentatonica para mim, ele usou um mixolidio.

não tem que ter as 7 notas?a penta não tem a quarta
que tbm é uma nota fundamental para a sonoridade do mixolídio


Não, não precisa ter 7 notas. Voce não precisa colocar as 7 notas com o intervalo caracteristico do mixolidio para dizer que solou em mixo.

Voce vai criar a melodica como quiser. Voce pode criar uma melodia usando simplesmente duas notas.

Porém, a medida que voce vai acrescentanto notas e intervalos a coisa vai tomando mais forma e fica mais facil identificar quem é quem.

Se o cara fez um solo usando uma Tonica e uma Quarta (que são comuns a uma penta maior ou a um mixolidio), neste momento muito provavelmente voce não vai identificar o que é. Na verdade nem precisa.

Se o cara continuou o solo e colocou além da tonica e quarta, uma terça maior e uma sexta, eu "posso" comecar a deduzir que ele usou uma pentatonica maior.

Se na sequencia o cara colocou na melodia de solo dele uma setima, ai eu já deduzo que ele caiu num mixolidio.

LeandroP
Moderador
# mai/07 · Editado por: LeandroP
· votar


JoeCruzGuitar

A abordagem da penta m6 não é "adicionar" a 6a à escala pentatônica, mas "substituir" a 7a pela 6a. Concordo com você sobre é ser dórico, porque ela está apoiada sobre este modo. Você pode usar uma penta m6 sobre um acorde maior, e ele vai soar como 7(9).

Por exemplo, se tocar a penta Gm6 sobre um acorde C, você dará a ele as notas de um C7(9). Se tocar uma penta menor de G, o acorde C vai soar com 4a, porque a 7a menor de G é a 4a de C. Já a 6a maior de G é uma 3a maior em relação ao acorde C.

Por fim eu acabei complicando o que é simples. Quero dizer que muitos caras utilizam uma penta m6 pra tocar sobre um acorde maior porque é "um desenho" confortável de tocar e destaca os principais intervalos de um acorde 7(9).

Você pode trocar o desenho de uma penta m7 por uma m6 na troca de acordes de uma progressão de blues. Por exemplo, um blues tradicional em C7, você toca penta Cm7 sobre o C7 e depois uma penta Cm6 sobre o F7. Você mudou apenas uma nota, e a 6a de Dó (A) é a 3a maior do Fá.

JoeCruzGuitar
Veterano
# mai/07
· votar


nettoroses

Deixa eu tentar explicar de outra maneira.

Sempre me baseio na escala maior natural e na escala menor natural.

Vou dar o exemplo da maior natural, já que estamos falando da pentatonica maior e do mixolidio.

Formula da Maior Natural :

T 2 3M 4 5 6 7M

O que diferencia a Maior Natural (tambem chamada de Jonio), de um Lidio que é tambem é uma escala maior ???

T 2 3M 4# 5 6 7M

A quarta aumentada, é esse o intervalo "caracteristico" que garante a intenção lidio numa escala maior.

E o que diferencia a Maior Natural, de um Mixolidio, que é tambem uma escala maior ?

T 2 3M 4 5 6 7

A sétima, que na maior natural é uma setima maior e no mixo só uma setima. E este intervalo caracteristico que diferencia o mixolidio das outras escalas maiores naturais.

E uma pentatonica maior ?

T 2 3M 5 6

O que diferencia ela da escala maior natural ?

A omissão da quarta e da setima.


Conclusoes :

1) Existem notas/intervalos iguais para todas elas.
2) Existe pelo menos uma nota/intervalo que diferencia uma da outra
3) Quando esta nota caracteristica aparece, a nomenclatura da escala utilizada muda
4) Voce não precisa solar 7 notas para usar um modo, muito menos solar 5 notas para usar uma penta.
5) Usar 5 notas, SEM SER as notas da formula da penta, não quer dizer que voce usou pentatonica.


E o melhor

6) Esquecamos esse papo chato e continuemos com os bends que é mais divertido hehehehehehe

JoeCruzGuitar
Veterano
# mai/07
· votar


LeandroPanucci
A abordagem da penta m6 não é "adicionar" a 6a à escala pentatônica, mas "substituir" a 7a pela 6a.

Isso isso !!! heheh

Não comentei com base na adição, comentei mais com base no "aparecimento" de uma sexta no meio da coisa mesmo. Podendo substituir alguma outra nota "base" da formula original.

hehhehe

No final das contas, estamos discutindo a mesma coisa de forma diferente.

Tive longos papos com o Pollaco a respeito disto, e ele concorda com + ou - isto que penso tambem, do lance da pentatonica ter duas formulas (maior e menor)

Agora fiquei curioso com um lance.

Sera que em alguma transcricao, ou materia dele em revistas especializadas, ele escreve isso tambem ? ou sera que corro o risco de ver alguma materia dele com o texto penta m6 ? heheheh

Mas é sério, já gastei alguns bons minutos só falando de penta com o cara. Na verdade ele queria evoluir no assunto da aula, mas eu adoro penta heheheh

LeandroP
Moderador
# mai/07
· votar


JoeCruzGuitar

Também utilizo este conceito de maior e menor, seja em pentatônica ou diatônica. Mas falando em desenho de pentatônica, essa idéia de penta m6 ajuda. Na ponta-do-lápis é o que você postou.



C7 F7(9)
e------------------|---------------
B------------------|---------------
G------------------|---------------
D-------8-10-------|---------------
A--8-10-------10-8-|-7-------------
E------------------|---------------
| mudança da penta m7 pra m6



Bm7 E7
e-------------2-4-5-|-4--------------------------------
B--------3-5--------|---3------------------------------
G----2-4------------|-----/4---------------------------
D-------------------|----------------------------------
A-------------------|----------------------------------
E-------------------|----------------------------------
| mudança da penta m7 pra m6



JoeCruzGuitar
Veterano
# mai/07 · Editado por: JoeCruzGuitar
· votar


LeandroPanucci

Certo, esse teu raciocinio é identico a de alguns brothers pessoais meus, que manjam bastante de harmona e tals.

É como eu disse, prefiro tratar de uma maneira, que não é necessariamente a maneira correta, quer dizer no papel eu acho que é heheh

No final das contas, dá na mesma !!!

Outro lance baseado neste teu exemplo, é a adição de blue notes nas formulas padrões das pentas.

Mas ai eu já penso na Escala Blues e não na penta mais. Ai da para brincar nas 3as. e 7as., dando a intenção de migrar do maior para o maior, mudando meio tom num determinado intervalo (no caso nas blue notes) !!!

Talvez visualizar isto da maneira que voce postou o grafico, realmente fique mais facil pro cabra sacar a sutil diferenca.

LeandroP
Moderador
# mai/07
· votar


JoeCruzGuitar

Talvez visualizar isto da maneira que voce postou o grafico, realmente fique mais facil pro cabra sacar a sutil diferenca.

A idéia é essa mesmo.

LeandroP
Moderador
# mai/07
· votar


JoeCruzGuitar
http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=vthread&forum=3&t opic=161527&page=-1#28

JoeCruzGuitar
Veterano
# mai/07 · Editado por: JoeCruzGuitar
· votar


LeandroPanucci

Leandro, na verdade na verdade sabe o pq eu sempre escrevo esse tipo de coisa ?

Vou dar um exemplo.

Vi um solo de um guitarrista que eu gosto demais no Youtube, o Deio Tambasco, e no video ele explica o solo dele.

Não lembro exatamente mas ele diz, neste trecho usei este padrão de penta "xxxx".

Neste trecho usei este "xxxx"

Ai alguem interessado ve o lance, aprende tocar o lick, e não sabe exatamente o que usou, aonde usou e pq usou.

Ai avaliando mais detalhadamente, o cara usou uma penta menor, mas na verdade meteu uma sexta no meio do lick, e ai a coisa ficou com uma puta sonoridade dorio. E ai tem gente que assistiu e que aprendeu só os padroes de penta, baseadas nos shapes e na formula da escala. Esse cara vai usar aquilo e comeca a achar que uma coisa não bate com a outra, pq a sonoridade muda.

É justamente para estes casos, que eu acho interessante a galera decorar a formula e os intervalos caracteristicos de cada escala.

Meu lance com a pentatonica maior e menor é mais birra mesmo. É + ou - menos igual conta de padeiro, na ponta do lapis mesmo heheheheh


Recado pra galera mais nova, na hora de montar um solo, use a criatividade, use o que quiser, e esqueca um pouco a teoria, geralmente traz resultados melhores.

Mas decorar shape e lick pronto é a maior furada ;)

Aprender solar e não saber fazer uma harmonia/base legal, tambem é a maior furada heheheh

LeandroP
Moderador
# mai/07
· votar


JoeCruzGuitar

É verdade. Saca o desenho mas depois não sabe como aplicar, onde usar a penta, o porquê de funcinar numa música e não funcionar em outra.

nettoroses
Veterano
# mai/07
· votar


JoeCruzGuitar
agora saquei
acabei concordando com vc hehe

nettoroses
Veterano
# mai/07
· votar


Aprender solar e não saber fazer uma harmonia/base legal, tambem é a maior furada heheheh
por isto estou me rendendo e ando aprendendo umas boas mpb
o foda é que tem uns empréstimos que não entendendo o porque dele tá ali, pois tem empréstimos que não tem regra

edgardigao
Veterano
# mai/07
· votar


Nossa tive uma aula de pentas aki!!!

É acho que meu ovido acostumou com penta e penta bues e os modos gregos pra memorizar (que no fim é tudo a mesma coisa), entaum agora vou voltar a mesa de planejamento e estudar outros tipos de intervalos, já enjoei da minha sonoridade.

Brigado aí por todoz que deram seu parecer!

Abçs!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a tipos d pentas