Video aulas e material sobre Pentas que faz parte do módulo II de meu método para guitarra

    Autor Mensagem
    Prof_Guita
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: Prof_Guita


    ESTOU PEGANDO ALGUNS TRECHOS DO METÓDO QUE FIZ PARA ALGUMAS ESCOLAS PARA TENTAR TIRAR ALGUMAS DUVIDAS DO PESSOAL DO FORUM REFERENTE A PENTA COMUM, LEMBRANDO QUE EXISTEM OUTRAS PENTAS COMO M7, m6, DIMINUTA ETC.

    Pentatônica é a escala mais utilizada em solos por diversos estilos musicais entre eles o Blues, Rock, Pop etc. por ser uma escala de sonoridade agrada agravel e de fácil utilização.

    A Penta é uma escala que possui a seguinte fórmula.

    T II III V VI

    Se estivermos pensando na escala de Dó as notas seriam C D E G A.

    O princípio básico para se utilizar a Penta é achar o Tom da música, ou seja, de qual campo harmônico os acordes da musica fazem parte, em seguida procurar a relativa menor desse campo harmônico, e ai sim aplicar o 5° modelo da penta sobre a relativa menor.

    Na prática isso seria,

    Tom da música C, relativa menor ( VI grau ) Am, aplicaríamos o modelo 5 da penta começando pela nota A da sexta corda da guitarra.

    Esse pensamento vale para qualquer tonalidade, por exemplo, no tom de G partiríamos da nota E, no de D da nota B e assim por diante.

    Obs. Esse tipo de pensamento é o básico, mais para frente iremos observar todas as formas de utilização das pentas.


    UTILIZANDO AS PENTAS EM OUTROS GRAUS

    Já prendemos a utilizar as Pentas no VI grau, e também em alguns casos sobre o I grau, agora veremos que também é possível utilizar as Pentas em outros graus afim de conseguir uma nova sonoridade.

    Abaixo segue o Campo Harmônico de C, utilizaremos ele como exemplo.

    GRAUS I II III IV V VI VII
    C7+ Dm7 Em7 F7+ G7 Am7 Bm5b


    Se pensarmos no modelo n° 5 da Pentatônica e o aplicarmos sobre a relativa menor
    ( VI grau = Am ) iremos tocar as seguintes notas , A C D E G.

    Se aplicarmos o mesmo shape de escala sobre o II grau ( Dm ) iremos tocar as seguintes notas, D F G A C.

    Se aplicarmos o mesmo shape de escala sobre o III grau ( Em ) iremos tocar as seguintes notas , E G A B D.

    Note que com essa mudança de aplicação da escala obtivemos no segundo caso a nota F e no terceiro caso a nota B, e isso fez com que apenas utilizando as Pentatônicas conseguíssemos tocar as sete notas desse Campo Harmônico, C D E F G A B.

    Essa nova possibilidade de aplicação das Pentas deve ser testada e aplicada de acordo com a intenção que você pretende dar aos seus solos.


    Lembrando que a Blue Note assim também como os cromatismos, podem e devem ser aplicados seguindo esse raciocínio.

    * LEMBRANDO QUE CONHECER OS INTERVALOS É FUNDAMENTAL PARA O ESTUDO DO CAMPO HARMONICO, POIS A PARTIR DESSE CONHECIMENTO QUE VC PODERÁ ANALISAR OS ACORDES GERADOS EM CADA GRAU ( TÉTRADES E AS DISSONANCIAS)


    INTERVALOS

    INTERVALO é a distância entre duas notas musicais, está distancia é medida em Tons e semitons.

    NOMENCLATURA DOS INTERVALOS

    2° Maior – 3° Maior – 4° Justa – 5° Justa - 6° maior – 7° Maior – 8° justa

    Obs: O intervalo entre duas notas de mesma altura e mesmo nome é chamado de Uníssono.

    Os intervalos Maiores e Justos podem sofrer alterações:

    Maiores – Podem se tornar Menores, Diminutos e Aumentados.


    Aumentado
    MAIOR
    Menor
    Diminuto


    Justos – Podem se tornarDiminutos e Aumentados


    Aumentado
    JUSTO
    Diminuto



    ESPERO TER AJUDADO

    Prof_Guita
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    O video não incorporou, alguem sabe pq?

    seguem os links

    http://www.youtube.com/watch?v=LGbPyWZM1CA

    http://www.youtube.com/watch?v=zcdBZ1bRMMY

    Prof_Guita
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    dando um up pra galera

    Jg Destroyer
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Prof_Guita
    Você usou html? Na hora de colocar o vídeo, aqui onde você escreve tem um botão com a logomarca do youtube. Clica nele e daí posta o link do teu vídeo na caixa de diálogo que aparece.

    De qualquer modo, dei uma lida e tá bem legal, até tirou umas dúvidas minhas.

    Parabéns pela iniciativa e contribuição, é de gente assim que o fórum precisa!

    Prof_Guita
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Jg Destroyer
    Veterano

    cara valeu a dica sobre a postagem do video. abraço





    jvianna
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Ótimo material!

    Prof_Guita
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    jvianna

    vlw cara abraço

    sidguitar1
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Prof_Guita
    parabens pelo material bem organizado.abraço

    Prof_Guita
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    sidguitar1

    Vlw, tbm curti seus videos, muito bom os de tecnicas de alavanca


    segue um cover abaixo pra quem nao viu





    2Humbucker
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Prof_Guita
    não vi o vídeo pq tô indo pro trampo, mas responde ai cara, blue note é 2ª aumentada, não?

    Prof_Guita
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    2Humbucker
    se vc tiver pensando em relação ao primeiro grau vai ser , se vc se basear na relativa menor vai ser o intervalo de 4° aumentada.

    resumindo se o tom for C/Am vai ser o D#.

    Abraço

    2Humbucker
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Prof_Guita
    Valeu, era isso mesmo que eu tava pensando =))

    Prof_Guita
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    2Humbucker
    Vlw cara qq duvida é só postar.
    Abç

    iago guitarra
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    não entendi ess parte aki :

    Abaixo segue o Campo Harmônico de C, utilizaremos ele como exemplo.

    GRAUS I II III IV V VI VII
    C7+ Dm7 Em7 F7+ G7 Am7 Bm5b


    Se pensarmos no modelo n° 5 da Pentatônica e o aplicarmos sobre a relativa menor
    ( VI grau = Am ) iremos tocar as seguintes notas , A C D E G.

    Se aplicarmos o mesmo shape de escala sobre o II grau ( Dm ) iremos tocar as seguintes notas, D F G A C.

    Se aplicarmos o mesmo shape de escala sobre o III grau ( Em ) iremos tocar as seguintes notas , E G A B D.

    Note que com essa mudança de aplicação da escala obtivemos no segundo caso a nota F e no terceiro caso a nota B, e isso fez com que apenas utilizando as Pentatônicas conseguíssemos tocar as sete notas desse Campo Harmônico, C D E F G A B.

    quero saber porque apareceu ess F e esse B.

    Prof_Guita
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    iago guitarra

    quero saber porque apareceu ess F e esse B.

    O F e o B fazem parte da escala de C, e a idéia de se usar as pentas nos graus que citei é justamente de ter uma sonoridade diferente da penta comum utilizando os mesmos Shapes, outra forma de utilização de pentas seria ulizar outras pentas Com m6. M7 e Diminuta, mas isso já é um assunto mais avançado.

    Abç

    iago guitarra
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    PROF_GUITA

    valeu ae

    iago guitarra
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    PROF_GUITA

    eu ainda estou estudando essas coisas de solo e tudo mais,vc tem alguma apostila de explicações de escalas que possa me passar?Por que eu sou louco pra solar mas não tenho conhecimento muito grande de escalas.

    Prof_Guita
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    me manda uma email no cleber.libor@hotmail.com. abç

    Joel_ESP
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Hum, I gota pirê, kkkkkkkkkkkkkkk
    Abç.

    Ricb
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    muito bom


    abç

    iago guitarra
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    PROF_GUITA

    Adicionei teu email cara,blz?

    Prof_Guita
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    iago guitarra

    acabei de enviar .... bons estudos...

    leo2505
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Vou upar o tópico pra ver mais tarde.. esse azul piscina já foi desmascarado aqui no trampo huahuauhuahhua

    Prof_Guita
    Veterano
    # out/11
    · votar


    upando a quem possa interessar. Bons estudos!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Video aulas e material sobre Pentas que faz parte do módulo II de meu método para guitarra