Greg Lake, técnicas bem pessoais

Autor Mensagem
    Curly
    Veterano
    # jan/08

Essa lenda dos anos 70 é mais conhecida com o baixista e vocalista de timbre cristalino espremido entre um tecladista ultravirtuoso e um baterista monstro nessa mini-orquestra que era o Emerson, Lake & Palmer...

Mas o cara também tinha um trabalho interessantíssimo na guitarra, com uns detalhes bem invadores, como mostram os vídeos:

nesse primeiro vídeo, Lake toca no violão essa música linda, inspirada pelo violão clássico. notem primeiro a técnica de cross-picking: na palhetada, ele sweepa para baixo e alterna para cima, criando uma espécie de som de cravo, cristalino, no violão, depois reparem na técnica de hybrid picking dele misturando palhetada e dedos para tocar os solos clássicos, jimi page usa essa mesma técnica para tocar stairway to heaven:

já nesse vídeo Lake toca na guitarra elétrica o excelente solo de Karn Evil 9, tão bom que merceu um cover do Paul Gilbert em uma de suas vídeo-aulas

Echo Delta
    Veterano
    # jan/08
    · votar

Curly

Excelentes observações... e vídeos. Tks!

O primeiro é do EXCEPCIONAL álbum "Pictures At An Exhibition" de 1972, gravação ao vivo de um concerto do ELP baseado em peça de Modest Mussorgsky. Hehehee.... usei a palavra "concerto"... fica ok.

Enfim, Greg Lake é MÚSICO... de rock, mas é.

brunoepronto
    Melhor participante de jam
    Prêmio FCC violão 2008
    # jan/08
    · votar

Curly
    Mto bons os videos, ja tinha assistido esses shows, obras-primas do rock progressivo.

james_the_bronson
    Veterano
    # jan/08
    · votar

Curly

Esse cara e essa banda são fodas _\m/ !!!

Echo Delta
    Enfim, Greg Lake é MÚSICO... de rock, mas é.

Tomara que eu tenha entendido errado :] ...

Renan Gonçalves Flores
    Veterano
    # jan/08
    · votar

Curly
    eu adorava ELP, mas mais pelo teclado louco (que nem na Peter Gunn), agora eu virei fã de carteirinha do Greg (eu prefiro mais os violonistas aos guitarristas)!

Sobre a técnica de violão dele...
    Reparo que em todas as músicas de violão (C'est La Vie, Lucky Man) ele sempre tem esse som de "cravo". Tentei imitar a técnica, mas nao consigo aquele som maravilhoso dele. Que violões o Greg usava?
    (nota meu violao de aço é uma bostinha qalquer)

james_the_bronson
    Veterano
    # jan/08
    · votar

Renan Gonçalves Flores
    (que nem na Peter Gunn)

Eles têm essa música gravada? Tem como upar ela em algum site tipo www.divshare.com???

Sobre a técnica de violão dele...
    Reparo que em todas as músicas de violão (C'est La Vie, Lucky Man) ele sempre tem esse som de "cravo". Tentei imitar a técnica, mas nao consigo aquele som maravilhoso dele. Que violões o Greg usava?
    (nota meu violao de aço é uma bostinha qalquer)

Acho que isso se deve ao fato de que ele toca mais para perto do cavalete. E outra coisa, tenho a sensação de que ele palheta primeiro encostando a palheta na corda, depois "atropelando" a corda...

Curly
    Veterano
    # jan/08
    · votar

olha, esse som dele é único, eu acho que é devido ao violão (não sei a marca dos violões dele, que são maravilhosos, tipo jumbo) com cordas leves e a essa técnica de palhetar que expliquei acima, essa técnica produz mesmo um som meio etéreo que dá certo até na guitarra elétrica, eu usei essa mesma técnica do lake para gravar a guitarra de fundo na minha música "Terra":

http://www.youtube.com/watch?v=b5eS7HWDr0I

Curly
    Veterano
    # jan/08
    · votar

recentemente um brother esteve aqui em casa com um violão taylor de corpo bem pequeno mas som monstruoso, eu toquei essa mesma música (Sage) e soou bem parecido !

laemcasa
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: laemcasa
    · votar

Curly

Esse cara é fenomenal! ELP então nem se fala...

Mas não foi o Lake q tocou guitarra no primeiro álbum do King Crimson? Os vocais alucinados em "21th century.." sei q foi eloe, mas algo me diz q o solo sujíssimo (no bom sentido é claro, aquilo é extremamente lindo) tb é obra do mesmo. Confere? Abraços!

Renan Gonçalves Flores
    Veterano
    # jan/08
    · votar

Curly
    e mesmo! qual o nome da msk por favor? de q album?

Curly
    Veterano
    # jan/08
    · votar

Renan Gonçalves Flores

a 1a música chama-se "The Sage", é do álbum "pictures at exhibition"

tenho o guitar-pro dessa música, se alguém quiser eu upo, parece difícil mas é relativamente fácil !

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Greg Lake, técnicas bem pessoais