Autor |
Mensagem |
Carol Veterano |
# out/03
Gente, alguém sabe como se faz aquele "grito" da guitarra, na música echoes, q parece um uivo... Eu já tentei tirar até com um chaveiro (de metal, encostando nas cordas)mas seria bem mais fácil se alguém aí souber...
Valeu
obs.: Salve David Gilmor hehehe
|
David Gilmour Veterano |
# out/03
· votar
Carol
Carol será q vc pode ser um pokinho mais explicita ? digo pelo seguinte... eu naum sei se vc está se referindo aos harmonicos ou a parte final da música ou alguma parte específica da música qdo ela se torna extremamente viajante e psicodélica...
|
Carol Veterano |
# out/03
· votar
David Gilmour
Bom... acho q vc é a pesssoa certa!!
Eu me refiro à parte psicodélica, de fato.
Essa parte é aquela em que a parte intrumental vai ficando baixinha e entram vários sons (ecos - dããã) - dentre eles o "grito", se é q fui mais explícita... Se vc estiver com a música desponível, começa lá pelos 8min e 15 da música...
valeu
|
David Gilmour Veterano |
# out/03 · Editado por: David Gilmour
· votar
Carol
foi sim carol.. vou ser sincero.. eu nunca parei pra pegar essa parte da música... mas eu me lembro de ter comentado com uma kra mais velho e experiente (tenho 18 anos... ele perto de 40) em tocar e Pink Floyd nem se fala entao hehe...
A gente já comentou sobre essa parte da música... naum tenho certeza do q ele me disse por isso naum postarei ainda... se naum me engano o Gilmour usa um Theremim (igual q o Page usava) nessa parte da música... MAS NAUM É CERTEZA carol...
eu vou atrás dele amanhã e pergunto pra ele... no mais tardar sábado posto aki pra vc ta ?Eu lembro q o Gilmour nessa música usa Theremin e Echoplex... só tenho q confirmar se é nessa parte msm.. se naum me engano o Theremim é nela mas vou confirmar pra vc...
só complementando o pq da minha dúvida carol... alguns dizem q ele usa o Echoplex e o Theremim... outros falam q o Gilmour usa um Wah Wah invertido e uma binson echorec... enfim hehe... to confuso.. vou confirmar pra vc... outro q pode ajudar neste tópico é o Seu Madruga...
|
aratohendrix Veterano |
# out/03
· votar
Carol
David Gilmour
Leiam:
“Veja só: o primeiro instrumento musical eletrônico da história nasceu de pesquisas militares da antiga União Soviética! Em 1919, o inventor, físico e astrônomo russo Lev Seigevitch Termen testava um aparelho para interceptar transmissões de rádio do inimigo quando percebeu que a mera presença de seu corpo distorcia os ruídos emitidos pelas válvulas do receptor. Violoncelista amador, Termen interessava-se mais por música do que por espionagem eletrônica. Por isso deixou que outros cientistas transformassem sua descoberta em uma máquina de guerra e preferiu concentrar-se em criar um novo instrumento. Parecia até mágica, pois o theremim usava o movimento das mãos soltas no ar, em torno de duas antenas de metal, para gerar campos eletromagnéticos e, assim, controlar os sons produzidos por um circuito eletrônico primitivo.
A novidade logo atravessou as fronteiras. Na década de 20, o aparelho já era fabricado, nos Estados Unidos, pela RCA, chamando a atenção de compositores de vanguarda que passaram a usa-lo em suas experimentações. O som fantasmagórico do theremin também despertou interesse em Hollywood, dando um toque especial à trilha sonora de clássicos de ficção cientifica ( O dia em que a terra parou, de 1951) e de suspense ( Psicose 1960). Ele pode ser ouvido também em dois marcos do rock : “Whole Lotta Love” (1969), do Led Zeppelin e “Echoes” (1971) do Pink Floyd. No Brasil, os Mutantes foram os pioneiros na utilização do instrumento em “Ando meio desligado” (1970). Foi tamanho o sucesso da engenhoca que, quando morreu, em 1993, Lev Termen já havia mudado seu nome para Leon Theremin.”
Revista Super Interessante
Especial Mundo Estranho
Edição #4 - junho 2002
falowz
|
David Gilmour Veterano |
# out/03
· votar
aratohendrix
bom vou poupar meu tempo amanha hehe..
eu tinah quase certeza de q era theremim msm tanto q foi o primeiro q postei na ordem mas anum tinah certeza pq alguns dizem q era wah wah invertido etc... entaum ia confirmar antes mas ja foi feito o serviço... valews
Carol
acho q respondemos a pgta né ? arruma um theremim hehe...
bom qto a te ajudar na questao de como fazer esse som sem o theremim acho q naum posso ajudar carol...
|
Carol Veterano |
# out/03
· votar
David Gilmour
Pô, tenta lá com o quarentão, né?!
Esse theremim custa qto?? é mais ou menos caro q o wah wah?
aratohendrix
Nem preciso dizer nada né...
Valeuuuuuu
|
David Gilmour Veterano |
# out/03
· votar
Carol
naum tenho nem idéia qto custa um theremim carol... eu nem vejo bandas de hj usando-o... pra falar a verdade nem nunca vi para vender em nenhuma loja... naum tenho nem noção... mas imagino q seja caro...
eu vou ver com o quarentao sim hehe... mas imagino q ele vá falar do theremim msm... o wah wah nem se encaixa aki acho carol pq eu estava em dúvida entre o wah wah invertido e o theremim e pelo q o aratohendrix falou ja deu pra saber...
e com certeza o theremim é mtttttooooo mais caro q um wah wah... nem sei onde vc pode achar informaçoes sobre ele carol...
|
Carol Veterano |
# out/03
· votar
David Gilmour
Animador hein... rsrsrs
O wah wah é aquele bagulhinho q põe no anelar, ñ é?
Eu tentei fazer um "genérico" aki em casa com um chaveiro de metal, tipo aqueles de chave de carro sabe... Pelo menos foi o mais próximo q eu consegui!!!
Valeuuuu
|
aratohendrix Veterano |
# out/03
· votar
Carol acho q c ta falando do slide, um tubinho q vc põe no dedo, whawha, eh um pedal, q vc fica pressionando, variando ele, e ele da um som tipo uauauauau, mto usado em reggae.
falowz
Ps:como naum expliquei mto bem o q eh wha wha, entra em www.onerr.com.br, e ve o som dele.
|
Carol Veterano |
# out/03
· votar
aratohendrix
Ainda bem q vc é paciente com guitarristas ignorantes como eu... hehehe
Muito obrigada, já me situei...
DÃÃÃÃÃÃ
cara eu sou a pior...
|
David Gilmour Veterano |
# out/03 · Editado por: David Gilmour
· votar
Carol
naum eskenta carol... é normal... a primeira vez q peguei um violao eu achava q os trastes eram meros enfeites hehe...
|
NeGrEsCo Veterano |
# out/03
· votar
Carol
ehaueahueahueh erra eh normal =D
|
king_arthur Veterano |
# out/03 · Editado por: king_arthur
· votar
David Gilmour
a primeira vez q peguei um violao eu achava q os trastes eram meros enfeites
uheueuah normal...
|
Carol Veterano |
# out/03
· votar
David Gilmour
hahahahaha...
|
DTGNR Veterano |
# out/03
· votar
Melhor !!!!!
vou pegar essa música no Kazaa!!!!
remember when you were young..........
|
FanDeGuitarra Veterano |
# out/03
· votar
echoes eh mto boa
|
Carol Veterano |
# out/03
· votar
Eu tô baixando agora In the Flesh...
Será q vale a pena (Se bem q se tratando de Pink Floyd, nem se fala...)?
|
Sgt_Peppers Veterano |
# out/03
· votar
echoes eh fodaum...
wah wah não soh se usa em reggae!! fica muito legal em rock tb, no Supertramp eles usam bastante ateh, acho q ateh deve ter algumas musicas do floyd com um som parecido do wah wah... eu curto muito o wah wah!!
pink floyd eh o melhor!!! aaaaaaaaaaaaahhhhhh
putz to fikando muito viciado!!!!
david gilmour rulz!!!!!!!!!!!!!!!
|
Peba Veterano |
# jan/04
· votar
Carol
Eu uso a pedaleira Zoom505II com esse efeito:
c9 od 10 32 5 A9 C1 d7 28
Vc desliza o slide da (+-)18 casa até o captador do meio
E para o efeito ventania desliza o slide em pequenos cúrculos pelo braço da guitarra (os círculos são +- do tamanho de uma xícara..)
|
gunsnzeppelins Veterano |
# jan/04
· votar
Carol
No meu amp eu coloco o reverb e o agudo no máximo e fica igualzinho ao início de Echoes
|
Carol Veterano |
# mar/04
· votar
DTGNR
vou pegar essa música no Kazaa!!!!
remember when you were young..........
eita!!!!!!! não seria shine on you crazy diamonds????
ressucitando dos mortos.... rs
|
ServeTheServants Melhor arranjo Prêmio FCC violão 2008 |
# mar/04
· votar
se naum me engano o Gilmour usa um Theremim
O Theremim tem um som maravilhoso.
A maioria das musicas do neutral milk hotel que são mais pesadinhas usam ele.
|
Ice Bergh Veterano |
# mar/04
· votar
nossa ai pego...
|
leilson Veterano |
# dez/04
· votar
AÍ galera oDVD echos esta em promoção na americanas 20 mango vale a pena comprar muito bom
|
The Blue Special Guitar Veterano |
# dez/04
· votar
Eu acho foda achar timbres parecidos com os que o Gilmour usava...
Vocês conhecem uma música chamada Have a Cigar? Eu desanimei de tirar aquele solo pq não conseguia um efeito parecido de maneira nenhuma... (Uso uma zoom 606)
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# dez/04
· votar
Carol
Aqueles gritos no começo de echoes não são feitos por guitarra ou Theremin, mas por fitas pré-gravadas e manipuladas por câmaras de echo e reverb que eram "disparadas" pelo Rick Wright.
Voce pode usar uma vara de metal cromado, esfregando-a nas cordas, com o reverb e/ou delay bem pronunciados (esse efeito chama-se glissando e é muito usado pelo Fábio Golfetti, guitarrista do Violeta de Outono), que chegará a um efeito semelhante.
Vale a pena também, se o seu caso é som psicodélico, comprar um e-bow.
Tem um cara no Mercado Livre que fabrica theremins.
Abç
|
Igor Martins Veterano |
# dez/04
· votar
Mauricio Luiz Bertola
Blz, como tu é luthier e bem mais experiente q eu creio q esteja certo, mas isso em estúdio, certo??????
Como é q o Gilmour fez no Live at Pompeii?
eu olhei faz tempo, e ainda nem tocava nada, só lembro q ele usava tipo um slide.
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# dez/04
· votar
É a tal barrinha de metal (glissando). Usa-se como um arco de violino nas cordas agudas (vc terá de pesquisar) e a barrinha deve ser cromada.
Abç
|
roniel goldfeller Veterano |
# abr/05
· votar
então o david gilmour faz aqueles uivos de uma forma bem simples e sem teramim ou barras de metal: ele da um bend e aumenta o volume e vai abaixando o bend devagar abaixando o volume de novo...
ele faz isso tambem na musica pigs the different one do album animals porem o efeito causado é um pouco diferente
|