EcHoEs - PiNk FlOyD

Autor Mensagem
Carol
Veterano
# out/03


Gente, alguém sabe como se faz aquele "grito" da guitarra, na música echoes, q parece um uivo... Eu já tentei tirar até com um chaveiro (de metal, encostando nas cordas)mas seria bem mais fácil se alguém aí souber...
Valeu

obs.: Salve David Gilmor hehehe

David Gilmour
Veterano
# out/03
· votar


Carol
Carol será q vc pode ser um pokinho mais explicita ? digo pelo seguinte... eu naum sei se vc está se referindo aos harmonicos ou a parte final da música ou alguma parte específica da música qdo ela se torna extremamente viajante e psicodélica...

Carol
Veterano
# out/03
· votar


David Gilmour
Bom... acho q vc é a pesssoa certa!!
Eu me refiro à parte psicodélica, de fato.
Essa parte é aquela em que a parte intrumental vai ficando baixinha e entram vários sons (ecos - dããã) - dentre eles o "grito", se é q fui mais explícita... Se vc estiver com a música desponível, começa lá pelos 8min e 15 da música...
valeu

David Gilmour
Veterano
# out/03 · Editado por: David Gilmour
· votar


Carol
foi sim carol.. vou ser sincero.. eu nunca parei pra pegar essa parte da música... mas eu me lembro de ter comentado com uma kra mais velho e experiente (tenho 18 anos... ele perto de 40) em tocar e Pink Floyd nem se fala entao hehe...
A gente já comentou sobre essa parte da música... naum tenho certeza do q ele me disse por isso naum postarei ainda... se naum me engano o Gilmour usa um Theremim (igual q o Page usava) nessa parte da música... MAS NAUM É CERTEZA carol...

eu vou atrás dele amanhã e pergunto pra ele... no mais tardar sábado posto aki pra vc ta ?Eu lembro q o Gilmour nessa música usa Theremin e Echoplex... só tenho q confirmar se é nessa parte msm.. se naum me engano o Theremim é nela mas vou confirmar pra vc...
só complementando o pq da minha dúvida carol... alguns dizem q ele usa o Echoplex e o Theremim... outros falam q o Gilmour usa um Wah Wah invertido e uma binson echorec... enfim hehe... to confuso.. vou confirmar pra vc... outro q pode ajudar neste tópico é o Seu Madruga...

aratohendrix
Veterano
# out/03
· votar


Carol
David Gilmour


Leiam:

“Veja só: o primeiro instrumento musical eletrônico da história nasceu de pesquisas militares da antiga União Soviética! Em 1919, o inventor, físico e astrônomo russo Lev Seigevitch Termen testava um aparelho para interceptar transmissões de rádio do inimigo quando percebeu que a mera presença de seu corpo distorcia os ruídos emitidos pelas válvulas do receptor. Violoncelista amador, Termen interessava-se mais por música do que por espionagem eletrônica. Por isso deixou que outros cientistas transformassem sua descoberta em uma máquina de guerra e preferiu concentrar-se em criar um novo instrumento. Parecia até mágica, pois o theremim usava o movimento das mãos soltas no ar, em torno de duas antenas de metal, para gerar campos eletromagnéticos e, assim, controlar os sons produzidos por um circuito eletrônico primitivo.
A novidade logo atravessou as fronteiras. Na década de 20, o aparelho já era fabricado, nos Estados Unidos, pela RCA, chamando a atenção de compositores de vanguarda que passaram a usa-lo em suas experimentações. O som fantasmagórico do theremin também despertou interesse em Hollywood, dando um toque especial à trilha sonora de clássicos de ficção cientifica ( O dia em que a terra parou, de 1951) e de suspense ( Psicose 1960). Ele pode ser ouvido também em dois marcos do rock : “Whole Lotta Love” (1969), do Led Zeppelin e “Echoes” (1971) do Pink Floyd. No Brasil, os Mutantes foram os pioneiros na utilização do instrumento em “Ando meio desligado” (1970). Foi tamanho o sucesso da engenhoca que, quando morreu, em 1993, Lev Termen já havia mudado seu nome para Leon Theremin.”
Revista Super Interessante
Especial Mundo Estranho
Edição #4 - junho 2002




falowz

David Gilmour
Veterano
# out/03
· votar


aratohendrix
bom vou poupar meu tempo amanha hehe..
eu tinah quase certeza de q era theremim msm tanto q foi o primeiro q postei na ordem mas anum tinah certeza pq alguns dizem q era wah wah invertido etc... entaum ia confirmar antes mas ja foi feito o serviço... valews


Carol
acho q respondemos a pgta né ? arruma um theremim hehe...
bom qto a te ajudar na questao de como fazer esse som sem o theremim acho q naum posso ajudar carol...

Carol
Veterano
# out/03
· votar


David Gilmour
Pô, tenta lá com o quarentão, né?!
Esse theremim custa qto?? é mais ou menos caro q o wah wah?

aratohendrix
Nem preciso dizer nada né...
Valeuuuuuu

David Gilmour
Veterano
# out/03
· votar


Carol
naum tenho nem idéia qto custa um theremim carol... eu nem vejo bandas de hj usando-o... pra falar a verdade nem nunca vi para vender em nenhuma loja... naum tenho nem noção... mas imagino q seja caro...
eu vou ver com o quarentao sim hehe... mas imagino q ele vá falar do theremim msm... o wah wah nem se encaixa aki acho carol pq eu estava em dúvida entre o wah wah invertido e o theremim e pelo q o aratohendrix falou ja deu pra saber...
e com certeza o theremim é mtttttooooo mais caro q um wah wah... nem sei onde vc pode achar informaçoes sobre ele carol...

Carol
Veterano
# out/03
· votar


David Gilmour
Animador hein... rsrsrs
O wah wah é aquele bagulhinho q põe no anelar, ñ é?
Eu tentei fazer um "genérico" aki em casa com um chaveiro de metal, tipo aqueles de chave de carro sabe... Pelo menos foi o mais próximo q eu consegui!!!

Valeuuuu

aratohendrix
Veterano
# out/03
· votar


Carol acho q c ta falando do slide, um tubinho q vc põe no dedo, whawha, eh um pedal, q vc fica pressionando, variando ele, e ele da um som tipo uauauauau, mto usado em reggae.


falowz
Ps:como naum expliquei mto bem o q eh wha wha, entra em www.onerr.com.br, e ve o som dele.

Carol
Veterano
# out/03
· votar


aratohendrix
Ainda bem q vc é paciente com guitarristas ignorantes como eu... hehehe
Muito obrigada, já me situei...
DÃÃÃÃÃÃ
cara eu sou a pior...

David Gilmour
Veterano
# out/03 · Editado por: David Gilmour
· votar


Carol
naum eskenta carol... é normal... a primeira vez q peguei um violao eu achava q os trastes eram meros enfeites hehe...

NeGrEsCo
Veterano
# out/03
· votar


Carol
ehaueahueahueh erra eh normal =D

king_arthur
Veterano
# out/03 · Editado por: king_arthur
· votar


David Gilmour
a primeira vez q peguei um violao eu achava q os trastes eram meros enfeites
uheueuah normal...

Carol
Veterano
# out/03
· votar


David Gilmour
hahahahaha...

DTGNR
Veterano
# out/03
· votar


Melhor !!!!!

vou pegar essa música no Kazaa!!!!


remember when you were young..........

FanDeGuitarra
Veterano
# out/03
· votar


echoes eh mto boa

Carol
Veterano
# out/03
· votar


Eu tô baixando agora In the Flesh...
Será q vale a pena (Se bem q se tratando de Pink Floyd, nem se fala...)?

Sgt_Peppers
Veterano
# out/03
· votar


echoes eh fodaum...

wah wah não soh se usa em reggae!! fica muito legal em rock tb, no Supertramp eles usam bastante ateh, acho q ateh deve ter algumas musicas do floyd com um som parecido do wah wah... eu curto muito o wah wah!!

pink floyd eh o melhor!!! aaaaaaaaaaaaahhhhhh
putz to fikando muito viciado!!!!
david gilmour rulz!!!!!!!!!!!!!!!

Peba
Veterano
# jan/04
· votar


Carol
Eu uso a pedaleira Zoom505II com esse efeito:
c9 od 10 32 5 A9 C1 d7 28

Vc desliza o slide da (+-)18 casa até o captador do meio

E para o efeito ventania desliza o slide em pequenos cúrculos pelo braço da guitarra (os círculos são +- do tamanho de uma xícara..)

gunsnzeppelins
Veterano
# jan/04
· votar


Carol
No meu amp eu coloco o reverb e o agudo no máximo e fica igualzinho ao início de Echoes

Carol
Veterano
# mar/04
· votar


DTGNR
vou pegar essa música no Kazaa!!!!


remember when you were young..........

eita!!!!!!! não seria shine on you crazy diamonds????
ressucitando dos mortos.... rs

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# mar/04
· votar


se naum me engano o Gilmour usa um Theremim
O Theremim tem um som maravilhoso.
A maioria das musicas do neutral milk hotel que são mais pesadinhas usam ele.

Ice Bergh
Veterano
# mar/04
· votar


nossa ai pego...

leilson
Veterano
# dez/04
· votar


AÍ galera oDVD echos esta em promoção na americanas 20 mango vale a pena comprar muito bom

The Blue Special Guitar
Veterano
# dez/04
· votar


Eu acho foda achar timbres parecidos com os que o Gilmour usava...
Vocês conhecem uma música chamada Have a Cigar? Eu desanimei de tirar aquele solo pq não conseguia um efeito parecido de maneira nenhuma... (Uso uma zoom 606)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/04
· votar


Carol
Aqueles gritos no começo de echoes não são feitos por guitarra ou Theremin, mas por fitas pré-gravadas e manipuladas por câmaras de echo e reverb que eram "disparadas" pelo Rick Wright.
Voce pode usar uma vara de metal cromado, esfregando-a nas cordas, com o reverb e/ou delay bem pronunciados (esse efeito chama-se glissando e é muito usado pelo Fábio Golfetti, guitarrista do Violeta de Outono), que chegará a um efeito semelhante.
Vale a pena também, se o seu caso é som psicodélico, comprar um e-bow.
Tem um cara no Mercado Livre que fabrica theremins.
Abç

Igor Martins
Veterano
# dez/04
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Blz, como tu é luthier e bem mais experiente q eu creio q esteja certo, mas isso em estúdio, certo??????

Como é q o Gilmour fez no Live at Pompeii?

eu olhei faz tempo, e ainda nem tocava nada, só lembro q ele usava tipo um slide.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/04
· votar


É a tal barrinha de metal (glissando). Usa-se como um arco de violino nas cordas agudas (vc terá de pesquisar) e a barrinha deve ser cromada.
Abç

roniel goldfeller
Veterano
# abr/05
· votar


então o david gilmour faz aqueles uivos de uma forma bem simples e sem teramim ou barras de metal: ele da um bend e aumenta o volume e vai abaixando o bend devagar abaixando o volume de novo...
ele faz isso tambem na musica pigs the different one do album animals porem o efeito causado é um pouco diferente

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a EcHoEs - PiNk FlOyD