Autor |
Mensagem |
luis alexandre Veterano |
# jan/08
Boa tarde galera! Atualmente eu tenho explorado o cromatismo pra valer...estilo Steve Morse e tal. Só q eu estou querendo alguns licks no estilo desse:
-1-2-3-4------------------------ -----------2-3-4-1-------------- ---------------------3-4-1-2---- -------------------------------3-- ---------------------------------- ---------------------------------- Grato desde já. Obrigado.
|
r2s2 Veterano |
# jan/08
· votar
Cromatismos em Fu Simol ruleiam
|
Curly Veterano |
# jan/08
· votar
luis alexandre
isso aí não é bem um lick, é um exercício de digitação
|
nettoroses Veterano
|
# jan/08
· votar
tem um lick de uma música minha, que nem eu consigo executara na velocidade que quero, posso te passar
|
zaqueu_grunge Veterano |
# jan/08
· votar
Tem os do clássico solo da Cowboys from Hell, do Pantera :)
|
pr0view Veterano |
# jan/08
· votar
lick manjado de cromatismo
e------------------------------------------------------ B--12-13-14-15----------------------------------------- G--------------12/14---12~~~--------------------------- D------------------------------------------------------ A------------------------------------------------------ E------------------------------------------------------
|
PaulGilbertGuitar Veterano |
# jan/08
· votar
Qlqer cromatismo daqeles que unem notas numa escala pentatonica!
-12---14 -> -12-13-14 -12---15 -> -12-13-14-15
Mas dependendo do estilo da musica, pode nao fechar!
|
r2s2 Veterano |
# jan/08
· votar
zaqueu_grunge Tem os do clássico solo da Cowboys from Hell, do Pantera :)
E em A change of seasons
|
pr0view Veterano |
# jan/08
· votar
Esse eh do Edu, muito loco, Em G:
e--6-7-6-5--------------------------------------------- B----------8-7-6-5-6-7-6-5----------------------------- G--------------------------8-7-5-----7-----5----------- D---------------------------------7-----7-------------- A------------------------------------------------------ E------------------------------------------------------
|
LeandroP Moderador |
# jan/08
· votar
luis alexandre
Pense em notas alvos.
Por exemplo, num acorde Lá maior, as notas alvos podem ser as notas da formação do acorde: A, C#, E
Use o cromatismo pra atingir essas notas.
Ex.:
e---5-------------------------------------------2-3-4-5-- B---5-----------------------------------2-3-4-5---------- G---6---------------------------3-4-5-6------------------ D---7-------------------4-5-6-7-------------------------- A---7-----------4-5-6-7---------------------------------- E---5---2-3-4-5------------------------------------------ * * * * * *
* = nota alvo
Entre outras maneiras de cromatizar.
|
22222 oirartnoc oa Veterano |
# jan/08
· votar
luis alexandre Vide Dream Theater
|
Fisioterapeuta Veterano |
# jan/08
· votar
tira umas musicas do steve morse :)
|
Hugo capitalista Veterano |
# jan/08
· votar
Flight of the bumblebee:
o autor é Rimsky-korsakov.
|
LeandroP Moderador |
# jan/08 · Editado por: LeandroP
· votar
A E e--2-3-4-5-4-3-2------------------------2-3-4-5-2-3-4---------- B----------------5-4-3-/2-------2-3-4-5------------------------ G-------------------------------------------------------------- D-------------------------------------------------------------- A------------------------0-0-0--------------------------------- E-----------------------------------------------------0-0-0----
Um lick que eu bolei agora, pensando em nota-alvo.
Fácil de tocar e com um efeito cromático simples. Ele parte da nota F# (6a maior de A), acentua na nota A (tônica), e volta cromatizando pra atingir a nota C# (3a maior de A). O sinal "/" antes da nota C# é um efeito slide com aproximação cromática muito utilizado na música (o slide vem da nota C pra nota C#). Perceba que as notas alvos são as notas da estrutura do acorde. Depois o que acontece é a mudança de acorde, de A pra E, onde o cromatismo também pode ser uma ferramenta de ligação. Veja que as notas são as mesmas, mas no final a nota alvo é a nota G# (3a maior de E)... é brincar de "tiro ao alvo".
(Editado: está em colcheias, ou seja, "duas notas" em cada unidade de tempo)
|
zaqueu_grunge Veterano |
# jan/08 · Editado por: zaqueu_grunge
· votar
LeandroPanucci Genial! Nota-se de primeira que passa pra E...
do balacobaco velho! Gostei mesmo!
|
LeandroP Moderador |
# jan/08 · Editado por: LeandroP
· votar
zaqueu_grunge
Valeu!!!
É um clichê... como este pra final de blues:
e----------------------- B----------------------- G----------------------- D-------------5-6-7----- A----4--5-6-7---------0- E-----------------------
|
LeandroP Moderador |
# jan/08
· votar
Ou um pouco mais encapetado:
e----------------------- B----------------------- G----------------------- D----7--7-7-7-5-6-7---2- A----4--5-6-7---------0- E-----------------------
|
busterchair Veterano |
# jan/08
· votar
e-------5----------------------------------------------- B----8^---8-5---5------------------------------------------- G-------------8---8-7-6-5---------------------------------- D-------------------------7-6/7~-------------------------- A---------------------------------------------------- E------------------------------------------------------
|
luis alexandre Veterano |
# jan/08
· votar
Vlw pelos licks galera! Estou analisando cada um deles e vou tentar incorpora-los aos meus solos. VLW
|