Qual tinta usa pra pintar uma guitarra ?

Autor Mensagem
r_laurenti
Veterano
# out/03


Não quero lixar até a madeira aparecer, mas quero mudar de preto pra vermelho, qual tinta devo usar?

GuitarHouse
Veterano
# out/03
· votar


o preocesso, dito pelo Silvio Rp

"vc precisa priemeiro do produto q remove tinta... eh uma pasta q descasca tudo a tinta.. mas tem q ser expecifica pq senao detona a madeira tb. depois do verniz, da seladora e da tinta removidos, vc da uma lixada com lixa d'agua bem fininha so pra acertar os detalhes e manda bala nos jornais... nao sei como fixar os jornais mas acho q a imaginaçao de alguem pode ajudar nessa hora!!

Depois de fixados os jornais do jeito q vc quizer eh a parte mais foda .. vc tem q selar e envernizar a guita inteira... da muuuuiiiitoooo trabalho isso!!!

Aqui vai algumas dicas q um amigo meu posto em outro forum certa vez:

1) Lixa d''agua de 220

vc vai usar ela para nivelar a seladora, agora se tiver passado uma camada muito grossa de seladora, vc deve começar com lixas de granas menores, como 60, 80, 120 e 220 (sempre lixa dágua OK?)

2) Seledora concentrada, quanto de seladora, uma lata de 250 ml dá ??

se vc encontrar, pode ser, acho que é mais normal encontrar latas de seladora com 1 litro (800 ou 900 ml)

3) Esperar curar a seladora por qto tempo?

tem as informações na lata, em média depois da 2a mão, vc deve esperar pelo menos 8 horas, como tempo é importantíssimo para estas coisas, espere no mínimo 24 horas (é que estes produtos são todos compostos de um monte de produtos, e eles tem o seu próprio tempo de evaporação/secagem)

4) Lixa d água até 400 ( ir lixando c/ diversas lixas até chegar a lixa de 400 ??)

é exatamente isto, vc vai lixar com 60, 80, 120, 220, 320 e 400. Com a ressalva de que só vai usar as mais grossas (60, 80 e 120) se tiver uma camada muito grossa para lixar...

5) 2 ou 3 maos de Tinta automotiva ( pode ser em spray ??)

pode ser em spray automotivo (estou para tentar fazer um teste com estes sprays, agora como não tenho tanto tempo para fazer isto... estou terminando de montar minha telezinha)

6) Esperar a cura da tinta, uns 2 dias p/ garantir

não precisa de esperar 2 dias não, 1 dia tá beleza. lembre-se de limpar a tinta já seca antes de envernizar. um pano seco tá bom pro serviço.

7) Aplicar o verniz de PU (Poliuretano ? Esse tem q ser c/ compressor certo?) GLASURIT

PU é a abreviação para POLIURETANO, e tem que ser sempre BI-COMPONENTE (eles te entregam um potinho de catalizador, e vc lê na lata a mistura que tem que ser feita) ele tem que ser aplicado com compressor sim, e GLASURIT é uma das marcas que existem (comigo foi a que apresentou o melhor resultado em termos de resistência e dureza).

8) Esperar 1 semana p/ a cura do verniz

é esperar 1 semana porque são muitas camadas (6 a 10 mais ou menos) e elas vão emitir gases (evaporar) lentamente, porque uma camada está sobreposta à anterior, freiando um pouco o processo de cura.. daí é extremamente importante este tempo, para vc ter um verniz realmente duro e resistente.

9) Nivelar o verniz com lixa d''agua até 1200

é isto mesmo, dependendo de como ficaram as camadas, vc pode começar com lixas mais agressivas (como quando ele escorre) como as de 60,80,120, normalmente 220, 320, 400, 600, 800 (se achar) 1000 e 1200.

10) Polimento c/ pasta numero 1 e 2

é isto mesmo, se tiver uma politriz é legal para puxar muito mesmo o brilho (o miror like finish), agora muito cuidado na hora de colocar o boné porque o barbante de fixação do boné.

Pode usar furadeira com boné?

pode sim, mas tem que ser uma furadeira com velocidade variável, porque velocidade muito alta detona o verniz, porque esquenta e ele tende a sair fora... até numa politriz (destas hobby) vc tem que tomar cuidado, porque a velocidade ainda é muito alta, o ideal é passar ela de leve, mais enconstando na guita e ir baixando ela aos poucos, e nunca com muita pasta não, porque dificulta o trabalho"

GuitarHouse
Veterano
# out/03
· votar


ah foi mal...isso ai eh como deixa a guitarra com JORNAL

assim oh:

http://www.trashlocate.hpg.com.br/guitarra14.jpg

Bico
Veterano
# jun/05
· votar


Tô querendo pintar meu baixo.
Queria saber se dá pra fazer sem utilizar pistola compressor...

Bigode Ozzy
Veterano
# jun/05
· votar


Bico
não sei ao certo se tem como, mas se quiser comrpar materiais proprios, da uma olhada aqui!

http://www.stewmac.com/shop/Finishing_supplies.html

Bico
Veterano
# jun/05
· votar


Bigode Ozzy
Valeu pelo link!

Mas não pretendo sair comprando materias e ferramentas, pois só quero pintar esse baixo q já é bem lenhado... Só "por esporte".
Quero saber se alguém já pintou algum instrumento de modo mais artesanal, por assim dizer, e se o resultado ficou satisfatório e tal...

LeandroP
Moderador
# jun/05
· votar


Instrumento já pintado você pode lixar a tinta pra tirar o brilho e se quiser fazer alguns pequenos reparos. Depois pinte com tinta automotiva (P.U.) e dê o polimento. Até um pintor de uma funilaria e pintura de autos pode fazer isso, desde que seja caprichoso.

Isso em cores sólidas... se for artístico então é melhor procurar um profissional mais gabaritado.

ToRReSMo
Veterano
# jun/05
· votar


eu ia faze uma pintura chameleon, tem 8 cores, mas fiko muito caro, ai eu pensei em croma ela...mas fiko o msm preço..

o preço fiko 1500 para a chameleon
1500 para cromagem

eu vi os preços numa loja de pintura tuning de carros, mas fiko caro demais....ai desisti..

c vcs kizerem pintura exclusivas vaum em lojas de de PINTURA TUNING DE CARROS, é o melhor lugar...mas é caro demais

LeandroP
Moderador
# jun/05
· votar


Faça como o Edivan, pinte você mesmo a sua guitarra!

Bico
Veterano
# jun/05
· votar


Hahahae, Edivan...

Mas disso de ter q lixar e tudo eu sei.
Tô na dúvida se tiro a pintura toda e faço outra, ou se só faço os reparos do modo q vc disse, Panucci. Essa segunda opção é bem manha mesmo.
Agora, se for pra pintar tudo partindo do zero é q acho q deve ser foda sem compressor e outras ferramentas... E pretendo fazer em cor sólida mesmo. Se bem q tenho certos dons artísticos, eaha... Não descarto a opção de tentar algo do tipo. =)

Dungeon
Veterano
# jun/05
· votar


Putz, só de ler já me deu uma canseiira... Se fosse cearense já estaria partingo pra rede.

LeandroP
Moderador
# jun/05
· votar


Bico

Tenta descolar um aerógrafo emprestado, ou pesquise se tem na sua cidade alguma loja que alugue este tipo de equipamento (é uma possibilidade)... mande ver na sua guita... a minha já mudou de cor (pelo menos na minha cuca hehehe)

Bico
Veterano
# jun/05
· votar


Dungeon
Putz, só de ler já me deu uma canseiira... Se fosse cearense já estaria partingo pra rede.

Q nada! Esses serviços braçais são bem legais de se fazer de vez em quando!
Prederagem é oq há, ahee!

LeandroPanucci
HEah!

Não sabia q achava assim.. aerógrafo pra alugar.
Vou procurar por aqui.
Mas acredito q não seja tão fácil trabalhar com aerógrafo não, será? Deve ter q saber manusear a bagaça... Mas se for tranquilo, aí rola sim!

kynho_batera
Veterano
# fev/09
· votar


minha guitarra é preta e eu quero pintar ela com tinta automotiva preta tbm ... como eu faço ??? lixo ela e pinto ou tenho que faze tudo aquilo que disse lah em cima ?? só que ela ta pintada com tinta de madeira e eu quero pintar com a automotiva
ajudem ae

jgpm
Veterano
# fev/09
· votar


eu queria pintar minha strato num xadrez, como um tabuleiro do jogo, mas eu tenho medo de prejudicar o som

ThiagoGasb
Veterano
# fev/09
· votar


kynho_batera
sim tem q fazer tudo dito a cima

jgpm
se for alguem com experiencia para fazer o serviço,não.

Jaguar_Paw
Veterano
# fev/09 · Editado por: Jaguar_Paw
· votar


tópico de 2003

ThiagoGasb
Veterano
# fev/09
· votar


sim,mas a duvida entre eles sao a mesma.Pelo menos usaram a busca neh.......

Fliegel
Veterano
# out/09
· votar


Ola pessoal ! acho muito dificil vcs conseguirem um bom resultado fazendo uma pintura em casa!
O uso do airografo é só para desenho, para pintura é melhor uma pistola d tinta nao muito grande de pressao média!
deve-se trabalhar com pressao de 40 a 45 psi e a melhor tinta seria o PU "poliuretano" q é muito chato de se trabalhar!
o puliuretano gruda poeira muito fácil e fica marcado com a poeira!
eu trabalho com reforma e customização de instrumentos e tenho uma estrura montada para pintura e mesmo assim tenho problemas com poeira as vezes!
o procedimento descrito pelo GuitarHouse esta certo só acho q quanto as lixas ele nao esplicou muito bem !
é o seguinte vc só vai utilizar 4 tipos diferentes a 180 para ajudar a retirar a tinta q ja esta na guitarra e para corrigir imperfeições mai groceiras como escorridos de tinta , a 320 para nivelar uma superficie quando necessario um um trabalho maior , a 600 para uma "quebrada no brilho da tinta ou uma correção suave e por ultimo uma 1200 q é para acabamento , por exemplo se vc achou levíssimasimperfeições na tinta vc pode corrigilas com essa lixa antes do verniz!
lembrando todas lixas d'agua!!! e nunca de polimento no verniz , oq vc pode fazer é dar polimento apos a lixa 1200 mas tem detalhe muito importante para pintar por cima do verniz vc deve lavar com detergente a superficie para tirar os residuos da pasta polidora q vc usar eu recomendo "kaol"
para mais duvidas entrem no site e perguntem na p'agina tire suas d'uvidas la temos dicas de manutencao q vc pode fazer em casa, com ferramentas simples !!O Villarejo Luthieria Customização e Venda de Instrumentos

buddy guy
Veterano
# out/09
· votar


r_laurenti

Cara não precisa remover nada não,a não ser que tenha tinta descascada e tals.No mais é dar uma quebrada de lixa fina, meter tinta e um abraço !!!!!!!!!!

lps
Veterano
# abr/10
· votar


ToRReSMo
ola meu amigo ,li o seu comentario de q vc achou a pintura camaleao por 1500 reais p sua guitarra?cara,isso e um roubo,eu pinto veiculos aqui p consecionarias,e finais de semana recupero guitarras p a loja de um amigo meu,fiz uma camaleao aqui p ele com 5 cores por 500,00 reais e deu tudo isso p q a tinta camaleao e muito cara mesmo,se fosse outra cor sairia uns 300,00 reais,e o serviço fica tao perfeito como algumas gbison q retoquei aqui,e foi p loja denovo como guitarra nova e nem um cliente CHATO,MUITO CHATO,percebeu...por isso acho um roubo....abraco amigo...

JJJ
Veterano
# abr/10
· votar


lps

ola meu amigo ,li o seu comentario de q vc achou a pintura camaleao por 1500 reais p sua guitarra?cara,isso e um roubo

Sem querer ser chato, só pra te direcionar: olha a data que o "torresmo" falou isso... foi em 2005.

lps
Veterano
# abr/10
· votar


JJJ
nao entendi seu direcionamento?

Caike_bend
Veterano
# abr/10
· votar


lps
Simples. TU DESENTERROU UM TÓPICO DE 2003!

Guitarboy666
Veterano
# abr/10
· votar


lps
Hoje o "torresmo" é dono de uma indústria de pinturas

emaniox
Veterano
# abr/10 · Editado por: emaniox
· votar


de qualquer forma, é uma referencia para preço de pintura camaleao em 2010.

chokito_ss
Veterano
# ago/10
· votar


,.......

RennanRdC
Veterano
# ago/10
· votar


Lol, upo so pra botar os pontinhos....

chokito_ss
Veterano
# jun/11
· votar


tem como eu

chokito_ss
Veterano
# jun/11
· votar


se a guitarra ja esta com uma tinta por exemplo tenho uma les paul branca mais quero pintar so as costas delas e os lados e deixa frente intacta eu não posso so jogar a tinta preta por cima e depois passar o verniz ?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual tinta usa pra pintar uma guitarra ?