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rafael_00 Veterano |
# jan/08 · Editado por: rafael_00
Dae galera.
Eu fucei por tudo aqui, vi que a galera sempre cita as escalas melodicas e harmonicas.
Eu gostaria de saber, é se elas são apenas para escalas menores, pois todos os exemplos citaram ela
E a principal característica das duas é a 7ª aumentada, e a 6ª e a 7ª aumentada? Tem alguma nota evitada?
Já aproveitando para não fazer outro tópico.
Quando devo usa-las, isso inclui os modos gregos
Jônico etc...
Quais modos são mais próprios para que tipo de música (triste ,alegre...)
A mesma pergunta eu faço para as escalas melódica e harmônicas
Desculpa a ignorância
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nettoroses Veterano
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# jan/08 · Editado por: nettoroses
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Eu gostaria de saber, é se elas são apenas para escalas menores, pois todos os exemplos citaram ela
E a principal característica das duas é a 7ª aumentada, e a 6ª e a 7ª aumentada? Tem alguma nota evitada?
são escalas provinientes da escala menor, os intervalos característicos das duas são esses mesmos, 7M na menor harmônica e 6M e 7M na melódica, agora lembre-se , a melódica "sobe" a escala com esses intervalos, mas, na "descida", volta natural. Bem , o lance de notas evitadas prefiro me guiar pela harmônia do que decorar quais não usar, experimente tudo, e veja o que soa esteticamente bem e o que não soa
Quando devo usa-las, isso inclui os modos gregos
Jônico etc...
Bem, isso vai sempre depender da harmônia, se por exemplo você está tocando uma música em Em e de repente aparece um B maior emprestado, você pode usar a E menor harmônica nesse acorde, pois a nota que muda em relação ao campo, é o Ré sustenido. E em relação aos modos gregos, a mesma idéia, se aparecer uma sequência ou um acorde que caracterize a sonoridade de certo modo, você pode usar.
Quais modos são mais próprios para que tipo de música (triste ,alegre...)
Não tem regra em relação a isso, uma música no modo lídio, tanto por ser alegre ou triste por exemplo, vai depender da criatividade de cada um, não fique preso a essa idéia de que se quero algo alegre vou usar tal modo, ou triste vou usar outro, claro que modos que por natureza caracterizam um sentimento, o lócrio é muito tenso por exemplo, mas nada impede que você "transforme" a sonoridade de cada
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rafael_00 Veterano |
# jan/08
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Humm
Valeu
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_Felipe_Rock_n_Roll_ Veterano |
# jan/08 · Editado por: _Felipe_Rock_n_Roll_
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podia ter perguntado no tópico de escalas método prático.
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lam777 Veterano |
# jan/08 · Editado por: lam777
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As notas amigos, vocês devem pegar backing e começar a ouvir o efeito que cada uma da, quarta, sexta, sétima, já que você pode bater qualquer uma dependendo das anteriores....
Depois disso vocês passam a usar uma escala Eólia, ou Jonia, e fazer as alerações que vocês sentirem necessária, pois vão passar de ouvido a saber o efeito que cada intervalo vai dar dentro do acorde. E brincar adicionando, 4+, 6 etc...
Acho que é bem mais fácil assim do que decorar escala... Exceto que você queira pegar o sotaque mesmo !
O interessante para mim seria pegar uma escala dominante e adicionar Sétima Maior nela. Tipo no Jazz ...
Bom de qualquer modo, cada um tem um gosto!
Experimenta as escalas abaixo, ao invés da menor harmônica(Ecati):
Escala menor harmônica com carater dominante(sonzera) T 2J 3m 4 5 6m 7 7M T Ou: Escala menor Dórica com carater lídio: T 2J 3m 4 5 6m 6 7 T
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LeandroP Moderador |
# jan/08
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rafael_00
Eu não penso na escala menor melódica ou harmônica, mas nas inversões dessas escalas, utilizada sobre acordes dominantes. Numa aplicação sobre o acorde menor, eu penso simplesmente "escala menor", e dependendo da resolução, eu uso ou não a 7a maior. Harmonize as escalas e observe a formação dos acordes gerados por essas harmonizações. Faça uma busca sobre este assunto no fórum.
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lam777 Veterano |
# jan/08
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LeandroPanucci
Leandro isso foi exatamente o que eu disse...
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LeandroP Moderador |
# jan/08
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lam777
Pensamos parecido ;)
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lam777 Veterano |
# jan/08 · Editado por: lam777
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LeandroPanucci
Poxa tem como me add aí ? bluespower_777 at hotmail
.com
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LeandroP Moderador |
# jan/08
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lam777
Eu não uso msn... anote meu nick arrouba gmail.com
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Jabijirous Veterano |
# jan/08
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vale apena lembrar que existe a maior harmonica e maior melódica
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lam777 Veterano |
# jan/08 · Editado por: lam777
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LeandroPanucci
É acho que vai muito do gosto =] Gosto de acorde dominante também, bem como escala de carater dominante.
Jabijirous
A maior é a mesma escala, é só você pegar a relativa menor da mesma escala sem mudar o tom. Ou seja Toque uma escala menor harmonica de La menor começando e acabando pela terceira nota, mas ao final bata um Do maior e veja o resultado.
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Jabijirous Veterano |
# jan/08 · Editado por: Jabijirous
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A maior é a mesma escala, é só você pegar a relativa menor da mesma escala sem mudar o tom
nao é nao
escala menor harmonica de lá
lá si dó ré mi fá sol#
Escala maior harmonica de dó
dó ré mi fá sol lá bemol si
na escala de menor de lá nao tem sol natural!!
escala maior melódica de dó
dó ré mi fá sol lá bemol, si bemol
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lam777 Veterano |
# jan/08 · Editado por: lam777
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Isso que você escreveu é o o terceiro grau de uma Menor Harmonica(o mesmo que falei), só que com carater Dominante. Fizeram assim, porque se tirar o carater dominante do terceiro grau ficariamos sem a quinta(o sol que você falou), o que seria um problema na formação de acordes. Mas pode tocar sem o Sol, se quiser sim e continuará sendo uma Maior Harmonica.
Note que a sua Maior Harmônica tem 8 notas e não 7, ou seja esse seu Sol de certo modo não deveria estar ali, foi colocado para adequar o modo.
Justamente o que eu postei la em cima, Escala Menor Harmonica com carater dominante, observe que ela tem o Sol =].
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Jabijirous Veterano |
# jan/08
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carater dominante???? essa pra mim é nova!! onde tu buscou esse tipo de informaçao??
o q eu escrevi é o basico da teoria, todo livro de teoria ensina assim!!
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lam777 Veterano |
# jan/08 · Editado por: lam777
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Sim escala com Sétima. Pois a sétima é também chamada sétima dominante.
O Livro colocou o Sol, justamente para não dar problema na formação de acordes.
1 3 5 .
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Jabijirous Veterano |
# jan/08
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cara, nao faz sentido isso que voce falou!!!
carater dominante?? eu uero saber onde vocebuscou informações sobre isso, qual livro?? pois TODOS os meus livros de harmonia, seja tradicional ou funcional nao falam disso, libera o jogo, fala logo eaheuaheiuaheiuah
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lam777 Veterano |
# jan/08 · Editado por: lam777
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Meu mestre me deu um livro do Almir assinado e eu nunca li na vida.
Nem entendo sobre menor harmonica, só estou observando os intervalos mesmo.
Repare que sua escala tem 8 notas, isso não é estranho? ehhehe
O sol é óbvio, ele vem do fato dos acordes maiores, serem formados por tonica terça e quinta, ele foi colocado na sua escala para manter esse carater, pois ele é justamente a quinta.. ehehe
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Jabijirous Veterano |
# jan/08
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lam777
onde tem 8 notas??
todas tem 7 notas!!
olhe bem
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Jabijirous Veterano |
# jan/08
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isso pra mim nao tem sentido, bicho, qual é a pagina do livro do almir??
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lam777 Veterano |
# jan/08 · Editado por: lam777
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Então vo explicar, pra adicionar o sol, eles tiveram que tirar uma nota para não ficar tipo bop(ou errado na cabeça do erudito) e aí tiraram a sexta justa.
Mas continua sendo o terceiro grau da Menor Harmonica...,
Nenhuma meu professor, era de Oxford, Inglaterra..., E era formado no Brasil por Tatui... Eu nunca li o livro.. só tenho...
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Jabijirous Veterano |
# jan/08
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ehauehiauheiauehaiuehaiu jazzistico, na epoca que inventaram isso nao existia jazz heauehiauehauh
o q ha de errado na formaçao de uma escala maior com sua 6 menor??
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lam777 Veterano |
# jan/08 · Editado por: lam777
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Exatamente por isso, nessa época só existia eruditos, era proibido tocar mais de 7 notas numa escala... (hoje em dia a febre esta voltando)
Não há nada de errado em escala alguma, hoje em dia existe Jazz... Na verdade quando há algo errado que é legal...
Toca essa escala com a sexta, e vai ser legal, pois na época ficaram com medo de bater ela e ir pro inferno(exatamente isso mesmo), ou ser queimado na fogueira... !
Agora coloque-se no lugar dos kras fazem a adaptação... -> Primeiro você vai pegar a escala menor harmônica -> Você pensou ahh, vou achar o que é maior em relação a isso -> Muito bom, você encontrou mas achou um problema falta a quinta, para se adequar aos acordes maiores. -> Você colocou a quinta mas achou outro problema, tem 3 notas grudadas, uma na frente da outra e sua escala tem 8 notas o som vai ficar feio... e o expressionismo ainda não existe... só som bonito -> Você arranca a sexta ué... pois você esta preocupado com a beleza, se arrancar ela, vai obter o intervalo bonito que estava procurando e vai ter só 7 notas.. kkkk
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Jabijirous Veterano |
# jan/08
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ehauheiauh bicho, tu nao ta falando coisa com coisa!!
se nao tivesse o sol, seria o sol# e o la natural, até agora tua fonte nao é muito certa disso, é muito facil falar que tudo é jazz!! escolha melhor essas tuas fontes ai!! o lance nao é ficar legal, a formaçao da escala maior harmonica é essa!! nao fui eu o criador dessa escala, apenas li nos livros hehehe se a forma dela aparece em todos os livros entao é pq é assim, e nao pq era proibido, ou é jazzista
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lam777 Veterano |
# jan/08 · Editado por: lam777
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Coloque-se no lugar dos kras da epoca pensando:
-> Primeiro você vai pegar a escala menor harmônica -> Você pensou ahh, vou achar o que é maior em relação a isso -> Muito bom, você encontrou mas achou um problema falta a quinta, para se adequar aos acordes maiores. -> Você colocou a quinta mas achou outro problema, tem 3 notas grudadas, uma na frente da outra e sua escala tem 8 notas, você vai pra fogueira... se tocar assim nessa época... ou simplesmente o som não vai ficar bonito e o expressionismo =[ ainda não existe. -> Você arranca a sexta ué... pois você esta preocupado com a beleza, se arrancar ela, vai obter o intervalo bonito que estava procurando e vai ter só 7 notas e ainda por cima não precisou jogar fora a quinta, pois não existe escala sem ela... ou pelo menos não deveria existir kkkk
Você tem certeza absoluta que não estou falando coisa com coisa, pense denovo....
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Jabijirous Veterano |
# jan/08
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uehaiuehiauehiauehiauehiauehiauehiauehiauheiuaheiauehiuaheauiehiuaheui aheiuahieua
eu ainda nao sei de onte tu tiraste 8 notas!!
a escala é simples, C D E F G Ab B só a sexta foi que foi abaixada, só isso!!
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lam777 Veterano |
# jan/08 · Editado por: lam777
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Ahh como eu queria que o kra que invento essa escala tivesse vivo agora...
Vamos escrever!!!
lá si dó ré mi fá sol#
Vamos escrever, agora a terceiro grau dela pra ficar maior né, iuppi!! dó ré mi fá sol# lá si dó
Opa.. peraih bixo, ta faltando a quinta nessa escala Ahh vamos colocar a quinta... dó ré mi fá sol sol# lá si dó
Ahh agora sim ...
Opa peraih , ta com 8 notas e tem 3 notas seguidas!!, precisamos tirar uma =[ Mas qual???
Ahhhh a que vai ficar com menos notas seguidas é o la...
dó ré mi fá sol sol# si dó
Pronto 7 notas não vamos pra fogueira, e conseguimos alterar esse modo grego que estamos tocando a 10000 anos...
Slovakskyyss Tomara que no futuro as pessoas toquem a nota que elas quiserem ser ir pra fogueira né?
Ahhh é sim, tomara Haydinus
Tomara que não tenha gente preocupada só com a velocidade, como foi antes do Bach...
Não Haydinus fique calmo o Bach resolveu isso, a anos atras, e vc sabe que ninguem mais pensa assim...
É graças a Deus.. .
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Jabijirous Veterano |
# jan/08 · Editado por: Jabijirous
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cara, quem te garante que ela veio do modo menor harmonico??
só pq tem harmonico nao significa que veio daí!!
se for vir da escala harmonica que seja do proprio tom e nao da relativa que nao tem NADA A VER
C D Eb F G Ab B escala menor harmonica de dó qual a diferença da menor pra maior?? a terça
C D E F G Ab B
é o q eu falei, nao tem sentido isso que tu falou :P
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bioguitarmetal Veterano |
# jan/08
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Jabijirous lam777
kra eu juro q eu tento, mais não consigo entender nda do q vcs estão falando...
AhhHHH eu quero aprender teoria!!!!!!!!!!!
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lam777 Veterano |
# jan/08 · Editado por: lam777
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Jabijirous não tema...
Nenhum de nós tem explicação para tudo, mas ele tinha:
Tão pouco as folhas de papel, menos que nós humanos.
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