Sobre as escalas harmônicas, melódicas,,,

Autor Mensagem
Jabijirous
Veterano
# jan/08
· votar


o q ele tem a ver com isso ehauehiauheiaueha

Jabijirous
Veterano
# jan/08
· votar


bioguitarmetal

é tao simples, o livro do almir ensina tranquilo!! hehehe

lam777
Veterano
# jan/08 · Editado por: lam777
· votar




Vc me diz que não há sentido no que falo.

Mas eu vou te dizer uma coisa sobre sentido...

É Tarde Demais. . . .
Sinto, Mas Tenho Que Dizer A Verdade
Eu Te Amo!
E Jamais Usarei A Frase
Já Te Esqueci!
Sinto Cada Vez Mais Que
Alimento Um Grande Amor
Não Poderei Dizer Jamais Que
Voce Não Significa Nada
Nada Foi Em Vão
Tenho Certeza Que
Ainda Te Quero Como Sempre Quis
Estarei Mentindo Dizendo Que
Não Te Amo Mais

Le-se então de traz pra frente então, e encontra-se a relativa menor.

Você falou que eu sou louco que é a terça que define quando é maior ou menor!!
Oloko, algumas escalas, tem terça menor e tem som maior.
Como por exemplo a escala Blues Maior e vários tipos de bebop!

Toca-se assim as vezes também, compreendere-mos a música assim outras vezes também.

Por isso te mandei John Coltrane.

Os livros são muito bons, as notas ajudam a compreende-las, mas tudo no final depende de você...

Jabijirous
Veterano
# jan/08
· votar


ehauehiauheiaue

escute isso com atençao, mas com MUITO atenção, "e encontra-se a verdade."




isso fez sentido para voce?? pq pra mim fez!

lam777
Veterano
# jan/08 · Editado por: lam777
· votar


Claro que faz, ele segue um padrão matemático do começo ao fim...

Então lembra que você falo que a unica diferença é a terça, olha essa tem as duas terças!!!
Toca aí pra tu ver

T 2 3m 3M 5 7 T

Acho que é maior em?
hehehe

Que a terça diz aí?

Olha essa menor com terça maior óia q bonita:
T 3M 4 4+ 5 7 T

Toca em la e faz um la menor!! !!! Uia é menor mesmo! ;-)

Jabijirous
Veterano
# jan/08
· votar


nao escutei nada complexo ali nao!! muito pelo contrario, escutei algo que escuto até hj, um bom e velho jazz!! pq é complexo para voce?

ali nao tem nada de padrao matemático!! é a pura música contemporanea, aquilo sim é complexo!! nao querendo desmerecer o coltrane :P

lam777
Veterano
# jan/08 · Editado por: lam777
· votar


T 3M 4 4+ 5 7 T

Aqui a terça é maior, mas a escala é menor, pode bater acorde menor junto com ela pra tu ver.

æ /↓æ®ŧæ æ↓µ€nŧæðæ €ħ ŧ€®©æ µ€nø® ðæ ®€łæŧ→"æ µ€nø®.
Por isso que essa é menor, apesar de ter terça maior...

Você me disse que Coltrane não é complexo, que meu ouvido que ta falhando, mas me disse que você só olha a terça pra saber se é menor ou maior ?

Jabijirous
Veterano
# jan/08
· votar


T 3M 4 4+ 5 7 T

vamos ver

exemplo em dó

C E F F# G B C

pra mim nao tem nada e complexo, são apenas, notas, desconheço essa escala, se tem terça maior, a escala é maior, e nao menor, voce sabe disso

escuta musica politonal!! serial, atonal, eletroacustica!! o q voce esta falando ja é ultrapassado!! nada disso pra mim é mais complexo que isso que eu acabei de falar!! pq tu acha que coltrane improvisava daquele jeito?? lançar moda?? nao sei!!

lam777
Veterano
# jan/08 · Editado por: lam777
· votar


Ahh você ta querendo que eu fale o segredo do porque aquela escala você toca normal menor sendo que ela tem terça maior.... !!

T 2- 3M 4 4+ 5 7 T

Então toca essa, num acorde menor....

Que você chega la..

Observa bem essa que tem as duas terças, ta nela o segredo da outra... :
T 2 3m 3M 5 7 T

Observe, que ela é maior..!!

Posso montar aqui mil escalas maiores usando a terça menor e vice-versa...

Jabijirous
Veterano
# jan/08
· votar


ehauheiuaehiaehaih eu nao to querendo saber segredo nenhum ehuahieuaheiau a questao nao é tocar a escala sobre um acorde, toca ela sem acorde e ve se tem cara de escala menor!! impossivel, a terça é maior, e respondendo, SIM o q caracteriza um acorde maior do menor é a terça!! voce conhece outra forma???

lam777
Veterano
# jan/08 · Editado por: lam777
· votar


T 3m 3M 5 7M T

Veio toca essa escala umas 10 vezes, aonde você ta escutando ela menor?

Olha que ela tem terça menor ...

Ou essa:
T 2 3m 5 6 7M T

Jabijirous
Veterano
# jan/08
· votar


Observa bem essa que tem as duas terças, ta nela o segredo da outra... :
T 2 3m 3M 5 7 T



ela é maior, a 3 menor é uma nota de passagem

mesmo tendo a 3 menor ela vai soar maior!!

lam777
Veterano
# jan/08 · Editado por: lam777
· votar


Olha essa não tem terça maior:

T 3m 4+ 5 6 7M T

Não tem nada de passagem não bixo, isso é nota da escala kkk

Jabijirous
Veterano
# jan/08
· votar


até onde voce quer chegar com isso?

lam777
Veterano
# jan/08 · Editado por: lam777
· votar


Bom eu podia ter ficado quieto e todo mundo ia me achar legal, só que você ia morrer achando que terça define se é maior ou menor...

É a terça que define sim mas não do jeito que você pensa, as vezes é a terça da relativa... =]

nettoroses
Veterano
# jan/08
· votar


T 2 3m 3M 5 7 T
C D Eb E G Bb

pra mim isso uma escala maior com 7 e com o Eb de passagem
escala maior sim

lam777
Veterano
# jan/08 · Editado por: lam777
· votar


Pessoal nem sempre a terça do modo em que estamos define se uma escala é maior ou menor..

Também tem que olhar a terça do modo relativo, por exemplo a relativa menor de uma quarta aumentada é uma terça menor, por isso bater a quarta aumentada vai forçar o som para menor, mesmo que não tenha terça menor.

É só isso!! E é assim que vai funcionar o Jazz.. E também o Blues muitas vezes!!! Tipo o BB KING..

Espero ter ajudado...

Jabijirous
Veterano
# jan/08
· votar


lam777

mais uma vez, me fale o livro em que voce viu isso?

lam777
Veterano
# jan/08 · Editado por: lam777
· votar


Meu velho você não precisa ver em livro,
raciocina... você tem a relativa menor, de uma escala, pega ela observa a quarta aumentada na escala que toquei que som que tem aquilo menor, você falo que é maior, só que não é...

Você viu que não é que você pode bater um La menor que fica lindo perfeito... E se bater um la maior vai ter que tirar a quarta aumentada, exceto que você use ela como passagem...

Ta aí a escala pra qm quiser comprovar, toca em La, bate um La menor e pronto, veja o efeito. Pode inclusive parar emcima da quarta aumentada.
T 3M 4 4+ 5 7 T

Agora faz isso com La maior e a quarta aumentada vai virar nota de passagem, aí vamos estar lidando com outra escala:

T 3M 4 5 7 T
Essa, mas com quarta aumentada de passagem, que realmente é maior.

Jabijirous
Veterano
# jan/08
· votar


lam777

ehauehiauehiauh tu ta pensando errado!!
Também tem que olhar a terça do modo relativo, por exemplo a relativa menor de uma quarta aumentada é uma terça menor, por isso bater a quarta aumentada vai forçar o som para menor, mesmo que não tenha terça menor.

nao vai forçar som nenhum, o q tu ta pensando em escalas+ acordes! eu to falando da pura escala, eu posso jogar escala cromatica e foda-se!! primeiro a gente vive no mundo TONAL se minha tonalidade é C e eu jogar essa maldita escala que tu colocou T 2 3m 3M 5 7 T, o Eb vai ser nota de passagem, se for Am o Eb vai ser nota de passagem se for Eb o E vai ser nota de passagem

lam777
Veterano
# jan/08 · Editado por: lam777
· votar


T 2 3m 3M 5 7 T

Agente vive no mundo tonal por isso mesmo, você tem que aprender que essa 3m , esta vindo de uma quarta aumentada que veio laaaa da forma menor dessa escala, não esta la como nota de passagem e sim para enfatizar o efeito menor. Concluimos assim que esta não é nota de passagem, você pode tocar ela e pronto, vai ficar lindo!

Essa escala é maior, e ta balanceadinha, já olhei.

E não é nem Jazz ainda , é Blues... MAis tonal que essa escala impossivel, um pouco mais e ela vira erudita...

nettoroses
Veterano
# jan/08
· votar


lam777
tu quer dizer que se agente repousar um Eb num C maior vai soar esteticamente bem?

lam777
Veterano
# jan/08 · Editado por: lam777
· votar


Vai soar correto, se você tiver fazendo licks só com essa escala!

Ela vai casar muito bem se os acordes da musica estiverme com sétima, pode parar em cima e vai ficar lindo, pega uma base de blues maior pra testar.

John Coltrane não é lindo?

nettoroses
Veterano
# jan/08
· votar


lam777
não vai não cara, vai chocar com o E e vai sair horrível, chegando em casa vou gravar algo

Jabijirous
Veterano
# jan/08 · Editado por: Jabijirous
· votar


lam777

ehaueahiuehaieuhaieuhaieuahieuah

bicho, tu complica demais, nao veio nada de quarta aumentada!! é só uma simples nota de passagem!! voce ja analisou a escala cromatica??

entao pense ai, toque a escala cromatica começando em dó e viaja nesse teu pensamento. depois de queimar a mufa voce vai ver que é tudo nota de passagem!! senao daqui a pouco tu falando que pelo anel de Saturno e pela cor vermelha de marte mais a quarta hipermega aumentada, ela é tal coisa inexistente ehauehiauehia

Alex Pires
Veterano
# jan/08
· votar


O que eu aprendi é que quando temos 3m e 3M na mesma escala isso só pode significar duas coisas:

1- Sonoridade Blues (Visto que a sonoridade do blues é justamente o da 3m num acorde dominante)
2- A 3m na verdade é uma 9aumentada igual o que tem no acorde dominante E7#9 (Aquele a lá Hendrix)

De resto parece que o duelo de teoria ai tá indo do nada pro lugar nenhum...

lam777
Veterano
# jan/08 · Editado por: lam777
· votar


Opa, veio sim kra, eu tenho certeza absoluta.....

No tom de Fa#...
Quem é Do: Quarta aumentada
Quem é La: Terça menor

O que é Do de La: Relativa menor

Uiaaa veio mesmo!

Jabijirous
Veterano
# jan/08
· votar


De resto parece que o duelo de teoria ai tá indo do nada pro lugar nenhum..

eu sei, huaheiuaheiaueah

lam777
Veterano
# jan/08 · Editado por: lam777
· votar


Alex . Sua conclusão foi certissima, só estou tentando explicar a lógica, de onde veio, esse 9+, não é pq o Hendrix era drogado ou tinha ido numa encruzilhada kkkk. Mas você pegou mesmo kra, parabéns.
É que tem gente que acha que não existe relação que isso é nota de passagem nota plus, quer dizer todo mundo pensa que é até eu pensava, mas foi muito estudo nas costas pra chegar nisso...

Jabijirous
Veterano
# jan/08
· votar


cara que pensamento louco, é mais simples pensar que Dó é nota de passagem pra quinta justa!! só isso!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre as escalas harmônicas, melódicas,,,