Minha guitarra nova desafina

Autor Mensagem
kohler1000
Veterano
# dez/07


Ae galera... há pouco menos de um mês adquiri uma Ibanez RG 370 DX e quando dou uma alvancadas mais ousadas ela sempre desafina, e se não desafina de cara, dou mais umas duas e ela desafina, mesmo com o floyd rose, e as vezes mesmo sem usar a alavanca ela desafina...

Uma vez como ela estava desafinada e a microafinação não podia ser mexida mais eu tirei akeles parafusos la da pestana e afinei nas tarrachas msm, dpois retornei os parafusos e apertei oq eu chamaria de suficiente (fiquei com medo de apertar demais, mas tbm não deixei frouxo) pq não entendo muito disso... será q isso pode ter influenciado? e mesmo assim não me recordo bem mas acho que ela ja desafinava antes deu mexer nessas travas... =/

é claro que não fica TOTALMENTE desafinada, porém vai afrouxando um pouco aqui, um pouquinho ali e acaba se tornando muito desafinada


ajudem ai, vlw

yehrubin
Veterano
# dez/07
· votar


Bom, isso é relativamente normal para floyd's. Podem ser algumas coisas, por exemplo, desajuste no tensor e/ou na ponte, ou falta de aperto nas travas do nut. O mais aconselhavel é que vc leve a menina no luthier e mande dar uma calibrada nela.

mazellan
Veterano
# dez/07
· votar


kohler1000
tem q ver c a ponte tah regulada com o corpo.....

kohler1000
Veterano
# dez/07
· votar


yehrubin

seria recomendável apertar mais então as travas?

kohler1000
Veterano
# dez/07
· votar


mazellan

como faz isso?

kohler1000
Veterano
# dez/07
· votar


yehrubin
Bom, isso é relativamente normal para floyd's

normal? mas a floyd não é justamente pra evitar essas incoveniencias?

TheChaosSpirit
Veterano
# dez/07
· votar


bem vindo ao mundo floyd

procimo passo é você kickar essa ponte fajuta e colocar uma Gotoh GE 1996t no lugar , em breve tenho quase certeza que você fara isso hahahaha

ogaitnas
Veterano
# dez/07
· votar


luthier já na guitarrinha... antes que vc avacalhe com alguma coisa, fazendo
regulagens erradas.

braddock
Veterano
# dez/07
· votar


kohler1000
já levou em um luthier para regular?

o problema não vai resolver apertando a trava do nut, só vai estragar os parafusos. A ponte tem uma angulação correta para funcionar legal, e tem a posição e quantidade de molas.

kohler1000
Veterano
# dez/07
· votar


ogaitnas

para cara, não vo mesmo gastar dinheiro e tempo indo em luthier...

TheChaosSpirit

por que diz isso cara? hehe

kohler1000
Veterano
# dez/07
· votar


braddock

não levei não... mas ah, eu quero resolver sozinho, não quero ter que ficar levando pra luthier, até porque eu moro muito longe de qualquer coisa decente aki... e tbm não to podendo gastar dinheiro nao...

mas tipo, eu retirei uma vez pra afinar e talz, não sei se coloquei apertado o suficiente, como saber o quanto é o máximo antes de não estragar o parafuso?

kohler1000
Veterano
# dez/07
· votar


ogaitnas

a não ser que seja REALMENTE necessário hehe

yehrubin
Veterano
# dez/07
· votar


Cara vc num ta confundindo oq é uma Floyd? normal? mas a floyd não é justamente pra evitar essas incoveniencias?

Claro que não... A floyd apresenta em demasia essas inconveniencias por ter uma tecnologia de Ponte Flutuante.
Vc pode tentar apertar mais sim, mais lembre se, qdu vc aperta, as cordas sofrem uma tensaozinha, entao da uma desafinadinha, dai tu tem que usar microafinação..

kohler1000
Veterano
# dez/07
· votar


yehrubin

para mim o objetivo principal da Floyd com microafinação era 'travar' as cordas para que não desafinassem ou para que desafinassem com mais dificuldade... mas sei la neh =)

Vc pode tentar apertar mais sim, mais lembre se, qdu vc aperta, as cordas sofrem uma tensaozinha, entao da uma desafinadinha, dai tu tem que usar microafinação..

entendi... vou tentar então, e se não resolver mesmo ai eu vejo se levo num luthier, será q esse ajuste fica caro?

Adrianodevil
Veterano
# dez/07
· votar


para cara, não vo mesmo gastar dinheiro e tempo indo em luthier...

Quando der uma merda bemmmmmm tenebrosa daí você vem postar aqui no fórum pra eu dar risada, ok?

=]

Zuando man, mas sério... Não seja cabeça dura fazendo esse tipo de comentário que você fez...
É a mesma coisa de estar doente e dizer:
Não vou mesmo gastar dinheiro e tempo indo em um médico...

B.Frusciante
Veterano
# dez/07
· votar


TheChaosSpirit
Cara, rapidinho.

Você já teve a experiência de trocar floyds?
Realmente vale à pena?

Já pensei há muito tempo em trocar a da minha Cort X-6 por essa gotoh, mas desisti pelo fato de ser muito cara e não valer a pena.

Eu quero trocar mais pelo problema dos bends. Não dá para dar bends de duas cordas de jeito nenhum que desafina.

Um exemplo de música que eu não posso tocar o início pelo menos é Cliffs of Dover do Eric Johnson. Se você conhece, sabe que no início tem aquela mizona aí depois um bend na 15ª da mizinha, com a mizona rolando ainda. Isso é impossível de fazer na minha guitarra, ela desce quase 2 tons!

Até mais

yehrubin
Veterano
# dez/07
· votar


Cara, leva sim, um luthier num vai cobrar mais de 30 ou 40 reais pra fzer esse ajuste pra vc... Sem contar que vc não vai ter trabalho algum!

kohler1000
Veterano
# dez/07 · Editado por: kohler1000
· votar


-o-

kohler1000
Veterano
# dez/07
· votar


yehrubin
mas eu ficaria quanto tempo sem poder tocar na guitarra? gosto de tocar 24 horas por dia HASUHSAU... zuera, mas demora?

hehe
vlw

Adrianodevil

ah cara
hasusha... mas é bom aprender fazer sozinho pra não ficar gastando milhões de dólares e perdendo tempo, e dependendo dos outros e talz =/

braddock
Veterano
# dez/07
· votar


kohler1000,

Sempre quando compramos um instrumento ele deve ser levado na mesma semana se possivel ao Luthier. Quase nehuma guitarra vem regulada de fábrica. O importante da regulagem não é só corrigir o problema da ponte, e sim verificar se o braço do instrumento está em perfeito estado, sem torção/empenado etc..

Caso esteja com algum problema, vc pode levar na loja para trocar por um novo.

O luthier vai regular o tensor, nivelar os trastes, regular a ponte, checar a parte elétrica, regular as oitavas, etc...

Esse é um investimento muito importante, todo instrumento de corda deve ser regulado.

A ponte da marca Gotoh é uma das melhores do mercado, não vai ter problemas com afinação, porem acho que não precisa se preocupar com isso agora.

kohler1000
Veterano
# dez/07
· votar


braddock

cara, vlw... mas é q o cara da loja (serenata) falou q já vinha regulada, por isso nem pensei em levar.. estranho então, mas se vc ta dizendo... heheh.. vou ver então cara, vlwss

braddock
Veterano
# dez/07
· votar


B.Frusciante,

isso resolve http://www.hipshotproducts.com/cart.php?m=product_detail&p=115
abs

Zeraus
Veterano
# dez/07
· votar


kohler1000
para cara, não vo mesmo gastar dinheiro e tempo indo em luthier...

Enquanto vc não mudar esse pensamento, não terá uma guitarra de verdade (seja ela qual for).

edilsonaragaojr
Veterano
# dez/07
· votar


Meu Deus...com todo respeito...às vezes eu tenho nojo de ler alguns comentários daki do fórum...gente falando de floyd rose como se fosse um luthier e falando cada besteira, vc v q tem gente q soh ouviu falar de floydrose...Bom...vou TENTAR ajudar

kohler1000
Tenho essa uma ibanez rg370dxl, a mesma guitarra q vc tem, sendo q eh para canhoto. Pelo visto vc ainda não sabe o q eh uma floydrose direito...Meu amigo, vc só tem duas opções...Leve-a a alguém q entenda (luthier) antes de vc fazer besteira e ter um prejuízo maior ou então deixe de ser preguiçoso e peskise sobra a sua guitarra...foi o q eu fiz...li o tópico "regulagem de floyd rose" TODO 3 vezes...usei a busca e peguei inúmeras informações...e em comunidades do orkut...Essa ponte tem uma característica diferente, ela tem um perfil triangular, portanto o ponto de nivelamento dela eh um pouco diferente...jah falei isso inúmeras vezes, e quem tem essa guitarra e ENTENDE UM POUCO DE FLOYD ROSE sabe disso...Outra coisa, essa ponte não eh nenhuma gotoh, mas segura muito bem o tranco...eu fico uma semana sem afinar a minha guitarra...e uso bastante a alavanca...agora vamos ter bom senso neh? o q vc chama de alavanca ousada? Vc encosta a alavanca na guitarra? Pq a minha soh desafina assim...pq tbm neh...Jah falei...não eh uma gotoh...mas vc quer guitarra pra tocar ou pra fazer acrobacia??? Recomendo que vc leia muito...aki tem muito material, inclusive com fotos...ensinando a regulagem uma floyd rose...qualquer um q saiba ler eh capaz de fazer isso...

yehrubin
isso é relativamente normal para floyd's
Isso é relativamente normal para floydroses desreguladas...acho q foi isso q vc quis dizer...

mazellan
exatamente...não eskecendo do detalhe do perfil triangular q eu falei...

TheChaosSpirit

bem vindo ao mundo floyd

procimo passo é você kickar essa ponte fajuta e colocar uma Gotoh GE 1996t no lugar , em breve tenho quase certeza que você fara isso hahahaha


Cara, sinceramente, não acho a ponte fajuta...E acho q vc falou duas besteiras...Primeiro a ponte edge III é fabricada pela gotoh e, estando bem regulada, segura sim a afinação e muito bem, a não ser q v seja um cavalo (pra isso q existe a gotoh, para os que querem extrapolar um pouco mais...). Segundo, não sei se vc sabe, mas a piscina da edgeIII eh incompatível com a gotoh q vc falou...inclusive li posts de usuários q compraram e tavam com dificuldades de instalar...Na minha opinião, não vale o preço...pois seriam 400 reais da ponte + uns 150 de mão de obra...Isso levando em conta q vc teria q repintar a parte da cavidade...Não sairia por menos de 600 reais...Sei q a gotoh eh uma excelente ponte...mas sinceramente...não compensa...compensa mais vc aprender a regular...e deixar de por a culpa em equipamento...Se for assim o cara soh vai tocar de verdade quando tiver um marshal jcm 800, uma ibanez jem, um set de pedais boss, e um mesa boogie? Faça-me o favor neh? Ozielzinho usou foi tempo uma ibanez dessa...(não era a mesma, era a rg350dx mas soh mudava o escudo, o resto era tudo igual...INCLUSIVE A PONTE...E ele abusava das alavancadas...)

braddock
exato...

B.Frusciante
Você já teve a experiência de trocar floyds?
Realmente vale à pena?

Já pensei há muito tempo em trocar a da minha Cort X-6 por essa gotoh, mas desisti pelo fato de ser muito cara e não valer a pena.

concordo cara...Agora a minha não dah esse problema dos bends não...Tipo eu acho as guitarras da cort muito boas em kestão custoxbenefício, mas tipo, pecam um pouco na ponte...tipo tou muito satisfeito com a edge III, nada a reclamar até agora...

mazellan
Veterano
# dez/07
· votar


edilsonaragaojr
set de pedais boss
poxa...jah q eh pra apelar nos ekips apela nos pedais tmb

o resto era tudo igual...INCLUSIVE A PONTE
negativo....eu tenho quase certeza q ele tinha trocado por uma gotoh... mas ctz as edge III da pra brincar bastante sim....por isso falei o esquema do alinhamento...

edilsonaragaojr
Veterano
# dez/07
· votar


mazellan
negativo....eu tenho quase certeza q ele tinha trocado por uma gotoh... mas ctz as edge III da pra brincar bastante sim....por isso falei o esquema do alinhamento...
Não cara...pois eu tenho CERTEZA de q ele não trocou...Só olhar os vídeos...era a edge III mesmo...Quanto aos pedais boss, eh pq ia ser um de cada marca, aí fikei com preguiça de escrever Vox ou cry baby, morley...heuehueahuehuheahueuaeueauhae.=]

diego gr
Veterano
# dez/07
· votar


ah! como é bom ter uma guitarra de ponte fixa!
quanta dor de cabeça evitada!
huahauheuahuehauheuahuhauhaa

Luiz Rhoads
Veterano
# dez/07
· votar


kohler1000

cara, luthier mesmo.

senao vc vai é esquentar a cabeça sem conseguir resultado nenhum, ainda correndo o risco de estragar algo na guitarra na tentativa de resolver o problema.

Floyd é complicado pra quem nao sabe mexer (como eu), tenho uma RG350 DX, que é praticamente a mesma coisa da sua, e nao desafina nao velho.

Leva num luthier bom que ele vai deixar ela no jeito, ai voce aproveita e pega umas dicas com ele e tal, e ja vai pegando algumas maldades.

busterchair
Veterano
# dez/07
· votar


qdo vc entra no mundo gotoh agente conversa!

zaqueu_grunge
Veterano
# dez/07
· votar


B.Frusciante
O teu problema dá pra resolver parcialmente com a instalação de um HipShot Trem-Setter

O próprio TheChaosSpirit fala a respeito dessa peça nos tópicos das guitarras que ele fez / mandou reformar =)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Minha guitarra nova desafina