Missão Impossível: Instalando o Dimebucker!

    Autor Mensagem
    weedMasta
    Veterano
    # dez/07 · Editado por: weedMasta


    Olá, preciso de ajuda para instalar meu novo captador Seymour Duncan SH-13!
    http://img164.imageshack.us/img164/7366/sh13zk1.jpg

    Há poucos dias o adquiri, eu até levaria no luthier mas tenho certeza que não é algo de outro mundo e além do mais eu liguei lá e não consegui marcar nada pra essa semana e tal...
    E fazem já uns 3 ou 4 dias que o captador está comigo.
    Do que eu vou precisar?

    Solda? Que tipo de solda? Preciso ter alguma ferramenta em especial?
    Pode ser aquele fio de solda normal?
    Não sei qual o nome do metal, estanho?...
    Mas enfim, por esse tipo de dúvida estou criando o tópico.

    Guitarra: Ibanez RG 350EX - Chave de 5 posições.

    Sendo que eu só vou trocar o da ponte, que por sinal também é passivo não parece haver nenhum problema sério, só preciso muito ter certeza de onde ligar os fios, ok?

    São 5 fios: Verde/Vermelho/Preto/Branco e um desencapado.

    Suponho que esse desencapado seja o aterramento?
    Eu soldo ele junto com o verde atrás do botão de volume?

    Eu posso deixar o novo captador na mesma altura do antigo sem problemas?
    No manual diz que a distância do captador pras cordas pode variar de 1/8 a 1/16 de polegada.

    Oo

    Ok, agora o captador antigo, o Infinity, ele tem somente 3 fios:
    http://img47.imageshack.us/img47/8126/chavexy1.jpg

    1.Fio branco; não arranquei pois não sei o que soldar no lugar.

    2.Fio vermelho, idem.

    3: Eu soldo o verde junto com a malha aqui? É bem nesse ponto que está soldado o fio cinza do Infinity.

    --------------------

    Voltando ao SH-13:

    São 5 fios, O branco e o vermelho eu suponho que sejam relacionados ao push-pull ou algo assim?
    Pq ele pode trabalhar como single também e no manual eles não são usados, a princípio.
    O que preciso fazer com os fios vermelho e branco? Se eu não vou ter push-pull de splitting?

    Dae tem o fio preto que vai sozinho em algum ponto, mas qual?

    Por favor me ajudem a instalar, é muito importante!

    Agradeço desde já!

    falow

    Mr. Mustard
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    acho melhor não arriscar e levar pra um luthier!

    Luiz Rhoads
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    cara, pelo jeito vc ta com muitas duvidas. o melhor é levar num luthier pra vc nao correr risco de fazer cagada.

    weedMasta
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Mas não tem risco nenhum meu vellho!
    Só preciso saber aonde soldar o fio preto, tenho certeza que alguém no fórum será instruido ao ponto de saber isso!

    lula_molusco
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    melhor não arriscar
    queimar o captador num vai ué.


    pensa comigo. se tem 5 fios, e o outro tinha 3 é porque esse de 5 você pode defasar, ou seja, os outros 2 fios a mais vc vai separar dos outros no caso de querer defasar. O desencapado é o neutro. Os outros 4, são uma bobina cada, aos pares. Basta você descobrir com um multimetro quais são de qual bobina e junt´-los aos pares...ao fim vc terá um neutro e 2 outros fios da bobinas o equivalente ao seu infinity.

    Fast_Hand
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    acho melhor não arriscar e levar pra um luthier!


    gege_correa
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    vai aki:

    http://www.seymourduncan.com/support/wiring-diagrams/

    tem todos os esquemas DO MUNDO hehehe

    Abraço!

    6070
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Cara Veio o manualzinho do cap? Ele deve ter 4 ou 5 fios. Eu não conheço esse cap mais não deve fugir de outros dimarzio que já instalei.

    No manual diz qual fio vç deve jumpear com qual entende? Ai vão sobrar só dois no final!

    Um vai no pot e outro vai na chave de timbres ok.

    Agora o que vç deve ver no manual é qual fio vç deve jampear com qual entende.

    Nos manuais da dimarzio vem todos desenhos e combinação das cores para vç usarele como humbucking ou defasado entende?

    Bom espero de alguma forma ter ajudado um pouco

    Boa Sorte

    PAZ

    6070
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    gege_correa

    Matou á pau!

    gege_correa
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    6070
    Matou á pau!

    é nóis hehe \o/

    two
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    weedMasta
    Se vc não sabe soldar, nem tenta, caso contrário de uma olhada no esquema que vem com o captador ou no site postado pelo Gege

    weedMasta
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Poxa pessoal, valeu mesmo pelas respostas!!!

    Pelo que eu entendi
    ( http://www.seymourduncan.com/support/wiring-diagrams/schematics.php?sc hematic=HSH_1v_1t_5w )
    eu soldo Verde+Malha no solder do botão de volume, o Vermelho+Branco eu soldo um no outro e isolo,
    e agora sobrou o preto que eu preciso ligar na ponto da chave referente a posição PONTE.

    Procede?

    Em qual ponto exatamente na chave eu conecto o fio preto?

    Seria no ponto número 2 segundo a foto?
    http://img47.imageshack.us/img47/8126/chavexy1.jpg


    Muito obrigado mesmo pelas respostas lula_molusco, gege e 6070!

    Abraços

    gege_correa
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    weedMasta
    Em qual ponto exatamente na chave eu conecto o fio preto?


    Eu não vi a foto, mas liga no mesmo lugar que tava ligado captador antigo :-)

    weedMasta
    Veterano
    # dez/07 · Editado por: weedMasta
    · votar


    Isso mesmo que eu pensei, só perguntei pq o captador antigo não tem somente 1 fio conectado à chave, mas 2!


    Acredito que seja o da extremidade direita, (nº 2 na foto) também!

    Obrigado

    Henrique S.
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    veja o código de cores do fabricante, no caso, consulte o site da seymour duncan...

    gege_correa
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    weedMasta
    Isso mesmo que eu pensei, só perguntei pq o captador antigo não tem somente 1 fio conectado à chave, mas 2!


    Acredito que seja o da extremidade direita, (nº 2 na foto) também!


    Af que loco, tem 2 mesmo... na minha guita se eu me lembro é assim, tipo, qdo vc seleciona o captador da ponte, a chavinha fica tudo pra trás, sabe como? ai o pino que vai soldado o captador da ponte é o mais de trás também! deu pra entender? hehehe

    gege_correa
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Mas tipo, você pode testar, liga os que vc tem certeza, ai por último liga esse fio da chavinha... na pior das hipóteses não vai funcionar :-)

    weedMasta
    Veterano
    # dez/07 · Editado por: weedMasta
    · votar


    Sim entendi!
    Valeu mesmo vou testar soldar nesse esquema!

    falow =)

    weedMasta
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Pessoal preciso de ajuda de novo:

    Vou ser direto pois estou um pouco cansado ;)


    A chave tem 8 pinos nessa ordem:

    1 , 2... 8.

    Eu soldei o pino numero 6, como previsto nas ultimas respostas, mas o resultado que obtive não foi satisfatório.

    A ultima posição da chave ficou muda, e eu não tinha nenhuma posição d chave que me permitisse usar o SH-13 separadamente.


    Soldei entã no pino nº 8, o ultimo achando que ia ser outra coisa mas não, a ultima posição da chave novamente ficou muda e não mudou nada, eu continuo sem poder usar o humbucker separadamente.


    Agora minha pergunta:
    Eu vou tentar soldar no pino número 7, minha ultima alternativa.

    Não sei se isso vai funcionar, então estou pedindo ajuda novamente para esclarecer isso, aonde devo soldar o cabo preto do meu novo captador?

    Eu consigo usá-lo mas em todas as posições disponíveis todos os captadores são usados juntos, ou então fica single do meio + humbucking do braço, nunca o SH-13 separado.

    Enfim, qual a maneira certa de soldar o fio preto?


    No manual diz que tem que soldar no ultimo pino, mas eu estou achando que são os fios dos otros captadores é que estão causando essa bagunça.


    Alguma sugestão?


    Agradeço

    ki_suco
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    deve ter alguma identificação no captador de quais fios são de quais bobinas.
    o infinity não tem coil-split, tu só pode ligar o captador com as 2 bobinas.
    o dimebucker tem essa opção, então tem mais fios. se tiver como identificar o que é do que, é so ligar os 2+ de cada bobina juntos e os 2- juntos, soldando eles na mesma posição que tavam os fios do infinity
    isso especulando né hehehe... mas acho que deve funcionar pra uma ligação simples... se quiser com defasagem e tudo vai ser melhor tirar todas as soldas e fazer de novo

    weedMasta
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Cara então, é isso aqui:

    Fio prata + verde são o aterramento que eu já soldei.

    Fio branco + vermelho eu soldei um no outro e isolei pois não vou usar o splitting.

    Só sobrou o fio preto, que seria o principal, não é mesmo?

    Tudo isso segundo o diagrama da Seymour Duncan.

    Mas tentei soldar e não rolou...


    :(

    weedMasta
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Aqui está o diagrama da guitarra:

    http://www.ibanez.com/support/wiring/2007/W070003.gif


    E aqui o diagrama do captador:

    http://www.seymourduncan.com/support/wiring-diagrams/schematics.php?sc hematic=HSH_1v_1t_5w



    Alguma idéia?

    weedMasta
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Eu estava pensando em soldar no pino nº 3,
    que é aonde estava soldado o fio branco do INF.


    Mas não parece ter muito haver com a posição da PONTE na chave.

    zzz

    Fábio Seiji
    Luthier
    # dez/07
    · votar


    weedMasta
    Mig, és tu?

    Bom, vamos por partes, primeiro vamos entender essa chave Ibanez, que é diferente dessa do esquema seymour duncam.
    4-3-2-1 (se não me engano) >>> 1-2-3-4-5-6-7-8 (chv Ibanez)
    5-6-7-8

    posição >> ligações
    1 >> 3-4 / 8-5
    2 >> 2-3-4 / 7-8-5
    3 >> 2-4 / 7-5
    4 >> 1-2-4 / 6-7-5
    5 >> 1-4 / 6-5
    obs. repare que as ligações são simétricas, se virar a chave dá na mesma.

    Bom, a ligação simples para 3 posições para Ibanez (1 > ponte; 3 > meio; 5 > braço):

    Terminais >> fio
    1 >> hot braço
    2 >> hot meio
    3 >> hot ponte
    4 >> potenciômetros (1vol e 1 tone)
    5, 6, 7 e 8 >> nc (non connect)

    obs. o hot dos humbucker's SD é o preto; verde e malha são terra (massa); (branco - final da primeira bobina e vermelho - começo da segunda bobina)

    O fio vermelho de alguns INF servem para splitar o captador, sendo assim o branco como "hot".
    Observe que nesse esquema Ibanez que vc encontrou o terminal 7 está ligado ao terra (carcaça do pot) e o terminal 8 recebe o vermelho (split) da ponte e o 6 recebe split do braço.
    Sendo assim a posição 2 da chave selecionaria o humbucker da ponte mais o do meio; porém a outra metade da chave trata de aterrar (pino 8 com 7-terra) o split fazendo com que ligue single ponte + single meio.
    Na posição 4 ligaria o humbucker do braço + meio; porém com o 6-7 fica single braço + single meio.

    Particularmente eu acho estranho a posição 1 selecionar o da ponte e 5 do braço; porisso eu, geralmente, inverto esses 2 (1 com o 3 e 6 com o 8).

    Espero ter ajudado...

    weedMasta
    Veterano
    # dez/07 · Editado por: weedMasta
    · votar


    Poxa meu velho, me ajudou muito mesmo!

    Eu soldei o fio preto do SD no pino número 3 (aonde estaria soldado o Hot (Fio Branco) do INF.

    E funcionou, só que eu aciono o captador numa posição de "cima" da chave, entende?

    Ficou bizarro... Enfim ta funcionando, ma eu gostaria de consertar isso, vou continuar amanha pq hoje eu já cheguei no meu limite heheh :)

    Valeu mesmo fábio!

    Vou continuar postando conforme a história se desenrola...


    Vou tentar esse esquema de 3 posições que vc descreveu!

    Fica bom o som só de um single no meio sozinho?


    Valeu mais uma vez, t+

    Fábio Seiji
    Luthier
    # dez/07
    · votar


    weedMasta
    E funcionou, só que eu aciono o captador numa posição de "cima" da chave, entende?
    Pois é, essa á a parte final que te falei, da posição 1 selecionar a ponte e a 5 selecionar o braço; vc pode inverter o pino 1 com o 3 (ligar o hot da ponte no 1 e hot do braço no 3).
    Pra usar os splits nas posições 2 e 4 ligue o vermelho+braco (seymour) no terminal 6 e o vermelho do INF no terminal 8; sem esquecer de ligar o 7 no terra.

    Boa sorte !

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Missão Impossível: Instalando o Dimebucker!