Dificuldades no aprendizado

    Autor Mensagem
    gtrlv
    Veterano
    # dez/07


    E ae, pesoal!
    Como foi muito legal a ajuda que recebi lá no tópico Pedais & Pedaleiras, resolvi postar minhas dúvidas aqui também. Neste caso, sobre o aprendizado.
    Como disse lá, já tentei aprender a tocar guitarra/violão em outras oportunidades (quando tinha bem mais tempo) e acabei não seguindo em frente e fui "deixando pra amanhã".
    Agora, estou realmente empenhado em aprender a tocar, apesar do pouco tempo disponível, porque trabalho. Só que, desta vez, estou tendo aulas com um professor, comprei minha própria guitarra e amp (usava um violão emprestado). Só isso já me dá mais ânimo pra não desistir.
    Sempre falo pro professor minhas dúvidas e dificuldades pra aprender, mas gostaria de conhecer a experiência de mais pessoas.
    Tenho as seguintes dúvidas/dificuldades:
    1) Sempre que pego um exercício, por mais simples que seja, após a dificuldade inicial, sinto que progrido até certo ponto. A partir daí, tenho a impressão de que não consigo evoluir. Os exercícios vão se acumulando e não consigo tocar realmente bem qualquer um deles;
    2) Tenho uma facilidade muito grande pra devanear durante os exercícios (provavelmente o grande motivo pra não melhorar a execução) e, enquanto estou fazendo uma escala, por exemplo, me pego pensando em coisas que se passaram ao longo do dia (geralmente estudo à noite) e aí erro a execução. Isso acontece quase sempre e me deixa muito irritado. Aí passo a prestar mais atenção e faço direito, mas o tempo de estudo - que já é pouco - acaba ficando muito menor. Sem contar os momentos em que bate o sono, durante os exercícios.
    3) Sou muito perfeccionista (quero tocar bem - apesar de não ter qualquer pretensão profissional) e, ao mesmo tempo, fico querendo passar logo pro próximo exercício. Quando acho que me adiantei antes do tempo, resolvo voltar e praticar mais os anteriores.
    Nessa "historinha", já tenho 3 meses de aula com professor e sinto como se fosse o primeiro mês. E já falei pra ele não me dar novos exercícios até que eu faça os primeiros.
    Tem momentos (breves) em que me dá um desânimo e penso que não vou conseguir. Mas, logo em seguida, renovo minha disposição e faço pacientemente os exercícios. Tenho um desejo muito grande de aprender a tocar guitarra/violão e isso me faz seguir em frente.
    Acredito que é só uma questão de tempo. Mas tenho que melhorar urgentemente a minha concentração.
    Queria saber de vocês como foi suas experiências pessoais, se alguém teve dificuldades parecidas e como as venceu; qual o modo que cada um estuda, etc.
    Abraço.

    Belloni
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Tche, eu passei por uma fase de devanear ao inves de estudar... Acho isso normal, realmente é um tempo que tu perde... Mas é bom tu da uma parada e repenssar se tu quer realmente tocar guitarra... Tu precisa de um estimulo... Vai assistir uns shows e tal... Vai tocar guitarra com alguem que toque melhor do que você, sempre dá um estimulo e tal...

    Mas é normal ter essa engasgada no inicio... Tenta sair um pouco dos teus exercicios... tenta pegar alguma musica que tu goste de ouvir... e vai tirando as partes que tu já consegue tocar... isso dá um animo a mais... depois quando tu tiver com uma desenvoltura melhor dos dedos, estudar teoria também vai ficar mais facil...

    marcio_smdo
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    gtrlv
    Irmão, que tipo de exercícios vc está fazendo, e de que forma está praticando?

    Brown
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    gtrlv
    Amigo, acho que você está muito ancioso.
    Relaxe e aproveite a aula, evolua no seu próprio ritmo, não tente ir mais rápido do que o necessário.

    Muitas vezes eu saía puto da aula ou de uma seqüência de estudos em casa porque não conseguia executar um determinado exercício, mas no outro dia, quando pegava o mesmo exercício de novo, eu conseguia executar com facilidade. Acho que quando ficamos muito tempo treinando acaba rolando um certo "stress" que faz com que você erre mesmo sabendo a seqüência do exercício ou tendo prática com o mesmo. Então a melhor coisa é dar um tempinho, assistir um filme, ficar no fórum (\o/), ou seja, dar um tempo para esse "stress" passar.

    lucas-sarmento
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    cara, música é paixão e vontade. e pelo visto você tem

    mas também tem que entender que o aprendizado de um instrumento leva tempo. três meses é muito pouco.

    eu por exemplo tenho dezesseis anos, toco a 5. e ainda me acho muito ruim, mas isso é bom porque me puxa, e me leva a estudar mais.

    que tipo de exercicio seu professor te passa?

    tenta ter calma, porque demora mesmo. e só de vc ter essa dedicação já é um grande passo.

    pacificpoker
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    2) Tenho uma facilidade muito grande pra devanear durante os exercícios (provavelmente o grande motivo pra não melhorar a execução) e, enquanto estou fazendo uma escala, por exemplo, me pego pensando em coisas que se passaram ao longo do dia (geralmente estudo à noite) e aí erro a execução. Isso acontece quase sempre e me deixa muito irritado. Aí passo a prestar mais atenção e faço direito, mas o tempo de estudo - que já é pouco - acaba ficando muito menor.


    comigo tbm é assim....

    gtrlv
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Belloni
    Quero tocar, e muito! Não é de hoje que quero aprender (já não sou um garoto, faz tempo! :) ). Me delicio vendo e ouvindo shows com guitarra e violão. Me gosto é muito variado (Blues, hard rock, pop rock, hevy metal - algumas coisas), mas é mais pra uma linha melódica, digamos. Também gosto muito de assistir a shows acústicos.
    Valeu!

    marcio_smdo
    Basicamente escalas e duas músicas (uma parte delas), além de exercícios de palhetada, bend, etc. Dei um tempo nesses últimos, já que não tava dando conta de todos. Preferi fazer cada um com mais cuidado. Talvez não esteja sabendo dividir o tempo. Às vezes passo uns 40min num só exercício, quando meu tempo disponível por dia (tem dias que nem dá pra estudar), é de 1h de estudo.
    []'s

    Brown
    Às vezes acontece comigo de, no mesmo dia, após um intervalo, conseguir fazer o exercício bem melhor. Mas, o que me deixa mais puto, é fazer um exercício ou seqüência de uma música por vários dias e não conseguir melhorar (tem dias que até pioro!). Esse lance do stress, rola mesmo. E também o da ansiedade. Mas, nada como um bom show ou mp3 pra manter o 'tesão' :).

    lucas-sarmento
    Além desses exercícios (acima), o professor me passa teoria e comprei o livro harmonia do Pollaco (o problema é que sou preguiçoso pra ler).
    Vlw!

    pacificpoker
    Menos mal saber que isso é comum! :)

    Tio Frank
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Eu acho que você deve ir com calma e você tá muito fixo em exercicios . No começo você te mais é que tocar as musicas que você gosta, fazem um barulhinho com acordes, depois que você desenvolver os acordes vai desenvolvendo triades e pensa em exercicios quando for começar a solar, só depois de um ano mais ou menos

    voce tá levando muito a serio isso cara, essa fixação toda só vai te atrapalhar

    Muitas vezes eu saía puto da aula ou de uma seqüência de estudos em casa porque não conseguia executar um determinado exercício, mas no outro dia, quando pegava o mesmo exercício de novo, eu conseguia executar com facilidade

    acontece muito comigo XD

    pacificpoker
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    gtrlv
    nossa tava vendo isso agora... tava vendo o canal Sesc tv... ai tinha um luthier que é tbm violonista e fala que pra tocar algum instrumento vc tem que dedicar o tempo que vc tem nele... e se consentrar em só fazer aquilo...

    hughet
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Tem épocas que praticamente esqueço os exercícios e fica apenas tirando umas músicas, fazendo algumas outras coisas, ai tem vezes que eu paro e pego uns exercícios e fico fazendo direto, no começo eu também era assim, acho que ninguém perde isso 100%, ainda sou assim um pouco, mas acho que o perfeito é o cara ter o equilíbrio entre tirar as músicas que ele gosta tocando bem, e fazer os exercício pra ir melhorando as execuções...

    Eu acho que se você treinar muito só uma música, você ganha mais qualidade de execução só mais nela, é claro que como conseqüencia você consegue boa execução no resto, mas com exercícios você evolui de uma maneira geral e evolui sua execução em todas as músicas futuras que você irá aprender, e até será melhor pra tocar as que você já sabe!

    marcio_smdo
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    gtrlv
    Talvez não esteja sabendo dividir o tempo.
    Tenho mais ou menos o mesmo tempo disponível que você. Conversa com o seu professor sobre esta divisão de tempo. Não é legar vocÊ ficar muito tempo num exercício só. VocÊ pode arrumar uma LER. Dá uma lida no tópico do Fisioterapeuta, e não deixe de se aquecer. Tua performance nos exercícios pode melhorar.

    Basicamente escalas e duas músicas
    Vê se você consegue trabalhar estes exercícios sobre uma backing track. Vai ser mais prazeiroso, e vai te estimular a fazer os exercícios de bend, vibratos, etc. Você vai se sentir "tocando de verdade".

    Procura um programa chamado Band in a Box pra gerar as bases pros teus improvisos. Tem vários tópicos sobre ele no fórum.

    Tenta sair um pouco dos teus exercicios... tenta pegar alguma musica que tu goste de ouvir
    Dica legal. Escuta uns guitarristas bacanas e tenta aplicar nos seus improvisos sobre as BTs.

    tem dias que nem dá pra estudar
    Quando você estiver se divertindo estudando vai ver como o tempo rende ;)

    comprei o livro harmonia do Pollaco (o problema é que sou preguiçoso pra ler)
    Sai do fórum e vai estudar, hehehe!

    Abraço

    hughet
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Eu começei treinando escalas pentatônicas, acordes básicos, palhetada alternarda, sweep, licks (bends, hammer on, pull off, etc) e tirando m´sucias!

    gtrlv
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Tio Frank
    Você tem razão, mas essa 'fixação' é também porque já joguei muito tempo fora e não quero mais fazer isso. Quero me dedicar e superar as dificuldades.
    Como gosto de ver/ouvir uma guitarra/violão bem tocados, dou prioridade aos exercícios e teoria.

    pacificpoker
    Que droga! Queria ter visto essa reportagem!

    pra tocar algum instrumento vc tem que dedicar o tempo que vc tem nele... e se consentrar em só fazer aquilo...

    Bem que eu gostaria! Infelizmente, não dá. Tenho que trabalhar e outras responsabilidades no dia-a-dia!

    pacificpoker
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    dedicar o tempo que vc tem nele

    me professor falou uma coisa na aula passada...
    ele disse que tem um cronograma de estudo de 2 horas e meia por dia e me mostrou...o plano era bem variado... tinha leitura, improvisação, tecnica etc... o cara é bem organizado...
    ele tbm tinha um programa de quando ele n tivesse muito tempo... um programa de 1 hora... contendo a mesma programação... só que com os horarios de cada uma reduzidos... ou seja... mesmo quando ele n tem muito tempo... ele faz de tudo...
    então.. com o tempo que vc tiver procure fazer de tudo.. e se concentrar (tbm preciso aprender a me concentrar)
    a n ser que vc tenha 10 min por dia... a nem adianta tentar fazer de tudo...

    Alysson PA
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    gtrlv

    Olha eu toco (ou tento pelo menos) guitarra a mais ou menos 3 meses tambem, e tem dia q estou muito bom e dia q estou pessimo, no inicio meu prof soh me passava exercicio , precipalmente aquel 1234 famoso.
    tava bem desanimado ate q comprei minha guita e comecei a melhora ai ele percebeu e começou a me ensinar Fear of the dark - iron maiden, ai animei denovo agora ele ja ta me ensiando um tanto q coisas de blues q eh bem legal de se tocar, e vou levando assim eh soh naum desanimar e fazer o estudo da guitarra um prazer naum uma obrigação

    Desculpa pelo post grande, sei q eh chato de ler hehe

    pacificpoker
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    pede pro seu professor dar uma dividida em tecnica (exercicios), improvisação, e teoria q inclui leitura...e sempre te ensinando solos e musicas... pra vc ver que vc ta evoluindo e gostar do que ta fazendo... o seu professor n pode só te ensinar a tocar... tem que fazer com que vc goste do que esta fazendo... e isso pra mim é mais importando do que ter tecnica...

    gtrlv
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    pacificpoker
    Valeu!

    A todos
    Valeu aí pela força.
    É bom saber que minhas dificuldades são comuns e passageiras.
    Pra quem tiver algo mais a acrescentar, estarei monitorando.

    Abraço!

    lucas-sarmento
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    acrescentando:

    pega a guitarrinha, liga o amp. fecha os olhos e toca, o que vc sabe.

    esse clima de se obrigar a estudar, a ponto de dormir tocando, não é bom.

    e também se fixar em exercicios não é nada nada nada bom. tocar as musicas que você gosta te acrescenta tanto quanto fazer exercicios, tem que ter dos dois.

    gtrlv
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    lucas-sarmento
    O lance do sono, às vezes dá com apenas 15min de exercício. Provavelmente porque to cansado mesmo. Depois de uma 'soneca' de 10min, treino por uns 50min ligado.
    Valeu ae!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dificuldades no aprendizado