captadores - incompatibilidade entre cerâmicos e alnicos?

Autor Mensagem
lcguitar
Veterano
# dez/07


Galera to postando devido uma duvida séria, tenho uma guita Cort S series com 2 singles e 1 humbucker, troquei 1 single por um mini humbucker Seymour Duncan Little 59, seu magneto é cerâmico e sua saida é de ganho baixo vintage, eu o adaptei no braço, quero colocar um JB na ponte e preciso de um outro para o meio, mas li que adaptar um alnico com o cerâmico pode desmagnetizar o alnico...Alguem sabe disso, qual cap posso colocar no meio, eu quero um que seja com ganho alto e som bem cristalino....

MANFREDINI
Veterano
# dez/07 · Editado por: MANFREDINI
· votar


bem, se você quer combinar cerâmico (de alto ganho) com alnico (de baixo ganho) o cerâmico tem que ficar na ponte e o alnico no braço dá um som muito legal!!!

MANFREDINI
Veterano
# dez/07 · Editado por: MANFREDINI
· votar


lcguitar
cara, no meio eu recomendo nada, tipo, o que você pode fazer é colocar um cerâmico na ponte, um alnico no braço e um alnico no meio, e bem, o cerâmico eu recomendaria de ganho alto, no seu caso, o que eu faria:
eu deixaria esse cerâmico de baixo ganho no braço e colcoaria outro cerâmico com ganho alto na ponte, e no meio deixava alguma coisa pra disfarçar ou colocava outro captador igual o do braço

MANFREDINI
Veterano
# dez/07 · Editado por: MANFREDINI
· votar


cerâmico pode desmagnetizar o alnico
cara, disso eu não sei, sei que tem uma pá de gente que usa cerâmico junto com alnico (Ace Frehley e Dave Murray por exemplo)

daniel_guitar
Veterano
# dez/07
· votar


MANFREDINI
tem algo com ceramico se for single se for duplo ai n sei n

diego gr
Veterano
# dez/07
· votar


cerâmico pode desmagnetizar o alnico
também tô curioso agora
alguém pode confirmar se é vero?

Jg Destroyer
Veterano
# dez/07
· votar


vou postar aqui o que o Erico Malagoli postou a pouco tempo atras :


Ola,

Realmente não recomendamos misturar captadores Ceramicos com captadores em Alnico, mas essa dica só vale para guitarras com 3 captadores.

E mesmo asssim, não quer dizer que o captador vá se desmagnetizar, mas existe a possibilidade

O ideal é estudar caso a caso.

Para exemplificar vou contar um problema que ocorreu:

Um cliente comprou dois INTRUDERs ( ponte e braço), um Custom Blues para o meio e os instalou na mesma guitarra.

Os INTRUDER possuem um campo magnetico violento . Com isso, o Blues perdeu cerca de 20 a 30 % de sua carga magnetica. Ou seja, ele não se desmagnetizou totalmente, mas isso ja foi suficiente para tirar algumas caracteristicas timbristicas do captador: ele perdeu uma parte dos agudos e ficou mais fraco.

Como falei, o ideal é estudar caso a caso. Captadores de campo muito alto, como o INTRUDER, nunca devem ficar proximos a caps em alnico . Por outro lado , em caps ceramicos com campos mais fracos, o risco de desmagnetização é muito pequeno.

Acontecem casos tb de os captadores ficarem sobre uma mesa ( antes de serem instalados na guitarra) e acabarem se atraindo e " grudando" um no outro.

Fiz diversos testes na empresa ( em gaussmeter e fluximeter) e sempre que um ima ceramico gruda em um alnico por alguns minutos, um pouco da carga vai embora.

Toda nossa produção, estoque e embalagens são pensadas para preservar a carga dos imas em alnico.

De qualquer forma, mesmo que o captador perca uma parte de sua carga magnetica, isso é perfeitamente reversivel. Em nossa empresa contamos com um magnetizador e prestamos esse tipo de serviço.


abraços

ogaitnas
Veterano
# dez/07
· votar


na guitarra acho que não dá nada.. na minha eu tenho:
ponte - cerâmico
meio - neodímio
braço - alnico

desde o dia que instalei eles soam do mesmo jeito.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/07
· votar


lcguitar
Fui eu que fez esse questionamento ao pessoal da Malagoli, pois nunca ví esse fenômeno acontecer, inclusive questionei outros colegas meus, que também desconhecem isso. Na verdade isso só teria efeito em guitarras de 3 captadores e no qual a diferença de potyência entre os capts fosse muito grande.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/07
· votar


lcguitar
Fui eu que fez esse questionamento ao pessoal da Malagoli, pois nunca ví esse fenômeno acontecer, inclusive questionei outros colegas meus, que também desconhecem isso. Na verdade isso só teria efeito em guitarras de 3 captadores e no qual a diferença de potyência entre os capts fosse muito grande.
Abç

MANFREDINI
Veterano
# dez/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
mas cara, me corrija se eu estiver errado, Pete Townshend e Ace Frehley usavam 3 captadores duplos em suas guitarras Les Paul, e bem, que eu saiba eles sempre misturaram alnico com cerâmico, e porra, aquilo é um puta timbre, basta escutar The Who e Kiss, eu acho que isso é conversa...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/07
· votar


MANFREDINI
Pois é............
Abç

lcguitar
Veterano
# jan/08
· votar


Valeu galera, estive de férias e por isso so estou entrando aki agora...´

Com relação aos meus Cap's, já comprei o Seymour Duncan JB e o adaptarei na ponte, não sei "nada de nada", mas estou gostando muito do Little 59 ceramico no braço, quando utilizo o push-botton (Não sei se o nome é esse mesmo) o som fica igual de uma Strato e é isso mesmo que eu quero. Minha intenção é ter opções de timbre diferentes em minha guitarra...Abraço!

luizzeross
Veterano
# jul/09
· votar


Entendi, muito interessante. E no meu caso, estou montando o seguinte set, vejam o que acham:

Set Kent Armstrong H-S-S:
Ponte(Humbucker, Alnico),
Meio(Single, Alnico),
Braco(Mini-humbucker Hotrails, Cerâmico)

Será que esse mini-humb é tão "encapetado" a ponto de desmagnetizar parte do single do meio ou até mesmo do humbucker da ponte?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/09
· votar


luizzeross
Pode ser.
Agora, porque vc está colocando o captador de maior saída no braço? Isso vai gerar uma enorme defasagem entre os 3.
Abç

luizzeross
Veterano
# jul/09 · Editado por: luizzeross
· votar


Porque? Pq a guita so tem furacao para para single no braćo, e que queria colocar um mini-humb no ligar de um single, pra tirar um pouco dos ruidos, dai o cara so tinha ceramico (nem sei se existe mini-humb de alnico). E tambem, os outros 2 em alnico eu ja tinha aqui, sem uso. Entende? E agora? Estou eu nas fezes?

Ganzaroli
Veterano
# jul/10
· votar


pessoal eu tava afim de fazer o seguinte

tenho uma guitarra strinber clg-20 com floyd rose
2 single e 1 humbucker

e tava querendo fazer uma mistureba
um v8 na ponte (ceramico de alta saida) e dois screaming blues (alnico)

vou sofrer esse tipo de problema, visto que o V8 é muito forte e os screamin blues não?

FeaR-ME
Veterano
# jul/10
· votar


Ganzaroli

Cara vc ja upou 6 tópicos com a mesma mensagem!

Tamehiro
Veterano
# jul/10
· votar


Porque? Pq a guita so tem furacao para para single no braćo


Como é que a fera conseguiu colocar acento agudo no "c"?

marcelo rudi pell
Veterano
# jul/10
· votar


cara to com HBed ponte, alnico blues no meio e traditional hb braco sendo este ceramico e os outros em alnico o som e fodastico e n deu nada ate agora, todos sao da sound/malagoli.

FeaR-ME
Veterano
# jul/10
· votar


Porque? Pq a guita so tem furacao para para single no braćo


Como é que a fera conseguiu colocar acento agudo no "c"?


Fiquei intrigado agora... comofas?

JJJ
Veterano
# jul/10
· votar


Tamehiro
FeaR-ME

coloca um c cedilha normal tipo esse aqui--> ç

agora dá um susto nele (grita buuuhh perto da tela)! --> ć !!!

fácil... uahuhauhauhauhau

FeaR-ME
Veterano
# jul/10
· votar


JJJ

Hahahaha boa

Plank
Veterano
# nov/12
· votar


UP...

essa desmagnetização só ocorre quando os polos dos captadores se encostam?

na minha strato eu to com 2 captadores de alnico retirado de uma fender americana e o captador da ponte é um little intruder que é ceramico. será que seria melhor eu trocar o captador da ponte por um de alnico ?

Led Zé
Veterano
# nov/12
· votar


Plank
essa desmagnetização só ocorre quando os polos dos captadores se encostam?

Não. Só a aproximação já desmagnetiza o alnico.

será que seria melhor eu trocar o captador da ponte por um de alnico ?


Uma altura dessa já deve ter rolado alguma desmagnetização pois a parada é instantânea. Tem um vídeo do Malagoli que ele mostra isso

Cotoin
Veterano
# nov/12
· votar


Bom, eu tenho uma guitarra com dirty fingers (ceramico) na ponte e angus young (alnico) no braço e a diferença de saída não é tão grande e nem houve algum compremetimento do alnico.

Plank
Veterano
# nov/12
· votar


Led Zé
se for instantâneo o processo eu não consegui perceber diferença até agora.

acho que não é algo pra ficar esquentando a cabeça...

deboraiommi
Veterano
# dez/12
· votar


gente isso não ocorre tão rapido assim pode demorar decadas
Vejam o exemplo do captador do tony Iommi , ele usa alnico+ceramico no mesmo captador e nada disso acontece

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jan/18
· votar


Um colega meu colocou um cap malagolli vintage num baixo cópia de precision bass e ficou muito legal. Pelo preço fiquei tentado em trocar um humbucker de uma guitarra Squier que tenho e tive esse dilema de misturar cerâmicos com alnico. Achei um vídeo interessante da própria malagoli e fiquei em duvidas, talvez há o risco de desmagnetizar os captadores mesmo sem encostar, por conta da interação dos campos magnéticos. Estou com receio agora.



Paulo64
Membro Novato
# jul/18
· votar


Verdade. Me aconteceu numa guitarra telecaster, sem som e valo 1 no multimetro, eram novos.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a captadores - incompatibilidade entre cerâmicos e alnicos?