Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!

Autor Mensagem
kiki
Moderador
# nov/07
· votar


a moderação que me perdoe mas, rumo à segunda página!

punkrocker_77
Veterano
# nov/07
· votar


ola, eu tenho uma epipoca sg-400 das modelo antigo, tem 9 anos, e eu tenho um cap select by emg, que é duma gianini atigona, eu queria saber qual dos dois caps é melhor pra som pesado e rapido, o que menos embola e tal. vou tocar hard core, grind core, bem rapido e pesado, eu uso um tri metal da zoom de efeito e um ampli gs 100 da meteoro.
eu vou usa lo na posiçao do braço.


PS: ja usei a busca mais nao sanei minha duvida.
PS2: tentei criar um topico e acho que nao deu certo, por isso estou postando aqui de novo. entao se tiver um topico desse por favor nao me xinguem, foi mal.

abraços.

rubensosouza
Veterano
# nov/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Pô Bertola vc nem me respondeu.... :(

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/07
· votar


rubensosouza
Tanto as Dolphin, quanto as Shelters como as Phoenix são iguais, só muda a marca. O que vc deve fazer é testar várias e pegar a que soar melhor.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/07
· votar


punkrocker_77
Não entendi sua pergunta! Vc tem um Select e quer instalar na Epi?
Abç

Fernando de almeida
Veterano
# nov/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola , Vc poderia dar uma opinião sua nesse tópico: http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/174739/

Grato.

Fisioterapeuta
Veterano
# nov/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
vc sabe me dizer qual o sentido q o fio de cobre deve ser enrolado na bobina do captador? horario ou antihorario?

abracos

Fábio Seiji
Luthier
# nov/07
· votar


Fala galera, andei sumido, mas voltarei a aparecer por aqui aos poucos.
Peço desculpas aos que me enviaram email e ainda não respondi; vou começar a colocar meus emails em dia e peço só um pouquinho de paciência...

Fisioterapeuta
Vou me intrometer; o sentido tanto faz, pois se vc virar a bobina de cabeça para baixo vc estará invertendo o sentido em que a bobina foi enrolada; o importante é verificar se está batendo com a polaridade dos magnetos, dependendo da configuração que vc espera, right?

Tetanossauro Rex
Veterano
# nov/07
· votar


Seiji,qual é o seu e-mail,por enquanto só para saber,se eu tiver uma dúvida mando um mail pros dois logo.Abraços.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/07
· votar


Fisioterapeuta
Seiji-San já respondeu.

punkrocker_77
Veterano
# nov/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola

sim bertola eu tenho um select by emg e quero saber se ele é melhor do que o cap original da ephipone. eu toco hard core bem rapido e pesado, e queria saber qual teria um som melhor e embolaria menos. eu colocaria ele na posiçao da ponte.
obrigado.

kiki
Moderador
# nov/07
· votar


Fábio Seiji
salve mestre! bem vindo ao novo tópico!

Fábio Seiji
Luthier
# nov/07
· votar


Thanx to maggie pelo novo tópico e thanx to kiki pelas boas vindas.

Tetanossauro Rex
fseiji@yahoo.com

Bertola-san
Um cliente seu me pediu lâmina de cobre pra vc fazer uma blindagem para ele, mas eu me esqueci o nome dele e o endereço =P
Vc por acaso sabe de quem se trata?
Please, me passa o seu endereço por email que eu vou enviar direto pra vc, tudo bem?

kiki
Moderador
# nov/07
· votar


mestres, por favor, uma dúvida sobre violão:

tenho um violão nylon (eagle DH69), acustico, sem tensor. ele já sofreu muito, bateu, descolou o braço, colou, descolou de novo, colou, descolou. foi consertado parafusando o braço, num serviço de luthieria mediano.

ele tá empenado. quando eu seguro a mizona na primeira e a ultima casas da escala, fica mais de 1mm de altura na casa 7.

a ação de cordas fica bem alto assim. a mizona solta fica com mais de 5mm na casa 12. esse tanto não dá pra baixar pelo rastilho ou pela pestana.

há meios de consertar isso? de baixar a ação das cordas?

Fábio Seiji
Luthier
# nov/07
· votar


kiki
Só olhando mesmo pra ter um diagnóstico preciso, mas 1mm de "relief" não é nada desesperador, pelo contrário...
Se não permite ajuste no rastilho é provável que o braço esteja com angulação negativa, ou seja, inclinado para frente (possivelmente numa dessas reformas que vc citou); aí só retirando e reposicionando corretamente o braço.

Tetanossauro Rex
Veterano
# nov/07
· votar


Seiji te mandei um giga e-mail,mas não sei se você recebeu.Se recebeu,desculpe-me por tirar muito do seu tempo e por abusar da sua paciência e se não recebeu avise-me para poder mandar novamente.Abraços.

kiki
Moderador
# nov/07
· votar


Fábio Seiji
Só olhando mesmo pra ter um diagnóstico preciso, mas 1mm de "relief" não é nada desesperador, pelo contrário...
bom saber

Se não permite ajuste no rastilho é provável que o braço esteja com angulação negativa, ou seja, inclinado para frente (possivelmente numa dessas reformas que vc citou); aí só retirando e reposicionando corretamente o braço.
acho que deve ser isso mesmo, ele deve ter sido colado torto. ou seja, ele vai ser tortinho ate que sofra uma operação?
que pena... queria tocar uns mpbs nele...

valeu mestre!

denier
Veterano
# nov/07
· votar


Seiji te mandei um giga e-mail,mas não sei se você recebeu.Se recebeu,desculpe-me por tirar muito do seu tempo e por abusar da sua paciência e se não recebeu avise-me para poder mandar novamente.Abraços.


kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Thiago Vianna
Veterano
# nov/07 · Editado por: Thiago Vianna
· votar


Mauricio Luiz Bertola e/ou Fábio Seiji

Algum de vocês já trabalhou com loro-faia? É muito difícil de dar um acabamento legal, bem uniforme?

Estou comprando material para fazer meu primeiro instrumento: um baixo fretless. Moro em Manaus, e ao contrário do que se pensa, a oferta de madeira de lei não é muito boa aqui, em parte porque no Amazonas a fiscalização do Ibama funciona; porém isso vem mudando um pouco com a chegada de algumas madeireiras que trabalham com manejo florestal.

Então, eu estava pensando em usar loro-vermelho no corpo e loro-faia como top. Ainda estou indeciso quanto ao braço, não sei quero um visual mais claro (como o tauari-branco), ou algo um pouco mais diferente (muiracatiara, sucupira, jatobá, pequiá ou tatajuba), ou até mesmo misto.

Em uma visita a Escola de Lutheria da Amazônia, fiquei sabendo que eles utilizam nos braços uma madeira chamada breu-branco, tem o visual parecido com o cedro, porém é muito mais dura e forte que o cedro. Consultei o banco de dados do Ibama e pude ver que ela tem as características mecânicas (densidade, módulo de elasticidade e ruptura) bem próximas às da muiracatiara. Seria uma boa opção?

Estou estudando a quase um ano, comprei livros, vídeos. Já tenho um pouco de experiência com madeira, trabalhos manuais... Agora estou comprando ferramental, madeira, peças... Espero contar com ajuda de vcs.

Abç.

kiki
Moderador
# nov/07
· votar


Thiago Vianna
boa sorte! dou o maior apoio!

até onde fiquei sabendo, ainda existem muitas madeiras brasileira por experimentar na luthieria.

recomendação: fotografe e documente bem o processo. é bom pra voce, de registro, e pra dialogar aqui com os mestres!

Thiago Vianna
Veterano
# nov/07
· votar


kiki

Valeu, cara. Vou documentar tudinho sim. A propósito, eu esqueci de comentar, mas foi você e sua "odisséia" com a Telekiki que me inspiraram a começar a construir meus próprios instrumentos.

Abç.

kiki
Moderador
# nov/07
· votar


Thiago Vianna
legal! bom saber!

Marcelo R.
Veterano
# nov/07
· votar


Eu tava procurando saber algo a respeito algo sobre guitarra com braço cavado...como a do juninho afran...
gostaria de saber quais guitarras posuem o braço assim ou se é preciso mandar cavar, e qual a função ou diferença que tem.
obrigado a todos
abraços

kiki
Moderador
# nov/07
· votar


Marcelo R.
será com a escala escalopada?

Tetanossauro Rex
Veterano
# nov/07
· votar


kiki
Acho que deve ser.

Marcelo R.
A função é deixar a digitação mais macia e tornar os bends e vibratos mais fáceis.Uns gostam outros não e uma grande maioria nunca testou.Das que vendem aqui no brasil acho que só a tagima do ardanuy é escalopada,mas me corrijam se eu estiver errado.No exterior tem a do malmsteen e mais um bocado.Porém nela só é possível colocar marcação bolinha (também me corrijam se eu estiver errado).Abraços.

Fábio Seiji
Luthier
# nov/07
· votar


Tetanossauro Rex
Não sei ainda se recebi, hehe; meus emails estão meio acumulados, mas vou tentar dar uma repassada em todos e vejo se recebi direito.

kiki
Com uma régua (que esteja reta) dá pra vc conferir se o braço está reto em relação ao corpo, dá uma olhada nisso.

Thiago Vianna
Louro faia (Roupala spp.) dá um acabamento muito bonito e não é difícil de trabalhar como pode parecer, responde bem até em serra e tupia sem lascar; o timbre é muito bacana também, bastante ressoante (fato estranho para uma madeira toda "interrompida" como essa).
Das que vc citou são legais pra braço, mas considerevelmente pesadas, principalmente a sucupira (se for a sucupira que estou pensando -Bowdichia nitida)
Procure descobrir o nome científico das espécies que vc tem em mãos, pois o nome popular não serve de referêcia para muitas madeiras.
A tatajuba (Bagassa guianensis) não tive boas esperiências; tive uma peça que estava extremamente seca, mas torceu quase meia volta quando serrei, virou um parafuso!
Eu ainda não tive oportunidade de usar, mas aposto no jatobá (braço e escala), muiracatiara (braço e escala) e tauari (braço).
O Breu branco (Protium heptaphyllum ou P. pallidum) não é comercializado por aqui, pois a extração comercial dessa madeira ainda não consolidou e eu acho que nem vai se consolidar, pois eu não considero comercialmente viável (pela disponibilidade dessa madeira), porisso ela seria mais de uso regional.

Marcelo R.
Faça uma busca nos tópicos sobre "escala escalopada"

kiki
Moderador
# nov/07
· votar


Fábio Seiji
Com uma régua (que esteja reta) dá pra vc conferir se o braço está reto em relação ao corpo, dá uma olhada nisso.
ok, vou tentar! valeu!

Tetanossauro Rex
Veterano
# nov/07
· votar


Fábio Seiji
Não te apressarei até porque exigi muito hehe.Abraços.

Thiago Vianna
Veterano
# nov/07
· votar


Fábio Seiji

Obrigado pelas respostas. Amanhã vou dar uma passada no revendedor e também me informar sobre os nomes científicos.

Quanto ao louro-vermelho, você tem alguma observação?

E o amapá, serve pra braço? E o pau-amarelo ?

Abç.

punkrocker_77
Veterano
# nov/07
· votar


ola, eu tenho uma epipoca sg-400 das modelo antigo, tem 9 anos, e eu tenho um cap select by emg, que é duma gianini atigona, eu queria saber qual dos dois caps é melhor pra som pesado e rapido, o que menos embola e tal, porque se o selct for melhor eu coloco ele na minha epipoca vou tocar hard core, grind core, bem rapido e pesado, eu uso um tri metal da zoom de efeito e um ampli gs 100 da meteoro.
eu vou usa lo na posiçao da ponte.


PS: ja usei a busca mais nao sanei minha duvida.
PS2: tentei criar um topico e acho que nao deu certo, por isso estou postando aqui de novo. entao se tiver um topico desse por favor nao me xinguem, foi mal.

abraços.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!