Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!

Autor Mensagem
punkrocker_77
Veterano
# jan/08
· votar

cara eu faço uns trampos aqui mais bem amadores, so nas minhas guitas e de baixos e guitas de amigos. mais eu tenho algumas duvidas. eu tenho de fazer um nut pra uma guita minha, como se faz isso? quais ferramentes sao necessarias? e pra alinhar os trates como é feito e o que necessito? por hora sao essas, sera que tu ou alguem mais pode me ajudar?
abraço.

kiki
Moderador
# jan/08
· votar

punkrocker_77
olha, eu fiz um nut de osso. eu usei lixa pra dar o formato geral, e serra de arco e estilete pra cortar os sulcos. não ficou 100%, mas deu certo.
bom mesmo é ter serras finas, tipo as que se usa pra instalar os trastes. mas não se vende no brasil destas, então a gente tem que se virar.

http://www.kiyoto.xpg.com.br/telecaster/execucao/CIMG4706.JPG
http://www.kiyoto.xpg.com.br/telecaster/execucao/CIMG5451.JPG
http://www.kiyoto.xpg.com.br/telecaster/execucao/CIMG5694.JPG
http://www.kiyoto.xpg.com.br/telecaster/execucao/CIMG5697.JPG
http://www.kiyoto.xpg.com.br/telecaster/

espero que ajude

Edu1974
Veterano
# jan/08
· votar

punkrocker_77
kiki
Em lojas de aeromodelismo e possivel se char serras do tipo que vc quer. Algumas outras ferramentas podem ser uteis tb. ;)

kiki
Moderador
# jan/08
· votar

Edu1974
sério? que bom, vou procurar.
ouvi dizer de uma tal serra de ourives, que talvez servisse.

eu sei que no exterior existe uma infinicade de serrinhas à venda, de varias espessuras abaixo de 1mm

punkrocker_77
Veterano
# jan/08
· votar

kiki
po cara ficou maneira a sua guita heim parabens
mais tipo pra fezer o nut como tu fez? tipo medidas essas coisas? eu pensei em marcar o local dos furos, com um nut de uma de minha guitas, mais e o tamanho do furo, como saber se ja esta bom? e para nao deixar nada que segure a corda se é que tu me entende?

Edu1974
po valeu cara, vou dar uma procurada nisso ai.

kiki
Moderador
# jan/08
· votar

punkrocker_77
pois é, mas aí é mais da habilidade manual e da paciencia.

a minha mizinha tem um degrauzinho, se eu dou um bend pra cima e depois um pra baixo, ela estala.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/08
· votar

Tetanossauro Rex
Semelhante em timbre ao Alder é o Freijó.
Fisioterapeuta
Quando vc abre a guitarra, se for de compensado vc percebe claramente as linhas do mesmo, em forma de biscoito "waffle"
Edu1974
Guitarras com corpos confeccionado em compensado: Washburn Lyon, Squier Bullet, Epiphone Special, etc. Aglomerado: Hohner Rockwood, Strinberg, etc, etc...
kiki
Plywood é compensado em inglês (também às vezes pode ser designado Laminated). Corpos com peças de madeiras coladas não tem problema, desde que não se excedam à 3 e a qualidade das peças seja boa.
Abçs

Edu1974
Veterano
# jan/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Obrigado pelas informações. Realmente fiquei bem mais contente com a minha Giannini feita em 3 peças de Marupá.

Não sabia que as empresas estavam economizando tanto na matéria-prima. Daqui a pouco as guitarras serão de plástico.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/08
· votar

Edu1974
Marupá é uma boa madeira, mas com 3 emendas....Eu, quando construo um instrumento nessa madeira, prefiro utilizar o corpo sem emendas (ou com uma bem pequena), dada as caracteristicas de densidade da madeira.
As fábricas utilizam esse expediente não é por economia não, mas por causa da imensa devastação das florestas de todo o mundo. Quase não existem mais grandes árvores como as que foram utilizadas no passado. Uma Gibson Les Paul dos anos 60, de corpo sem emendas, utilizava a madeira de uma árvore de 300 anos! Ademais as fábricas usavam estoques de madeiras de 100 anos (nos anos 50, 60 e 70). Daí o porque da qualidade superior desses instrumentos e do porque as guitarras "Custom-Shop" ou de Luthieres famosos custarem tão caro.
Abç

Edu1974
Veterano
# jan/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Já fiquei triste de novo com a minha Giannini. Mas mesmo assim muito obrigado pelas informações.

PipaAvuada
Veterano
# jan/08
· votar

Saudações...
Peguei uma guita usada essa semana, sei que vou ter que leva-la à um Luthier para a clássica regulada e para a confecção de um novo nut, pois o que está nela está com a fenda da corda sol muita funda e ela trasteja solta.
Queria saber se tem alguma solução temporária para amenizar esse problema pelo menos por duas semanas, pois é o tempo que vou demorar para leva-la para a troca do nut.
Abraço!
Obrigado.

Fábio Seiji
Luthier
# jan/08
· votar

PipaAvuada
Vc pode colocar calço (entre a corda e o canal do nut), mas essa solução é paliativa...
Dobre um pedaçinho de papel alumínio e coloque na posição, afine a corda, verifique a profundidade do canal (apertando a corda na casa 3 e verificando a altura da corda em relação ao traste 1); a corda não pode estar encostada (aperte a corda sobre o traste pra ver se ela se move) mas também não pode fica muito alta, é um "nadinha" acima do traste.
Se ainda estiver muito fundo dobre mais uma vez o pedaçinho de papel alumínio.

PipaAvuada
Veterano
# jan/08
· votar

Valeu Seiji!
Mais uma pergunta....
Quanto à trastejamento somente na 6ª Corda?
Me parece que ela está com menos tensão que todas as outras, bem frouxa, assim trastejando um pouco!
Abraço!

kiki
Moderador
# jan/08
· votar

PipaAvuada
verifique na ponte, se ela nao esta mais baixa que o resto.

128556
Veterano
# jan/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
conhece algum projeto de pré amp transitorizado, com 2 canais ?

drive / clean ?

onde posso encontrar ?

FelipeMassa
Veterano
# jan/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola,

Tenho tb uma ibanez RG1550 (hardware gotoh e ponte edge pro) que sempre funcionou legal com cordas 0.9 e a afinação sempre foi perfeita (notas abertas e oitavas). Recentemente troquei as cordas por 0.10, aí afinei e corrigi a angulação da ponte. Só que a Mizinha não afina mais (não forma o acorde de D maior na primeira oitava), tipo quando digito a nota E aberta, o afinador marca E (correto), porem depois de ~2 segundos a nota muda para A no afinador cromático. As outras notas permanecem corretas e quanto digito qualquer nota, marca a nota certa no afinador, e no máximo a nota desce um pouco após uns ~4 segundos. Sei que é normal descer, porem pular de E para A, é estranho. Então, a oitava está regulada, e tanto no harmonico na 12ºcasa quanto na nota está igual.

As hipóteses:
- Primeiro pensei que fosse o NUT, aí afrouxei as cordas, retirei o nut e aumentei com dois SHIMS de .25mm. Afinei novamente e nada.
- Depois verifiquei a angulação da ponte para ter certeza que esta correto. Sim, está paralelo ao corpo, conforme o manual e os varios sites www.jemsite.com.
- Tentei aumentar a ação de cordas, e tanto faz.
- Depois troquei as 3 molas originais por 3 gotoh. Continuou a mesma coisa. Aì voltei para as molas originais. Pensei que as molas poderiam estar cansadas e dei um descando de 24hrs retirando do screw. depois de recolocada, nada funcionou.
- Aì, pensei que fosse os STUDS (parafusos com problemas) e facas da ponte. Retirei a ponte (Edge Pro) e verifiquei que estava tudo OK, nenhum buraco ou parte comida. A guitarra tem 1 ano e 1/2.
- Após recolocar a ponte, percebi que a afinação(FINALMENTE) estava OK. O acorde de D estava afinado e a E(mizinha) estava OK, mas o NUT tinha deixado alto de mais, então, resolvi retirar para deixar uma ação mais baixa. Retirei os SHIMS do NUT (assim como estava antes). Aproveitei essa hora para trocar o jogo de cordas, pois as anteriores já tinham esticado e afrouxado demais. Antes de terminar de afinar, voltou o problema e a E (mizinha), sempre muda a afinação independente da frequencia(mesmo com a corda frouxa a nota muda derrepente no afinador).
- O NUT esta bem preso, os parafusos das molas estão bem firmes. Sempre funcinou sem os SHIMS do NUT.

Resumindo, resolvi derrepente, porem não sei como. Não mexi no tensor, pois vou levar em um Luthier, mas gostaria de entender se esse problema é comum em luthiaria e se o problema tem haver com um possivel deslocamento horizontal da ponte.

pode me ajudar?

valeu,
abs

wppereira
Veterano
# jan/08
· votar

Olá,

Queria saber se vale apena investir num upgrade da minha Cort Solo Series. Ou é melhor pegar uma outra guitarra?

Abs!

Fernando de almeida
Veterano
# jan/08 · Editado por: Fernando de almeida
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Grande mestre ... cara, me tira uma dúvida rápida ...
Tenho dúvidas sobre DAMPING ...

- Tem o FDD (Frequency Dependent Damping): do exatamente se trata esse termo ???
- Damping: Vi esse 'cara' no flow chart do head peavey XXL com as opções tight, medium e loose (no flow chart essas opções estavam se referindo como parâmetros do power do ampli)... Do que se trata esse damping e essas opções???

Sei que na guitarra, Damping = (Abafamento) Técnica usada para silenciar uma corda ou várias.

Finalmente o que vc acha do ampli Peavey XXL???

Grato
Fernando

Fernando de almeida
Veterano
# jan/08
· votar

Fábio Seiji
Fala mano ... Seguinte preciso do seu email ou endereço ou telefone pois tenho umas guitas que quero levar pra vc fazer um orçamento de serviço que quero fazer nelas.

Abr
Fernando

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/08
· votar

FelipeMassa
Cara, esses fenômenos vivem ocorrendo em guitarras, e isso se deve ao fato da escalatemperada não proporcionar afinação 100% correta, por isso a necessidade absoluta da regulagem das oitavas (entonação - mesmo assim as incongruências continuam ocorrendo), o que numa ponte tipo "Floyd-Rose" é mais dificultosa.Fernando de almeida
Cara, eu não sei te responder à essa pergunta, vou pesquisar e aprender. Não conheço o amp que vc citou (só de nome).
Abç

rafilsk
Veterano
# jan/08
· votar

bertola
eu te mandei uma menssagem.Responde la fazendo um favor.

Hyper_
Veterano
# jan/08
· votar

gente, precisava duma opinião de voces, como estou com poucos recursos monetários hehehe, comprei uma Ephiphone SG special, bom entao depois de um tempo comecei a tocar musicas do satriani, agora ficou complicado, pois os modelos sg n tem alavanca, e o satriani usa muito isso.

Bom queria saber se as pontes com alavanca que existem pra SG ex:bygsby (n sei c eh assim q esreve). queria saber se com uma ponte assim eu consigo dar uma alavancada no mesmo nível duma floyd rose.

E em relação aos captadores, oq o satriani usa tanto na ponte quanto no braço?

Com as especificações acima eu consigo adaptar a minha SG pra tocar satriani? ou nao tem jeito mesmo e terei q comprar otra guitarra?

Bom desculpem a pergunta das alavancas, num tópico de captadores, mas aih eh melhor perguntar tudo num post soh, bom se alguem puder ajudar

desde ja agradeço

128556
Veterano
# jan/08
· votar

Bertola :

da uma ajuda ai =)

http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/179580/

Hyper_
Veterano
# jan/08
· votar

ninguem aih pra me dar uma ajuda?

kiki
Moderador
# jan/08
· votar

Hyper_
Membro Novato
não tenha pressa

Hyper_
Veterano
# jan/08
· votar

ahh beleza
axei q a galera ficava on direto, desculpas..

Edu1974
Veterano
# jan/08
· votar

Hyper_

Com uma bigsby vc não vai dar alavancadas como o satriani. Vc precisa de uma ponte flutuante com travas tipo Floyd Rose e das boas se não você não vai ficar com a guitarra afinada. Mas aí vc vai precisar de outra guitarra.
Procure no site da ibanez o modelo satriani que tem toda a configuração da guitarra dele.

Hyper_
Veterano
# jan/08 · Editado por: Hyper_
· votar

Edu1974

Eu vi a JS100 do satriani q no caso seria a mais acessível, mas mesmo assim a mais barata sai em média 4mil reais, eh complicado gastar tudo isso =/, e sei q se eu comprar otra guitarra do tipo da JS terei q gastar com os captadores Dimarzio paf pro(braço) e o fred(ponte) soh aí ja vao uns 700~800 reais pro saco, por isso a pergunta da ponte, assim eu poupava grana intende.

Como nao da pra usar floyd na SG é bom eu começar a fazer horas extras no trabalho né, hashahshusa.

bom brigado pela informação ae, ajudou bem, vo deixar intao a SG pra tocar as coisa mais pesada q eu toco, com ponte fixa e todas as características boas da ponte fixa, e o jeito vai ser arrumar otra guitarra.

agradeço mais uma vez
Hyper

Tetanossauro Rex
Veterano
# jan/08
· votar

Hyper_
E além de tudo,não compensa investir em epiphone special,elas são de compensado cara.

Rout
Veterano
# jan/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Olá Mestre! Estou com algumas dúvidas e gostaria da opinião de um profisisonal.
Possuo uma Tagima 635 das antigas. A uns 2 anos troquei os captadores originais pelos respectivos Stellfners: Strator Soft na ponte (Alnico 5 Rods, 7.6k e 180mv de saída) e Strator Hard no meio e no braço (Cerâmicos, 6.2k, 190mv de saída).
Gostei do resultado, para mim foi satisfatório. Mas agora preciso de um captador mais "forte" na ponte. Que empurre mais, e de preferência com o "hum cancelling". O que me indicas?
Obrigado desde já!