Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!

Autor Mensagem
kiki
Moderador
# jan/08
· votar

Boca de Pato
o google deve saber

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/08
· votar

juninho da monica
Cara, não existe nenhuma informação confiável sobre essas guitarras, nem sequer da fábrica, pois eles não se preocupam com instrumentos de baixo preço. A maioria delas é de compensado, fuja dessas!. As que são construídas em Soft Maple são bem melhores e valem um "up-grade" com peças nacionais de boa qualidade (Malagoli, Stellfner, Condor, etc).
Grimc
Nunca ví ninguém fazer isso (passar cêra!!!).~Limpe sua guitarra com Lustra-Móveis e com uma boa flanela. Basta isso.
Boca de Pato
Tenha calma meu filho, aqui ninguém recebe nada para responder coisa alguma.
Não conheço site dessa marca, que aliás não é lá essas coisas......
Abçs

Fernando de almeida
Veterano
# jan/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Cara, vc tem o contato do SEIJI????
Pode ser telefone, email ou endereço ....

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/08
· votar

Fernando de almeida
Curiosamente não.....
Abç

Grimc
Veterano
# jan/08
· votar

Nunca ví ninguém fazer isso (passar cêra!!!).~Limpe sua guitarra com Lustra-Móveis e com uma boa flanela. Basta isso.
Obrigado, realmente, ninguem o faz, eu fiz por experiência

Edu1974
Veterano
# jan/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Como é feito aquele acabamento acetinado dos braços da Ibanez?

kiki
Moderador
# jan/08
· votar

Fernando de almeida
Cara, vc tem o contato do SEIJI????
Pode ser telefone, email ou endereço ....

da uma busca neste topico, ele postou nao faz muito tempo. era fseiji alguma coisa

Cadarn
Veterano
# jan/08
· votar

Opa, queria saber se a Epiphone também faz Les Pauls Gold Top com Humbuckers, ou só com P-90..
E também quanto ao tamanho do P-90.. quais são as outras possibilidades de captadores p/ colocar na guitarra que veio com P-90? Se houver, quais são as características desses caps?

Valeu ^^

128556
Veterano
# jan/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Seiji
kiki

onde comprar tensores aqui no Brasil ?

kiki
Moderador
# jan/08
· votar

128556
o meu eu comprei da walker, pelo mercado livre. mas é aquele aberto, que eu disse.

aquele com a canaletinha eu acho que vende em luthierias, não sei bem. acho que eu vi lá na vintage vendendo.

bom, isso os mestres sabem bem melhor.

Boca de Pato
Veterano
# jan/08
· votar

alguém já testou alguma guitarra da Aria?o q achou?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/08
· votar

Edu1974
Com verniz acetinado.
Cadarn
O timbre do P90 é um dos mais legais de todos os captadores.
128556
O kiki está certo.
Boca de Pato
Ruins.
Abç

Cadarn
Veterano
# jan/08 · Editado por: Cadarn
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Bom, vc já tocou em um P90? Se sim, achou o timbre dele pouco gordo? Ele tem chiado, devido ao fato de ser single?
Quais são as opções p/ eu trocar um P90 por um captador do mesmo tamanho? Li algo sobre P85 e um outro, mas não sei nada.. ^^

e Quanto à Epiphone fazer Gold Tops com Humbucker?

Valeu!

moa_guitar
Veterano
# jan/08
· votar

Tava pensando em comprar uma guita nova tenho uma epiphone les paul special e nao gostei muito dela mais tenho 1000 reais o que voçe me sugeria ate nesse preço

pacificpoker
Veterano
# jan/08 · Editado por: pacificpoker
· votar

meu amigo ta vendendo uma SX SST62 mas ele diz que só ta escrito shelter no headstock... é uma guitarra sunburt... ele disse que idetificou o modelo ... pela posição dos captadores acho... sei que vcs falam muito dessa guitarra... mas depois vou colocar fotos da guitarra pra vc poder me falar se é realmente uma SX SST62... e se for... qual um preço justo por ela... sendo que ela é de 2004 ou 2005...

obs: eu pedi pra ele me dar o numero de serie dele e ele me disse q n tem... n sei se ele intendeu errado ou realmente n tem... queria saber se é verdade...

juninho da monica
Veterano
# jan/08
· votar

Bertola
hehe valeu muito cara
tava mesmo pensando nisto.
a Proposito vc sabe se tem como trocar o tensor de um braço?
valeu

Edu1974
Veterano
# jan/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Tenho uma Giannini Power GG05T. Ela está com problemas de afinação e pensei em levá-la para uma revisão geral. Você acha que essas guitarras Giannini valem um investimento para um upgrade (regulagem geral e troca de caps) ou vale mais a pena trocar por outra?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/08
· votar

Cadarn
Sim, já. O som é encorpado e "nervoso" (ouça o disco "Live at Leeds", classico "ao vivo do The Who). Existe também o P100, que é "Stack"
moa_guitar
As opções são inúmeras, como Shelter, Schecter, Condor CLP II, etc. Todas INFINITAMENTE melhores que a sua Epi Special.
pacificpoker
Elas realmente não tem nº de série.
juninho da monica
Sim, tem, mas é um procedimento caro e complexo.
Edu1974
Levá-la para uma revisão geral é uma boa, quanto a investir nela...............................................
Abçs

Cadarn
Veterano
# jan/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Valeu ^^

Marcelo R.
Veterano
# jan/08
· votar

SEIJI

GOSTARIA DE SABER A POSSIBILIDADE ENCOMENDAR UMA GUITARRA COM VC
SE PUDER ENTRAR EM CONTATO PELO EMAIL:
marcelin.rodrigo@gmail.com
grato

Tetanossauro Rex
Veterano
# jan/08
· votar

Bertola ou Seiji:Apenas curiosidade,sonoramente,quais madeiras nacionais ou que são possíveis de encontrar aqui se assemelham ao alder ou ash?Obrigado e abraços.

Fisioterapeuta
Veterano
# jan/08
· votar

gostaria de saber como faco pra detectar se a madeira da minha guitarra e de compensado, nunk tinha parado para prestar atencao nela, mas ja q ela ta aberta gostaria de saber como eu faco...

alguem pode me ajudar?

kiki
Moderador
# jan/08
· votar

Fisioterapeuta
até onde eu sei, compensado é uma porção de tabuas empilhadas, coladas umas nas outras.

se voce conseguir ver nas cavidades da eletrica as marcas destas tabuas, deve ser de compensado. mas nem sempre é facil de ver, por que estas cavidades quase sempre são pintadas.

as vezes é mais facil dizer o modelo dela, e ver se alguem sabe. ou olhar as especificações do fabricante.

Edu1974
Veterano
# jan/08 · Editado por: Edu1974
· votar

Fisioterapeuta
kiki

Pesoalmente, eu nunca vi uma guitarra de compensado. Acho até difícil de acreditar que exista (mas nada é impossível nesse mundo). O que é comum são guitarras de corpo composto por divesos blocos de madeira colado, geralmente 3. Isso é comum em quase todas as guitarras mais baratas. As boas guitarras são de peça única.

Já ouvi dizer que tem guitarras de mdf (aglomerado de madeira) mas também não sei dizer se é verdade já que o MDF é muito pesado para isso.

Algumas guitarras recebem laminas (camadas) de madeira decorativas mas só por estética.

Edu1974
Veterano
# jan/08
· votar

Tetanossauro Rex

Tente o Tauari ou Marupá.

kiki
Moderador
# jan/08
· votar

Edu1974
não é aquele mesmo compensado de construção... é esses mesmo que voce diz, de blocos, ou tabuas grossas, bem mais que 3 peças. pelo menos os que eu vi eram assim.
o problema é, além de haver muitas emendas, tambem são de madeiras variadas, e não blocos de um tipo de madeira ou dois.
são denominados como plywood, ou hardwood, coisas assim, pra disfarçar.

mdf parece que existe tambem, tava rolando umas polemicas há um tempo.
não acho que seja muito pesado, existem densidades variadas. e existem guitarras em madeiras muito pesadas tambem.

B.Frusciante
Veterano
# jan/08
· votar

Edu1974
Muitas guitarras boas são feitas em 2 ou 3 partes de madeira no corpo.
A stratocaster é feita de 2 partes(Fender Americana), a Firebird(Gibson) é feita de 3 partes, salvo algumas que são Neck-trhu-body, feitas em 3 partes ao total: braço, e as 'asas' do corpo.

Fisioterapeuta
Veterano
# jan/08
· votar

e um condor rx30 de 1997, umpouco diferente desta de hj.

vo bate uma lixa n cavidade interna dela e ver...

Edu1974
Veterano
# jan/08
· votar

B.Frusciante

As neckthorugh são uma caso a parte. As strato eu não sabia que eram feitas com dois pedaços. Alguns tipos de madeira não se consegue num tamanho que dê todo o corpo da guitarra.

kiki
Moderador
# jan/08
· votar

Edu1974
mas ate onde eu sei (ajuda dos mestres aqui), até umas 3 peças coladas ainda se obtem um bom resultado, equivalente à peça única.

existem inclusive algumas vantagens. por exemplo, duas peças coladas com a fibra invertida tem menos tendencia a empenamentos que uma peça unica, com as fibras todas pro mesmo lado.