Gibson Standard espessura do corpo?

    Autor Mensagem
    Hammer
    Veterano
    # nov/07


    Ae gostaria de saber se o corpo das gibson STANDARD de hoje em dias são iguais aos das gibson standard da decada de 70? Outra coisa... sobre a polêmica que tava rolando acerca das gibson atuais serem feitas com a madeira toda furada (igual queijo suiço) para diminuir peso se é verdade ou não... se for a partir de quando esta técnica foi implementada??, ou se trata de caso específico para as gibson com a definição de corpo "rounded"?? Grato.

    obs: não encontrei uma resp. especificas nos topicos anteriores...

    Bog
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Hammer

    Cara, os buracos para alívio de peso existem já faz um bom tempo. Parece que as Standard TÊM isso sim. Eu mandei e-mail para a Gibson, e a minha Studio também tem.

    A polêmica mesmo é que alguns modelos têm MAIS que furos, e sim câmaras. Alguns modelos receberam isso só este ano - é o caso da Vintage.

    BTW, o video abaixo mostra esses buracos claramente. Na própria fábrica da Gibson!



    jimmy vandrake
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Hammer

    Fica difícil encontrar, mas aqui no fórum tem um Raio X de uma Les Paul das novas.
    Não são exatamente buracos como um queijo suiço, mas sim câmaras internas moderadamente grandes e que realmente não alteram o som, mas aliviam algumas gramas de peso.
    A espessura do corpo da Les Paul, 1995 é precisamente 49mm, no local da chave seletora, porém no centro do corpo é mais e não tem como medir. Quanto às 1970 não sei lhe informar.

    Bog
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    jimmt vandrake

    Cara, existem os 2 esquemas de alívio de peso... Os buracos existem. As câmaras também. Até aparece ali no vídeo. :)

    kiki
    Moderador
    # nov/07
    · votar


    Bog
    os buracos que voce diz são aquelas tábuas com furos redondos e compridos?

    e, desculpe a ignorancia, mas gibson standard é les paul, certo?
    não sabia que tinha essas cavidades, interessante. já tinha visto esse video e não tinha reparado nessas tabuas de queijo suíço.

    faz sentido, por que, até onde eu sei, uma lp pode pesar mais que o dobro de uma strato.

    Bog
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    kiki

    Hehhehe, eu estou assumindo que é LP... Apesar de que também existe a SG. :/

    Sim, bem esse furos aí mesmo. Quando começou a discussão sobre alívio de peso e guitarras "ocas", mandei um e-mail para a Gibson perguntando sobre a minha guitarra, e falaram que tem essas "colunas escavadas" aí. Pior é que mesmo depois do tal e-mail e mesmo com este vídeo (onde aparece OBVIAMENTE o alívio de peso, o cara até FALA dele), tem gente que se recusa a acreditar. "Não, Gibson é sólida, totalmente, não viaja."

    Tem gente que coloca as coisas na cabeça e aí nem a mais descarada das evidências consegue mudar...

    Gasoline
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Com certeza existe.
    Ainda tem algumas VOS sem o weight relief, não ?

    A Gibson nunca escondeu esse lance.
    Mas é que existe o mito (e aqui no FCC é amplificado) de que "sólido = caro = bom = só isso presta"

    Agora vai ter neguinho desistindo de comprar Gibson pq tem buraco. (Viu como pararam de recomendar Ibanez depois do tópico do Alface?)

    Tua LP é Studio né ?
    Qual o ano dela ?
    Porque eu tava com Studio GEM acho que 93 lá em casa, esses tempos, e achei ela MUITO pesada para ter o weight relief. Mas conheço LP muito pouco para dizer com certeza.

    Sem contar que a Gibbo estuda o tamanho de posicionamento de cada um destes buracos para não afetar, ou afetar minimamente o som.

    kiki
    Moderador
    # nov/07
    · votar


    Bog
    saquei, legal.
    eu tava encanado que todo mundo fala que minha tele é pesada... eu pesei ela, tem uns 3,6 Kg
    eu dei uma caçada aqui no forum sobre pesos. ouvi dizer que lespaul pesa algo como 7a 8 kg (voces confirmam isso?). imagina se não tiver as cavidades?
    mas as sg são bem mais finas, não sei se precisa/dá pra ter essas cavidades. sg tem top separado com as lp?

    Gasoline
    pois é, cada mito. as cavidades não fazem com que a guitarra deixe de ser de madeira sólida. é melhor uma peça escavada do que compensado maciço.

    Bog
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Gasoline

    Heheh, fora que fazer os buracos dá MAIS trabalho do que não fazer! :P Certamente, não tem a ver com redução de custos e enganações afins.

    Minha Studio é do ano passado, 2006, bem nova. E eu realmente fiquei surpreso, porque falavam tanto do peso da Les Paul que eu imaginava que ia me curvar quando tentasse tocar. Mas não é nada disso: pesa um pouco mais de 3 kg, acho.

    Mas é aquela... mitos e mais mitos... e eu feliz da vida com uma guitarra que certamente está bem acima do meu nível como músico, hehehe

    Bog
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    kiki

    Cara, a minha LP não deve ser muito mais pesada que a tua tele não... 6 ou 7 kg é sem o alívio de peso. Tem um modelo que não tinha isso, eu não lembro qual era... Mas as Standard, Studio e afins, essas são sim com o peso aliviado.

    A SG é naturalmente mais leve, mas eu nunca toquei numa Gibson SG.

    Eric Lance Abbott
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    les paul comum, sem weight relief, pesa entre 4 e 5 kg
    poucas passam de 5
    os buracos reduzem cerca de 1 kg apenas
    o que eu acho uma grande baitolice

    Hammer
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    OBS.. ESTOU ME REFERINDO AO MODELO LES PAUL STANDARD..

    se mais alguém souber algo posta ae...

    Zeraus
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Bog

    Que vídeo tru! Valew por ter postado. Ele realmente mostra o que faz uma Gibson ser o que é...

    Heheh... aos 3:58 pensei "centenas de milhares de dólares"

    Soldano Slo100
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Hammer
    CAra fica tranquilo que esses buracos não afetam em nada,em termos sonoros.É como disse o eric,uma grande baitolice.
    Só para você ver como não altera o som,um dos modelos top(e mais caros) da gibson de "série"(ou seja sem ser a as custom's) é a Les Paul Supreme que tem maiores e super estratégicas cavidades,que não altera o som,realmente não se preocupe.

    Só temos que nos desespera se a Gibson começar a fazer guitarras com a Epiphone Les Paul Ultra!

    Hammer
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Soldano Slo100
    hehehe

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gibson Standard espessura do corpo?