Espessura do Corpo P/ FLoyd Rose

    Autor Mensagem
    Stevens144
    Veterano
    # mar/11


    Fala galera,

    estou com uma duvida...
    esses dias entrei em contato com um luthier pra instalar uma Floyd rose da Gotoh pra mim, mas ele me disse que o corpo da guitarra tem q ter a espessura de 4,5Cm ou mais, ai eu medi minha guita tem 4Cm, gostaria de saber se existe alguma outra ponte pra guitarra com esse corpo. No caso gostaria de saber sobre a Edge 3 já que ela é propria pra ibanez. Minha guitarra é a Ibanez PGM3

    obrigado

    Rodrigo Torresmo Takahara
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Dá para colocar, mas tem que comer o bloco da ponte, leva num torneiro e deixa na altura ideal.

    mr.floyd
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    minha floyd tem o "bloco" menor de fabrica

    talvez vc acha uma assim..

    Maximun-EGS 216
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    a minha floyd Rose em si, é pouco menor que a do Mr.Floyd.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Stevens144
    Sim, seu luthier tem razão.
    Se vc instalar uma ponte com bloco menor, estará instalando uma ponte de qualidade inferior e isso comprometerá a estabilidade da afinação.
    Outro dia mesmo tive um problema assim aqui em minha oficina: Um cliente queria instalar uma ponte Gotoh (de qualidade) em uma guitarra com corpo de espessura inferior ao padrão. Não pode ser instalada...
    Abç

    Maximun-EGS 216
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Tem Floyds menores, que são boas!

    Nao é só pq nao é Gotoh, que é ruim nao ¬¬'

    Pde ser pouco inferior, mais vcs falam tanto de afinação, que as pessoas pensam "Se eu esbarrar na corda desafina".

    Povo Brasileiro TSC TSC.

    Rodrigo Torresmo Takahara
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Ja tive 3 guitarras com o bloco menor, as duas gotoh, e ja fiz o serviço em mais duas.

    Não deu problema algum, nunca tive problema de instabilidade com minhas guitarras com o bloco menor. Sem contar que essas guitarras tinha +- 18 anos cada. E ainda continuam com as mesmas pontes.

    Leva o bloco em um torneiro e mande dar um pase para deixar na altura ideal e pronto.

    mr.floyd
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Maximun-EGS 216
    ehhe
    é vdd

    a minha saiu por 200 e poquinho
    e não desafina nem uma linha

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Maximun-EGS 216
    Rodrigo Torresmo Takahara
    Não se trata apenas de desafinar ou não (na verdade isso tem à ver com a qualidade da ponte, das molas e da regulagem), mas sim que um bloco menor significa menos massa no sistema, prejudicando timbre e sustentação. Se vcs analisarem um bloco de ponte de uma Fender antiga, verão que se trata de uma peça de metal de qualidade, usinada, e bem pesada (e com 5 molas de qualidade e alta tensão); isso garante a qualidade do timbre e da sustentação do instrumento.
    Abçs

    Rodrigo Torresmo Takahara
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Numa floyd rose gotoh te garanto que não muda nada, um bloco com menos 5mm não ira influenciar em nada no timbre e nem na sustentação. Sem contar que um bloco de cobre usinado não deve modificar nem 2% do timbre de um bloco de ferro fundido (vide as pro edge)

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
    · votar


    Rodrigo Torresmo Takahara
    No meu entendimento e experiência, muda sim. Principalmente se vc somar à isso a menor massa do corpo... Mas, tudo bem...
    Abç

    Bomber Man
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Olha não entendo de pontes a ponto de falar que menos massa altera o som ou timbre ou susten, mais o que a matematica ensina é que se vc tira massa ou acrescenta massa = peso Ok, vai dar diferença sim, creio q diferentes metais tem diferentes respostas, no som produzido tmb, eu nunca colocaria nada em minhas guitas que não focem feitas pra ela, pra mim modificar peças tem um nome e é enjambre.


    Obs: se na hora de diminuir o bloco a peça aquecer de mais, tmb pode ocorrer de ela perder resistência e vir a durar menos, visando que quando cortei as molas do meu subaru que são molas eibach, usando uma serra de corte, e montei de novo no carro, ao abaixar o carro so ouvi o bum, e quando olhei pro chão la estava minha mola dianteira, so to comparando pq esse molas são feitas do aço mais fodastico que tem, ou seja tmb se deve levar em questão o calor que esse passe no torno vai gerar, falo como leigo não sei se isso se aplica ao material que é feito as pontes....

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Bomber Man
    Exatamente.....
    Abç

    Rodrigo Torresmo Takahara
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Garanto que tem MUITA guitarra de marca e luthier famosos que tem Floyd Rose Gotoh com a base diminuída em torneiro. Mas muitas.


    Mauricio Luiz Bertola
    Qual é a diferença de timbre ou sustain de um bloco de titanio, cobre, aço ou ferro fundido?

    Sir.Paulo
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: Sir.Paulo
    · votar


    Rodrigo Torresmo Takahara

    Segundo a Fender eles fundem o cobre nas pontes para melhorar o Sustain!

    Stevens144
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Então minha guita da 40mm (4cm) de espessura... sera q se eu colocar uma EDGE 3 da Ibanez mesmo fica legal?

    papillon
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Stevens144

    Cara coloquei uma gotoh na minha MG130 a um tempo o bloco realmente era maior que a expessura da guita, o que eu fiz??
    apenas tirei a tampa das molas, e ficou otimo! =]

    Stevens144
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    É que eu gostei da EDGE 3 alem dela ser Ibanez o preço tb chamou atencao hehe

    Stevens144
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    e vc nao encontra especificações tecnicas dessas pontes... acho q os fabricantes ja deviam prever isso

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Rodrigo Torresmo Takahara
    Cara, bloco de titânio, que eu saiba, não existe, ademais, esse metal é muito leve e pouco maleável para essa aplicação. Cobre também não é usado, apenas em ligas, como o latão, que produz um timbre com menor "ataque" e mais graves que o aço, cujo timbre é "brilhante", lembrando (de longe!), nas cordas graves o som do piano (isso é uma aproximação). Ferro fundido também raramente é usado. O metal usado em trêmolos de baixa qualidade é uma liga metálica que usa antimônio, metal de baixa qualidade.
    Abç

    Rodrigo Torresmo Takahara
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Sim existe, inclusive o Vai usa em algumas guitarras o bloco de titanio, custa certa de 200 dollares.

    Para mim a influencia de timbre de blocos é nula, no maximo pode mudar um pouco o sustain.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Rodrigo Torresmo Takahara
    Sim existe, inclusive o Vai usa em algumas guitarras o bloco de titanio, custa certa de 200 dollares.
    Não sabia... Obrigado pela dica!
    Para mim a influencia de timbre de blocos é nula, no maximo pode mudar um pouco o sustain.
    Pra mim, não é. Eu consigo perceber, mas é lógico que essa diferença é sutil, pois existem muitos fatôres envolvidos no timbre e na sustentação. No fundo, o que interessa é o conjunto...
    Abç

    Stevens144
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    AChei uma que vai dar o tamanho certo! A da Ibanez EDGE 3, o cara do mercado livre respondeu assim:

    Da superfice de cima da ponte ate a ponta de baixo do magnum block da 4cm, somente o magnum block da aprox 3cm


    o corpo da minha guita é 4cm acho q da ne?

    Stevens144
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    vcs acham q a EDGE 3 da Ibanez desafina igual a ILT1??? estou meio na duvida agora

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Espessura do Corpo P/ FLoyd Rose