Corpo sólido de strato de angico, 45mm espessura

    Autor Mensagem
    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # out/11 · Editado por: Hendrix Gallagher Straits


    Eu tenho aqui em casa um pedaço bom de angico, a madeira é linda, não é porosa e é brilhante, muito densa, só o corpo bruto de uma strato de 45mm pesa aproximadamente 4,4 kgs, mas o maior detalhe dela é que esta seca a pelo menos a uns 40 anos, não sei ao certo a idade mas acho que pode ser até mais de 50 ou 60 anos..


    Já cortei o primeiro pedaço do angico e estou fazendo um corpo sólido de stratocaster.

    essas são as fotos do corpo em angico

    Foto do corpo strato em angico

    Fotos do corpo strato de angico


    Queria saber se alguem já fez corpo sólido de angico? porque até hj só vi ser usado em violões e escalas....

    O cara da serralheira que aplainou o angico disse que pelo que ele conhece de madeiras a mais de 50 anos, ele acha que uma guitarra de angico teria o som mais limpo que uma de mógno, mas ele não é um cara especialiasta em instrumentos muisicais, mas tem um ótimo conhecimento de madeiras..


    Não sou um purista do som classico de uma strato, não me importo se for uma strato com som diferente do alder ou ash, e nem me importo com o peso tb, a minha intenção é essa!

    Quero a opnião de voces.

    guizimm
    Veterano
    # out/11
    · votar


    cuidado pra n faze um corte errado e estraga tudo
    sem pressão

    kkk,brinks

    strinbergshredder
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Hendrix Gallagher Straits
    pergunta no tópico do bertola que ele pode te responder melhor sobre isso...

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # out/11
    · votar


    ja conssegui o gabarito agora, imprimi e tá colado em cima do corpo pré cortado, mas tá dificil de achar alguem com equipamento e coragem pra corta essa madeira, o pessoal reclama muito que estraga as laminas das plainas e uma tico tico tem que ser muito profissional pra cortar esse corpo com facilidade...

    Eu comprei um formão bem reforçado e umas brocas de madeira, comprei laminas novas pra tico tico, pelo menos pro serviço inicial..


    Mas minha maior duvida é no som, no timbre do angico em corpo sólido, pois vou usar braço de maple com escala em rosewood...

    strinbergshredder
    Veterano
    # out/11 · Editado por: strinbergshredder
    · votar


    Hendrix Gallagher Straits
    tu ainda entende algo disso cara, eu entendo quase nada de madeiras.....

    o Bertola q saca melhor disso....
    pergunta no tópico fixo de luthieria....

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Hendrix Gallagher Straits
    angico
    Cara, essa madeira não serve para corpos... Suas características não são adequadas...
    Abç

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # out/11
    · votar


    quais caracteristicas? por ser quebradiça, ruim de trabalhar ou po ser muito densa e o som ser muito mais grave??

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Hendrix Gallagher Straits
    Respondi no meu tópico...
    Abç

    danilomagacho
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Angico é muito bom... pelo menos depois que me mudei para o Rio Grande do Sul tenho usado bastante...

    Tenho usado ele como lenha para lareira, ou então como carvão na churrasqueira.

    Hendrix Gallagher Straits

    Na verdade madeira densa não significa timbre grave, o que influencia um pouco é a velocidade da propagação do som na madeira, e também a quantidade de imperfeições internas (porosidade) de cada tipo de madeira.

    Madeiras menos densas são melhores pelo menos para as costas do guitarrista, e não deve ser sem motivo nenhum que os bons instrumentos são praticamente todos feitos com madeiras de baixa ou média densidade (antes que venham me crucificar, mogno é de média densidade).

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/11
    · votar


    danilomagacho
    Tenho usado ele como lenha para lareira, ou então como carvão na churrasqueira.
    Eh,eh,eh....
    Hendrix Gallagher Straits
    Dá uma olhada lá... No mais, use outra. As opções são muitas:
    Marupá, Pará-pará, Araucária/Pinho-do-Paraná, Cedro, Urucú da mata, etc
    Abç

    ALEKSEJ ALEKSANDRO NOBRE MARQUES
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Hendrix Gallagher Straits

    Amigo, na minha casa, o construtor seboso, colocou portas angico dizendo que era uma madeira muito boa. Comprei a casa em 2003, mais ou menos 1 depois, todas as portas estavam empenadas forçando as dobradiças, algumas o cumpim atacou e por aí vai. Não creio que essa madeira sirva pra fazer alguma coisa que não seja cabo de vassoura ou lenha.

    MMJr
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Hendrix Gallagher Straits


    Depois de tudo a minha sugestao e que voce escolhha outra madeira para o corpo da sua guitarra....E quando ela ficar pronta, reuna a galera para tocar e use o angico para fazer brasa para o churrasco de comemoracao da guitarra nova...A galera vai gostar...


    Valeu...

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # out/11
    · votar


    bah que droga, eu tava bem alucinado com esse angico...

    mas agradeço a galera toda ai, eu ia faze cagada!!

    eu conssegui um cedro mas é so de 40mm..

    Alguem sabe aqui no Rio Grande do sul onde eu encontro madeiras boas e secas??

    Ant--
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Hendrix Gallagher Straits

    Cara, compre uma vigotinha de cedro rosa bem sequinho. Nas madeireiras normalmente tem pontas, sobras que ficam lá anos porque não possuem comprimento adequado para outras coisas. Eles chamam de "short". A vigotinha mede 6cm x 12cm (ou 5cm x 11cm). Basta emendar 3 e vc terá um pedaço de no mínimo 33cm pelo comprimento que vc escolher (digamos 50cm) e 5cm de espessura. Para fazer o corpo da Strato dá tranquilo.
    Claro que é só uma idéia caso vc queira se aventurar a construir o corpo. Meu conselho mesmo é COMPRE UM CORPO PRONTO. Vale muito mais a pena.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Corpo sólido de strato de angico, 45mm espessura