Discutindo sobre condução de vozes.

    Autor Mensagem
    Atum Bluesman
    Veterano
    # nov/07


    Para quem não tem idéia nenhuma do que seja vou roubar o texto de outro tópico.

    Eu tenho visto que muita gente aqui tem vontade mas não sabe por onde começar a estudar. Eu recomendo que comecem a estudar a fundo a harmonia, de preferência a quatro vozes.

    Pois bem, essas quatro vozes devem ser conduzidas na música. Ou seja, cada uma delas, a cada novo acorde, deve subir, descer ou ser mantida.

    Daí, surge o movimento de vozes. Considere-se sempre apenas duas vozes por vez. Duas vozes podem estabelecer entre si movimentos contrários (uma sobe e outra desce), paralelos ou diretos (ambas se movem na mesma direção) ou oblíquos (uma se mantém e outra se move).

    Desse movimento de vozes, ao longo da evolução, surgiram movimentos considerados "errados". São os movimentos proibidos.

    Pretendo esclarecer aqui quais são e por que são proibidos esses movimentos.

    Não vou escrever tudo agora, porque não tenho tempo e porque tiraria o interesse do tópico logo.

    Por hora, só vou esclarecer uma terminologia que vou usar (apesar de só concordar parcialmente).

    Consonância perfeita: uníssono, 5ªJ e 8ªJ
    Consonância imperfeita: 3ª e 6ª
    Dissonância: 2ª, 7ª e todos intervalos aumentados ou diminutos.


    fonte


    Agora, vocês acham que as leis musicais em alguns casos limitam a forma como algo é composto?

    Tekila
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    não são leis musicais, a condução de vozes vem do contraponto que foi desenvolvido principalmente por Bach e Palestrina, cada um seguindo uma vertente diferenca, a importância de se saber essas "regras" é para que voce as quebre com conciencia do que estava fazendo, oq ajuda muito na hora de compor

    por exemplo, mtos professores falam que quintas paralelas é "errado", mas debussy faz MTAS quintas paralelas. vamos lembrar que a teoria veio da pratica e nao o contrario, logo temos que aprender com debussy, e nao falar que ele esta errado

    o que debussy faz é usar a quinta paralela como recurso estético para dar dramaticidade em determinado momento da obra, sendo assim é importante entender a condução de vozes para quando for compor algo, compor conciente do que esta ou nao fazendo

    LeandroP
    Moderador
    # nov/07
    · votar


    Tekila

    Tipo, se Debussy não quisesse criar uma dramaticidade no trecho musical, não utilizaria 5as paralelas.

    Atum Bluesman

    Um exemplo de que pra se quebrar uma regra é preciso conhecê-la.

    Tekila
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    foi oq eu disse

    LeandroP
    Moderador
    # nov/07
    · votar


    Tekila

    Isso... repeti o que você disse... É a intenção que manda. Como você disse, uma escolha estética. Também penso assim com os acordes quartais.

    Sharper
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Pretendo esclarecer aqui quais são e por que são proibidos esses movimentos.

    Tu não é macho suficiente pra me proibir de fazer movimento nenhum!

    Jabijirous
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: Jabijirous
    · votar


    ehauehiauehaiuehaieuha calma gente, essas sao regras de harmonia tradicional, voce não vai usar isso na musica popular, até pq ninguem mais usa essas regras, ainda mais usando na guitarra ou violao, é dificil!!!

    nao creio que voce precisa entender as regras para poder "quebra-las" é como se voce fosse estudar improvisação, ao invés de começar direto do jazz, voce iria pegar desde da renascenca até hj em dia, pra que?? começa direto do jazz!!! é a mesma coisa com harmonia, voce nao precisa estudar as regras de harmonia(tradicional, a funcional é outra coisa) pra tocar rock, jazz, bossa ou outra coisa!!! quando iniciante ta pegando no instrumento ele começa com revistinha de banca, nao começa do inicio da historia!!

    belinox
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Sharper
    Tem certos movimentos que ninguem deveria te proibir... Vc deveria cair fora sozinho...

    Sharper
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: Sharper
    · votar


    belinox
    Nao sabe brincar, nao brinca... :(

    Ah, esqueci de comentar... Meu movimento preferido eh o dos quadris.

    Atum Bluesman
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Jabijirous
    Sem brincadeira eu li o Harmonia do Schoemberg umas três vezes para ter certeza que não entendia nada AHAUHAUAHAUhauHuahuahua

    Jabijirous
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Atum Bluesman


    pois é, o livro de harmonia do schoenberg é bom,mas pra que ja sabe, pois ali ele questiona o tempo todo, é cansativo pq te faz pensar muito!! pra tocar o popular eu aconselho o livro do ian guest ou do chediak!!

    Tekila
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    eu to lendo o harmonia do schoenberg e eh realmente denso, mas estou gostando bastante mesmo assim, que livros sao esses do ian guest e chediak?

    Curly
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: Curly
    · votar


    Perguntado sobre as regras harmônicas que seguia em seu trabalho, Claude Debussy respondeu: "Mon plaisir !" (meu prazer!)...

    LeandroP
    Moderador
    # nov/07
    · votar


    Esse papo de movimento contrário é coisa de boiola.

    TG Aoshi
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Jabijirous
    pois é, o livro de harmonia do schoenberg é bom,mas pra que ja sabe, pois ali ele questiona o tempo todo, é cansativo pq te faz pensar muito!! pra tocar o popular eu aconselho o livro do ian guest ou do chediak!!

    Não manjo nada de harmonia e tô no comecinho do livro, mas tô gostando pra caramba, exatamente pelo fato dele levar vc a refletir bastante. Não sou muito fã de "conhecimento sem esforço"...

    Tekila
    O livro do Almir Chediak que o
    Jabijirous se referiu é o "Harmonia & Improvisação" (Dois volumes).

    Atum Bluesman
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Jabijirous
    Eu já li também o do Chediak, eu só falei do Schoemberg por cousa disso mesmo, ele a cada página se questiona da validade do próprio trabalho O.o.

    Atum Bluesman
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Tekila
    O Harmonia e Improvisação é muito mais fácil.

    Jabijirous
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Esse papo de movimento contrário é coisa de boiola.


    euaheiuaeiu pra ficar mais boila, o movimento contrario é onde vale "tudo" ehaueiaehaiuehiauehiauhea


    sem sacanagem a parte, o movimento contrario é onde voce pode bater dissonancias até uma certa parte, isso é, depende do estilo, até o barroco voce pode ter dissonancia mas ela logo em seguida deverá ser seguida de consonancia, terças,sextas ou oitavas!! isso é regra de contrapondo!!

    Jabijirous
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: Jabijirous
    · votar


    Eu já li também o do Chediak, eu só falei do Schoemberg por cousa disso mesmo, ele a cada página se questiona da validade do próprio trabalho O.o.

    eu acho que voce deve fazer isso o tempo todo, pois é assim que a gente cresce como musico e ser humando, é fazendo pergunta para gente mesmo que a gente cresce!! vai me dizer que voce nunca disse" como esse cara consegue tocar isso na guitarra?" e voce nao estudou e respondeu para voce mesmo" ah é assim" e hj em dia voce fala para alguem que teve a mesma dificuldade que voce"a musica de fulano de tal é ridicula, facil facil" mas voce sabe que voce penou pra tocar, mas pq?? pq voce teve interesse, acima de tudo voce responde tua pergunta, começa sempre assim, um exemplo facil facil é a introduçao de sweet child o´mine, nego sempre quer aprender a tocar isso, começa dificil sempre com a mesma pergunta que eu citei e depois toca e depois diz pra fulano iniciante que é ridiculamente facil hehehehe eu sempre digo, o mal do ser humano é a inteligencia, e o bom do ser humano é a inteligencia!!!

    LeandroP
    Moderador
    # nov/07
    · votar


    Jabijirous

    eu sempre digo, o mal do ser humano é a inteligencia, e o bom do ser humano é a inteligencia!!!

    hehehahehehae que paradoxo... Mas você tem razão mesmo.

    E o ser humano sempre quer ser melhor que o outro, quando deveria ser melhor que si mesmo, todos os dias.... auto-superação.

    Richard Guitar
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: Richard Guitar
    · votar


    Ainda tem muita coisa boa pra se fazer DENTRO da regra. hehehehehe

    Em relação as conduções de vozes, tem um macetezinho no violão em progressão II V onde se move duas vozes a cada mudança de acorde, fica bem legal.


    E||----------------------|----------------------|--------------------|
    B||--12--------12--------|--10--------10--------|--8--------8--------|
    G||--10--------9---------|--9---------7---------|--7--------5--------|
    D||--12--------10--------|--10--------9---------|--9--------7--------|
    A||--10--------10--------|--8---------8---------|--7--------7--------|
    E||----------------------|----------------------|--------------------|



    --------------------|--------------------|--------------------|
    --6--------6--------|--5--------5--------|--3--------3--------|
    --5--------4--------|--4--------2--------|--2--------0--------|
    --7--------5--------|--5--------3--------|--3--------2--------|
    --5--------5--------|--3--------3--------|--2--------2--------|
    --------------------|--------------------|--------------------|



    --------------------|--------------------||
    --1-----------------|--------------------||
    --0--------5--------|--4--------5--------||
    --2--------3--------|--3--------2--------||
    --0--------5--------|--5--------3--------||
    -----------5--------|--3--------3--------||


    Atum Bluesman
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Richard Guitar
    Legal.

    Jabijirous
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Richard Guitar

    ehauheiuaheiaehiauha se eu te falar que tem varios erros de quinta seguida tu vai acreditar?? dissonancia que nao resolve?? isso faz parte da regra tb hehehehehehe violao é muito dificil, primeiro que é afinado em quartas, ja dificulta muito trabalhar com acordes fechados, pra isso tem as técnicas mecanicas, cerrado, drops 2, drops 3, drops 2+4!!!

    Richard Guitar
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: Richard Guitar
    · votar


    Jabijirous
    se eu te falar que tem varios erros de quinta seguida tu vai acreditar??

    ?? Fala ae rpz !!! ??


    A ideia nessa progressão ae seria:
    G C F B E A D G ....
    Segue uma sequencia lógica a progressão.

    Atum Bluesman
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Jabijirous
    na verdade que o violão nem um instrumento "afinado" é.

    Jabijirous
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Richard Guitar

    peço desculpas, é que tablatura me engana!! :P

    mas a sonoridade nao me agrada, é feia hehehehe pra guitarra/violão nao funciona, isso pra mim, é minha opiniao!!

    Richard Guitar
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Jabijirous

    Ah, tranquilo.

    O que eu quis passar foi só os movimentos que segue uma lógica e vai passando por todos os acordes.
    Fica bem quadradão mesmo. Mas é só pra mostrar de uma forma visual mesmo.

    Jabijirous
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Richard Guitar
    quadrado entre aspas heheh tem acordes com 7!! o problema sao os baixos, as inversões, digo, problema pra mim, nao gosto de acorde fechado na região grave, isso é, depende do contexto hehehe

    Richard Guitar
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Jabijirous

    No caso todos os acordes contém as 4 vozes [T 3 5 7] sendo que segue o primeiro com o baixo na T e o seguinte com o baixo na 5 que é a T do acorde anterior.
    Fica assim:
    T 5 T 5 ...
    5 T 5 T ...
    7 3 7 3 ...
    3 7 3 7 ...

    brasil telecom
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    pensei que condução de vozes seria mexer com a ponta dos acorde!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Discutindo sobre condução de vozes.