Proibições na condução de vozes (importante!)

    Autor Mensagem
    Ata
    Veterano
    # mai/06


    Oi gente.

    Eu tenho visto que muita gente aqui tem vontade mas não sabe por onde começar a estudar. Eu recomendo que comecem a estudar a fundo a harmonia, de preferência a quatro vozes.

    Pois bem, essas quatro vozes devem ser conduzidas na música. Ou seja, cada uma delas, a cada novo acorde, deve subir, descer ou ser mantida.

    Daí, surge o movimento de vozes. Considere-se sempre apenas duas vozes por vez. Duas vozes podem estabelecer entre si movimentos contrários (uma sobe e outra desce), paralelos ou diretos (ambas se movem na mesma direção) ou oblíquos (uma se mantém e outra se move).

    Desse movimento de vozes, ao longo da evolução, surgiram movimentos considerados "errados". São os movimentos proibidos.

    Pretendo esclarecer aqui quais são e por que são proibidos esses movimentos.

    Não vou escrever tudo agora, porque não tenho tempo e porque tiraria o interesse do tópico logo.

    Por hora, só vou esclarecer uma terminologia que vou usar (apesar de só concordar parcialmente).

    Consonância perfeita: uníssono, 5ªJ e 8ªJ
    Consonância imperfeita: 3ª e 6ª
    Dissonância: 2ª, 7ª e todos intervalos aumentados ou diminutos.


    Quando entrar de novo aqui, explico um movimento proibido, e o porquê da proibição.


    Sugestões e dúvidas são bem vindas.

    Estudem!

    Ata
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    É, acho que o pessoal não anda conduzindo muitas vozes não...

    Acho que não vou falar só de proibições. Quando aliviar eu começo

    Ata
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Hum.

    Devido ao total desinteresse, não vou escrever pra posteridade.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Proibições na condução de vozes (importante!)