abertura das vozes do acorde

Autor Mensagem
gustavo macaco
Veterano
# jul/05


por exemplo, nesses shapes de C7+:


e-------------------------------------------------------
B---0--7M-------5--3M-(10)--8--5J-(12)------------------
G---0--5J-------4--7M-------9--3M-(10)------------------
D---2--3M-------5--5J-------9--7M-----------------------
A---3--T--------3--T--------x---------------------------
E---------------------------8--T------------------------



existe alguma regra para a ordem dos intervalos, ou por se tratar de apenas 6 cordas e 4 dedos a gente leva em conta a facilidade de digitação?

gustavo macaco
Veterano
# jul/05
· votar


alguém edita a tab ai pra mim por favor

Urubu Rei
Veterano
# jul/05 · Editado por: Urubu Rei
· votar


editado por falar bobagem

SoldierOfFear
Veterano
# jul/05
· votar


Acho que em termos de harmonia não tem diferença, só melodicamente mesmo.

Urubu Rei
Inversão não tem que inverter o baixo?

gustavo macaco
Veterano
# jul/05
· votar


Urubu Rei

ae nao aguentou ahahaha

mas então cara, não são inversões do baixo, o baixo continua ali na tonica

o que eu to fazendo eh montando o acorde pelo braço em diferentes shapes

Blonde Hammet
Veterano
# jul/05
· votar


cade o eruption no titulo???

gustavo macaco
Veterano
# jul/05
· votar


porra esqueci :(

algum moderador coloca pra mim por favor?

Urubu Rei
Veterano
# jul/05
· votar


haha, to viajando, acordei agora

mas creio q seja isso q o SoldierOfFear falou. eu geralmente uso a forma mais fácil próximo da região onde estou no braço da guitarra

PagoderoSatanico
Veterano
# jul/05
· votar


...e aí vc vê o que é a vida. Um tópico que falasse de velocidade ou virtuosismo nesse mesmo nível de desconhecimento do assunto seria massacrado pelos mesmos caras que tão postando nesse aqui. É por essas e outras que um pouco de humildade (ou pelo menos de uma apreciação mais realista das suas qualidades e defeitos) nunca fez mal pra ninguém.

Urubu Rei
Veterano
# jul/05
· votar


PagoderoSatanico

cale-se viado

SoldierOfFear
Veterano
# jul/05
· votar


PagoderoSatanico
Cale-se, vadia!

PagoderoSatanico
Veterano
# jul/05
· votar


Putz! Fluentes na linguagem musical E na argumentação! Eu pagaria pau pra vcs, mas agora tenho que rezar ajoelhado na direção da casa do Malmsteen.

gustavo macaco
Veterano
# jul/05
· votar


PagoderoSatanico

então da um help ae e elucide minhas duvidas

heathcliff
Veterano
# jul/05
· votar


gustavo macaco

Pelo o menos até onde eu aprendi a disposição das notas no acorde não altera sua função harmônica, logo não há regras (a não ser o seu gosto).

Porra cara, você vai usar a facilidade de digitação como critério? Para mim que a sonoridade do acorde vem em primeiro lugar.

fritador de animais
Veterano
# jul/05
· votar


a sonoridade ALGUMAS vezes não necessáriamente eh igual....

gustavo macaco
Veterano
# jul/05
· votar


heathcliff

então pega uma triade maior, adiciona setima e nona sem omitir nada e me fala quantas possibilidades tem (considerando que vc tem apenas 4 dedos e 6 cordas)

se fosse piano o cara poderia tocar tudo junto, mas na guitarra o cara tem que omitir quinta, pensar em digitação, etc né

fritador de animais

não, a melodia vai andando conforme vc troca o ultimo intervalo, há diferença entre 5 e 12

spainEL
Veterano
# jul/05 · Editado por: spainEL
· votar


gustavo macaco

A função do acorde vai continuar sendo mesma... mas se você alterar a posição da tônica, você vai ter agora, uma inversão:

G G/B

E ---3----------------3------------------
B ---3----------------3------------------
G ---0----------------0------------------
D ---0----------------0------------------
A ---2----------------2------------------
E ---3-----------------------------------

Sua dúvida não ficou muito clara, se não for isso, reformule a pergunta que eu ajudo...<pre>
</pre>

spainEL
Veterano
# jul/05
· votar


É eu não sei mexer nesse trem não...

gustavo macaco
Veterano
# jul/05
· votar


não cara, se vc observar bem eu não mexi no baixo, ele continua na tônica.

não to falando em inversões, mas nas outras vozes do acorde.

qual a lógica para em um shape a ordem ser T 3 5 7, no outro T 5 7 3 e no outro T 7 3 5, sacou agora?

spainEL
Veterano
# jul/05
· votar


Certo entendi, essa alteração na ordem é só uma questão de facilitar os shapes... não vai alterar nada a dinâmica do acorde, só vai deixar mais comoda a execução... pra que os intervalos fiquem mais próximos, se você for fazer um shape mantendo a mesma ordem original nas casas mais altas você tem que fazer uma abertura bem maior... certo?

gustavo macaco
Veterano
# jul/05
· votar


exato, tb penso assim, mas gostaria de saber se tem alguma regra

PagoderoSatanico
Veterano
# jul/05
· votar


então da um help ae e elucide minhas duvidas

Tem razão, velho. Fiquei preocupado demais em zoar os tiradores de onda e acabei caindo no off-topic eu mesmo. Então vamos lá:

Regra pra formação não tem mesmo. Dentro de um contexto harmônico, a única prática mais estabelecida (mas que não chega a ser uma "regra" propriamente dita, aliás é difícil ver alguém se preocupar com ela fora do jazz ou da música erudita) é montar os acordes fazendo as notas deles se moverem o mínimo possível. Numa seqüência C F G, por exemplo, com o C montado com dó, mi e sol, o ideal seria que o F viesse com dó, fá e lá (em vez do fá lá dó canônico, pq mover de dó pra dó é mais econômico do que mover de dó pra fá, e assim por diante) e o G com ré, sol e si ou mesmo si, sol e ré. Tudo isso meio que presumindo que vai ter outro instrumento, ou a mão esqueda do piano, tocando o baixo.

Da mesma forma, se vc pega uma seqüência como Dm7(9) G7(13), na maioria dos songbooks esses acordes vão estar em shapes em que só vai mudar o baixo e uma das três outras notas: o dó (7a. do Dm7(9)), que desce pra si (3a. do G7(13)) na terceira corda. Nesse caso, a escolha das notas (respectivamente T 3 7 9 e T 7 3 13) tem mais a ver com o encadeamento harmônico do que com a sonoridade dos acordes tomados isoladamente.

O que não quer dizer que a sonoridade dos acordes não seja importante; como já disseram, mudando o voicing vc causa uma mudança na sonoridade sim. Se essa mudança vai ser importante, isso depende de se vc vai fazer ela ficar importante. Repare que os dois acordes que eu usei de exemplo omitiram a 5a. (o que é outra prática que virou uma "quase-regra": se tiver de tirar notas, prefira 5as e 8as e evite tirar as 3as). Mas se por acaso a melodia enfatizar continuamente as 5as desses acordes, aí talvez vc queira considerar a possibilidade de omitir uma das dissonâncias e manter as 5as. Como tudo em música, depende do contexto.

Enfim, tudo isso na teoria. Na prática, nego decora a posição que viu na revistinha de acordes e usa aquilo pro resto da vida, sem nem se preocupar com que notas ele tá tocando. E isso logo na guitarra/violão, que é um instrumento "defeituoso" nesse aspecto de formação dos acordes. Mas é justamente isso o interessante, pq como vc tem que "consertar" esses "defeitos", vc acaba tendo que usar a cabeça pra criar soluções harmônicas que nem passam pela cabeça dos pianistas, e aí vc cria coisas que SÓ podem ser tocadas na guitarra: acordes abertos, etc. Como dizia o Stravinsky, a melhor coisa em música é a limitação, pq é ela que te leva à inovação.

gustavo macaco
Veterano
# jul/05
· votar


bom, era isso aí mesmo que eu imaginava, mas valeu os toques.

só uma coisa, isso foi pra mim?

mesmo nível de desconhecimento do assunto

Marco_Uber_Alles
Veterano
# jul/05
· votar


mesmo nível de desconhecimento do assunto

heheehh acho que isso foi mais pros insensíveis destruidores de tópicos

gustavo macaco
Veterano
# jul/05
· votar


acho que sim

Jason
Veterano
# jul/05
· votar


pinto o campeao

gustavo macaco
Veterano
# jul/05
· votar


na volta vai ser atletico 8x1

e não desvirtue meu topico ou serás banido

Jason
Veterano
# jul/05
· votar


up pra abertura do macaco

gustavo macaco
Veterano
# jul/05
· votar


hehe

PagoderoSatanico
Veterano
# jul/05
· votar


só uma coisa, isso foi pra mim?

mesmo nível de desconhecimento do assunto


Não diretamente, cara. Como o Marco disse, foi pra essa meia dúzia de manés que invadem os tópicos mais nada a ver pra declarar o seu amor homoerótico ao Malmsteen, zoam quem não frita (ou não tem interesse em fritar), só que, quando o bicho pega, o conhecimento musical deles não é maior do que o das pessoas que eles zoam.

E só deixando claro que a questão não é nem o desconhecimento, pq até onde eu sei ninguém aqui é bacharel de música e dúvida todo mundo tem. O problema é um moleque punheteiro que bota na cabeça que é melhor que os outros, ou pela música que ele ouve ou pela música que toca, quando não é. Novamente, não tô dizendo que é o teu caso, mas que tem umas figuras dessas por aqui, isso obviamente tem.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a abertura das vozes do acorde