Regulagem da Edge III (ibanez rg370dxl, a mesma ponte da famosa rg350dx)

    Autor Mensagem
    edilsonaragaojr
    Veterano
    # nov/07


    Olá galera, gostaria da ajuda dos amigos do fórum...Comprei uma ibanez rg370dxl (canhota) e me aventurei na regulagem de floyd rose, consegui bons resultados, mas gostaria de deixar bem regulada mesmo, de primeira, deixei a ponte nivelada paralelamente, mas jah me disseram q a ponte edgeIII tem um perfil triangular o q faz com q o ponto de estabilidade dela não seja totalmente paralelo e sim um pouco para fora...Gostaria de saber dos amigos do fórum qual a referência eu devo usar para nivelar a ponte. Me disseram q tinha q seguir uma linha q tinha na base inferior da ponte, sei lah... Mais uma dúvida...é normal vc dar um bend forte numa guitarra de floyd rose, aí quando vc dá o bend em uma corda e palheta a corda do bend e outra corda q não está recebendo o bend ela desce um pouco a afinação? Sei lá, algo do tipo? Vi gente dizendo q isso era normal de floyd rose, mas sei lah...

    makumbator
    Moderador
    # nov/07
    · votar


    edilsonaragaojr

    há um tópico grande com dicas e passo a passo detalhado na regulagem. Procure por ele na busca.

    edilsonaragaojr
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    makumbator
    jah procurei por ele na busca...li todos os tópicos da parte de regulagem de floyd rose...Mas não encontrei informações sobre isso, soh tem um post q o cara cita isso, mas não explica. Mas valew a intenção de ajudar. O detalhe cara eh a ponte não tem o perfil da base retangular, se liga? Se tivesse, era soh se basear no retângulo da base, mas o perfil em meio triangular...então no ponto de equilíbrio da ponte, da a idéia de q a ponte está inclinada...Eu tento me basear pela parte inferior da base, q eh reta, mas eh complicado, pq ela fica meio escondida, aí fica difícil visualizar, então deve ter outra referência mais confiável...Parece q tem uma risca horizontal do lado da ponte, mas pode ser viagem minha...

    makumbator
    Moderador
    # nov/07
    · votar


    edilsonaragaojr

    Vc viu esse:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/87896/

    Eu também sabia desse detalhe das Ibanez, mas realmente não sei na prática como funcionaria essa regulagem tendo em vista essa diferença. Vc já procurou em google? No site da Ibanez?

    edilsonaragaojr
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: edilsonaragaojr
    · votar


    makumbator
    jah procurei no site sim, tenho o manual com desenhos, e baixei denovo o manual em formato pdf, mas mesmo assim fica complicado...pq o desenho eh um pouco diferente da ponte...sabe como eh neh, desenho não eh totalmente igual...Jah tinha visto o tópico q vc enviou, eh o tópico do rowashburn, li todos os posts, tanto o dele como o do bigode ozzy...

    makumbator
    Moderador
    # nov/07
    · votar


    edilsonaragaojr

    hmmm...acho que então para ter certeza, só levando em luthier(mas depois veja como ficou a linha para fazer vc mesmo nas seguintes).

    Procurou no Youtube, pode ser que tenha algum videozinho tutorial de ponte Ibanez...

    edilsonaragaojr
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    makumbator
    procurei no youtube, realmente tinha UM vídeo de um cara nivelando a edge III, mas ele não deixava bem nivelada...ele preferia deixar um pouco mais para fora a ponte...Inclusive falei com ele em inglês (apesar de ele ser europeu, não lembro o país agora...), ele disse q era kestão de gosto, q ele preferia assim...mas não achei muito confiável.

    makumbator
    Moderador
    # nov/07
    · votar


    edilsonaragaojr

    tem o link do vídeo?

    A solução então talvez seja um bom luthier mesmo(nem que for para aprender e fazer sozinho depois)

    edilsonaragaojr
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    makumbator
    eh...tah aki o vídeo:



    edilsonaragaojr
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: edilsonaragaojr
    · votar


    pra quem não tiver entendendo, tah aki o link da foto do perfil da ponte no manual...

    http://i224.photobucket.com/albums/dd101/edilsonaragaojr/EDGE-III_.jpg

    edilsonaragaojr
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Aki vai uma foto que um amigo meu me mandou da ponte dele quase nivelada (ele falou que só não estava nivelada pq quando ele tirou a foto a bag encostou na alavanca e fez subir um pouquinho a ponte =[ )

    http://s224.photobucket.com/albums/dd101/edilsonaragaojr/?action=view& current=fotodapontenivelada.jpg

    edilsonaragaojr
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: edilsonaragaojr
    · votar


    Aki uma montagem em q eu colokei marcadores (linhas) de várias cores para saber qual seria a linha ideal de referência de paralelismo com o corpo (jah q o perfil da ponte não eh retangular, e sim triangular).

    http://s224.photobucket.com/albums/dd101/edilsonaragaojr/?action=view& current=fotodaponteniveladacomreferncias.jpg

    Blonde Hammet
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    edilsonaragaojr

    cara se ela for igual a da RG550
    eu tenho uma foto q o torresmo mandou aki q diz como a ponte tem que estar

    http://img147.imageshack.us/my.php?image=dsc06653ls0.jpg

    dá uma olhada ae!

    evenascto
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    edilsonaragaojr
    seguir uma linha q tinha na base inferior da ponte

    Correto. EDGE III se mantém estável inclinada um pouco pra fora.
    Alinhe a parte de baixo da ponte com o corpo.

    aí quando vc dá o bend em uma corda e palheta a corda do bend e outra corda q não está recebendo o bend ela desce um pouco a afinação

    Normal em ponte flutuante. se vc aumenta a tensão de uma corda, a ponte sobe, logo as demais cordas descem o tom pra compensar a diferença de tensão.

    edilsonaragaojr
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    evenascto
    valew pelo toque do bend aew...Realmente desconfiei q fosse normal mesmo...Agora essa da linha inferior, no caso seria linha verde dessa foto?
    http://s224.photobucket.com/albums/dd101/edilsonaragaojr/?action=view& current=fotodaponteniveladacomreferncias.jpg

    edilsonaragaojr
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: edilsonaragaojr
    · votar


    Blonde Hammet
    infelizmente não eh igual a da 550, a da 370 eh a edge III, a da 550 eu não sei qual eh, mas eu não me lembro desse ferrinho nela...Mas eh parecida...Eu keria uma referência tipo essa q tu mostrou...O phoda eh q tanta gente aki nesse fórum tem essa guitarra...podia alguém se pronunciar neh? Mas valew a todos q estão ajudando.

    edilsonaragaojr
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    up

    B r u t u S
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    edilsonaragaojr

    o vei

    eu tenho uma 370dxl igual a sua e dps de me bater um pouco com a questao da angulação dela eu dei uma pesquisada e vi q a ponte Edge eh igual a Edge III (a da 370) com apenas uma diferença. a Edge possui uma marca chamada "Knife" na lateral para auxiliar na angulação da mardita e a Edge III não.

    Oq eu fiz.

    tirei a mardita fora e fiz uma marcação na pintura paralelo a parte de baixo imitando a "Knife" da Edge. Coloquei a ponte, coloquei uma fita veda rosca nos postes pq um deles estava bambo e montei tudo denovo. coloquei o encordamento, e regulei tudo.

    Pronto, ponte angulada, guitarra afinada, molas certo e guitarra estável. o único porém é que a desgraça qdo puxo a alavanca pra aumentar o pitch,a ponte não volta para a posição 100% normal devido as molas de baixíssima qualidade mas ae é só da um toke nela pra frente q a afinação ja estabiliza.

    Minha sugestão

    No dia em q vc descobrir q Floyd Rose enxe o saco d+, estude a idéia de instalar um Trem Setter nela. farei isso na minha logo.

    Trocar a floyd, é um problema nessa guitar ae pq requer fazer furação nova para instalar uma gotoh ou qualquer outra. A unica que parece dar certo na furação dessa ae é a Floyd Rose Original mas msm assim existem SÉRIAS divergências sobre isso.

    edilsonaragaojr
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    B r u t u S
    cara, eu nem me estresso com esse negócio de tem q ser gotoh, ozielzinho passou anos usando uma ibanez rg350dx e tirava altos sons...acho q dah segurar o tranco essa ponte...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Regulagem da Edge III (ibanez rg370dxl, a mesma ponte da famosa rg350dx)