Autor |
Mensagem |
edilsonaragaojr Veterano |
# nov/07
Olá galera, gostaria da ajuda dos amigos do fórum...Comprei uma ibanez rg370dxl (canhota) e me aventurei na regulagem de floyd rose, consegui bons resultados, mas gostaria de deixar bem regulada mesmo, de primeira, deixei a ponte nivelada paralelamente, mas jah me disseram q a ponte edgeIII tem um perfil triangular o q faz com q o ponto de estabilidade dela não seja totalmente paralelo e sim um pouco para fora...Gostaria de saber dos amigos do fórum qual a referência eu devo usar para nivelar a ponte. Me disseram q tinha q seguir uma linha q tinha na base inferior da ponte, sei lah... Mais uma dúvida...é normal vc dar um bend forte numa guitarra de floyd rose, aí quando vc dá o bend em uma corda e palheta a corda do bend e outra corda q não está recebendo o bend ela desce um pouco a afinação? Sei lá, algo do tipo? Vi gente dizendo q isso era normal de floyd rose, mas sei lah...
|
makumbator Moderador
|
# nov/07
· votar
edilsonaragaojr
há um tópico grande com dicas e passo a passo detalhado na regulagem. Procure por ele na busca.
|
# nov/07
· votar
makumbator jah procurei por ele na busca...li todos os tópicos da parte de regulagem de floyd rose...Mas não encontrei informações sobre isso, soh tem um post q o cara cita isso, mas não explica. Mas valew a intenção de ajudar. O detalhe cara eh a ponte não tem o perfil da base retangular, se liga? Se tivesse, era soh se basear no retângulo da base, mas o perfil em meio triangular...então no ponto de equilíbrio da ponte, da a idéia de q a ponte está inclinada...Eu tento me basear pela parte inferior da base, q eh reta, mas eh complicado, pq ela fica meio escondida, aí fica difícil visualizar, então deve ter outra referência mais confiável...Parece q tem uma risca horizontal do lado da ponte, mas pode ser viagem minha...
|
makumbator Moderador
|
# nov/07
· votar
edilsonaragaojr
Vc viu esse:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/87896/
Eu também sabia desse detalhe das Ibanez, mas realmente não sei na prática como funcionaria essa regulagem tendo em vista essa diferença. Vc já procurou em google? No site da Ibanez?
|
# nov/07 · Editado por: edilsonaragaojr
· votar
makumbator jah procurei no site sim, tenho o manual com desenhos, e baixei denovo o manual em formato pdf, mas mesmo assim fica complicado...pq o desenho eh um pouco diferente da ponte...sabe como eh neh, desenho não eh totalmente igual...Jah tinha visto o tópico q vc enviou, eh o tópico do rowashburn, li todos os posts, tanto o dele como o do bigode ozzy...
|
makumbator Moderador
|
# nov/07
· votar
edilsonaragaojr
hmmm...acho que então para ter certeza, só levando em luthier(mas depois veja como ficou a linha para fazer vc mesmo nas seguintes).
Procurou no Youtube, pode ser que tenha algum videozinho tutorial de ponte Ibanez...
|
# nov/07
· votar
makumbator procurei no youtube, realmente tinha UM vídeo de um cara nivelando a edge III, mas ele não deixava bem nivelada...ele preferia deixar um pouco mais para fora a ponte...Inclusive falei com ele em inglês (apesar de ele ser europeu, não lembro o país agora...), ele disse q era kestão de gosto, q ele preferia assim...mas não achei muito confiável.
|
makumbator Moderador
|
# nov/07
· votar
edilsonaragaojr
tem o link do vídeo?
A solução então talvez seja um bom luthier mesmo(nem que for para aprender e fazer sozinho depois)
|
# nov/07
· votar
makumbator eh...tah aki o vídeo:
|
· votar
pra quem não tiver entendendo, tah aki o link da foto do perfil da ponte no manual...
http://i224.photobucket.com/albums/dd101/edilsonaragaojr/EDGE-III_.jpg
|
# nov/07
· votar
Aki vai uma foto que um amigo meu me mandou da ponte dele quase nivelada (ele falou que só não estava nivelada pq quando ele tirou a foto a bag encostou na alavanca e fez subir um pouquinho a ponte =[ )
http://s224.photobucket.com/albums/dd101/edilsonaragaojr/?action=view& current=fotodapontenivelada.jpg
|
· votar
Aki uma montagem em q eu colokei marcadores (linhas) de várias cores para saber qual seria a linha ideal de referência de paralelismo com o corpo (jah q o perfil da ponte não eh retangular, e sim triangular).
http://s224.photobucket.com/albums/dd101/edilsonaragaojr/?action=view& current=fotodaponteniveladacomreferncias.jpg
|
Blonde Hammet Veterano |
# nov/07
· votar
edilsonaragaojr
cara se ela for igual a da RG550 eu tenho uma foto q o torresmo mandou aki q diz como a ponte tem que estar
http://img147.imageshack.us/my.php?image=dsc06653ls0.jpg
dá uma olhada ae!
|
evenascto Veterano |
# nov/07
· votar
edilsonaragaojr seguir uma linha q tinha na base inferior da ponte
Correto. EDGE III se mantém estável inclinada um pouco pra fora. Alinhe a parte de baixo da ponte com o corpo.
aí quando vc dá o bend em uma corda e palheta a corda do bend e outra corda q não está recebendo o bend ela desce um pouco a afinação
Normal em ponte flutuante. se vc aumenta a tensão de uma corda, a ponte sobe, logo as demais cordas descem o tom pra compensar a diferença de tensão.
|
# nov/07
· votar
evenascto valew pelo toque do bend aew...Realmente desconfiei q fosse normal mesmo...Agora essa da linha inferior, no caso seria linha verde dessa foto? http://s224.photobucket.com/albums/dd101/edilsonaragaojr/?action=view& current=fotodaponteniveladacomreferncias.jpg
|
· votar
Blonde Hammet infelizmente não eh igual a da 550, a da 370 eh a edge III, a da 550 eu não sei qual eh, mas eu não me lembro desse ferrinho nela...Mas eh parecida...Eu keria uma referência tipo essa q tu mostrou...O phoda eh q tanta gente aki nesse fórum tem essa guitarra...podia alguém se pronunciar neh? Mas valew a todos q estão ajudando.
|
# nov/07
· votar
up
|
B r u t u S Veterano |
# nov/07
· votar
edilsonaragaojr
o vei
eu tenho uma 370dxl igual a sua e dps de me bater um pouco com a questao da angulação dela eu dei uma pesquisada e vi q a ponte Edge eh igual a Edge III (a da 370) com apenas uma diferença. a Edge possui uma marca chamada "Knife" na lateral para auxiliar na angulação da mardita e a Edge III não.
Oq eu fiz.
tirei a mardita fora e fiz uma marcação na pintura paralelo a parte de baixo imitando a "Knife" da Edge. Coloquei a ponte, coloquei uma fita veda rosca nos postes pq um deles estava bambo e montei tudo denovo. coloquei o encordamento, e regulei tudo.
Pronto, ponte angulada, guitarra afinada, molas certo e guitarra estável. o único porém é que a desgraça qdo puxo a alavanca pra aumentar o pitch,a ponte não volta para a posição 100% normal devido as molas de baixíssima qualidade mas ae é só da um toke nela pra frente q a afinação ja estabiliza.
Minha sugestão
No dia em q vc descobrir q Floyd Rose enxe o saco d+, estude a idéia de instalar um Trem Setter nela. farei isso na minha logo.
Trocar a floyd, é um problema nessa guitar ae pq requer fazer furação nova para instalar uma gotoh ou qualquer outra. A unica que parece dar certo na furação dessa ae é a Floyd Rose Original mas msm assim existem SÉRIAS divergências sobre isso.
|
# nov/07
· votar
B r u t u S cara, eu nem me estresso com esse negócio de tem q ser gotoh, ozielzinho passou anos usando uma ibanez rg350dx e tirava altos sons...acho q dah segurar o tranco essa ponte...
|