duvida sobre molas

    Autor Mensagem
    luis7777
    Veterano
    # nov/07


    eu estou afim de comprar mais uma mola, para segurar mais a afinaçao da ponte flutuante (qdo eu dou um bend em uma corda, e toco outra nota de outra corda simultaneamente, esse nota desafina, ja que a alavanca tende a descer ¬¬)

    e tipo, como q devem ser colocadas as molas?
    eu tenho 3 molas e queria colocar 4, dai como q elas tem q ficar colocadas para dar equilibrio?

    abrç

    _FrEd_
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    luis7777

    2 de um lado, duas de otro (sobrando espaço para uma no meio...)

    Penta_Blues
    Moderador
    # nov/07 · Editado por: Penta_Blues
    · votar


    Boa noite!!!

    luis7777
    Cara, estou longe de ser luthier, mas vou falar aqui baseado em experiências.
    Na minha opinião, não é função das molas "segurar" afinação. O trabalho delas é dar equilíbrio à tensõa sofrida pela ponte na relação desta com as cordas.
    O fato de se dar um Bend, naturalmente desafina a nota, pois este é o efeito desejado para a técnica. É preciso saber se vc não está passando o ponto ou semitonando o seu Bend.
    Outro fato é que ao se executar um Bend, vc está tensionando mais a corda e, como consequência da maior tensão haverá um desequilíbrio entre cordas e molas e a ponte cederá.
    Na minha opinião, colocar mais uma mola irá desequilibrar sua guitarra e "endurece-la" muito. Não vale a pena pois ao executar o Bend com mais força (e é isso que vc precisará) a ponte cederá da mesma forma. Uma quarta mola, na minha opinião, só se justifica se vc aumentar o calibre das cordas que vc usa.
    Para o problema das outras cordas desafinando, vejo duas soluções: ou uma ponte fixa, o que não é viável para o seu caso, ou tocar a nota desejada em outro traste pra compensar a variação da ponte.
    Valeu!!!

    luis7777
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Penta_Blues
    nao cara, vc entendeu errado xD
    nao sao os bends q saem desafinados, eh a ponte que desafina a nota, nao sei como explicar.
    tipo, ja toco guitarra a muito tempo, bends nao desafinam mais x)

    _FrEd_
    hhhmm, bem pensado =O
    valeu cara

    Penta_Blues
    Moderador
    # nov/07 · Editado por: Penta_Blues
    · votar


    Boa noite!!!

    luis7777
    Não entendi errado não cara. Só aproveitei pra te dizer que isto sempre vai acontecer quando vc executar a técnica de Bend, não importa quantas molas vc instale.
    Saca só: ou tocar a nota desejada em outro traste pra compensar a variação da ponte.
    Valeu!!!

    B.Frusciante
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Cara, vai por mim, não faça isso.
    Eu fiz isso há umas duas semanas justamente pelo seu mesmo problema, não mudou nada..
    Aliás.. Eu senti um leve aumento no sustain(até hoje não sei por quê) e a alavanca ficou mais dura, mas não mudou muito a estabilidade dela não.
    Tem um acessório que se coloca no lugar de uma mola que serve para justamente anular esse mal efeito das pontes flutuantes em geral(na verdade, até pontes standards de stratocaster ou wilkinsons da vida têm esse problema, só que é menos acentuado).
    Salve engano, um usuário daqui do fórum, o TheChaosSpirit, tem um desses só não sei se funcionou. Tenta dar uma procurada pelo fórum que você pode achar alguma coisa sobre isso.
    Eu não me lembro o nome desse acessório, se eu me lembrar eu posto aqui.

    Té mais!

    B.Frusciante
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: B.Frusciante
    · votar


    Acabei de me lembrar.
    O nome desse acessório é HipShot Trem Setter

    Olha aqui um review que o TheChaosSpirit fez sobre este

    luis7777
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    ahhh entendo agora
    que saco cara ;/

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a duvida sobre molas