Autor |
Mensagem |
Grimc Veterano |
# set/07 · Editado por: Moderador
Este tópico é para discutir esse estilo musical, postar suas gravações, enfim, tudo sobre o blues
|
Bolo de laranja Veterano |
# set/07
· votar
Opa,belo tópico!!!
|
Atum Bluesman Veterano |
# set/07
· votar
http://www.acidplanet.com/artist.asp?PID=1026213&t=9911
O primeiro blues que gravei com minha Zaganin para testar a guitarra.
|
Atum Bluesman Veterano |
# set/07
· votar
Agora falando de Blues quem aqui conhece o André Christovam?
|
# set/07
· votar
Atum Bluesman
tava tentando gravar esse seu blues ontem hedueheueheu ficou muito bom.
tem msn??
|
Atum Bluesman Veterano |
# set/07 · Editado por: Atum Bluesman
· votar
...
|
# set/07
· votar
Atum Bluesman
valreu!@!!
|
# set/07
· votar
Atum Bluesman
tem .br??
|
Atum Bluesman Veterano |
# set/07
· votar
Bolo de laranja sim
|
# set/07
· votar
Atum Bluesman
vc tá on??
|
Grimc Veterano |
# set/07
· votar
Atum Bluesman
Ouvi falar já dele, mas nunca ouvi as músicas
|
denier Veterano |
# set/07
· votar
uai ninguem vai falar de blues naum ?
|
Grimc Veterano |
# set/07
· votar
O blues é um estilo musical de puro feeling
|
denier Veterano |
# set/07
· votar
Grimc
Ateh que enfim !!!!!
De mais cara o blues tem que ser tocado com o coração
|
Grimc Veterano |
# set/07
· votar
eh um estilo q ninguem pode falar: está errado, não é assim...
Não eh simplesmente pegar a guitarra gravar um solo e falar : olha, eu fiz um blues! Tem que tocar de verdade, com o sentimento
eh também um estilo em que não existe nenhum "solo decorado". O cara sola na hora, com feeling.
Por isso que eu gosto de blues.
|
Fermc Veterano |
# set/07
· votar
Grimc tópico de discução
É discussão.
Espero ter contribuido com o tópico.
|
SaldanhaPessoa Veterano |
# set/07
· votar
Atum Bluesman
Ficou mto bom cara. Licks bem característico do "Chicago blues". O timbre e o frase ficou mto bom. A sua gravação deu pra mostrar pra alguns, q postaram q blues n eh soh Feeling (coisa q a maioria não pode nem definir), que há estudo por trás do "Feeling". Parabéns.
|
edilsonaragaojr Veterano |
# set/07
· votar
Atum Bluesman aew cara, som matador hein!!! perfeito cara...Bom pra mostrar q blues eh coisa séria, tem nego soh pq não tem velocidade inveta de dizer q toca blues...Mas tah muito massa, timbre arrasador!
|
cuma Veterano |
# set/07
· votar
tem guitarrista q tem velocidade e toca blues, como o srv e o jimmi page.
mas a gravação fico foda mesmo, parabens, muito boa mesmo.
|
Atum Bluesman Veterano |
# set/07
· votar
cuma edilsonaragaojr SaldanhaPessoa Orra valeu a vcs que escutaram^^
|
Snakepit Veterano |
# set/07
· votar
Alguém podeira explicar o q é Chicago Blues, Texas Blues, Delta Blues, etc, todas essas definições... já procurei e não achei.
Outra duvida que eu tenho, qual escala que o SRV usava? Tem músicas que ele foge completamente das "básicas" do blues, e fico meio perdido... tem alguma explicação teórica ou ele sai solando loucamente? Incrivel é que fica bom. Alias, MUITO bom.
|
Atum Bluesman Veterano |
# set/07
· votar
Snakepit Na verdade ele não fugia da pentatonica praticamente(claro não ouvi tudo dele) a diferença estava na ferocidade que ele tocava, agora quanto as definições:
Texas Blues: Como o nome diz veo di texar, muito comum o formato de trio, e existe uma certa influência country.
Chicago blues: Comum por bandas maiores, influência das big band de jazz, algumas vezes com metais outras sem, mas praticamente todas as formações existe o piano.
Delta Blues: Blues Rural, feito muitas vezes apenas com um violão.
|
Atum Bluesman Veterano |
# set/07
· votar
Um resuminho antigo de Blues que fiz a algum tempo para postar em outro tópico, se alguém quiser completar....
As escalas + usadas no blues são: Penta Maior Penta menor Penta Blues Mixolídio
Penta maior e Mixolídio (que é um modo maior) você deve tocar em cima dos acordes correspondentes a escala exemplo se você está tocando na tonalidade de A e o acorde passar para D(IV) você usa a escala Maior em D ou Mixolidio em D.
Já a Penta menor e Penta blues(que também é menor) você pode usar seguindo a tonalidade da música exemplo, se a música está em A e passar para D(IV) você pode continuar tocando a escala Menor ou Blues de A.
Agora começando: O Blues é um estilo vocal, então deve ocorrer pausar entre as notas como uma respiração. uma boa dica é depois de conhecer as escalas você "cantar" primeiro as notas sobre uma base de blues para depois solar, ai você começa a entender a dinâmica do Blues.
Vamos a harmonia: em Resumo é usado o I IV e V graus da tonalidade exemplo em A: A, D e E. e no geral 2 compassos. Existem 2 tipos básicos de mudanças de acordes: Fast Changes e Slow Changes exemplo em A:
Fast Changes: A/D/A/A/D/D/A/A/E/D/A/D E/ 12 compassos
Slow Changes: A/A/A/A/D/D/A/A/E/D/A/D E/ 12 compassos
Blues 8 compassos: / A / E / D / D / A / E / A D / A E /
Blues 16 compassos: /A / A / A / A / D / D / A / A / E / D / E / D / E / D / A / A /
tá ai =p
|
GmsBlues Veterano |
# set/07
· votar
Atum Bluesman Ótima gravação. timbre muito bom e parabéns pela aquisição, bela guita.
Não podemos esquecer que não é só felling, também é necessário ter uma boa "pegada" ... aí quando consegue-se juntar os 02 não tem para nenhum estilo..hehehe
Salve SRV!!!
|
Atum Bluesman Veterano |
# set/07
· votar
GmsBlues orra valeu
Alguém poderia colocar mais informações técnicas sobre blues hein..
|
Curly Veterano |
# set/07 · Editado por: Curly
· votar
Atum Bluesman
Alguém poderia colocar mais informações técnicas sobre blues hein..
conhece essas tabelas (Mozart Mello) ?
http://img325.imageshack.us/img325/2913/chordsmm28ds.jpg http://img117.imageshack.us/img117/8113/chordsmm16uc.jpg
|
Atum Bluesman Veterano |
# set/07
· votar
Curly Nossa muito bom cara, tem mais tabelas sobre isso?! Seria legal uma sobre blues menos... =/ até hoje tenho certa dificuldade...
|
Atum Bluesman Veterano |
# set/07
· votar
Curly Eu fui em workshop do mozart mello só que fiquei meio sem graça de fazer perguntas mais técnicas, 90% do povo não ia entender nada, depois da primeira música 90% do pessoal que tava essistindo foi embora...
|
Curly Veterano |
# set/07
· votar
Atum Bluesman
essas tabelas são do livreto da vídeo aula de blues do MM. a aula é boa e essas tabelas são legais para aplicar em blues jazzistico. eu uso muito harmonias baseadas naquele exemplo 6 montando uma walking bass nele. a bem da verdade o mozart não sabe tocar blues, hehe... ele é mais jazzista mesmo.
|
Curly Veterano |
# set/07
· votar
Atum Bluesman
aqui tem uma harmonia funk minha mas que aplica também legal no blues:
http://img229.imageshack.us/img229/8792/arranjofunkgy3.jpg
|