Troca de trastes em T735(usei a busca)

Autor Mensagem
Dalvo Trombeta
Veterano
# set/07 · Editado por: Dalvo Trombeta


Sim, antes de mais nada usei a busca, mas os tópicos que achei(um inclusive com o nome idêntico a este), eram destinados a como trocar, e minha dúvida é outra..lá vai:

Seguinte, comprei uma Tagima T735 há uns dois meses...tinha uma washburn Mercury II Series mas enchi o saco da ponte floyd dela e também do peso da guitarra(termos físicos, não de som...hehehe), daí vi esta Tagima por 500 reais e comprei..novinha e tal, beleza, só que quando fui tocar, embora tenha curtido logo de cara o conforto, braço, cor, tudo, encrenquei com as merdas que são os captadores single com distorção pro tipo de som que curto(estava acostumado ao duplo da washburn e odeio som com chiado, pra mim só serve o do meio pra som limpo e o do braço combinado com o do meio pra ligados, alguns solos e tapping, pois sozinho também chia) e comprei um hotrails pra colocar na ponte, o que deu uma tremenda diferença...som foda, bastante saída, ganho legal, enfim, gostei, legal pra tocar algo mais pesado, o único "problema" que encontrei foram os trastes, pois são bem menores que os trastes da washburn, e wembora as cordas não estejam baixas, creio que o problema que encontro pra tocar coisas mais rápidas esteja nos trastes mesmo(e na minha falta de habilidade..haha).

Aí podem me perguntar:"mas se é pra tocar som pesado, pra que pegar uma strato?"...sei lá, simpatizei com ela e agora sim, depois de toda a enrolação vai a dúvida:Vale a pena trocar os trastes dela por trastes jumbo, extra-jumbo, medium e tal pra obter mais sustentação nos bends, mais fácil pra "fritar", solar, enfim?

Colocar jumbo, extra-jumbo, sei lá....em strato fica legal?Não altera muito o timbre?

Enfim, gostaria de saber.

Ah, mais duas observações:

-Sou canhoto, logo a clássica:"o negócio é testar" não se aplica a mim...tenho que ouvir, pesquisar e arriscar..hahah.

-O luthier que regulou minha guitarra da última vez falou que por 250 colocava trastes novos nela, no caso seriam extra-jumbo...vocês não acham caro?Eu pelo menos achei, fora que não conheço o trabalho dele direito ainda, sem falar na qualidade dos trastes que ele usa, a qual deconheço.

Valeu galera, espero conseguir alguma ajuda.

mazellan
Veterano
# set/07
· votar


o preço eh mais ou menos esse msm....varia mto de luthier pra luthier....
o torresmo aki do forum tmb trok trastes....e eh menos q 250..

qto a qualidade...eh soh perguntar q trastes q ele vai por..ql marca....


c vale a pena ou naum aih jah nem sei..to pensando em trocar o da minha...

Dr Jivago
Veterano
# set/07
· votar


Dalvo Trombeta

Eu tenho uma Tagima Strato e estou pensando em fazer a mesma coisa, pensei até em escalopar, mas acho que colocando trastes maiores já daria uma diferença.

No fim estou com a mesma dúvida, vale a pena??????

rubensosouza
Veterano
# set/07
· votar


tbm tenho ajudem ae...

ogaitnas
Veterano
# set/07
· votar


acho que vale a pena.. eu troquei da minha mg por jumbo da gotoh.. saiu
180 aqui em cwb, valeu a pena.. a guitarrinha ficou muito boa de tocar...

Soulface
Veterano
# set/07
· votar


Pra qm qr velocidade, trastes altos sempre ajudam.
Acho q o preço tá na média. Vcs não imaginam o trabalho q dá trocar os trastes. Não é só encaixar-desencaixar não.

ogaitnas
Veterano
# set/07
· votar


Soulface

é.. qdo eu conversei com o luthier ele comentou sobre esse e alguma
outra coisa serem os serviços mais caros de luthieria, pelo que li na internet
vale cada de centavo, pq qq bobeirinha e a escala pode ir p/ a fita, os trastes
tem que ficar nivelados, tem um monte de detalhes, o que eu gostei já que
estou aprendendo e não toco muito rápido, é que ficou muito leve p/ tocar
nada de ficar socando a mão no braço p/ sairem as notas....

mazellan
Veterano
# set/07
· votar


Soulface
entaum...ouvi falar q num era mto legal colocar trastes MTOO altos numa guitar strato assim.....tipo akeles x-jumbo...

ql q vc recomendaria....medium jumbo ou jumbo msm???pra qm axa os normais baixos...

Sir PH
Veterano
# set/07
· votar


Bom.... ja tinh aescrito isso em um outro post, mas vale a pena (re) lembrar:

Em São Paulo a média de preço, em lugares confiaveis (pelo menos) é esse mesmo, 250 pilas.
O traste jumbo vai te dar um som mais metalico por causa da distancia da corda em relação à escala (parte superior do braço) pois o contato da corda vai ser mais com o traste mesmo. Não que isso não ocorra com os trastes menores e mais curtos, mas por serem menores vão reagir de forma diferente dando um som um pouco mais da madeira mesmo; alguns até chamam esse som de vintage, mas não é só de trastes que depende uma sonoridade vintage.
A diferença não é nada em equipamentos de baixa qualidade, mas ligando em um equip de qualidade média vc ja pode percebe-la.
Outra coisa...quem disse que som pesado tem que ter humbucker?? Escutem um tal de "Chris Impellitteri" e sintam o som nervosinho de uma strato da fender com captadores single coil (e trastes jumbo, como o de todo bom fritador)
Espero ter ajudado, []'s

mazellan
Veterano
# set/07
· votar


O traste jumbo vai te dar um som mais metalico por causa da distancia da corda em relação à escala (parte superior do braço) pois o contato da corda vai ser mais com o traste mesmo. Não que isso não ocorra com os trastes menores e mais curtos, mas por serem menores vão reagir de forma diferente dando um som um pouco mais da madeira mesmo; alguns até chamam esse som de vintage, mas não é só de trastes que depende uma sonoridade vintage.

vixi...deixa o soulface ler isso aki...

mas continua minha pergunta sobre o traste de uma strato...soco um X-jumbo msm???jumbo....ou medio jumbo....

Soulface
Veterano
# set/07
· votar


O traste jumbo vai te dar um som mais metalico
Ahhhhhhhhhhhhh!!!
Começou...

mazellan
vixi...deixa o soulface ler isso aki...
aheuhaeuhauehuaheuhaeuhauheuhaeuhaeuhuaheuaheuhea!!!

Então cara... No existe nenhum tipo de contra indicação não. É uma questão exclusivamente pessoal. Tem quem goste de mais altos, e qm goste de baixos. mais largos, mais estreitos, etc...
O problema é q traste não é algo q vc pode trocar logo após colocar só pq "não gostou".
Qr dizer, até pode... Mas haja grana. E aos poucos, as trocas vão fragilizando a madeira na região dos trastes.
O negócio é testar a maior variedade possível mesmo.

Sir PH
Veterano
# set/07
· votar


Desculpe, mas não entendi? Escrevi algo errado?
Som "metalico" = médios ressaltados, foi isso o que eu quis dizer, e não metálico no sentido de estilo de som =/

Soulface
Veterano
# set/07
· votar


Sir PH
Se eu postar duas gravações aqui, uma feita numa guitarra com trastes jumbo, outra numa guitarra com trastes medium...
Vc jura q vai saber me dizer ql é ql?

Sir PH
Veterano
# set/07
· votar


Se for um som clean até da pra arriscar, mas ha tbm ha o fator expessura de corda e afins, se elas são flat ou round... entretanto é fato q quanto maior o contato com a madeira mais opacidade no som (claro que o grau de diferença é pouco) pq ai tbm vão outros "dependes": madeira, braço parafusado ou colado etc

Soulface
Veterano
# set/07
· votar


Sir PH
Ahhh tá...

Sir PH
Veterano
# set/07
· votar


Soulface

Perdão.... só pra citar a palavra: a diferença ocorre em pequenas "nuances" do som. Não é à toa que o Malmsteen usa nut (só como exemplo) de ferro ao invés de osso, que pra minha opinião não têm tanta importancia, mas há quem prefira pois da uma diferença sonora... entendeu minha posição?Soulface

Sir PH
Veterano
# set/07
· votar


Soulface

Mal ae pelo teu nome no final da frase, foi provocação não....foi é falta de sono =/

Soulface
Veterano
# set/07
· votar


Sir PH
Qria eu ter esses super ouvidos.
Acho q é falta de cotonoete mesmo.

Sir PH
Veterano
# set/07
· votar


Soulface

Num é questão de ouvido (ao meu ver). Tipo... vc toca todo dia na mesma guitarra, então resolve gravar em cima de uma backtrack no seu pc e, mexendo no volume de gravação vc percebe que duas guitarras identicas tem suas diferenças.
Só o fato de um diapasão encostado em dois tipos de madeira diferente, mostrar sonoridades diferentes, ja indica que qualquer mudança, minima ou maxima da outra sonoridade ao instrumento.
Bom... como o Malmsteen, eu não passei a minha vida (até aqui) tocando só em fender's pra me acostumar com os minimos detalhes da sonoridade, mas vai dizer que vc não percebe aquele som estalado dela? ta certo que tem o lance da captação e tal

Soulface
Veterano
# set/07
· votar


Sir PH
Vc não está entendendo oq eu digo...
Eu sei q há diferença. Fisicamente, não tem como se negar isso.
OQ eu nõa acredito é q um ser humano normal possa notar essas diferenças só de "bater o ouvido".
Escolher traste de acordo com timbre pra mim é perda de tempo.
Escolher nut de acordo com timbre pra mim, é perda de tempo.
Escolher cor da correia de acordo com timbre pra mim é perda de tempo.

Essas coisas fazem muito mais diferença na tocabilidade d q no timbre. E muitas delas (praticamente todas) passam totalmente despercebidas aos nossos ouvidos.

Agora, madeira é outra história.

Tiruk
Veterano
# set/07
· votar


HAHAHHA é cada uma viu...

Sir PH
Veterano
# set/07
· votar


Soulface

Concordo plenamente com suas palavras, por isso citei o exemplo da gravação e, o mais contundente deles, o exemplo do Malmsteen, afinal de contas se seu vivesse minha vida toda tocando só com strato eu seria capaz de perceber essas "nuances".

Vai ver eu fui longe demais na colocação, mas não deixo de crer na percepção auditiva.

Tiruk
Veterano
# set/07
· votar


mas não deixo de crer na percepção auditiva.
e eu na pepagem de uns aqui

mazellan
Veterano
# set/07
· votar


hmmm....preciso ir na teodoro testar uma guitarras com traste jumbo e extra jumbo.....

mais axo q na strato vo por jumbo pra num dar tanta diferença....
ah naum ser q eu axe o extra jumbo MTO bom e o jumbo MTO ruim...
eu tenho q tomar vergonha na cara e trocar eles logo..
jah tah tudo marcado..enfim....

e eu sei q esse num eh o forum mas....o no violão...rola um traste jumbo...sei lah(sim..eu tenho problema com trastes pekenos)...

Soulface
Veterano
# set/07
· votar


mazellan
Rolar, até rola.
Mas será q fica legal pra fazer acorde no violão? Q por si só já é mais "duro" que uma guitarra?
Enfim, só vc pode responder isso.

Sir PH
Veterano
# set/07
· votar


mazellan

Se vc for colocar trastes jumbo no violão vc vai ter que abrir um pouco mais a cavidade dos trastes e isso vai acabar "machucando" a escala dele

mazellan
Veterano
# set/07 · Editado por: mazellan
· votar


Soulface
eh q eu uso corda 0.11 nele..curto bastante essa tensão...
ateh pra bend eu gosto...
mas algumas pestanas são foda...a corda G ou B as vezes abafa....
enfim...

ps. falei jumbo...mas traste jumbo jumbo msm no violão eh foda...na guitar provavel deu por um bem grandinho...
jah no violão um um poko maior q o normal jah qbraria meu galho axo

Soulface
Veterano
# set/07
· votar


Sir PH
Machuca nada... é só fazer da forma correta e com cuidado.
Aliás, se foram da mesma marca, as "perninhas" dos trastes são da mesma espessura. OQ muda é só a parte de cima.

Soulface
Veterano
# set/07
· votar


mazellan
Nivelamento não resolveria?

Sir PH
Veterano
# set/07
· votar


Tiruk

Ué... Beethoven escreveu a Nona sinfonia, totalmente surdo, sentindo as vibraçãos de um piano (sem as pernas) apoiado em um tablado de madeira... não estou me gabando nem dizendo nada à respeito do meu ouvido, mas nem por isso vou deixar de tentar perceber as diferenças minimas (num to falando de bitola que nem loco)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Troca de trastes em T735(usei a busca)