Tirar o captador do meio (strato)

    Autor Mensagem
    alexcrex
    Veterano
    # set/07


    Olá pessoal!

    Dentre as minhas guitas, tem uma (Fender) Squier japonesa, de 199x.

    Tô querendo instalar os custom alnico blues da Malagoli/SOUND.

    Só que...

    O captador do meio me atrapalha pra palhetar (assim como o pot de volume, q vou mover pra baixo e tirar um dos tons).

    Acho legal o timbre das posições 2 e 4 da chave (especialmente a 2), e não uso o cap do meio sozinho.

    Gostaria de saber se:

    1) Alguém aqui tem/já testou uma strato q tivesse a opção de usar os caps da ponte+braço ao mesmo tempo;
    2) Se sim...dá um "twang" legal, e se achou q dá pra prescindir do cap do meio por isso.

    Assim sendo, eu compraria apenas os caps da ponte e do braço.

    Eu gostaria de colher mais informações...talvez eu faça o teste de tirar o cap do meio com os caps originais antes de comprar os Malagoli, só que luthieria é um problema seríssimo em Macapá...

    =..(

    Um abraço!

    Alexandre

    LeandroP
    Moderador
    # set/07
    · votar


    alexcrex

    O captador do meio me atrapalha pra palhetar

    Isso acontece comigo também... eu deixo o cap bem baixo... e uso pouco o cap do meio (mas uso).

    Já o portenciômetro de volume eu não mudo de posição porque uso bastante. Eu gosto de tocar algumas frases fazendo um "fade in" com o potenciômetro de volume.

    luiz_sjrp
    Veterano
    # set/07
    · votar


    alexcrex

    Pega uma Telecaster.

    Gadelhaz
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Se você gosta da posição 2 e 4 vai achar estranho usar ponte e braço juntos. Fica legal mas diferente das posições citadas. Experimente antes.
    Se você não tem muita experiência com soldas mude o captador do meio de lugar. Ponha ele na ponte, sem soltar nenhum fio. Assim a posição 2 será ponte e braço. Se gostar de sumiço no do meio. :-)
    O difícil é encontrar um escudo strato SS.

    T+

    alexcrex
    Veterano
    # set/07
    · votar


    LeandroPanucci
    eu deixo o cap bem baixo... e uso pouco o cap do meio (mas uso).

    Eu uso tb, mas em conjunto com um dos outros dois.

    Já o portenciômetro de volume eu não mudo de posição porque uso bastante

    Eu tb...só q com ele ali, eu acabo usando sem querer! E meu dedinho chega no pot seguinte sem maiores dificuldades.


    luiz_sjrp
    Pega uma Telecaster

    Hauehuahuhea...seria mta mão de obra trocar de guita por causa do cap...mas o lance é q eu acho o corpo das tele MTO desconfortável.


    Gadelhaz
    mude o captador do meio de lugar. Ponha ele na ponte, sem soltar nenhum fio. Assim a posição 2 será ponte e braço. Se gostar de sumiço no do meio. :-)
    O difícil é encontrar um escudo strato SS


    Boa idéia. Vou tentar, devo trocar as cordas no fds, aproveito! Ah, qto ao escudo, num me importo de jogar um adesivo ali em cima.
    =P


    Então...ninguém jamais FEZ isso?

    Muito obrigado a todos q contribuiram até agora!

    Alexandre

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Sim, o Richie Blackmore já fez isso.

    Agora eu geralmente só abaixo mesmo o captador do meio, e deixo ele quase rente ao escudo.

    Se o problema é só o incomodo da palheta pegar nele, com isso resolve 100% do problema.

    alexcrex
    Veterano
    # set/07
    · votar


    JoeCruzGuitar
    Sim, o Richie Blackmore já fez isso.
    Agora eu geralmente só abaixo mesmo o captador do meio, e deixo ele quase rente ao escudo.
    Se o problema é só o incomodo da palheta pegar nele, com isso resolve 100% do problema.


    Eu quis dizer, se alguém daqui do forum fez essa alteração! Mas ele tirou o cap mesmo, e usava chave de 3 posições com os ponte+braço juntos, às vezes?

    Eu não diria que somente abaixar o cap resolve o "problema". Isso pois as posições 2 e 4 ficam ainda mais baixas (volume). Ou não?

    Fora isso...eu gosto da idéia de uma guita diferente...ehuaheu...

    Abraço, valeu ae.

    Alexandre

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # set/07
    · votar


    alexcrex
    Eu não diria que somente abaixar o cap resolve o "problema". Isso pois as posições 2 e 4 ficam ainda mais baixas (volume). Ou não?

    Baixa ai e testa ué.

    Uso assim na minha e não tive problema em relacao a volume não. Naturalmente estas posições já tem menos volume do que só a ponte ou só o braço mesmo.

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Mas cara,,, voce esta preocupado com o volume ficar mais baixo, mas não está preocupado em tirar fora o cap ??

    Ch4p0L1N
    Veterano
    # set/07
    · votar


    nunca tive problema em cap atrapalhar palheta, eh soh acostumar

    Olimpus Bluesbreaker
    Veterano
    # set/07
    · votar


    hei, o tal "sistema Blend" do Brian May, nao resolveria esse problema, nao??

    edalko
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Tira o escudo, coloca o captador do meio no lugar do captador do braço e testa se na posição "2" o som fica legal. Eu creio que haverá diferença sonora em relação à sonoridade do cap da ponte + cap do meio, pois a regiãpo de localização dos captadores oferece sonoridades distintas.

    Só acho que resolveria seu problema apenas abaixando o captador do meio para ele não incomodar na hora de palhetar.

    QUanto ao potenciôpmero de volume, acho uma MERDA a localização dele nas stratos, tanto que na minha DiCastelli's mandei colocar só o pot de volume e lá embaixo, londe do meu dedo mínimo... rsss

    LeandroP
    Moderador
    # set/07 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Eu tirei a chave de 5 posições e uso apenas 3... onde a maioria das vezes eu alterno entre ponte (humbucker) e braço (single). Quando a levada é com bastante rítmo, eu defaso o cap da ponte com potenciômetro de tone (fiz uma ligação doida), e quando quero deixar a guita num segundo plano, eu jogo no meio (com som limpo). Como o cap do meio é um modelo Texas, eu não perco muito porque ele é um single tem uma saída relativamente alta.

    LeandroP
    Moderador
    # set/07
    · votar


    alexcrex

    Se você ainda consegue articular o potenciômetro de volume com o mindinho, mesmo com ele mais distante, então tudo bem. Eu não faço isso porque eu não consigo mesmo. Eu tinha uma outra guitarra com o potenciômetro mais distante e eu me atrapalhava. Achei mais cômodo mover a mão mais próximo do cap do meio (onde costuma enroscar a palheta hehehehe) pra levadas mais fortes.... mas acho que isso é pessoal e você deve experimentar mesmo... Guarde o escudo original, de preferência.

    alexcrex
    Veterano
    # set/07
    · votar


    JoeCruzGuitar
    Mas cara,,, voce esta preocupado com o volume ficar mais baixo, mas não está preocupado em tirar fora o cap ??

    Pq a posição da ponte+braço estaria na altura "correta", então não haveria mta perda de volume ao usá-los em conjunto.
    Eu já abaixei um pouco o cap do meio, diminui um pouquinho o ganho sim, acho q dá pra usar.
    De qq forma, tô curioso pra saber o resultado sonoro de ponte+braço.

    Daria pra fazer isso só na chave de 5, eliminando uma das posições (no meu caso, a 4)?

    Ch4p0L1N
    nunca tive problema em cap atrapalhar palheta, eh soh acostumar

    Haheuha...se depois de 8 anos tocando ainda bato ali, tá na hora de buscar conforto...se bem q passei um bom tempo tocando em lespaul e depois outras guitas 2 humbuckers.


    edalko
    coloca o captador do meio no lugar do captador do braço e testa se na posição "2"
    Sim, o Gadelhaz sugeriu isso, vou testar assim q der um tempinho, acho q no domingo.


    Olimpus Bluesbreaker
    hei, o tal "sistema Blend" do Brian May, nao resolveria esse problema, nao??

    Num conheço...como funciona?
    =/


    Abraços, valeu galera!

    Alexandre

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # set/07 · Editado por: JoeCruzGuitar
    · votar


    Cara, acho que dá pra fazer com a de 5 sim. Acho que é só des-soldar (essa palavra não existe, mas tudo bem heheh), e soldar novamente nos contatos.

    O problema é que voce teria que passar por uma posição até chegar a do meio, tipo na 2 fica mudo, na 3 liga os dois, e na 4 fica mudo novamente.

    O correto seria uma instalacao de uma chave com 3 posições mesmo.

    Eu tenho uma strato assim, e é justamente uma Blackmore Signature, tem só o pickup do braco e o da ponte, no meio tem só uma capinha pra tampar o buraco, e a chave é de 3 posições.

    O resultado é uma chiadeira bem grande hahahah Essa guita tem uns pickups meio barulhentos.

    Nos 3 singles, o do meio tem bobina invertida, o que anula um pouco os ruidos, acho que se ligar o braco+ponte como voce quer, um não causa a inversão do outro, talvez por isto minha percepcao de barulho muito alto nesta posição (mas posso estar enganado, não manjo de eletronica)

    alexcrex
    Veterano
    # set/07
    · votar


    JoeCruzGuitar
    Nos 3 singles, o do meio tem bobina invertida, o que anula um pouco os ruidos, acho que se ligar o braco+ponte como voce quer, um não causa a inversão do outro, talvez por isto minha percepcao de barulho muito alto nesta posição

    Poutz, nem tava me tocando disso...acho q faz sentido...diabos...

    ...alguém tem alguma luz?


    Alexandre

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/07
    · votar


    alexcrex
    Cara, mantenha sua guitarra como está, apenas acostume-se a usar as posições 1 e 5 rapidamente, e a deixar baixo o captador do meio. Se vc retirá-lo, terá que refazer todo o circuito, trocando inclusive a chave, ademais vc perderá o som característico das posições 2 e 4, QUE SÓ AS STRATOS POSSUEM. Quanto ao botão de volume, ele foi colocado nessa posição pelo grande Léo Fender, para que vc possa ter o domínio completo do volume do instrumento; essa técnica é muito valiosa pra uma série de efeitos e para o controle do som do instrumento, notadamente em amplificadores valvulados.
    Abç

    Blonde Hammet
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Eu fiz isso na minha
    Tirei o single do meio, mas coloquei dois humbuckers em vez de usar singles...

    ficou assim

    http://img409.imageshack.us/my.php?image=squier3tx6.jpg


    eu nem uso a posição deles juntos uso só o da ponte e braço separados...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tirar o captador do meio (strato)