Como reconhecer uma boa madeira?

Autor Mensagem
Lak Lak
Veterano
# set/07


Blz galera?

entao, estou começando a pesquisar pra comprar uma guita... minha terceira... mas agora eu to putamente confuso com tantos tipos de madeira diferentes e o q mais me ferrou foi saber q depende mais do tratamento q a madeira recebeu do q a qualidade dela em si...

bom, entao, quando eu for comprar minha guitarrinha como eu vou saber se eh boa ou nao a madeira??

já vi gente falando pra abrir a tampa atraz e tal, mas meu, eu nao me imagino na teodoro sampaio com uma guitarra nova da loja debruçada nas minhas pernas e eu metendo a xave de fenda nela!!

vlw ae por ter entrado no topico jah q tem milahres come sse titulo mas nenhum na busca me ajudou...

kiki
Moderador
# set/07
· votar


bom, o melhor é pesquisar na net antes, os modelos que voce ta de olho. e ver em sites, geralmente tem as especificações. procure pelos sites oficiais, e em lojas tambem.

Henrique S.
Veterano
# set/07
· votar


Lak Lak

pega a guita, toca, gostou, leva....

brrodo
Veterano
# set/07
· votar


Lak Lak

Uuehuehueheuhue é só olhar os modelos ué...existem modelos q são fabricados com madeiras ruins e outros com madeiras melhores.

Diga quais modelos vc ta de olho e a gente te fala sobre as madeiras de cada um.

kaus
Veterano
# set/07
· votar


pega a guita, toca, gostou, leva....

sou da mesma opinião

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/07
· votar


Lak Lak
Coisas que vc deve observar:
Nº de emendas do corpo: Deve ser o menor possível.
Guitarras com acabamento "natural" e/ou "sunburst", geralmente possuem madeiras melhores (mais bem escolhidas).
Espessura do corpo: deve ser por volta dos 45mm, nunca dos 40mm.
Não ser de compensado. Neste caso vc deverá abrir uma das cavidades do instrumento e verificar se a madeira tem consistência homogênea, pois se for algo parecido com um biscoito waffle, é de compensado.
Outras caracteristicas (como o tipo de secagem, por exemplo) são impossíveis de serem conferidas.
Abç

DENNYS_GJA
Veterano
# set/07
· votar


aproveitando o topico basswood eh uma madeira boa?

kaus
Veterano
# set/07
· votar


DENNYS_GJA

aproveitando o topico basswood eh uma madeira boa?

essa é a mais neutra não puxa nem pro grave nem pro médio nem pro agudo digamos que é uma madeira flat

*eu mesmo não consigo diferenciar madeira nenhuma se a guitarra for bem construida blz, dou importância pra coisas mais importantes que a madeira da guitarra começando pelos captadores e principalmente o amp é dai que o som sai

B.Frusciante
Veterano
# set/07
· votar


kaus
Você tá dizendo que captadores são mais importantes que madeira?
Ah, então vou comprar uma tonante e colocar captadores fender noiseless para ter o som de uma american deluxe :)

kaus
Veterano
# set/07
· votar


B.Frusciante

Você tá dizendo que captadores são mais importantes que madeira?
Ah, então vou comprar uma tonante e colocar captadores fender noiseless para ter o som de uma american deluxe :)


cara não banca o retardado uma guitarra bem construida com madeira como cedro, mogno, marupá etc etc etc, vai timbrar muito bem com captadores e hardware em geral descentes

a madeira em si não vai piorar o som de uma guitarra bem construida e com bons captadores isso é fato

tonante é coisa pra ignorantes

abraços

nao sei
Veterano
# set/07
· votar


Ah, então vou comprar uma tonante e colocar captadores fender noiseless para ter o som de uma american deluxe :)

Fica sim, coloca lado a lado que n tem diferença!
haha brincadeira

Então, o que vale é você pegar uma guitarra com boa madeira e acabamento pois caps você pode trocar futuramente se não gostar.

Ah, e fala ai qual modelo voce ta procurando!
Falow

Lak Lak
Veterano
# set/07
· votar


poo valew galera pelas respostas!

bom, pra ajudar vo falar uns modelos q eu tava de olho...

LTD M
LTD MH
IBANEZ RG
IBANEZ S
JACKSON nao sei modelos mas curto o 'nipe' da guitarra
CORT X

ainda só olhei esses... se alguem souber algo sobre eles agradeço o reply =D

ah sim, se souber outros modelos do 'nivel' e 'estilo' de guitarra aceito sugestões!!

valew galera!

Henrique S.
Veterano
# set/07
· votar


B.Frusciante

Você tá dizendo que captadores são mais importantes que madeira?
Ah, então vou comprar uma tonante e colocar captadores fender noiseless para ter o som de uma american deluxe :)



Isso só vale pra EMG Ativo

AHUUHAUHAUHAUHAHUUHAAUH (tive que tirar essa dos EMGs do bau)

Foukez
Veterano
# set/07 · Editado por: Foukez
· votar


Guitarras com acabamento "natural" e/ou "sunburst", geralmente possuem madeiras melhores (mais bem escolhidas).
?????????????? serio??????????
Caraco,quanta coisa eu aprendo a cada dia,esse forum é muito legal=) uma das melhores coisas que fiz na minha vida como guitarrista foi entrar aqui...
Bertola,se um dia eu tiver grana sobrando te pago pra me dar um curso sobre guitarra,lutheria e etc se vc topar...
xD

zacaoamargo
Veterano
# set/07 · Editado por: zacaoamargo
· votar


kaus
*eu mesmo não consigo diferenciar madeira nenhuma se a guitarra for bem construida blz, dou importância pra coisas mais importantes que a madeira da guitarra começando pelos captadores e principalmente o amp é dai que o som sai


Mas a madeira creio que seja mais importante...
Não é à toa que se encontra por aí pelos eua corpo e braços pelados por até US$ 20,000! Pode conferir no eBay. Lá tem um monte.
Enquanto isso o melhor set de captadores não chega nem a 500 dólares.


Porém, uma coisa é certa para mim. Eu não tenho competência nenhuma para diferenciar (quanto à qualidade do som) um corpo da década de 50 de um atual.
Creio, por exemplo, que eu jamais conseguiria diferenciar um bom corpo de alder de hoje de um desses antigões, usando os mesmos captadores para ambos. Entendeu?

Lak Lak
Veterano
# set/07
· votar


hmm vlw pelas respostas, mas aproveitando o topico, alguem sabe sobre a qualidade dos modelos q eu citei acima?? vlw!

Tiruk
Veterano
# set/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
sem querer desmerecer seu comentário
Nº de emendas do corpo: Deve ser o menor possível.
isso não altera em nada o timbre do instrumento, somente a estética.
Guitarras tops vem com back, core, top e são neckthrough.
preze pela qualidade da madeira, tipo de colagem e acabamento. o número de emendas é a ultima coisa q vc tem q se preocupar

Não ser de compensado. Neste caso vc deverá abrir uma das cavidades do instrumento e verificar se a madeira tem consistência homogênea
se vc não fizer isso, dificilmente vai sacar "pelo timbre" que é de compensado.

Tiruk
Veterano
# set/07
· votar


Não é à toa que se encontra por aí pelos eua corpo e braços pelados por até US$ 20,000! Pode conferir no eBay. Lá tem um monte.
somente por serem vintages. nada de especial.

kiki
Moderador
# set/07
· votar


zacaoamargo
na verdade, o custo de partes de guitarra vem mais da qualidade da execução que da qualidade da madeira. é muito mais caro executar uma escala nivelada do que uma peça de ash ou maple.

agora, essa briga toda de madeira e captador já foi muito desenvolvida aqui no fcc. busquem, que ja teve muita conversa.

Raizen
Veterano
# set/07
· votar


Taca fogo nela e mede quantas calorias ela fornece. Ai depois tu transfere para Joule e compara com outras.

toty
Veterano
# set/07
· votar


Raizen
hsauhsuaushuashuasu tava doido pra dizer isso,,, só q ja levei uma advertencia educativa....nem arrisquei.....

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/07
· votar


Tiruk
As emendas a que me refiro são as feitas "verticalmente" no corpo, o que caracteriza uma construção feita com sobras de madeiras, principalmente em instrumentos "econômicos". Guitarras com "tampos" (como as LP's), usam madeiras de qualidade e a colagem "horizontal" contribui para a timbragem. As guitarras tipo "neck-thru", o que interessa é a peça inteiriça que constitui braço e a parte onde vão fixadas as ferragens e captadores. De fato, alguém sem experiência não vai perceber o timbre "morto" e com pouca sustentação do compensado, mas, se vc colocar outra guitarra de madeira ao lado, a diferença se fará presente.
Abç

Michel Top
Veterano
# set/07
· votar


Henrique S.
pega a guita, toca, gostou, leva....
Teorias nem sempre funcionam, entao concordo com essa frase acima mas se não puder testar, use como ponto de referência alguma guitarra que você goste e utilize as mesmas madeiras. Abraços!

Gambá do Rock
Veterano
# set/07
· votar


Bata fortemente com a cabeça nela. Se a madeira quebrar, sinal de que é ruim; se a cabeça quebrar, sinal de que é boa!!!

o_O

Soulface
Veterano
# set/07
· votar


Até secagem e tratamento de madeira tá entrando nos quesitos pra se escolher uma guitarra agora é?! hauehuaheuahuaheuhaauhea
Até onde será q vai essa paranóia dos caras em dar mais atenção ao q é menos importante hein?!
Não digo q o tratamento da madeira não seja importante. Mas ninguém nunca vai saber como isso foi feito olhando a guitarra.
To começando a achar q essa molecada compra guitarra pra deixar pendurada na parede da sala e mostrar pros amiguinhos...

kiki
Moderador
# set/07
· votar


Soulface
poe o link daquele seu topico da pesquisa ai...

Soulface
Veterano
# set/07
· votar


kiki
Pois não...

É pra já!

kiki
Moderador
# set/07
· votar


Soulface
incrível como esse tema tá aparecendo toda hora. "então a madeira não serve pra nada", "se pintar muda o sustain", "braço parafusado não presta"...

sou a favor do "gostou, leva"

Soulface
Veterano
# set/07
· votar


kiki
sou a favor do "gostou, leva"
A não ser q strate de uma marca muito picareta, ess aé a regra q vale.

JB_
Veterano
# set/07
· votar


Se pegar fogo é boa, se não, não.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como reconhecer uma boa madeira?