Duas guitarras, gravação, pedais, canais, timbres, sincronia

    Autor Mensagem
    luis alexandre
    Veterano
    # set/07


    Fala pessoal!!

    Estou abrindo esse tópico pois minha banda começará a gravar e temos dois guitarristas (eu e meu irmão), e temos algumas dúvidas.

    --> Geralmente bandas com 2 guitarras usam equip./regulagem/timbragem igual ou similar??--Eu e meu irmão temos guitarras e pedais totalmente diferentes...Seria estranho para o ouvinte uma diferença grande entre os timbres das duas guitarras???

    --> Como é feita a separação das pistas na gravação??

    --> Por acaso seria assim??
    Guita 1 - base - direita
    Guita 2 - base - esquerda
    Guita 1 - solo - ?
    Guita 2 - solo - ?

    --> Nos solos, as duas guitarras fazem as bases??

    Obs.: Tocamos 100% sincronizados.

    VLW

    B.Frusciante
    Veterano
    # set/07
    · votar


    luis alexandre
    Já que vocês têm equipamentos totalmente diferentes, o ideal seria não gravar a base com os dois guitarristas de cada lado(da mixagem), e sim colocar um para a base e outro para o solo!
    Ficaria estranho duas bases iguais com timbres diferentes ao mesmo tempo! Imagina, uma strato com tubescreamer num fender bassman e uma les paul com Big Muff em um mesa boogie? Não ia soar muito bem..

    Minha banda também tem dois guitarristas e usamos equipamentos diferentes, por isso tocamos coisas diferentes nas músicas! Mesmo que seja um cover de uma música que só tenha uma guitarra, tentamos mudar um pouco para adaptar as duas guitarras.

    Blackus
    Veterano
    # set/07
    · votar


    poxa, e vocês fazem a mesma coisa? tenta um fazer a base mesmo e o outro arpejando, ou trabalha mais os arranjos

    luis alexandre
    Veterano
    # set/07
    · votar


    B.Frusciante
    Blackus
    Naum fazemos as mesmas coisas o tempo todo, mas vou tentar variar o máximo possível!!
    Nas bandas famosas é gravada 1 guita base e ela é dobrada??

    Vlw a ajuda awe

    guilhermerizzo
    Veterano
    # set/07
    · votar


    B.Frusciante
    Discordo totalmente.

    luis alexandre
    O mais importante é que, na música, não há receita de bolo!
    Já que vocês estão começando eu sugiro que experimentem as alternativas.

    Nas bandas famosas ocorre de tudo.
    No Iron Maiden é de um jeito, no Pearl Jam é de outro...
    No Guns n Roses era uma strato e uma LP com timbres totalmente diferentes. Escute a faixa You Could be Mine onde os dois guitarristas faziam o riff da introdução com timbres diferentes.

    Outro exemplo, mais dentro da minha praia é a faixa I Don´t Need No Doctor, do álbum do Scofield em tributo ao Ray Charles.
    No final, o Scofield e o John Mayer solam juntos, ora fazendo frases perecidas ora indo cada um para um lado, mas com timbres totalmente distintos, uma strato e uma semi-acústica.

    Enfim, discordo totalmente do que o Frusciante disse anteriormente...

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Discordo totalmente também.
    Se uma banda tem dois guitarristas eu acho muito mais criativo e proveitoso que os timbres e tipos de guitarras sejam totalmente diferentes, cada uma tocando texturas e arranjos diferentes, compondo um todo harmônico amplo.
    Abç

    Fernando de almeida
    Veterano
    # set/07
    · votar


    B.Frusciante
    Já que vocês têm equipamentos totalmente diferentes, o ideal seria não gravar a base com os dois guitarristas de cada lado(da mixagem), e sim colocar um para a base e outro para o solo!
    Brow, a "soma" de timbres diferentes executando um mesmo trcho pode ser interessante. É lógico que deve haver bom senso qto a timbres para não ficar tudo embolado ... mas com certeza pode-se haver resultados interessantes numa gravação ...

    colocar um para a base e outro para o solo!
    Essa tb é uma outra opção e como a primeira pode ficar bom ou ruim conforme o senso de que estiver executando ...

    luis alexandre
    Cara, como é uma gravação, inicialmente grave tudo separado e depois na hora de juntar as partes experimente ouvir só uma ou só a outra guitar ... depois experimente uma guitar de cala lado (guita1 em L e guita2 em R) ... experimente ambas juntas em ambos lados (com o mesmo volume, com volumes diferentes, etc) ...
    Na verdade não tem um certo ou errado, testa todas opções possíveis e escolha a que ficar melhor ...

    Ultra.Fuzz
    Veterano
    # set/07
    · votar


    luis alexandre
    Como já foi dito, escuta bandas com dois (ou mais) guitarristas, é bom pra ter uma idéia.

    Vai depender de como querem o som, ter o timbre mais parecido pode ser legal pra uma coisa bem "homogênea" (tipo "wall of sound").

    O mais importante é que todo mundo tenha seu pedaço do bolo no que diz respeito às frequências - isto é o mais complicado de acertar.

    luis alexandre
    Veterano
    # set/07
    · votar


    guilhermerizzo
    Mauricio Luiz Bertola
    Fernando de almeida
    Ultra.Fuzz

    Vlw pelas dicas!!!
    Eu toco com Sg e meu irmaum com uma Strato, q saum totalmente opostas...Vou procurar usar a variade de timbres a nosso favor!!

    Ultra.Fuzz
    escuta bandas com dois (ou mais) guitarristas, é bom pra ter uma idéia.

    Geralmente ouvimos esse tipo de banda.

    VLW

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duas guitarras, gravação, pedais, canais, timbres, sincronia