Brazilian wood, the best!

Autor Mensagem
kiki
Moderador
# set/07
· votar


Michel Top
Cedro é uma madeira boa, porém, se fosse tão maravilhosa seria usada em Fender Deluxe, Gibson Custom, Ibanez Prestige, PRS, entre outras...
não está errado oque voce disse, o cedro não é exatamente a madeira mais "nobre". mas há um erro de raciocinio aí.

não é por que a fender ou a gibson não usa a madeira que ela não pode ser nobre. lembre-se que as fabricas deles ficam nos eua, onde o clima é diferente, e as madeiras disponiveis são outras.
no brasil temos outra variedade de madeiras, e com certeza existem madeiras boas no brasil pouco exploradas na luthieria, em detrimento das consagradas americanas. as vezes estas saem mais caras aqui, por que não são comuns (como é o caso do ash, madeira barata, comum nos eua, mas dificil de encontrar aqui).

JoeCruzGuitar
Veterano
# set/07 · Editado por: JoeCruzGuitar
· votar


Sabem pq o Léo Fender passou a utilizar bastante Alder nas guitarras da FEnder ??

Pq a madeira é comum lá, e barata.

E tambem pelo que o kiki comentou, é a madeira que eles tem disponivel no pais deles com maior facilidade.

Acho uma puta neura esse lance de madeira, eu particularmente tem umas que curto mais, outras que curto menos, mas é só pela questão do timbre mesmo e não necessariamente por achar uma "nobre" e uma "lixo" heheh

Sobre o Marupá, pelo que sei a familia desta arvore é grande, não tenho certeza se o mesmo tipo de arvore que eles usam pra fazer caixote e palito de sorvete é a arvore que se usa para fazer móveis e instrumentos musicais. Já usei telecaster feita em Marupá e braço em maple, e curti bastante o timbre dela, entãosesss


Cedro é uma madeira legal tambem, tenho 2 guitas feitas com ela, e só não curto o som dos pickups single de uma delas, com humbucker funciona melhor.

É culpa da madeira ? Não tenho certeza, podem ser os captadores tambem.

JoeCruzGuitar
Veterano
# set/07
· votar


Acho que a grande questão ai, é o trabalho do Luthier ou da Fabrica.

A matéria prima é muito importante (madeiras, hardware, etc), mas a construção eu acho mais importante ainda.

Raizen
Veterano
# set/07
· votar


Ninguém falou do Seizi Tagima?
O que acham dele?

Michel Top
Veterano
# set/07
· votar


JoeCruzGuitar
É culpa da madeira ? Não tenho certeza, podem ser os captadores tambem.
Captadores não mudam timbres, apenas produzem mais ou menos agudo, mais ou menos graves, mais ou menos medios, mais ou menos gain... mas a característica do instrumento não muda. Abraços!

Dogs2
Veterano
# set/07
· votar


Michel Top
Captadores não mudam timbres, apenas produzem mais ou menos agudo, mais ou menos graves, mais ou menos medios, mais ou menos gain... mas a característica do instrumento não muda.

Mas se for característica do instrumento ter pouco agudo, aí eu troco o captador e ele ganha mais agudo? Nesse caso eu mudaria a característica.

Michel Top
Veterano
# set/07
· votar


JoeCruzGuitar
A matéria prima é muito importante (madeiras, hardware, etc), mas a construção eu acho mais importante ainda.
Concordo mas..... um exemplo: Você gosta de Steve Vai, quer ter o timbre do Steve Vai, você mandaria fazer sua guitarra de poplar (madeira com um timbre muito show mas totalmente diferente do alder)? Eis a questão, madeiras consagradas é 50% do caminho andado para se conseguir o timbre de guitarra que você deseja. Abraços!

Dublues
Veterano
# set/07
· votar


São uma infinidade de atributos que definem o que é uma madeira boa ou ruim para fins sonoros... o que falta é um estudo sobre isso para acabar de vez com esse tabú.

fica aí a lição de casa, procurar estudos sobre madeiras e suas propriedades sonoras!

Abraço!

Michel Top
Veterano
# set/07
· votar


Fica uma dica minha também, testem o máximo de guitarras que puderem e procurem saber de qual material elas são feitas pois desta forma vocês começarão a "formar" uma opinião e conseguirão chegar no instrumento tão sonhado mais facilmente e conscientemente. Abraços!

JoeCruzGuitar
Veterano
# set/07 · Editado por: JoeCruzGuitar
· votar


Michel Top
Captadores não mudam timbres, apenas produzem mais ou menos agudo, mais ou menos graves, mais ou menos medios, mais ou menos gain... mas a característica do instrumento não muda. Abraços!

Cara, não concordo mas não precisamos provar o contrario um para o outro hehehe

Como caracterizar um timbre, senão pela equalização, ganho e sustain dele ??

Seguinte, tenho algumas guitarras, e já usei alguns set´s de captadores.

Pickups mudam consideravelmente o timbre de um instrumento, colocam mais ou menos medios, mais ou menos agudos, mais ou menos graves, produzem maior ou menor sustain e por ai vai.

A madeira também é responsável por isto, mas os captadores tambem são.

Ps.: O timbre do Vai é um lixo, por exemplo hehehe

JoeCruzGuitar
Veterano
# set/07
· votar


Vejam bem, não estou dizendo que é tudo a mesma coisa, e que as madeiras brasileiras são melhores que as de fora, ou que as de fora são melhores que as daqui.

Vou dar um outro exemplo, gosto bastante de stratocaster, e tenho leve preferencia pelo Ash do que pelo Alder. Mas tambem tenho strato em basswood que tem um putaaa timbre legal.

Outro exemplo, o John Surh é uma puta referencia de excelencia na construção de guitarras, desde a época que ele trabalhava com o Pensa. As guitarras do Surh, são quase todas baseadas em stratos (com as mod´s dele). Ele tem a disposição muito Alder e muito Ash, mas ele mesmo diz que a combinação predileta dele é basswood com tampo em flame maple. Um cara mais tradicionalista diria que só aceita strato se for em Alder ou Ash, mas pegando uma Suhr nas mãos e tocando nela, dá pra sacar que ali o bicho pega.

Ainda bato na tecla, de que o mais importante é a mão de quem faz.

Uma stratinho feita em Cedro por um luthier experiente, e com um bom hardware instaldo nela vai ficar do cacete tambem. Tenho uma strato handmade feita em Ash, mas foi pela disponibilidade da madeira na oficina, minha outra opcao era Freijó.

Não sei se consegui explicar meu argumento, mas é + ou - isso :

"Me preocupo mais com quem fez e como fez, do que com a madeira usada. Se for madeira brasileira, asiatica, europeia ou americana, a principio não vejo grandes problemas, desde que o instrumento seja bem construido"

Michel Top
Veterano
# set/07
· votar


JoeCruzGuitar
Acha o timbre do Vai um lixo ou está zuando? hehe, Abraço!

Michel Top
Veterano
# set/07
· votar


JoeCruzGuitar
Outra madeira que eu curto muito em stratos é a POPLAR das Fender Ritchie Sambora (mexixo) e Music Man Steve Morse, soa legal pra caramba. Sobre o lance das madeiras das Stratos, o que queria me referir não era bem isto. Uma strato pode ficar legal usando muitas outras madeiras que não sejam alder e ash, porém, apenas aconselho o uso de madeiras "consagradas" por que desta forma temos um "ponto de referência" e será mais fácil de chegar no timbre que queremos. Ex: Minha strato da Coscelli está sendo feita em Mogno com top em Flamed Maple, braço e escala em Maple, ou seja, madeiras tradicionalmente encontradas em Gibson, Peavey Wolfgang, etc... totalmente o oposto de uma strato tradicional, porém, seguindo a "referência" das Gibsons e Peavey Wolfgang, no qual possuem o timbre que eu desejo. Abraços!

Michel Top
Veterano
# set/07
· votar


JoeCruzGuitar
Ainda bato na tecla, de que o mais importante é a mão de quem faz.
Claro que é mais importante mas não podemos esperar milagre cair céu hehe. Sobre madeiras brasileiras, sou totalmente de acordo em adquirir um instrumento com essas madeiras, porém, após testar e gostar, senão não aconselho, seria como jogar na mega sena, porém, o valor de uma aposta é de 1,50 e não 4 ou 5 mil reais :) espero ter ajudado, abraços!

JoeCruzGuitar
Veterano
# set/07
· votar


Cara, entendo seu ponto. Usar as mesmas madeiras "pode" ser uma das referencias do timbre sim.

Sobre o timbre do Vai, to falando sério cara. Até 1988 + ou - eu até curto o timbre que ele tirava, mas estes sons mais novos eu sinceramente não curto não, muito médio anasalado pro meu gosto.

Só uma correção cara, as Wolfgangs foram feitas em basswood, algumas sem tampo, outras com tampo em flamed maple ou quielted maple (quielted nas standars só no primeiro ano de fabricacao).

Michel Top
Veterano
# set/07
· votar


JoeCruzGuitar
Tens certeza da peavey? Pois já testei uma em uma loja por aqui (special sem top em maple) e se eu não tava sonhando, nos papéis que vinham com ela dizia MOGNO, vou conferir isso e posto aqui, abraços!

JoeCruzGuitar
Veterano
# set/07
· votar


Michel Top

Cara, não só tenho certeza, como já tive algumas delas, hoje em dia estou só com duas, e duas music man axis (mesma config de madeiras).

Michel Top
Veterano
# set/07
· votar


Acabei de ler na net (Special) e logo em seguida está falando da (STANDARD):

O corpo é de basswood, enquanto que as mais caras podem ser em ash, alder ou mogno, com capa (top) de madeiras nobres decoradas.

Abraços!

JoeCruzGuitar
Veterano
# set/07 · Editado por: JoeCruzGuitar
· votar


Michel Top

Michel, a descrição do site que voce leu está errada.

99,99999% das Wolfgangs são feitas em Basswood.

As mais caras que voce se refere, são justamente as standards, e 100% delas foram feitas em Basswood (solido nas com cor solida, sairam somente tres opcoes de cores solidas, gloss ivory - branca, gloss black - preta, e goldtop), ou as com combo Basswood + top em Flamed.

Voce pode encontrar uma ou outra madeira nas Customs que eventualmente a Peavey produzia, mas isto é rarissimo de se encontrar.

De todas que vi Custons, unica em madeira diferente do combo Basswood + Top em Maple, foi uma em mogno.

Michel Top
Veterano
# set/07
· votar


JoeCruzGuitar
Bom saber mas, a que eu testei tenho 99% de certeza de ser em Mogno, tanto pelo peso (Kg) dela quanto pelos manuais que vem junto com ela, foi a única que testei até hoje e gostei muito e achei, juntamente com as Gibsons e PRS, os melhores timbres pra mim mas como eu prefiro o conforto e visual de uma strato, juntei as idéias para fazer minha guitarra signature. De qualquer forma muito obrigado pela dica pois num futuro eu poderia comprar sem testar uma wolfgang e me "estrepar", não por basswood ser uma madeira ruin, muito pelo contrário, mas por ser algo diferente do que eu quero. Abraços amigo!

JoeCruzGuitar
Veterano
# set/07
· votar


Vou fazer um time line aqui (aproximado, não lembro tudo de cabeça agora)

- Em 1996, a Peavey lancou a Wolfgang e a Music Man renomeou a EVH para Axis. Wolfgang em basswood, e produção com tampo em quielted maple (unico ano que foram produzidas com este tampo). Contrucao do tampo em Arched Top, diferente das Axis que eram flat

- Em 1998, surgiram as wolfies special, pintura sólida e corpo solido em basswood (sem tampo), contrução do tampo flat. E special flame, mesmo esquema, mas com tampo em flamed maple.

- Em 2002 fabricaram algumas wolfies com escala em rosewood (raras de se encontrar), corpos em basswood.

- Em 2003, fabricaram algumas wolfies para exportacao feitas na Asia (serie Wolfgang Quielted Top EXP), raras de se ver e similares as OLP´s MM1, corpos em basswood.

- Em 2003, a Peavey abriu uma divisão custom shop (fabricaram poucas guitas), vi uma unica em mogno na epoca, o restante tudo em basswood.

- Em 2004 o Eddie assinou contrato com a Charvel e as wolfies viraram lenda.

JoeCruzGuitar
Veterano
# set/07
· votar


Michel Top
Bom saber mas, a que eu testei tenho 99% de certeza de ser em Mogno, tanto pelo peso (Kg) dela quanto pelos manuais que vem junto com ela

Cara, desculpa minha chatice e insistencia no assunto, mas é 100% de certeza que ela é em Basswood.

Se tiver condições de pegar o manual dela vc vai poder se certificar.

Se quiser q eu scaneie o manual das minhas dá um toque.

JoeCruzGuitar
Veterano
# set/07
· votar


Tem um site que uso ha bastante tempo (alias, faz uns 3 anos que não posto lá)

Lá eles tem um catalogo de toda a evolução das guitarras do Eddie... tudo muito bem especificado.

Dá um look quando tiver tempo

www.wolfgangregistry.com

Michel Top
Veterano
# set/07
· votar


JoeCruzGuitar
Ok, vou procurar essa guitarra e ver se ainda consigo ter "acesso" a ela para ter certeza, se for em basswood mesmo, se for, melhor ainda, pois desta forma será mais fácil de encontrar uma igual num futuro para adquirir, abraços amigo!

JoeCruzGuitar
Veterano
# set/07 · Editado por: JoeCruzGuitar
· votar


Legal... naveguei no wolfgangregistry agora, e poucas coisas mudaram

a descrição detalhada das wolfies, está no link EVH GUITAR INFO no menu a esquerda

Fábio Goll
Veterano
# set/07
· votar


JoeCruzGuitar

Legal as guitars...não sabia q tinha com ponte fixa as Wolfgang.

Sabe informar em q captação essa Wolfgang e a MusicMan se parece??

[]s

JoeCruzGuitar
Veterano
# set/07
· votar


Fábio Goll
...não sabia q tinha com ponte fixa as Wolfgang

Então cara, vieram com ponte do tipo tune-o-matic, na serie Standard primeiramente.

Depois lançaram algumas Specials (as com cores solida e tampo flat) com esta ponte tambem. Não é tão dificil encontrar não.

Sabe informar em q captação essa Wolfgang e a MusicMan se parece??

Seguinte, os pickups de ambas foram feitas sob especificações e testes do Eddie. Da MM foram feitas pela Dimarzio, e da Peavey foram feitos pela propria Peavey.

Ambos são captadores com um saida alta, e existem duas diferenças minimas entre eles, nos da Peavey eles mudaram pouca coisa na equalização dos pickups (eles tem um pouco mais de low-end nas frequencias, principalmente o do braço que soa beemm grave), e tambem dizem ter melhorado o lance do ruido.

Pra resumir a historia, é pouco perceptivel a mudanca de timbre entre os Dimarzio e os Peavey´s.

JoeCruzGuitar
Veterano
# set/07 · Editado por: JoeCruzGuitar
· votar


desvirtuamos TOTALMENTE o topico hahahahah

Me desculpem ai !!!

Fábio Goll
Veterano
# set/07 · Editado por: Fábio Goll
· votar


JoeCruzGuitar

To pensando em tunar uma stratinho aki..

Acho q um super distortion ou tonezone bridge...e pro track (humb em forma de single) seriam o mesmo "estilo"...não igual é claro!! rsrsrs

Ah...eu tb não gosto do timbre do vai!! uhUAHuHAUhUAH

Sobre disvirtuar o tópico..acho q vou te mandar um email;;UAHuHAUh

Dublues
Veterano
# set/07
· votar


Estou satisfeito em ler todas essas infos sobre as Wolfies e ver que ainda existe gente que saiba trocar idéias aqui!

Quanto ao Vai, eu não sou fã dele mas acho um puta guitarrista. rsrsrs

Ah e acabo de pegar minha Fender Richie Sambora no Zaganin, para quem mora em SP, recomendo o cara! ficou muito foda a guita! vale a pena foi um pouco caro, mas está como nova! destruidora!

Richie Sambora, foram todas feitas de poplar? Abraços!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Brazilian wood, the best!