ponte móvel em semi acústicas - dúvida

    Autor Mensagem
    georginho_gallagher
    Veterano
    # ago/07


    A semi acústica vem com ponte "móvel" inicialmente, que pode ser ajustada mais próxima dos caps, encurtando assim o "tamanho"da corda. Ou mais afastada, deixando um comprimento de corda maior. Qual a relação disso com a tocabilidade? Alguém sabe responder?

    Soulface
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    georginho_gallagher
    Dependendo do tanto q vc mover essa ponte, a guitarra não vai afinar nem a pau.

    georginho_gallagher
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Soulface

    pois eh, ela ateh que jah veio meio afinadinha numa regulagem standart, eh que tah na hora de tirar akele "adesivo" embaixo da ponte. Ela jah eh bem macia, mas tah com a ação alta, vou ter que baixar e refazer as 8as. Imaginei que mais perto dos caps ela ficaria mais macia porque terei que tensionar menos as cordas.

    kiki
    Moderador
    # ago/07
    · votar


    georginho_gallagher
    o que vou dizer é meio chute, não li isso em nenhum lugar.

    mas acho que essa ponte que voce diz não é para ser movida, pois isso desregularia as oitavas. acho que ela é solta mais pela questão da sonoridade acustica. assim, presa entre a corda e o tampo, ela transmite a vibração, como o cavalete do violino.

    georginho_gallagher
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    kiki

    hum, eh, movê-la realmente eh meio fria sim, pode desregular tudo. Mas tinham me falado numa loja que dava pra adequá-la de acordo com sua pegada (não foi onde comprei).

    kiki
    Moderador
    # ago/07
    · votar


    georginho_gallagher
    talvez na altura... como nos carrinhos:
    voce abaixa, consegue uma ação menor, mais rente. dá mais precisão nas oitavas, deixa mais macia as cordas. mas não pode tocar muito forte, que trasteja mais também.
    se voce levanta, dá o contrário. a corda fica mais tensa, e dá pra tocar mais forte.

    será que é isso?

    georginho_gallagher
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    kiki

    acho que não foi isso que kiseram me dizer, pq altura outras guitarras tb podem ser reguláveis

    kiki
    Moderador
    # ago/07
    · votar


    georginho_gallagher
    saquei... então não sei. o negócio é esperar os entendidos!

    João_Luiz
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    georginho_gallagher
    Não muda de lugar não!

    Se fizer isso ela vai ficar desafinada!

    Para tirar aquela espuma embaixo afrouxe as cordas de pouco a pouco até conseguir deslizá-la por baixo.

    Se precisar remover a ponte marque com uma fita adesiva o lugar dela.

    A única coisa que pode fazer é tentar baizar a altura da ponte pra ficar com uma ação mais baixa, mas guitarras "Full-acoustic" são assim mesmo.

    Abraço!

    georginho_gallagher
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Agora jah sei o que NÃO devo fazer.... hihihihih

    grande João Luiz, valeu pelo esclarecimento, e os outros colegas tb, abraço a todos!

    p.angular
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    oi

    Del-Rei
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Tópico: Levanta-te e anda!!!


    Fala, povo!

    Bom, tenho uma semi-acústica e estou querendo saber se existe alguma forma de "calcular" a posição correta da ponte móvel da guitarra.

    Troquei as cordas recentemente e a posiçao da ponte ficou diferente da posição original, tentei recolocar, mas não encontrei um ponto ideal.
    Estou tentando afinar as oitavas, mas o Mizão tá foda.

    Alguém sabe se existe uma forma fácil de resolver isso?
    Ou tem que ser na insistência mesmo...?

    Valeu!!!



    um aceno de longe!!!

    Del-Rei
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Hehehe.... obrigado a todos pela ajuda!!

    Já resolvi!!

    :)



    Um aceno de longe!!!

    inaciolino
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Hehehe.... obrigado a todos pela ajuda!!

    Já resolvi!!


    Del-Rei, passa o bizu de como você fez??? Acabei de comprar uma AFS 75 e eu queria aprender essas "coisinhas" antes de trocar as cordas. Fica com DEUS. Paz.

    Del-Rei
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Del-Rei
    · votar


    EDITADO!

    Del-Rei
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Del-Rei
    · votar


    inaciolino
    Fala, cara!!
    Cara, eu não tenho mais semi-acústica, acabei tendo que vender as minhas. Mas cara, primeiro, verifique se as oitavas estão ajustadas. Se estiverem, dê um jeito de marcar a posição exata onde a ponte está (marca com uma fita adesiva, eu fazia assim). Aí, é mole.

    Se a ponte já estiver torta e não for possível ajustar oitavas, relaxe que vai demorar, hehehe. Tire as cordas, aproveite pra dar uma limpeza geral nas peças, e tal. Depois, é tentativa e erro... E muita paciência, hehe. Só lembre que a ponte é ligeiramente inclinada... E vai testando, hehe.

    A minha Ibanez era uma AF75TDG, branca, que com o tempo, ficou um pouco amarelada em volta da ponte. Isso foi bom porque deixou naturalmente marcado o local, hehe.

    Enfim, muita paciência, cara... Hehe. Ou leva num luthier....

    Um aceno de longe!!!

    EDIT:
    Ok, roubaram minha senha.

    inaciolino
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: inaciolino
    · votar


    Del-Rei, essa é minha primeira guitarra, existe alguma rotina de manutenção semanal ou mensal que eu precise fazer??? Algum tipo de lubrificação???

    As cordas que vem com ela são 0.10 ou 0.11???

    Del-Rei
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Del-Rei
    · votar


    inaciolino
    Cara, o básico: Limpar as cordas e o corpo da guitarra com um pano seco depois de tocar, lavar as mãos antes de tocar... Isso faz com que suje menos tanto as cordas e braço quanto o corpo e ferragens da guitarra. Tem gente (eu) que gosta de ter aquele corpo de guitarra surrado, vintage, e não limpa tanto quanto deveria, principalmente o corpo.

    Cara, a que vc comprou tem as ferragens de que cor? Se forem douradas, é bom tomar MUITO cuidado porque vão enferrujar com facilidade. Eu comprei uma cera de carro pra passar nas ferragens, e segurou bem.

    Em relação às cordas, é bom vc comprar um Fast Fret.

    Essas guitarras com pontes tipo Bigsby tendem a desafinar se vc exagerar nas alavancadas. Esse tipo de alavanca é pra dar um leve vibrato só.

    De qualquer forma, é bom levar num luthier pra dar uma regulada e verificar se está tudo certo com ela.

    Sobre as cordas, realmente não lembro. Veja no site da Ibanez, por lá tem as espeficicações do seu modelo.

    Um aceno de longe!!!

    inaciolino
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Del-Rei, muito obrigado pelas dicas. São de grande ajuda.

    Sobre as cordas, realmente não lembro. Veja no site da Ibanez, por lá tem as espeficicações do seu modelo.


    Por incrível que pareça não está especificado o "gauge" das cordas da guitarra. De todo modo quero agradecer mais uma vez. Fica com DEUS. Paz.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a ponte móvel em semi acústicas - dúvida