trastos jumbo 6100

    Autor Mensagem
    Pompermayer
    Veterano
    # mai/08


    Ae galera, esses trastos são jumbo ou jumbo extra? E os tratos maiores não atrapalham os slides? Valeu!!

    Juliano P
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Pompermayer
    Acho q os jumbo extra (ou super jumbo) são os maiores, os 6000.
    E os 6100 é Jumbo...

    Eu coloquei recentemente o 6100 num guitarra...e ja to pondo 6100 na outra tb...
    Achei mto legal os trastes (depende do gosto de cada um)...
    e em relação ao slide..depende mto..se o luthier q colocar pra vc...deixar os trastes bem quadradros talvez atrapalhe num sei...
    na minha guitarra ficou ótimo..dou slide sossegado..melhor q antes ate!

    valeuuu!

    Juliano P
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Aproveitar o topico tb hehehe
    alguem sabe me dizer..sobre a afinação..e a largura dos trastes;..
    se os trastes largos podem atrapalhar a afinção de alguams casas?

    valeuu!

    Slowhand-
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Pompermayer
    vc quer dizer a técnica slide, de "escorregar" para a nota ou o slide mesmo, bottleneck?

    Pompermayer
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Slowhand-
    a técnica

    Zero Zen
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Juliano P


    alguem sabe me dizer..sobre a afinação..e a largura dos trastes;..
    se os trastes largos podem atrapalhar a afinção de alguams casas?


    Certamente a largura/espessura dos trastes pode afetar a entonação. É só lembrar a diferença que faz o ajuste das oitavas.

    Isso ocorre principalmente quando o traste já se encontra mais desgastado, quando perdeu a chamada "coroa", ou seja, o topo arredondado. Sempre é possível recoroar o traste, até que ele tenha de ser substituído.

    Trastes mais finos, por óbvio, em matéria de entonação, dão menos problemas. Mas dão outros, como por exemplo o desgaste mais rápido (considerado o mesmo material) pois é menor a área de contato com a corda.

    T +.

    Soulface
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Zero Zen
    Certamente a largura/espessura dos trastes pode afetar a entonação.
    Se fosse assim, guitarras fretless não seriam tão obsoletas.

    o desgaste mais rápido (considerado o mesmo material) pois é menor a área de contato com a corda.
    Isso não faz o menor sentido.

    Juliano P
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Soulface
    isso eh verdade...
    tanto eh..q cada vez menos se ve guitarra fretless...
    e mais trastes jumbos por ai hyeheh

    abração cara!

    Soulface
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Juliano P
    É a famosa história né?!
    "Tem gente que não consegue nem afinar a guitarra de ouvido e blá, blá, blá..."

    Zero Zen
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Soulface

    Mantenho o que disse: Os trastes mais largos, quando desgastados, logo quando perdem a coroa, transferem o ponto de apoio da corda digitada do centro do traste para uma região mais próxima a lateral do traste.

    Em trastes novos, recém coroados isso não se aplica.

    Quanto ao desgaste maior dos trastes mais finos, também mantenho o que disse, pois os "bends", uma das maiores fontes de desgaste dos trastes são mais nocívos em trastes finos, pois há menos material a opor-se à erosão mecânica.

    É algo óbvio. Qualquer um sabe que é mais fácil limar a lateral de uma chapa de 1/8 do que uma de 3/8. heheh

    T +

    Zero Zen
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Soulface
    Juliano P

    Para quem quer se informar melhor deixo um comentário e um site cheio de informações:

    Um inglês macarrônico permitirá entender.

    Frets - Frets that are badly grooved or have flat crowns will also throw off intonation as the strings length is changed. Frets must be leveled and dressed to remove the grooves or replaced if necessary.
    Fret height will also effect intonation...instruments with truly tall fret wire will play incredibly sharp if the string is fretted hard and your fingertip is bottoming out on the board. To see for yourself what effect your fretting technique has on the instruments tune watch the pitch of the note on our tuner when fretting with different pressure. Yes, you can be the culprit


    Link:

    http://www.fretnotguitarrepair.com/intonation.htm

    Soulface
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Zero Zen
    Os trastes mais largos, quando desgastados, logo quando perdem a coroa, transferem o ponto de apoio da corda digitada do centro do traste para uma região mais próxima a lateral do traste.

    E vc tem ouvido biônico... Tá!

    É algo óbvio. Qualquer um sabe que é mais fácil limar a lateral de uma chapa de 1/8 do que uma de 3/8.
    Ou seja, qm não usa traste jumbo tem q trocar de traste todo mês né?!
    Tá bom!

    Zero Zen
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Juliano P
    Soulface

    É a famosa história né?!
    "Tem gente que não consegue nem afinar a guitarra de ouvido e blá, blá, blá..."


    É mesmo, conversa mole é brabo mesmo. Pior quando o boquirroto tenta se passar por entendido e é pego na tampa. hheheh

    Abraços.

    Juliano P
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Zero Zen
    valeu pelos comentarios ai cara!
    abraçãoo amigo!

    Juliano P
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Soulface
    e novamente..muito obrigado a voce mais uma tb!

    Zero Zen
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: Zero Zen
    · votar


    Soulface

    E vc tem ouvido biônico... Tá!

    Você não tá me chamando de Jamie Sommers ! uahauahau.

    Ela é que tinha ouvido biônico.

    Basta acrescentar um bocado de distorção e uns trastes desgastados e não é difícil perceber problemas de entonação.

    Os violões ditos clássicos, por exemplo, dificilmente afinam em toda a escala. Tente fazer acordes próximos ao 12º traste e será facilmente perceptível a flutuação de eventuais oitavas.

    Em último caso todos nos socorremos de um bom afinador eletrônico.

    Ou seja, qm não usa traste jumbo tem q trocar de traste todo mês né?!
    Tá bom!


    Calma lá ! Um traste não desgasta em umas semanas de uso, porém se o infeliz insistir em usar cordas velhas durante muito tempo, o estrago é bem acentuado.

    Os problemas de entonação só vão aparecer quando o traste estiver com o topo reto, a isto me referí. v.g.

    Isso ocorre principalmente quando o traste já se encontra mais desgastado, quando perdeu a chamada "coroa", ou seja, o topo arredondado

    Acrescento ainda que esta é uma preocupação da própria indústria, pois alguns instrumentos já estão utilizando trastes de aço inóxidável, como alguns modelos de John Sühr e da Parker, visando mitigar o desgaste e a erosão do traste.

    Saudações.

    Soulface
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Zero Zen
    Basta acrescentar um bocado de distorção e uns trastes desgastados e não é difícil perceber problemas de entonação.
    Os violões ditos clássicos, por exemplo, dificilmente afinam em toda a escala. Tente fazer acordes próximos ao 12º traste e será facilmente perceptível a flutuação de eventuais oitavas.
    Em último caso todos nos socorremos de um bom afinador eletrônico.


    Blá... Blá... Blá...
    Graaaaaande novidade!
    Eu não estou dizendo q não existe o problema.
    Leia isso que c vai saber a minha poisção: http://soulfaceguitars.blogspot.com/2008/04/componentes-e-suas-estrutu ras-ponte.html

    Apenas digo q se preocupar com isso em uma guiarra elétrica é bobagem.

    Acrescento ainda que esta é uma preocupação da própria indústria, pois alguns instrumentos já estão utilizando trastes de aço inóxidável, como alguns modelos de John Sühr e da Parker, visando mitigar o desgaste e a erosão do traste.
    Eu tb uso... Mas isso muda o timbre tb. Ainda mais pra qm tem ouvido biônico...

    Echo Delta
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Soulface
    Tu é piadista ou panaca?

    Zero Zen
    Parabéns pela explicação de bom senso e pela paciência em aturar besteiras de "entendido"....

    Juliano P
    Agradeça quem merece agradecimentos...

    Zero Zen
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Soulface

    Eu conheço o seu Blog. Já o parabenizei por ele, inclusive.

    Não foi pessoalmente, mas foi On Line. hehehehe

    Evidentemente não é um problema corriqueiro, mas cumpre que seja apontado, pois este foi o questionamento do Juliano.

    Quanto aos trastes de aço inoxidável o que eu lí a respeito dava conta de que o timbre ficava excessivamente brilhante, o que obrigou a Parker a promover alterações na captação para reduzir o brilho excessivo.

    A solução adotada pelo John Sühr eu desconheço, mas acho que não destoa da anterior.

    A grande reclamação que se faz com relação a estes trastes é o preço deles e principalmente de sua instalação, pois por se tratar de um material mais duro e mecânicamente resistente, pôe a prova as ferramentas utilizadas para sua instalação e aquelas usadas na retífica de trastes (que muitos luthiers se negam a fazer).

    Eu não tive a oportunidade de tocar num instrumento assim equipado. O mais perto que cheguei foi no sentido oposto, uma Les Paul Fretless e um Clone de Ovation com a escala e os trastes fundidos em uma só peça de duralumínio. Veja só.

    Saudações.

    Soulface
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Echo Delta
    Tu é piadista ou panaca?
    Depende do saco q vc qr puxar.

    Zero Zen
    Lembra de uma enquete q eu fiz aqui há um tempo atrás?
    Tratava justamente dessas alterações de timbres ou afinações q existem, mas q são humanamente impossíveis de serem percebidas.
    Mas tem jente q jura de pé junto q percebe.
    Falra q dimensão do traste altera a entonação, até vai. Mas daí a falar q isso é perceptível, já é demais.
    Qndo falamos de oitavas, o assunto é outro.

    A durabilidade dos trastes, eu vejo pelo mesmo ângulo.
    Se trata de uma cosia q dura 5, 10 anos.
    Não seria na verdade um problema se um durar 6 meses a mais do q o outro.
    É o mesmo papo de qndo falaram aqui q caps de alnico perde 50% da magnetização a cada 10 anos.
    De uma hr pra outra, parece q nenhum captador de alnico prestava mais.

    Naka-man
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    É verdade , tanta coisa pra se preocupar. Galera nem sabe se vai estar tocando com a mesma guitarra daqui 4-5 anos.

    Zero Zen
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Soulface

    Não acompanhei a enquete, mas afirmo categóricamente que consigo perceber uma má-entonação e que já observei o problema em instrumentos que possuo, quando os trastes estavam desgastados.

    Falra q dimensão do traste altera a entonação, até vai. Mas daí a falar q isso é perceptível, já é demais.
    Qndo falamos de oitavas, o assunto é outro.


    Quando me refiro à oitavas não o faço com relação à regulagem específica na ponte da guitarra.

    Refiro-me a duplicidade de notas em um acorde, as vezes triplicidade, no caso de acordes com pestana.

    Os "bends", desnecessário dizer, são muito mais utilizados nas chamadas primas que nos bordões, logo o desgaste do traste será maior nas primas.

    Ao efetuar um acorde estas diferenças irão aparecer, principalmente se os harmonicos de uma distorção pesada estiverem presentes.

    Felizmente ou infelizmente eu consigo perceber estas flutuações, e não é tão difícil assim.

    Talvez eu seja chato, cri-cri, muito exigente, ou mesmo, tenha o ouvido parecido com o da Jammie Sommers.

    Não acho que eu seja privilegiado neste aspecto, mas não concordo com o que você afirma, - " q se preocupar com isso em uma guiarra elétrica é bobagem".

    Boa afinação é essencial, e eu sempre procuro manter meus instrumentos afinados, com as melhores tarraxas que eu possa comprar e com os trastes bem alinhados e coroados.

    Se alguém não percebe ou se satisfaz com menos. Paciência.

    T +.

    Zero Zen
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Naka-man

    Meu caro. Depende do instrumento que você possui. Recentemente tive uma guitarra Ibanez "refretada". Após 30 anos de bons serviços os seus trastes se entregaram.

    Ela foi fabricada em 1978. Recebeu trastes Dunlop 6100.

    Evidentemente eu não faria isso por uma Memphis ou Cruiser, pois não valeria o investimento. (o mesmo preço de uma guitarra nova)

    Certamente você é melhor árbitro do que eu para saber se o seu instrumento é bom e lhe agrada o suficiente para mantê-lo pelo prazo indicado.

    Saudações

    Soulface
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Zero Zen
    Depois de Beethoven, q mesmo depois de ficar surdo compôs uma das obras mais magníficas da história da música, vc é o cara q mais me impressionou!

    Soulface
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Zero Zen
    Recentemente tive uma guitarra Ibanez "refretada". Após 30 anos de bons serviços os seus trastes se entregaram.

    Peraí!!!
    Vc q se diz tão chato.. Q percebe essas diferenças de entonações se os trastes ão estiverem sempre "novinhos", tinha uma guitarra q ficou sem trocar os trastes por 30 anos???

    Ahhhh tá!

    Zero Zen
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: Zero Zen
    · votar


    Soulface

    Obrigado pelo elogio!

    Embora pareça mais com deboche ! Acho que existem outros Ludwigs e Bachs para lhe surpreender por aí.

    Peraí!!!
    Vc q se diz tão chato.. Q percebe essas diferenças de entonações se os trastes ão estiverem sempre "novinhos", tinha uma guitarra q ficou sem trocar os trastes por 30 anos???

    Ahhhh tá!


    Não seja tão apressadinho em suas conclusões Sr. Soulface.

    Perdeu de novo. heheheh

    Perceber os problemas não significa não ter que viver com eles.

    Não adianta nada você negar a sua calvície por não poder resolvê-la, ela existe e você está obrigado a conviver com ela. hehe

    Além do mais, por possuir outros instrumentos do mesmo tipo, eu demorei para gastar os trastes e no momento oportuno pude aposentar o instrumento e adiar o reparo até que eu encontrasse um profissional que me agradasse e me garantisse um trabalho bem feito.

    Ela ficou encostada uns anos e agora está perfeitamente tocável.

    T +.

    Soulface
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Ahhh tá...
    Parei!

    Zero Zen
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Soulface

    O.K.

    Acho que ficou tudo bem explicadinho ! Como dizia o cara da praça !

    T +.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a trastos jumbo 6100