Limpeza - Tópico Definitivo

Autor Mensagem
RodrigoBreck
Veterano
# ago/07


Olá Pessoal,

Leio o fórum há bastante tempo, mas só agora resolvi gastar alguns minutinhos me registrando pra postar algo que realmente contribuisse (muita gente aqui só fala besteira).

Percebi que muita gente procura saber sobre o que usar e como usar na limpeza e manutenção da guitarra. Eu, inclusive, ja procurei por esse tipo de informação aqui, e não foi muito esclarecedor. Então, resolvi postar aqui, um Tópico definitivo sobre esse assunto, já que, as informações que vou colocar aqui, partiram do Jacques Molina, colunista da seção "CHAMA O TÉCNICO" da revista Guitar Player Brasil. Queria pedir pros moderadores e administradores do fórum, que colocassem como Topico fixo (se acharem interessante, claro). Bom, aí vai


LIMPEZA
Gostaria de saber qual o melhor produto para a limpeza de guitarra. Cera de veiculo? Polidor de moveis?

Esta é uma dúvida comum entre guitarristas e devo afirmar que produtos como esses podem ser um perigo para a pintura de certos instrumentos. Talvez o produto mais arriscado seja cera automotiva, pois, além de muito oleosa, pode ser abrasiva em demasia e, na grande maioria dos casos, possui em sua fórmula solventes devastadores para determinados tipos de laca nitrocelulose, comuns em guitarras vintage. Já vi inúmeros casos de pinturas de Fender e Gibson destruidas após aplicação de "uma cerinha"... Portanto, cera automotiva, nem pensar!.
Com relação ao lustra-móveis, o risco é bem menor, mas também existe, apesar de as pinturas mais modernas aceitarem bem esse tipo de produto. Pode ser utilizado para a limpeza da escala e demais partes do instrumento. Não deixa resíduos e , em geral, proporciona um brilho seco e com agradável perfume. Convém testá-lo antes em uma pequena região da parte traseira do instrumento.
Na mesma linha de produtos facilmente encontrados em qualquer supermercado do país, há também o tradicional óleo de peroba, que eé ainda mais apropriado para utilização em escalas, pois hidrata a madeira naturalmente, mas deve ser aplicado em pequenas quantidades no corpo e outras partes da guitarra, pois é bem oleoso.
Para polimento dos trastes, massa de polir automotiva é ideal, mas esse produto abrasivo deve ser aplicado somente na superfície, tomando o maior cuidado possível para nao atingir a escala e impregnar os veios da madeira. Uma dica: aplique antes óleo de peroba ou óleo de limão (mais difícil de ser encontrado) em toda a superfície da madeira da escala, assegurando assim que o polidor nao penetre nos veios. Em casos de emergência, para polimento de trastes, pode ser utilizada pasta de dente, mas deve ser do tipo mais tradicional possivel, branca, e em quantidades diminutas, para nao deixar sua guitarra com cheiro de quem acabou de escovar os dentes. O polimento dos trastes deve ser feito com um pedaço de algodão com muito pouco produto abrasivo. Esfregue bastante até que fique bem preto, fruto da remoção de metal oxidado. Use algodão para polimento geral.


Outras consideraçoes que eu posso fazer por conta própria é que, eu uso Alcool isopropilico para limpeza de knobs e outras partes eletricas, já que é um alcool que seca mais rapido. Uso tambem um Spray de Oleo siliconado nas cordas afim de evitar oxidação e prolongar a vida-util (meus dedos suam muito). Aplico depois de tocar, usando algodão, tomando cuidado pra nao atingir a escala, corda por corda. no corpo da guitarra, eu uso um spray da dunlop (Dunlop 65) mas na escala uso óleo de peroba, que é realmente muito bom.

Bom, espero ter ajudado a esclarecer qualquer dúvida sobre limpeza, já que postei a recomendação de um especialista, ao contrario das pessoas que, mesmo na melhor das intenções, postam sugestões absurdas. Um abraço e até a próxima.

Bolo de laranja
Veterano
# ago/07
· votar


(muita gente aqui só fala besteira).

O.O

Valeu a iniciativa!!!!

Abç

Bolo de laranja
Veterano
# ago/07
· votar


Stick nele!!!!!

Alfieri
Veterano
# ago/07
· votar


Rocks

Muito bom cara!
Parabéns!

belinox
Veterano
# ago/07
· votar


Mto bom...
Realmente faltava um tópico que reunisse toda informação sobre limpeza....
Eu tb uso oleo de peroba e recomendo...
Vlw

frangooo
Veterano
# ago/07
· votar


Stick nele!!!!!
(2)

MarcosBorba
Veterano
# ago/07
· votar


Salve, salve Óleo de Peroba!

Esse treco eh bom mesmo. Eu tenho passado a 3 semanas na minha escala e funciona! Ganha nova vida a rosewood. Excenlente tópico. Tem que ir pra lista de tópicos úteis.

CaioPrimo
Veterano
# ago/07
· votar


stickado

Phantom Of Death
Veterano
# ago/07
· votar


Como sei se uma escala está "desidratada" no caso a minha eh rosewood. Em quanto tempo ela desidrata aproximadamente?

Ruy Thonson
Veterano
# ago/07
· votar


Tu pergunta se ela está com sede....


Desculpa tinha que escrever isso.

Phedoo
Veterano
# ago/07
· votar


(muita gente aqui só fala besteira) (2)

RodrigoBreck
Valeu pela inciativa e pela ajuda. Por enquanto só passo uma camiseta velha nas partes de metal (cordas, jack...) e no escudo, e uma flanelinha na pintura pra tira aquelas marcas de dedo q ficam horriveis

Meu professor disse q passa oleo na ponte ajuda a não enferruja (as guitarras dele tem as pontes novinhas, e uma delas tem mais de 10 anos)

Ruy Thonson
Veterano
# ago/07
· votar


Eu tenho uma guitarra com 20 anos e tudo que eu faço é limpar ela todo dia mesmo que não toque. Tenho medo de passar produtos nela, alguns produtos ao invés de limpar acabam fudendo tudo de vez.

Foukez
Veterano
# ago/07
· votar


tava navegando na net quando vejo isso,olhem o que esta escrito em ultimo como dica pra limpeza da sua guitarra.

http://www.vellozoguitars.com.br/dicaslinks.html

O que vcs tem a dizer?

Foukez
Veterano
# ago/07
· votar


RodrigoBreck

Isso contradiz o seu post...

Alfieri
Veterano
# ago/07
· votar


Foukez

O post é dele mas a dica é do Jacques Molina, colunista da Guitar Player Brasil, num sei mas confio mais no colunista, não arrisco passar cera na guita...

Ant--
Veterano
# ago/07
· votar


Dependendo da guita pode passar cera tranquilo. As vintage realmente não devem aguentar. Existem ceras automotivas que contém menos abrasivos (algumas, que colecionadores usam, não contém nenhum). É só dar uma olhada na composição. Essas aí talvez até as pinturas antigas aguentem. Outra coisa, o óleo de peroba é indicado para reidratar a madeira com poros expostos (no caso, as escalas que não possuem verniz - quando é braço-escala inteiriço com verniz, nem adianta o óleo), não para limpeza diária. Uso esporádico então, principalmente em época de baixa umidade do ar. Quanto às cordas, a recomendação de se limpar com um pano nde algodão antes e depois de tocar me parece a mais correta (pelo menos é o que eu faço). Não sei se é uma boa passar qualquer produto nelas, uma vez que pode afetar, mesmo de maneira quase imperceptível, seu bom funcionamento. Cordas são feitas para vibrar com a maior precisão e qualquer coisa que se aderir a elas pode atrapalhar.
Dicas, dicas...
Compartilhemos, mas sem esculhambar :)
Ninguém é dono da verdade, e todos aprendem a cada dia (até mesmo o colunista).

Abc

bioguitarmetal
Veterano
# ago/07
· votar


Bom tópico kra...


Agora tenho uma dúvida: Sempre limpo minha guitarra apenas com uma flanela limpa e seca, óleo de peroba na escala. Comprei uma gibson que tem umas manchinhas no corpo, tipo de suor, porem elas não saem com a flanela. Não arrisquei passar cera, nem óleo de peroba no corpo, pois deixa muito "oleoso".

O q vcs sugerem que eu possa utilizar?

GUGALOO
Veterano
# ago/07
· votar


Legal o tópico. Eu uso Jimo silicone em tudo, cordas, ferragens e escala, fica muito bom, mas agora não sei se é legal passar na escala, fiquei meio cabrero agora..

RodrigoBreck
Veterano
# ago/07
· votar


Phantom Of Death
Phantom, você deve perceber quando ela está um pouco ressecada, com os veios da madeira um pouco esbranquiçados, madeira sem vida. Alem do mais, se voce nunca hidratou, pode ter certeza, ela está desidratadíssima. Não precisa exagerar no oleo, pingue algumas gotinhas espalhadas na escala (umas 5, 6 gotas) e esfregue com um pano, até a escala "chupar" o oleo. Repita a operação instantes depois. Não deixe ela com aspecto de "molhada". deixa apenas vistosa.

Phedoo
Eu uso o mesmo silicone das cordas pra ponte, Phedoo. Mas nao é toda vez que limpo, e sim, a cada 2 ou 3 vezes que troco de cordas (no meu caso, troco de corda mensalmente). pode ser que complique um pouco, porque eu desmonto toda a escala, inclusive os carrilhos por onde passam as cordas. Se voce nao desmonta, dá uma espirradinha com o funil que vem nos sprays (aquele canudinho) dentro dos buracos da ponte. bem de léve ok?

Ruy Thonson
Pois é Ruy, melhor do que usar coisas como cera automotiva né? Se nao têm segurnaça, melhor nao fazer mesmo.

Foukez
Não contradiz não Foukez, na minha citação, o luthier fala que algumas pinturas novas aguentam certos produtos, mas é melhor nao arriscar, pois cera automotiva é muito abrasiva. Eu nao passaria de forma alguma na minha, nem que ela aguentasse, pois, nao precisa uma coisa tão abrasiva como cera. as vezes nem precisa nada. como o proprio Ruy alegou ai em cima.

Ant--
COncordo Ant, óleo só serve pra madeira, não pra verniz. Para braços e partes envernizadas, eu seguiria o mesmo conceito do corpo da guitarra. Do mesmo modo que, se fosse o contrario, se o corpo fosse de madeira exposta (sem verniz) eu usaria o óleo para a limpeza do corpo. É a lógica né?

bioguitarmetal
Eu usaria no seu caso, Bio, um produto chamado Dunlop formula No 65 Guitar polish&cleaner. è comum achar em lojas de intrumentos. Eu uso na minha, ela alem de polir, parece ser um detergente léve. Parabéns pela Gibson. Eu tenho uma Les Paul Plus Top da Epiphone na cor TransAmber com Captadores Burstbuckers da Gibson. Foi o mais proximo que consegui chegar de uma Gibson.

GUGALOO
Num passa na escala nao Guga, esse silicone impermebealiza, mas me parece que ele "resseca" um pouco. Usa óleo de peroba e voce vai sentir a diferença.


Queria agradecer a todos os elogios pelo Tópico. Não faço mais do que minha obrigação, pois este fórum ja me tirou muitas dúvidas. É um prazer contribuir com ele. Gostaria que os Luthiers do forum dessem o "aval", cade voces Bertola e Seiji?

bioguitarmetal
Veterano
# ago/07
· votar


RodrigoBreck

Kra vlw pela dica...

Se alguem souber de algum produto "caseiro", sem ser específico para instrumentos...

RodrigoBreck
Veterano
# ago/07
· votar


bioguitarmetal
Sei sim, cara. No lugar de òleo de peroba, voce pode usar uma solução de óleo de cozinha (soja ou milho) e suco de limão.

a Receita é: 50% de óleo de cozinha + 50% de suco de limão (espremer o limão, nao vale TANG, ok?)

Assim como o óleo de peroba, a regra é: SEM EXAGEROS.

No mais, um bom paninho úmido e logo em seguida um pano seco, pode ajudar nas demais partes do corpo. Nas partes de metal, apenas um pano seco mesmo. Umidade não é bom pra elas.

Abraço a todos.

bioguitarmetal
Veterano
# ago/07
· votar


RodrigoBreck

Kra bem prática e barata sua sugestão.... Mais fico com a do produto da Dunlop... Não voh arriscar testar na pintura d uma Gibson... hehe
Mais de qualuqer forma, obrigado. Fica a dica!!!!!!

RodrigoBreck
Veterano
# ago/07
· votar


bioguitarmetal

véio, eu falei essa receita pra a ESCALA! pelo amor de deus, nao vai me passar óleo de cozinha no corpo de uma gibson nao cara!
hauaha. se quiser, ce pode deixar ela aqui em casa uma semana, que eu dou um trato legal nela!

=P

bioguitarmetal
Veterano
# ago/07
· votar


RodrigoBreck


huahuauhuauau...tiha entendido vc falar pro corpo da guitar... Por isso achei meio estranho... Conheço essa mistura pra escala, mais meu problema está é no corpo. Tem umas leves manchinas, tipo de suor. Só passo uma flanela LIMPA e SECA, mais não sai.

RodrigoBreck
Veterano
# ago/07
· votar


bioguitarmetal

cara ce mora onde? num perde tempo nao brother, leva num luthier que seja bem falado por ai onde voce mora, ou até mesmo pergunta pro BERTOLA ou SEIJI aqui no forum. Sua guitarra é um equipamento caro e de primeira linha, não é justo ter manchas no corpo de um instrumento tão maneiro!

se for dificil achar luthier ai, compra o dunlop que te falei, nao eh algo caro, e nao vai fazer mal nenhum a sua gibson. se nao melhorar, piorar é que nao vai, te garanto!

bioguitarmetal
Veterano
# ago/07
· votar


Moro em Tubarão SC. Aki tm um luthier bom... voh levar pra ele dar uma olhada... Brigadão

chico_nemesis
Veterano
# jan/09
· votar


trazendo o tópico a vida!!!!


estive procurando dicas de limpeza de instrumentos e encontrei esse tópico!! realmente RodrigoBreck está de parabens!!!


porém... mesmo dois anos depois da criação ainda gostaria de saber a opinião do bertola e do seiji!!

valeu

XSIDX
Veterano
# jan/09
· votar


Po meu faz mais de 3 anos que eu passo cera automotiva grand prix( a preta ) ela impermiabiliza o instrumento e deixa a madeira respirar sussu e ainda da um brilho animal. Segundo a formula não contém abrasivos, portanto axo que em todo caso existe "execeções" sim
De 4 em 4 meses uma revisada legal nela e uma cera não faz mal algum.

mmayorca
Veterano
# jan/09
· votar


o que vocês recomendam para limpar a parte de trás do braço da guitarra...

Valeu!!

cafr.
Veterano
# jan/09
· votar


Cara, melhor gastar 20 reais num spray fender e outras marcas do que arriscar o que seria ou não seria bom pra pintura da sua guitarra.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Limpeza - Tópico Definitivo