Gibson Les Paul Burst - A "Stradivarius" das guitarras

Autor Mensagem
Snakepit
Veterano
# mai/15
· votar


MMI
O que mais me decepciona na Gibson é a queda vertiginosa na qualidade. O caso do amigo, recentemente, que pegou uma R0 com defeito de fabricação seguido do pouco caso que foi tratado, com a afirmação que 80% tem saído com defeitos daquele jeito (pelo próprio representante), acho desanimador.

Talvez até por isso eles queiram diminuir as vendas, e a forma que encontraram foi justamente subir os preços.

Acho que é um caminho inevitável que estão seguindo. É impossível suprir a demanda mundial por guitarras tradicionais com madeira de qualidade. Cada vez tem mais gente pra comprar e menos matéria prima para fabricação. É um caminho natural.

Com o tempo elas se tornarão raras e ainda mais caras, serão itens muito exclusivos, apenas para um publico muito limitado.

Outros materiais baratos estão sendo desenvolvidos e cada vez melhores, logo logo serão o "padrão" da industria.

Mr. Slow Hand
Membro Novato
# mai/15
· votar


Você não gostaria de ganhar o dobro para fazer a mesma coisa que faz?
Com certeza

A questão, que é o que tem gente que critica, mas o logo, a marca tem um valor. É difícil perder dinheiro com uma Gibson, ela mantém preço. O mesmo só acontece com a Fender. Então tem uma avaliação diferente mesmo...
Taí uma coisa que eu digo sempre.
Algum tempo atrás, um cara me disse que era mais vantagem, comprar peças top e mandar um bom luthier fazer uma guitarra baseada na Suhr Modern, e que ficaria igual a Suhr.
Ok, pode até ser. Mas ela vai continuar não sendo uma Suhr, e consequentemente, valendo bem menos.
A marca tem um valor adquirido com o tempo, e muito dinheiro foi investido nisso, e eles tem o direito de cobrar um valor em cima disso. Claro que as vezes elas exageram nesse valor agregado, mas a premissa é valida.

Você já se perguntou por que, por exemplo, na média a Nash faz guitarras melhores que a Fender Masterbuilder com preço bem menores?
Varias vezes. E uma coisa me deixa meio encucado com isso.
Como você disse, na média o Bill Nash faz guitarras melhores que os Masterbuilders da Fender. No que diz respeito a telecaster então...
Partindo da ideia de que o Nash tem uma produção muito menor, e estudou os segredos para criar guitarras realmente incríveis, é de se esperar que ele faça guitarras melhores que a Fender em geral.
Porém as guitarras Masterbuilders da Fender não são feitas praticamente a mão, por luthiers tão experientes e estudados quanto o Nash ?? E porque em média as Nash são melhores??
Só uma resposta me vem a cabeça:
Amor pelo que se faz.

digo sem medo que a Dunamiz e a singlecut (não é bem uma Les Paul) do Cassias são excelentes e entre as melhores.
Taí uma coisa que me deixa muito feliz.
Uma das poucas coisas para se orgulhar nesse país atualmente.

MMI
Veterano
# mai/15
· votar


Snakepit

Tem uma brincadeira de mal gosto ali. Cada ano tem uma 59 diferente, Collector`s Choice, True Historic, CS9 e por aí vai. E não dá para dizer que é uma evolução, eles simplesmente tiraram detalhes como o long tenon de algumas e coisas do tipo. É simplesmente comercial e aumentar o preço, mesmo regredindo alguns aspectos.

Quanto às madeiras, não tem jeito não. Guitarra é de madeira. A exceção disso que realmente funciona é a fibra de carbono, mas é mais cara, mais difícil, mais tóxica. Tem a Aristides Guitars fazendo com corpo de alumínio, mas não convenceu ainda, apesar de ser também um material caro, difícil e complicado de usar. Não vejo material barato e bom para substituir madeiras no momento... Você se refere ao Richlite da Gibson? Não sei não, hein...

MMI
Veterano
# mai/15
· votar


Mr. Slow Hand

Partindo da ideia de que o Nash tem uma produção muito menor, e estudou os segredos para criar guitarras realmente incríveis, é de se esperar que ele faça guitarras melhores que a Fender em geral.
Porém as guitarras Masterbuilders da Fender não são feitas praticamente a mão, por luthiers tão experientes e estudados quanto o Nash ?? E porque em média as Nash são melhores??
Só uma resposta me vem a cabeça:
Amor pelo que se faz.


Amor, dedicação, mais tempo para se dedicar, menor cobrança por resultados, menor restrição... E segredos.

Uma das poucas coisas para se orgulhar nesse país atualmente.

Tem mais coisas... É que a gente costuma se acostumar com o que é bom, nem olha muito, porque o que incomoda é a parte ruim.

Quer umas coisas boas desse país e que em outros países desenvolvidos parece um chute no saco nos brasileiros? Fumar em restaurantes, por exemplo.

Mr. Slow Hand
Membro Novato
# mai/15 · Editado por: Mr. Slow Hand
· votar


MMI
Tem mais coisas... É que a gente costuma se acostumar com o que é bom, nem olha muito, porque o que incomoda é a parte ruim.
Ter até tem... Mas como disse, são poucas.

Agora voltando ao assunto das burst....
Se não me engano vc tem uma R9, certo?
Alguma vez vc teve a chance te tocar em uma burst original ?
Se já, como a R9 se sai em relação a ela ?

MMI
Veterano
# mai/15
· votar


Mr. Slow Hand

Se não me engano vc tem uma R9, certo?

Sim.

Alguma vez vc teve a chance te tocar em uma burst original ?
Se já, como a R9 se sai em relação a ela ?


Chance de tocar sim. Coragem de empunhar e tocar não. kkkkk

Melhor falar em relação às Fender que já toquei em várias (não dou tanto valor para elas e não me assustam tanto, kkkk), mas vale para as Gibson. As vintage são diferentes, apesar de terem uma variabilidade grande e nem sempre serem excepcionais. As Reissues também tem variabilidade e sem dúvida existem grandes guitarras e guitarras medianas dessa linha. Comparar as vintage com as R de forma geral é uma comparação de grandes guitarras, que nem sempre são tão semelhantes. Meio como comparar uma loira com uma morena, depende de muitas coisas e no fim das contas a melhor é a que você pode ter. rs

Mas falando sério, as vintage tem um algo a mais na minha opinião. Mas uma nova bem feita pode satisfazer os mais exigentes, sem dúvidas.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Gibson Les Paul Burst - A "Stradivarius" das guitarras