afinação não bate - luthieria

Autor Mensagem
kiki
Moderador
# ago/07


olá amigos do fcc. a minha questão é a seguinte:

por que a afinação da minha guitarra não bate?

eu afino a corda LÁ com o diapasão, e vou afinando o resto no ouvido. se eu for afinando tudo pela 5a casa (menos a SI, claro), a mizinha não bate com a mizona. aí eu afino a mizinha com a mizona, e vou subindo. assim não bate com a LÁ, que foi onde eu comecei. o problema maior é entre a SOL e a RÉ.

pra fazer os acordes G, C e D ta meio sofrido, usa muito as cordas SOL e RÉ soltas. outro dia fui tocar blackbird (dos beatles, que usa a corda SOL solta o tempo todo), tive que afinar especialmente pra essa musica.

em se tratando da minha telecaster, pode ser grosseria na execução. eu entendo que problemas de construção influenciam muito. mas eu queria saber especificamente que problemas causam isso.

pode ser a construção da escala? por exemplo, os trastes estão fora do lugar? eu regulei os carrinhos da ponte, a casa 12 ta batendo.

pode ser a ação das cordas? na casa 12 chega a uns 4mm. nao posso abaixar mais que se não trasteja (problema nos trastes...).

o tensor eu to regulando aos poucos. hoje mesmo dei uma apertada, que vi que tava um pouco curvado. segurei o primeiro e o ultimo trastes, e a corda ficou meio alta la pela 7a casa, mais ou menos 1mm.

ou é tudo isso junto?

queria saber o quais podem ser as causas disso, e o que poderia melhorar. levar num luthier pra nivelar os trastes?

é isso. desculpem escrever tanto. agradeço desde já!

Corupá
Veterano
# ago/07
· votar


Provavelmente são os saddles, "carrinhos" da ponte. Não é mto dificil de regular. Se vc tiver dificuldade ou receio de fuçar neles leve num luthier que vai ficar show de bola.

LeandroP
Moderador
# ago/07
· votar


kiki

E as oitavas, estão ajustadas???

Você mesmo que fez a escala da guitarra?

kiki
Moderador
# ago/07
· votar


Corupá
eu ajustei os carrinhos... dificuldade pra fuçar não (voce clicou no link da minha telecaster?), talvez pouca experiencia.

LeandroPanucci
as oitavas não é o mesmo que os carrinhos? eu ajustei naquele esquema de tocar solta, tocar a 12, tocar o harmonico...

no ouvido, não usei afinador. mas a diferença que dá é maior que a imprecisão do ouvido...

sim fiz a escala.

LeandroP
Moderador
# ago/07
· votar


E a medida das casas, de onde você tirou ???

Será que são os trastes???

Não posso te ajudar cara. Talvez o Bertola ou o Soulface tenham alguma pista.

E-Slash
Veterano
# ago/07
· votar


O ideal seria vc usar um afinador eletronico e ir checando corda por corda todas as casas. Provavelmente vc vai achar alguma pista ai.

kiki
Moderador
# ago/07 · Editado por: kiki
· votar


LeandroPanucci
eu peguei na tabela do livro "building electric guitars". é o padrão de escala fender. o que pode ser é alguma imprecisão na construção, colocação dos trastes, mas não sei não.

E-Slash
boa a sua sugestão, vou testar.

valeu a todos!
vou esperar os mestres luthieres aparecerem pra dar uma ajuda especializada, mas ja me deram umas luzes.
só não testo hoje ainda que vou dormir agora. mas depois eu testo e conto aqui o que deu.

Snakepit
Veterano
# ago/07
· votar


Olha, é impossível afinar as oitavas sem afinador eletronico. Sem querer ofender, mas duvido que vc tenha feito um bom trabalho hehehe.

Pegue um afinador eletronico na internet mesmo, e use o mic do teu pc e afine por ele, muito provavelmente vc vai achar o erro.

kiki
Moderador
# ago/07 · Editado por: kiki
· votar


Snakepit
huahuahua
mas pense que a ponte acabada de comprar vem com os carrinhos alinhados. sem mexer nada dava quase 1/2 tom acima na casa 12. no ouvido eu deixei quase bom.
mas vou fazer isso sim, regular direitinho com afinador. na pedaleira tem, não fiz ainda de enrolação mesmo.

vou regular as oitavas direito, e testar todas as casas, como voces sugeriram. mas acho que só amanhã.

valeu!

luiz_sjrp
Veterano
# ago/07
· votar


kiki

É meio besteira o que eu vou falar, mas afina fazendo acordes nas primeiras casas, tipo um Mi, um Lá e um Ré. Depois tu vê como que ficou nas outras casas.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/07
· votar


kiki
Pode ser erro na confecção da escala (o que é comum), ou má regulagem de 8ªs. Para isso use o afinador eletrônico, e não use harmônicos, apenas a nota na corda solta e depois np 12° traste. Também pode ser posicionamento da ponte.
Abç

Slash_Wylde
Veterano
# ago/07
· votar


CAra, tenho 80% de certeza que as oitavas estão desreguladas..

gualtersouza
Veterano
# ago/07 · Editado por: gualtersouza
· votar


Kiki

Passei por problema semelhante com minha craviola, que não afinava oitavas. Ainda está sem solução.
Te sugiro conferir as medidas do posicionamento dos trastes. Eu errei na parte dos agudos do braço (se nao me engano, cheguei a mostrar o erro em uma foto). Ainda bem que detectei antes da montagem.
Veja se consegue um paquímetro digital dos grandes, pois assim poderá medir com maior precisão e alcance.
Assim, você eliminará a possibilidade de erro de geometria.
Pelo que entendi, há alguns pontos de trastejamento... a minha estava assim, mas quando está corretamente afinada, o trastejamento diminui.
Não quis arriscar em lixar os trastes, pois para isso precisa ter um feeling que ainda não possuo.
Abç

kiki
Moderador
# ago/07
· votar


luiz_sjrp
É meio besteira o que eu vou falar, mas afina fazendo acordes nas primeiras casas, tipo um Mi, um Lá e um Ré. Depois tu vê como que ficou nas outras casas.
eu faço isso... quando bate o Mi e Lá, eu faço Sol e Dó e fica fora.

Mauricio Luiz Bertola
fiz agora a regulagem com afinador eletronico da pedaleira (zoom GFX 707). e não usei harmonicos.

Slash_Wylde
regulei. vamos lá... abixo o resultado.

gualtersouza
pode ser isso, ainda não sei... se foi erro de geometria foi muito pouco, que nao chega a dar grandes problemas. o desafinamento é pequeno.

bom, fiz a regulagem das oitavas (carrinhos) com o afinador eletronico. modestia à parte, não precisei regular quase nada. (acho que o que eu tenho de ouvido nao tenho de precisao na execução da escala)

o que deu: mesmo re-regulado, ainda ta mais ou menos. ate por que eu regulei muito pouco.

agora olhem isso: seguindo o conselho do nosso amigo E-Slash, testei por casas. quase todas as casas dão um pouco acima do que deveria. por exemplo, eu afino a mizonha:
E - - o - -
(meu afinador do pedal tem 5 posições, é meio impreciso...)
entao eu vou avançando casa por casa:
F - - - o o
F# - - - o o
G - - - o o
G# - - - o -
A - - - o -
A# - - o o -
e vai diminuindo gradativamente, ate a casa 12, que bate no meio de novo.
E - - o - -

ou seja, parece que o problema é na pestana (sera?). o que tem dado mais pepino é a relação das cordas Ré e Sol, e principalmente usando soltas, com outras seguradas.

bom, por enquanto ta assim... to aprendendo a onviver com isso. se houver algum meio pratico de melhorar, se não vou me virando aqui. comprei essa briga com este projeto.

e valeu de novo, a todos que estão aqui ajudando!

Slash_Wylde
Veterano
# ago/07
· votar


kiki

As cordas estão muito velhas?

kiki
Moderador
# ago/07
· votar


Slash_Wylde
não... comprei ha uns dois meses... e coloquei faz um mes mais ou menos. pouco uso ainda.

edalko
Veterano
# ago/07
· votar


kiki

Já tive uma guitarra em que se eu afinasse pelos harmônicos na 5a. e 7a. casas os acordes ficavam perfeitos nessa região do braço.
Porém, ao se fazer acordes nas primeiras casas a dissonância era bem acentuada.
Tentei regular as oitavas, mas os sadles já estavam no limite e as oitavas ainda não estavam perfeitas.
Levando a guitarra (les paul) a um amigo luthier, verificamos que a escala (que não era da medida da Gibson, nem Fender nem PRS - era própria), estava com erro de uns 4mm.
A ponte tune-o-matic estava fora da posição ideal de modo que a guita NUNCA pegaria uma afinação perfeita.
Tive, infelizmente, que passá-la pra frente.

Por isso, ao se comrpar uma guitarra (que geralmente vem com cordas lazarentas de velhas), além de:
1) testar captadores com uma moedinha (já vi guitarra strato que o cara ligou apenas um dos captadores em todas as posições da chave para que a guitarra funcionasse em todas as situações, porque os outros dois caps estavam fudidos!)
2) verificar empenamento e torção no braço
3) desgaste de trastes

é importante verificar o tamanho da escala...
a medida entre o nut e 12a. casa, multiplicado por 2, tem que ser o tamanho entre o nut e a ponte.

ToRReSMo
Veterano
# ago/07
· votar


Mede a distancia do 12º trastes ate o sadle da ponte, mas coloque ele no maximo para frente, a medida é de 127,5 mm do 12º ate a ponte para escalas de 25.5 polegadas...
Pode ser o nut que esteja colocado em local errado.

kiki
Moderador
# ago/07
· votar


edalko
é isso que ta acontecendo. mas não chega a ser um erro gritante não. a oitava eu consigo acertar, o que não ta batendo são as primeiras casa.
mas vender minha telekiki jamais!
uma observação: a ponte tune-o-matic é mais limitada para regular, o que da mais margem a problemas. as pontes fender tem mais espaço para regulagem.

ToRReSMo
bom, que a medida eu ja tinha conferido antes, mas medi de novo só por desencargo de consciencia.
o nut eu acho que tá certo tambem...

acho que os dois não acompanharam o processo de construção, mas as medidas da escala eu conferi todas. erro grosseiro não tem, o que pode ter é erro de precisão.

====================================

achei que meu desenho não explicou direito a minha experiencia com o afinador. arrumei um jeito melhor de mostrar. quem puder, por favor de uma olhadinha:



pensei tambem se não poderia ser a altura das cordas na pestana, já que a partir da primeira casa a finação dá um pequeno salta, quase 1/4 de tom.

volto a dizer, a imprecisão não é tão grande (proporcional à minha falta de habilidade na guitarra). eu criei este tópico mais pra entender os porquês deste tipo de problema, do ponto de vista da construção luthieristica do instrumento, do que pra resolver ele.
claro, se tiver solução facil, eu tento arrumar. mas se não tiver, paciencia. eu comprei esta briga desde o começo, e to preparado pra essas coisas.

novamente, valeu a todos que estão ajudando. a gente eprende muito com os amigos aqui do forum!

nobre
Veterano
# ago/07
· votar


o Nut não tá mto alto nao ?? testa com um de plastico mais baixo e ve se melhora a entonação, depois se for o caso vc lixa o seu de osso pra ficar na altura ideal

kiki
Moderador
# ago/07
· votar


nobre
pensei justamente nisso. o problema é que ele tá colado...

nobre
Veterano
# ago/07
· votar


colado ?? putz
colou com q cola ? dando umas batidas de lado ou com uma lamina por baixo nao sai nao ? geralmente o pessoal bota isso no encaixe e já é um desespero pra tirar hehe

posta uma foto do nut de perto aí ... a distancia q a corda tem q percorrer até tocar o traste pode ta dando essa diferença aí

kiki
Moderador
# ago/07
· votar


nobre
colado com super bonder. duas gotas. deve dar pra tirar, mas só tiro se for certeza que é isso.
ele ate ficava bem encaixadinho sem colar, só que as cordas puxavam ele um pouco pra baixo (muito pouco, mesmo que ele deslizasse ainda dava pra continuar tocando), por que as tarrachas ficaram um pouquinho mais baixas do que deveriam. e se desse bend, o nut andava as vezes.

sem acabamento no braço:
http://www.kiyoto.xpg.com.br/telecaster/execucao/CIMG5697.JPG

com acabamento no braço:
http://www.kiyoto.xpg.com.br/telecaster/execucao/CIMG6228.JPG
http://www.kiyoto.xpg.com.br/telecaster/pronto/06.JPG

entes tava bem mais alta, eu lixei um monte ate conseguir essa altura.

nobre
Veterano
# ago/07
· votar


humm olhando ali pela segunda foto parece estar um bocado alto mesmo
aguarda uma opiniao mais qualificada como do bertola/seiji/soulface pra ver se vale a pena tirar ele e lixar por baixo pra diminuir... se em todo caso nao conseguir tirar, lixar por cima mesmo (mas da mto mais trabalho eheh)

kiki
Moderador
# ago/07
· votar


nobre
humm olhando ali pela segunda foto parece estar um bocado alto mesmo
hum...

aguarda uma opiniao mais qualificada como do bertola/seiji/soulface pra ver se vale a pena tirar ele e lixar por baixo pra diminuir...
ok.

se em todo caso nao conseguir tirar, lixar por cima mesmo (mas da mto mais trabalho eheh)
dá sim. ate por que em baixo ta retinho, acho que talvez seja mais facil lixar por cima.

valeu pela ajuda!!

kiki
Moderador
# ago/07
· votar


nobre
olhe só o que o Bertola disse lá no topico de luthieria:
"A altura da pestana não afetaria a afinação desta maneira. Se vc já procedeu a regulagem de 8ªs e a desafinação continua, o problema é de trastes. Arrume uma guitarra tipo Fender e coloque-a frente à frente com a sua para conferir se a posição dos trastes bate (existem réguas específicas para isso, mas só vende na Stweart MacDonalds)."

é, acho que foi imprecisão minha mesmo.

nobre
Veterano
# ago/07
· votar


foda :/

a discrepancia da afinação continua na casa 13+ ou é só nas primeiras mesmo q fica zoado ?

kiki
Moderador
# ago/07
· votar


nobre
não sei, depois vou testar mais pra frente da 12. mas pelo visto o ajuste de oitavas não é o problema mesmo.

mazellan
Veterano
# ago/07
· votar


poxa...c for problema no braço...faz outro..num desanima naum...
mais diversão..mais aprendizado...
num consegui reparar pelas fotos do projeto mas AXO q c o braço e a escala naum forem uma peça soh...da pra tirar soh a escala e refazer...ou ainda TALVEZ lixar o braço ateh fik na altura certa e colar uma escala certa por cima....

e tmb...a tagima q eh uma fabrica faz braços a mais por problema de incompatibilidade......axei seu projeto MTO bom pra primeira guitarra....

kiki
Moderador
# ago/07
· votar


bom amigos do fcc, vim informar-lhes que levei minha tele pra regular.

fiz uma regulagem geral, tensor, nivelamento de trastes, oitavas. voltou bem melhor. ainda não tá 100% (ainda não chequei com o afinador eletronico pra saber como ficou exatamente), mas já dá pra tocar blackbird sem precisar de uma afinação especial. e a ação das cordas diminui bem.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a afinação não bate - luthieria