Afinação não bate em todas as casas

    Autor Mensagem
    Pepoka
    Veterano
    # ago/10


    Galera.

    Andei lendo alguns posts e estou criando outro.
    Se alguem achar algum e colocar aqui ajuda muito e a gente fecha este post.
    Eu achei este http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/168858/

    O fato é o seguinte, tenho uma Sg epiphone G400,faz uns 9 meses, logo que comprei mandei no luther (VIBE GUITARS) , ela voltou bacana. Tensão não muito baixa, sem trastejar muito, digo isto porque as vezes quando eu desçia o braço nela e o bordão trasteja na 5 e 7 casa.
    Eu de ouvido percebi mas não dei muita atenção da questão na afinação dos harmonicos, eu toco pouco, as vezes ela fica parada 15 dias.
    Também não me recordei de olhar se as 8º estavam bem 100 por cento afinadas.

    Porém ontem eu passei umas 3 horas com ela e notei que ela esta trastejando bastante, logo acredito que esteja na hora de trocar as cordas...5 meses com as mesmas 0.10 da dario.... mas notei também que alem dos harmonicos que nunca fecharam 100 por cento com a afinação padrão( aquela onde a 5 casa igual a corda anterior ou afinação do afinador digital) algumas casas também começaram apresentar uma afinação um pouco diferente. depois da 10º casa principalmente na corda sol. ( 3 corda). Esta soa estranho até solta.

    Minha duvida é corda velha perde muito a afinação? Minha guitarra por não afinar 100 por cento os harmonicos pode estar com problema de confecção da escala.
    Alguem ja teve o mesmo problema?

    Agradeço desde já.
    Abraços.

    JowR
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    O problema são as cordas.

    Marcosrcf
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    O problema são as cordas.

    Com cordas velhas e capengas, você não pode concluir nada além de que está na hora de trocá-las!

    kiki
    Moderador
    # ago/10
    · votar


    eu nunca vi uma guitarra afinar 100%...
    isso existe? alguém já viu?

    JowR
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    kiki
    eu nunca vi uma guitarra afinar 100%...
    isso existe? alguém já viu?


    Só aquelas com os trastes tortos.

    Marcosrcf
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    kiki
    JowR

    Acho que ele tá falando só dos harmônicos.

    Pepoka
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Bom galera mais uma informação, eu ainda não troquei as cordas... quando trocar, acho que hoje se der tempo, vou por por uma ernie ball 0.10. É um saco trocar uma por uma...(recomendação do luthier)
    Eu esqueci de comentar que após baixar meio tom na afinação, aparentemente diminuiu muito o problema com os harmonicos. E as oitavas sim estas estão desafinadas. Pretendo afinalas quando trocar as cordas.
    Existe alguma possibilidade da guitarra estar regulada meio tom abaixo.(desculpe se a pergunta for equivocada, sei que a guirarra é regulada para o calibre da corda).
    Bom eu pelo que li no topico sitado no inicio existem guitarras com problema de confecção de esquela. Queria saber se muita gente ja teve problema do genero.
    Se sim o luthier que regulou minha guita teria visto né...Ele me disse na epoca que ela era uma guita muito boa, captação razoavel e perguntou se eu era musico eu disse que não e ele foi sincero disse que não teria que modificar a captação para tocar em casa.
    Não quero desperdiçar o tempo de ninguem aqui e agradeço a galera.
    Quem toca sabe o quanto é ruim o cara tocar um solinho e quando tem que tocar as duas cordas junto vem aquele som dissonante que doi na alma...
    Abraços.

    ogner
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Pepoka
    Minha duvida é corda velha perde muito a afinação?
    Sim, perde!

    Minha guitarra por não afinar 100 por cento os harmônicos pode estar com problema de confecção da escala
    Se tiver 95% ta bom...É difícil ter o 100%. Porém note que o correto para a afinação de 8vas é pressionando as cordas na 12 casa, e não fazendo harmônicos.

    Existe alguma possibilidade da guitarra estar regulada meio tom abaixo
    Existe. Na ultima vez que vc mandou pro Luthier ela estava meio tom atras?? Se sim ele regulou com base nisso. Se não, ela pode ter desregulado com o tempo.

    Se sim o luthier que regulou minha guita teria visto né
    Acho que sim né! A não ser que ele seja um padeiro disfarçado de Luthier!! hehe!!

    Coloque 0,10 mesmo. E se der mande pra um bom luthier colocar e regulara guita, se vc não souber fazer.

    Abço

    Pepoka
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: Pepoka
    · votar


    ogner

    Valew cara.
    Sobre os harmonicos eu me referia a afinação por comparação dos harmonicos...(5 casa da 6 corda com a 6 casa da quinta corda e assim por diante).

    Bah... tava me recordando... pode ser que eu tenha levado ela com meio tom a baixo mesmo, as vezes eu desço a afinação para tirar algumas musicas. As vezes chego a trocar 3 vezes num dia a afinação.

    Galera valew as dicas, em primeira instante vou trocar as cordas e se a caso o problema continuar é hora de levar ela novamente ao luthier, o problema é a distancia, moro em Poa a trabalho, no bairro teresópolis, e o unico que conheço e sei chegar é na vibe guitars.

    Abraçao galera.

    daniel_guitar
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Pepoka
    As vezes chego a trocar 3 vezes num dia a afinação.

    rapaz isso que eu saiba não é muito recomendavél justamente por desregular a guitarra

    buddy guy
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Pepoka


    Manda para o luthier,para uma regulagem de oitávas !!!

    Alex Dezel
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    A não ser que ele seja um padeiro disfarçado de Luthier!!

    Ri alto!
    Mas os problemas são as cordas mesmo, muito velhas.
    Troca por Ernie Ball 0.10 mesmo, as que uso. Ótimo timbre, e dura muito tempo!

    makumbator
    Moderador
    # ago/10
    · votar


    Pepoka

    Troque as cordas, e com o novo jogo instalado, regule as oitavas da guitarra(a sua deve estar desregulada). Isso deve sanar o problema.

    macaco veio
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    na ponte ou cavalete ( ou o nome que queiram dar) tem aqueles parafusos que regulam a distancia das cordas, conforme a a posicao deles as cordas ficam mais curtas ou mais compridas na escala, mais pra traz ou mais pra frente. Se diz que a afinacao esta adiantada ou atrasada, conforme a posicao deles se ajusta afinacao igualando em todos os trastes. Putz, lutier pra isso e' como levar um abajour no eletricista so pra trocar uma lampada.

    Pepoka
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Bom troquei as cordas. Coloquei ernie ball 0.10.
    Resultado obvio aumento na precisão da afinação tanto normal quanto nas 8ª.
    também lembrei de um fato de uns 5 meses atraz. Na verdade quem me lembrou foi minha esposa... as cordas que estavam no guitarra haviam vindo com problema de inicio de ferrugem.
    Infelizmente fui infeliz ao adquirir um jogo da marca Santo Angelo.
    Entrei em contato, fui atendido e tudo mais, pegaram o numero do lote e etc... mas fiquei com preguiça de tirar de novo as cordas....Peguei as cordas na epoca para esperimentar...
    Quem sabe mais na frente eu volte a testar gosto de testar produtos nacionais.

    Voltando ao assunto.
    As 8ª ficou uma questão bem interessante as 3 ultimas cordas estão praticamente 100%. Só percebe mesmo quem é bom no ouvido.. eu por exemplo necas....
    A 2ª Ok e a 1ª ficou uns 90% mas não tem mais o que fazer o carrinho ja ta no limite.
    Agora a 3º corda esta sim ficou uns 80%. ela não muda o som esta dentro da nota sol, mas esta quase saindo de sol, digamos acima e novamente o carrinho esta no limite.
    E eu noto que as notas da escala do braço estão também acima da afinação.Só a corda sol, as outras chega a dar um brilho nos olhos soam muito bem.
    Alguem tem alguma coisa a comentar.
    Eu sei que para resolver isso só luthier.
    Abraços a todos.

    makumbator
    Moderador
    # ago/10 · Editado por: makumbator
    · votar


    Pepoka

    Nas cordas que não chegaram no ponto, vc pode tirar a molinha atrás do carrinho, e com isso conseguir recuar ele mais um pouco, e a afinação vai ficar melhor.

    Pepoka
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: Pepoka
    · votar


    makumbator

    Valew a dica cara mas a ponte que eu tenho na Sg não tem mola.
    Lembro que na minha antiga ibanez e na aria pro 2 tinha.

    Abraços.

    makumbator
    Moderador
    # ago/10
    · votar


    Pepoka

    Que pena! Já tive uma guitarra com o mesmo problema na corda mi grave, e como ela tinha mola nos carrinhos, bastou retirar a mesma e "grudar" o carrinho junto da base da ponte. Só assim a oitava dessa corda afinou.

    Uma solução extrema é trocar o carrinho por outro mais curto(ou serrado atrás, para diminuir o comprimento dele), e que se encaixe na mesma ponte.

    Mas é claro que o mais indicado mesmo é ver com um luthier alguma solução definitiva mais fácil, ou mesmo algo que minimize o problema.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Afinação não bate em todas as casas