Aulas de violão antes de guitarra

Autor Mensagem
AB-JDR-94HI
Veterano
# ago/10
· votar


kkkkkkkkk coveiros...

Nando Penteado
Veterano
# set/11
· votar


olá, SpeedFox, sou formado em violão pela Unicamp, também dou auals de guitarra, se vc entrar no meu site http://www.nandopenteado.com vai notar que no link "escola->guitarra" eu falo exatamente sobre isso...

A guitarra e o violão são dois instrumentos completamente diferentes, antigamente não existia uma metodologia própria para a guitarra e os antigos professores (de violão) davam aulas de violão por um longo período e só no final passavam umas dicas de guitarra, hoje em dia existem vários métodos específicos de guitarra e uma maneira particular de aprender e ensinar a guitarra.

Se vc não tem ainda a guitarra, mesmo assim faça um curso de guitarra e estude no violão, não é o ideal mas garanto que ainda assim será melhor do que achar que "sabendo violão vc estará melhorando na guitarra".

O estudo da guitarra pode ser bem amplo e não precisa se limitar a power chords e outras simplificações, basta que vc não limite o seu estudo ao rock.

Algumas diferenças básicas:
a guitarra possui um som rico em harmônicos (som mais metalizado), o violão é mais pobre em harmônicos (com mais aveludado)
a guitarra tem mais sustentação, isto é, o som soa por muito mais tempo, por isso quase sempre a gente tem que "matar" o som da guitarra, já o violão a gente costuma deixar soar a máximo possível, a dificuldade do violão é deixar soar, a dificuldade da guitarra é impedir que soem notas erradas
em geral o violão tem cordas de nylon e a guitarra de aço
no violão a gente foca o estudo da mão direita nos dedilhados (uso direto do dedo) e na guitarra a mão direita é focada na palheta, estudando violão, por exemplo, você não terá a melhor técnica de palhetada

Bom só para citar algumas grandes diferenças, que até podem parecer pequenas mas modificam muito o seu desempenho e a sua aprendizagem.

Em resumo, quer aprender a tocar guitarra? Faça aula de guitarra.
Quer aprender a tocar violão? Faça aula de violão.

Desculpe por reabrir este tópico mas esta discussão é ótima e certamente ajudará muitas outras pessoas que tem uma dúvida igual à sua.

um grande abraço,
Nando Penteado

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Aulas de violão antes de guitarra