| Nando Penteado Veterano
 | # set/11 · votar
 
 olá, SpeedFox, sou formado em violão pela Unicamp, também dou auals de guitarra, se vc entrar no meu site http://www.nandopenteado.com vai notar que no link "escola->guitarra" eu falo exatamente sobre isso...
 
 A guitarra e o violão são dois instrumentos completamente diferentes, antigamente não existia uma metodologia própria para a guitarra e os antigos professores (de violão) davam aulas de violão por um longo período e só no final passavam umas dicas de guitarra, hoje em dia existem vários métodos específicos de guitarra e uma maneira particular de aprender e ensinar a guitarra.
 
 Se vc não tem ainda a guitarra, mesmo assim faça um curso de guitarra e estude no violão, não é o ideal mas garanto que ainda assim será melhor do que achar que "sabendo violão vc estará melhorando na guitarra".
 
 O estudo da guitarra pode ser bem amplo e não precisa se limitar a power chords e outras simplificações, basta que vc não limite o seu estudo ao rock.
 
 Algumas diferenças básicas:
 a guitarra possui um som rico em harmônicos (som mais metalizado), o violão é mais pobre em harmônicos (com mais aveludado)
 a guitarra tem mais sustentação, isto é, o som soa por muito mais tempo, por isso quase sempre a gente tem que "matar" o som da guitarra, já o violão a gente costuma deixar soar a máximo possível, a dificuldade do violão é deixar soar, a dificuldade da guitarra é impedir que soem notas erradas
 em geral o violão tem cordas de nylon e a guitarra de aço
 no violão a gente foca o estudo da mão direita nos dedilhados (uso direto do dedo) e na guitarra a mão direita é focada na palheta, estudando violão, por exemplo, você não terá a melhor técnica de palhetada
 
 Bom só para citar algumas grandes diferenças, que até podem parecer pequenas mas modificam muito o seu desempenho e a sua aprendizagem.
 
 Em resumo, quer aprender a tocar guitarra? Faça aula de guitarra.
 Quer aprender a tocar violão? Faça aula de violão.
 
 Desculpe por reabrir este tópico mas esta discussão é ótima e certamente ajudará muitas outras pessoas que tem uma dúvida igual à sua.
 
 um grande abraço,
 Nando Penteado
 
 
 |