Confusão de pontes

    Autor Mensagem
    Garbuio
    Veterano
    # ago/07


    Bom pessoal...

    Primeiramente bom dia a todos, e espero que não seja chamado de burro por essa confusão que estou fazendo...

    Aqui no fórum, fui aprendendo algumas coisas sobre as partes de uma guitarra, seus tipos, etc...

    Então, estava vendo na internet uns modelos de guitarras para comprar, mas SEM Floyd Rose ou pontes do tipo, já que, pelo que vi, é difícil de regular, ETC...

    Então, vendo o site da ibanes, me deparei com esta página:

    http://www.ibanez.com/eg/guitar.aspx?m=RG370DX&i=108#detail

    Para mim que ponte tremolo era isso: ??!!

    http://www.proguitar.de/ReadMe/Guitars/Hardware/TremoloFender.jpg

    Aí que veio a confusão...aquela ponte daquela guitarra é tremolo ou não??



    Espero respostas, e desculpem a estupidez...

    Abraços!

    andre.wylde
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Velinho, "suponhetamos" o seguinte...hoje em dia temos pontes com formato de "tremolo" como na foto da fender apoiadas por pivos, o que, em tese, seria então uma ponto flutuante...

    Cada um que entrar aqui vai falar uma coisa diferente para vc...

    o que falo é o seguinte...

    Tem microafinação? É presa por pivos?

    Não deixa de ser uma ponte TREMOLO, pois tambgem tem essa função, mas é um ponte flutuante!

    TwoPi
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Cara eu também sou novo aqui no fórum e toco guitarra a pouco tempo.
    O que eu acho é o seguinte. O tremolo é a ação que a alavanca faz, diminuindo e/ou aumentando a tensão das cordas.
    A segunda foto é de um tremolo "original" que é muito comum nas strato. A primeira é o tremolo Floyd Rose, ou simplesmente Floyd Rose mesmo. Jaja aparece alguem e te explica como ele funciona.
    Pode ser que eu tenha falado bobagem, mas acho que é isso.

    luiz_sjrp
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Garbuio

    Não sei se entendi sua pergunta, mas vai lá:
    _ Ponte com "trêmulo" seriam todas as pontes que tenham sistema de alavanca.
    _ Quando uma ponte é fixa ela não tem alavanca, então não tem trêmulo.
    _ As pontes com sistemas "Floyd Rose" (isso é uma marca) geralmente são chamadas de pontes flutuantes ou com micro-afinação.
    _ As pontes com trêmulo mas sem serem do tipo "Floyd" são chamadas de Standard.
    Pode haver outros nomes mas basicamente é isso.

    Se eu estiver errado podem me corrigir e chamar de "burro".
    Aliás, estou notando que ultimamente as pessoas aqui do fórum estão preocupadas em fazer certas perguntas e serem chamadas de "burro". O "burro" na minha opinião morre sem saber.

    Tio Frank
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Floyd Rose( http://www.gakki.com/catalog14/Guit_parts_floyd_rose.jpg ):
    Ponte flutuante, apoiada por dois pivos e agindo com a tensão de molas contra tensão das cordas, pode se dar alavancadas pros dois lados, possui Lock-nut que é uma trava que fica entre a escala e o headstock. Geralmente é feito um backbox(buraco para aumentar o limite que se poder puxar a alavanca) no corpo. Tem microafinação. É PONTE TREMOLO

    Tipo Wilkinson( http://www.grguitars.com/fender%20am%20stndr%20bridge.jpg ):
    Ponte flutuante apoiada por dois pivos agindo entre tensão de molas e cordas. Diferença pra Floyd, não tem microafinação e não é usado o lock-nut, a maioria das vezes as guitas com essa ponte vem com tarraxas com trava. É possivel puxar e empurrar a alavanca como na floyd. Não se usa o back box. É PONTE TREMOLO

    Tremolo ou Standard Tremolo( http://www.grguitars.com/strat%20brg%20lefty%20gold.jpg ):
    Não é flutuante, presa por parafusos e tem um angulo de inclinção no lado que é virado para os captadores para que a ponte possa ser empurrada com a alavança, diminuindo a tensão das cordas. É puxada por molas mais a ação das cordas não interfere. Não é usado o lock nut e as vezes se usa tarraxas com trava. É PONTE TREMOLO, essa é a mais conhecida por tremolo.

    Hardtail ou fixa ( http://www.guitar-parts.com/product_pics/1124a.jpg ): Não é flutuante, presa por parafusos no corpo, não tem molas, não se usa lock nut e não é muito usado as tarraxas com trava. NÃO É TREMOLO

    Foras essas tem as Tune-o-matics que são mais usadas em SGs e LPs e as Telehardtail que são as fixas de telecaster.

    Existem tambem outras mais exoticas tipo a bigsby que também é tremolo e mais algumas tremolos que eu nem lembro o nome

    Gasoline
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    O interessante é ficou conhecido como Tremolo.
    Mas tremolo para mim, é variação no volume da nota.
    A variação na afinação é vibrato.
    (como a gente faz, com o dedo, ou com a alavanca).

    O certo seria ponte vibrato.


    Mas enfim.. só uma curiosidade que poucas pessoas percebem.

    Tio Frank
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Gasoline

    isso é verdade

    mais tremolo e o vibrato são tecnicas que voce faz usando a ponte(ou não)

    silvio_rp
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Tio Frank
    Tremolo voce faz com o knob de volume ou com um pedal com esse efeito.

    luiz_sjrp
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    imda ben qui ieu culoquei qui:

    Pode haver outros nomes mas basicamente é isso.

    Mas o tópico foi bem esclarecedor.
    Abraços

    Penta_Blues
    Moderador
    # ago/07
    · votar


    Bom dia!!!

    Garbuio
    Cara, existe uma frase que diz o seguinte:
    "Quem pergunta é burro por cinco minutos. Quem não pergunta é burro a vida toda..."
    Vamos lá. Pra ser muito suscinto, toda ponte com alavanca é do tipo trêmulo (excessão às pontes Bigsby que possuem alavanca mas são fixadas por um cordal e suspensas do corpo da guitarra) e as do tipo que equipam as Les Paul são fixas.
    Toda ponte do tipo trêmulo que tem sua base encostada no corpo da guitara é chamada de "dormente" (Fender Standard com 06 parafusos) e as que não tem são chamadas de flutuantes (fixadas por dois pivôs, com ou sem micro-afinação).
    A confusão está no fato de que o que era marca se tornou, entre os menos conhecedores, tipo. Floyd Rose é marca e não tipo de ponte com micro-afinação (mais ou menos como Bombril que é marca mas que todos acostumaram a chamar desse nome o que deveria ser chamado de "palha de aço" ou Cotonete ao invés de "palinete de algodão").

    Gasoline
    O interessante é ficou conhecido como Tremolo.
    Mas tremolo para mim, é variação no volume da nota.
    A variação na afinação é vibrato.

    Perfeito cara! Qualquer hora eu gostaria de saber de onde se originou esta confusão...rs

    Tio Frank
    mais tremolo e o vibrato são tecnicas que voce faz usando a ponte(ou não)
    aì é que mora o perigo...rs. O vibrato pode ser feito com a ponte que curiosamente se chama "trêmolo" mas que não faz trêmolo e sim vibrato...rs
    Como já foi dito, e pra mim também vale isso, "trêmolo" é uma variação de volume e "vibrato" variação de afinação. Tecnicamente o termo "tremolo" dado às pontes móveis está errado pois deveriam se chamar vibrato já que este é o efeito que proporcionam ao serem acionadas.

    Valeu!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Confusão de pontes