Músicas que não exploram o potencial dos guitarristas degrinem sua imagem?

    Autor Mensagem
    _RafaelBdM_
    Veterano
    # jul/07


    o titulo ja eh a questão... vc acham isso galera? tem boas musicas mas que apenas usam os famosos power chords e outras musicas limitam tanto que quando vc ve vem logo a ideia: "esse guitar num deve tocar nada olhas essas musicas que fáceis!!"

    intaum pergunto a vcs... vcs tem essa neurose tb ou eh só eu? aehuaehuaehu
    postem aew

    _RafaelBdM_
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    esqueci de falar: tem mtos guitarristas fodões que tocam em bandas que não deixam ele mostrar sua abilidade...

    Soulface
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    _RafaelBdM_
    Já ouviu falar dos 3 mosqueteiros?
    A famosa frase "Um por todos e todos por um"?

    Pois en~tao... cada um tem seu propósito.
    Um exímio guitarrista pode preferir tocar em favor do q propões a banda. Mesmo q não possa fritar 985790438543 notas por segundo durante 5min em cada música.
    Um exemplo?
    Richie Sambora.
    Um puta guitarrista q quase não mostra todo o seu potencial nas músicas do Bon Jovi. Só ao vivo.
    Hj em dia os caras já estão cheio da grana, envelheceram... não estão nem aí em criar coisas mais complexas pra colocar no CD.
    Mas o cara é foda. E não deixará de ser.

    Mickey Mouse IV
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Reggae.

    E eu ainda tenho que tocar isso ao vivo, pra plateias não muito pequenas.

    _RafaelBdM_
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Soulface
    boa

    Atum Bluesman
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Mickey Mouse IV
    É legal tocar reggae até

    Bog
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    _RafaelBdM_

    Com certeza. Eu conheço alguns guitarristas que tocam músicas não muito complicadas, mas quando pegam uma guitarra só para brincar podem fazer horrores se quiserem. E tem muitos que declaram mesmo que preferem fazer "riffs assobiáveis" a tocar solos rápidos. Ou seja, os caras estão preocupados mais com a proposta da música do que com mostrar o que conseguem fazer. Exemplos: Roberto Frejat (Barão Vermelho) e John Ulhôa (Pato Fu)

    Claro que também existem aos montes aqueles que não conseguiriam tocar "horrores" algumas coisas, mas que fazem muito bem outras. Pede para o BB King fazer uma fritação a la Malmistim para ver, hehehe

    markolino
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Exemplos: Roberto Frejat (Barão Vermelho)

    bem lembrado cara !

    nofear
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Tem guitarristas que preferem atuar pela banda, e naum se importam em naum mostrar sua tecnica!

    r2s2
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    _RafaelBdM_
    tem mtos guitarristas fodões que tocam em bandas que não deixam ele mostrar sua abilidade...

    O antigo guitarrista do Charlie Brown Jr. era bom tb, e num fazia nada na banda

    Soulface
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: Soulface
    · votar


    r2s2
    Aliás, a banda inteira era foda!
    E até q o baixsta aparecia. Pena q era mais famoso pelo beat box do q pelo q fazia no baixo.

    Valmick
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Denegrir não denigre não...
    O bom de ter a técnica é poder usar quando ela se faz necessária.

    Muitos grandes professores de guitarra acompanham cantores para tirar uma grana (o que eu acho certíssimo). Imagina se cada um deles resolvesse fazer solos de dois minutos com frases com arpejos e métricas de menor harmônica em sextina? Ia ser um saco, sério...

    Metaforicamente falando, tem dia que eu quero comer profiterólis, tem di que eu quero gelatina, mas tem dia que eu só quero rapadura....

    Krist Novoselic
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: Krist Novoselic
    · votar


    Vc tem q fazer uma escolha.... ou se mostra ou faz boas musicas.,... Isso é noia sua,, Se as musicas forem massa ninguem vai olhar e achar o cara ruin.
    O guitarrista que explora suas habilidades é aquele q sabe ate onde ir,,, fazer de acordo com que a musica pede, e nao aquele q inventa moda pra se mostrar e estraga as musicas, assim como baixista, baterista tb

    Krist Novoselic
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: Krist Novoselic
    · votar


    minha opiniao

    gsprs
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Bom é tocar pagode, a mulherada gosta.

    Stratomania
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Claro que também existem aos montes aqueles que não conseguiriam tocar "horrores" algumas coisas, mas que fazem muito bem outras. Pede para o BB King fazer uma fritação a la Malmistim para ver, hehehe
    Bog


    Pede pro Malmsteen transpor emoção com apenas 4 notas como o BB King faz, heherhque o BB King, heheh

    A sutil diferença entre Guitarrista X Músico E Guitarrista está aí.

    Bog
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Stratomania

    O Malmistim também se encaixa na categoria dos que não conseguiriam tocar "horrores" algumas coisas, mas que fazem muito bem outras. Aliás, a maioria dos guitarristas...

    Penta_Blues
    Moderador
    # jul/07
    · votar


    Boa tarde!!!

    _RafaelBdM_
    Cara, na minha opinião o guitarrista deve ter potencial pra servir à música e não se servir da música pra exibir aquilo que sabe ou que é capaz de fazer.
    Acho que o verdadeiro músico entende que a música não é plataforma pra se exibir, mas sim uma forma de passar algo.
    O bom guitarrista na minha opinião é aquele que não só tem o maior repertório de técnicas mas que também sabe quando e como usar esse repertório pra fazer música e não pra servir de vitrine ou para sua auto-afirmação.
    Valeu!!!

    _RafaelBdM_
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    pode crer caras!! eu sou iniciante ainda mais sei algumas coisas umas escalas e tal... as vezes tento por uns fraseados na musicas, as vezes rula e as vezes estrago ela, mas logico q faço isso no ensaio... levantei essa questão pra ver suas opiniões msm!! eu tinha preconceito quando o cara era mto parado, mais agora to começando a sacar e intender oq cada musica pede!! eh isso ae vlew povo

    bluesband
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: bluesband
    · votar


    Cara, há varios casos.

    Tem guitarrista que têm banda "comercial" e projetos paralelos (projetos solos, por exemplo), onde eles mostram todo o seu potencial.

    Acho que esse negocio de denegrir é meio ralativo, vai do cara ligar para as criticas. Se ele toca bem e tem oportunidade de mostrar o talento em outros projetos, não é uma banda onde ele toca musica simples que vai interferir na imagem dele como Músico-Guitarrista.

    _Kevin_
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    bluesband
    Acho que esse negocio de denegrir é meio ralativo, vai do cara ligar para as criticas.

    E quem tem BMW/Mercedes/Ferrari vai ligar pra crítica de quem tem fusca????? HUAHUAHUAHAUHAUAHUAHAU

    Beakman
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    acho que nao. o que importa é vc tocar o que gosta pra quem quer ouvir e não ficar tentando se aparecer com 2000 técnicas diferentes e impressionantes. Se a musica exigir algo o faça, do contrário é forçar a barra .

    bluesband
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    E quem tem BMW/Mercedes/Ferrari vai ligar pra crítica de quem tem fusca????? HUAHUAHUAHAUHAUAHUAHAU

    É por aí mesmo, HAHAHAHA !

    rsp_guitar
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    É bom não esquecer que existem guitarristas que conseguem fazer muitos solos loucos sobre letras de músicas, e mesmo assim todos os solos se encaixam perfeitamente no contexto da música.
    Mark Knopfler é um exemplo. E não tô falando só de Sultans of Swing. Lady Writer é outra música dele que eu me amarro e tem solos muito bons e técnicos e que conbinam perfeitamente com a música.
    Eu acho que o problema é muitos guitarristas bitolam em estudar técnica e se esquecem de ouvir e entender o som do que estão estudando. Aí a musicalidade vai pro esgoto.
    Fala sério, o que é melhor: fazer um solo de 1 minuto de arpejos em sextinas que podem até quebrar o clima da música, ou fazer um solo curto que iria fazer os guitarristas de plantão pararem para olhar seu feeling, o vocalista se inspirar ainda mais e os olhos das gatinhas encherem de lágrima?

    rsp_guitar
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    E tem mais, guitarristas realmente musicais como Knopfler fariam as duas coisas ao mesmo tempo. Eu tô muito longe de chegar nesse nível, mas esse é meu objetivo.

    bluesband
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: bluesband
    · votar


    rsp_guitar
    É, mas aqui no fórum tem muito fritador que acha que feeling é velocidade, fazer 50 notas por segundo...
    Eu acho massa ter velocidade (malmsteen), vibrato nervoso (zakk wylde, malmsteen), ser tecnico (michael romeo, petrucci), mas ter feeling (gilmour, knopfler) me parece ser o âmago de um guitarrista... O cara tem que tentar ser completo, naquilo que ele gosta, porque dedicar a só uma coisa cansa os ouvidos. Tem guitarrista que eu fico enjoado de escutar, nem vou citar, porque tem gente aqui que é perigoso dar cria.

    rsp_guitar
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    bluesband
    Pois é. Eu também acho importante ter velocidade e estou trabalhando nisso, porque ter velocidade é preciso ter precisão, consciência musical e coordenação motora, que é muito importante pra qualquer instrumentista.
    Mas velocidade sozinha não faz música. Eu acho o Paul Gilbert super criativo até quando está fritando. Da pra sentir que ela procura as notas que façam sentido ao solo.
    Também não tenho nada contra os fritadore, até pq, como eu disse, tem alguns que não perdem a musicalidade. Até invejo muitos desses caras no quesito velocidade e não no quesito música com um todo.
    Pra não fugir do assunto do tópico, acho que em qualquer estilo de música o guitarrista pode mostrar seu potencial, seja numa fritação que empolgue a galera pra entrar naquela parte da música que todos cantam junto, seja num solo bluseiro cheio de bends que faz arrepio, ou até numa batida que dê um swing diferente à base.
    O que degride a imagem do guitarrista é querer se mostrar e fuder com a porra da música. Infelizmente, acho que todos caem nessa idéia de vez em quando, inclusive eu...

    jimmy vandrake
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Bota neurose nisso.
    Já imaginou se comparacemos as musicas atuais com a musica clássica ? O que poderiamos concluir !

    rsp_guitar
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    jimmt vandrake
    Desculpa brother, não te entendi.

    alfredo.salvarani
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Vc tem que tocar para vc, se vc acha que tem que fritar durante 10 min. para te satisfazer vai lá, se vc acha que esses caras fritadores que não tem sentimento nenhum na música são uns pulhas e vc prefere tocar oque te da prazer, vai lá! Se vc quer torcar para a platéia, eu acho que vc já começou errado... apesar que hj em dia é muito fácil tocar para as "platéias" no Brasil... agora se vc quiser impressionar os guitarristas da platéia, ai vc se fudeu, isso é impossivel!!! :-)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Músicas que não exploram o potencial dos guitarristas degrinem sua imagem?