>>> [Guitarristas: Não comparem guitarristas] <<<

Autor Mensagem
LucasBM
Veterano
# nov/12 · Editado por: LucasBM


Depois de um bom tempo, eu voltei (e agora pra ficaaaar, porque aquiii, aqui é o meu lugaaar ♪♫ /Chega de piada chata).

Depois de muito tempo no facebook vendo discussões estúpidas e sem valor musical ALGUM - e até participando dizendo que são inúteis - (Com exceção do Grupo do Fórum CifraClub, na maioria das vezes que não tem posts floods) eu resolvi voltar pra cá. Realmente estava precisando de informações e discussões decentes (E espero encontrar por aqui)...

Agora motivos para não comparar guitarristas:

1- Favoritar: Todos vocês têm algum guitarrista favorito ou vários guitarristas favoritos. Numa comparação - que deveria ser totalmente imparcial - nós sempre acabamos comparando e argumentando a favor de nossos guitarristas favoritos graças a seus solos magníficos que nós sempre ouvimos desde pequenos (ou não). Isso NÃO acaba bem. Uma vez postei aqui uma lista da GIBSON, que considerava Iommi o maior guitarrista da história (Não o melhor, mas o maior) e fui xingado e meu tópico foi fechado. Por quê? Discussões idiotas comparandos guitarristas.
E eu nem ao menos dei a minha opinião, era a opinião de pessoas que votaram no site da Gibson (Apesar de ter achado justo esse ranking, considerando todo o trabalho dele)

2- Colocar a opinião no meio: Já que favoritamos nossos guitarristas preferidos numa discussão, é claro que em algum momento vamos rebater argumentos com aquela frase clássica: "Essa é a minha opinião."
*Em alguns casos, o "Essa é a minha opinião" vem seguido de um "Foda-se".

Debater opiniões é legal ? Às vezes sim, mas não quando o objetivo é definir o MELHOR em qualquer coisa. Por quê ? Bom, se vamos definir o melhor em algo, precisamos perguntar: "Por quê ? Por que ele é o melhor ?"
E responder essa pergunta com: "Porque eu penso assim" não vai ser proveitoso e vai causar discussões baixas, irrelevantes e inúteis dentro do contexto...

3- Não leva ninguém a lugar algum: Qual é o objetivo de uma discussão ? Chegar a algum lugar e tomar algum proveito disso não é ?
Considerando que é impossível definir O MELHOR em tudo, já que estamos discutindo ARTE, essa discussão se torna inútil e em todas as vezes acaba num tipo de competição - seja individual ou em grupos - 'à lá gladiador'.

O que isso traz ? Raiva, inimizade ou até mesmo ódio por aquela pessoa já que ela disse que 'o meu favuritu naum é o mió do mundo mas eu gostu muitu deli, intaum ela meressi morrê'. (Desculpem, apesar de escrever errado propositalmente, não tive coragem de trocar o "mas" por "mais"...)

Finalizando: Eu resolvi acompanhar novamente o fórum cifraclub (Principalmente nas seções Guitarra e Violão) e gostaria de deixar aqui o meu pedido aos que também acompanham o fórum: NÃO COMPAREM GUITARRISTAS.

__________________________________________________________
"Mas Lucas, então pode comparar os caras que tocam outros instrumentos né ? Eles pode né ?"

NÃO ANIMAL, NÃO DEVE TAMBÉM ! Vai fazer algo útil, como tocar seu instrumento ou ouvir seus músicos favoritos...
__________________________________________________________

Depois do esclarecimento acima, fico por aqui e espero que possamos criar um ambiente melhor no fórum com pessoas mais racionais e respeitosas. Abraços.

LeandroP
Moderador
# nov/12
· votar


Comparo sim! Comparo sempre! Comparararei!

LucasBM
Veterano
# nov/12
· votar


Obrigado pelo comentário. Agora aqueles que não entendem ironia vão dizer "Ah, mas o LeandroP falou que faz isso" KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# nov/12
· votar


LucasBM

Bah, velho... Eu parei de comparar guitarristas faz tempo. Mesmo porque a minha ideia sobre o mundo da guitarra mudou muito conforme fui amadurecendo. Inicialmente eu achei que o Steve Vai era o cara e ninguém no mundo tocava mais que ele. Mas daí eu conheci SRV, EVH, Satriani, Edu Ardanuy, Ricky Furlani, Eric Clapton e tantos outros mais por aí.

Descobri que essa de melhor, na real não existe. O que existem são vários guitarristas famosos, excelentes músicos, e muito bons naquilo que fazem, dentro do estilo de cada um.

E depois, eu não ganho nada se ficar defendendo o meu favorito (que essa altura nem tenho mais)...

Acho que minha opinião é essa...

LucasBM
Veterano
# nov/12
· votar


Isso aí cara. Não adianta colocar o cara num pódio e dizer que ele é o Lord Supremo. Você pode dizer que aquele lá é o mais rapidinho ou 'feelinzento', mas nunca vai achar um que TODOS considerem como o melhor. Também acho que isso de parar de comparar chega com o amadurecimento...

Edson Caetano
Veterano
# nov/12
· votar


Mas o Slash é o melhor, melhor do mundo Hehe

Toco guitarra a tão pouco tempo e já saco todos os fãn-boys e suas discussões totalmente inúteis...

Teve uma hilária, a pouco tempo do mala batendo de frente do todo mundo, afirmando que o Chalie Brown é a melhor, maior e mais influente banda do Brasil, e para contrariar o minino hehehe

piada, por isso que esta nas regras, tópicos de A x B que certamente vai gerar apenas a ira alheia, sao proibidos

Ir0N_M4N
Veterano
# nov/12 · Editado por: Ir0N_M4N
· votar


Nossa cara, falou tudo! Queria fazer um tópico assim também, mas não tenho o dom da palavra, hehehe.
Me indigina muito essas discussões, é uma total falta de respeito com o artista ... não só discussões de guitarristas, mas também de músicas/estilos. Aquelas eternas desavenças de feeling vs técnica, gênero tal vs gênero tal, as pessoas degradam a obra dos artistas seja de rock seja de samba, só pra justificar a própria opinião.
Outra coisa q eu vejo é q ao invés de os guitarristas "amadores" se encorajarem ao ver vídeos de guitarristas famosos errando ou fazendo "macaquices" (ou até mesmo fazendo algo "simples" do ponto de vista técnico) eles criticam e fazem piada (o q tu vê na maioria dos vídeos no u2b pelo menos).
Mas como o GuitarristaDoNickEstranho falou, acho q é uma questão de amadurecimento, de abrir novos horizontes.

LucasBM
Veterano
# nov/12
· votar


por isso que esta nas regras, tópicos de A x B que certamente vai gerar apenas a ira alheia, sao proibidos
O problema é quando as pessoas começam a discussão no meio de um tópico que não tem nada a ver com isso. Aí quem paga o pato é o cara que tá querendo postar...

Me indigina muito essas discussões, é uma total falta de respeito com o artista ... não só discussões de guitarristas, mas também de músicas/estilos. Aquelas eternas desavenças de feeling vs técnica, gênero tal vs gênero tal, as pessoas degradam a obra dos artistas seja de rock seja de samba, só pra justificar a própria opinião.
É tenso cara. Resolvi voltar pra cá e postar esse tópico depois de umas pessoas no facebook começarem a discutir guitarristas... Eu simplesmente cheguei e falei que ficar discutindo sobre qual é o melhor era uma idiotice e todo mundo começou a me apedrejar. Foda-se se você defende o Slash ou o Jimmy Page. Não existe "O GUITARRISTA" e nunca existirá...

Outra coisa q eu vejo é q ao invés de os guitarristas "amadores" se encorajarem ao ver vídeos de guitarristas famosos errando ou fazendo "macaquices" eles criticam e fazem piada (o q tu vê na maioria dos vídeos no u2b pelo menos).
Pois é cara, ao invés de pensarem "Poxa, o cara errou. Isso significa que ele erra como todos nós, ou seja, todos nós podemos nos tornar bons guitarristas com prática. Mas, mesmo os bons guitarristas cometem erros" acabam pensando "HAHAHAHAHAHA, O CARA É FAMOSO E ERROU ESSA PARTE ? HAHAHAHAHAHAHAHA QUE GUITARRISTA RUIM"

Geist
Veterano
# nov/12
· votar


Eu não comparo guitarristas, afinal, Malmsteen é melhor que Hendrix e ?Clapton, que todos endeusam... O resto é resto, pra quê comparar?

LeandroP
Moderador
# nov/12
· votar


Geist

Só se for depois do Isléchi.

The Laughing Madcap
Veterano
# nov/12 · Editado por: The Laughing Madcap
· votar


tanto faz, nenhum guitarrista chega aos pés do teclado de Keith Emerson



Die Kunst der Fuge
Veterano
# nov/12
· votar


Sem comparar ninguém aprende absolutamente nada. Sem comparar e discriminar ninguém nem saberia que caminho seguir.

Recomendo a todos que acham que comparar é um ato tão pecaminoso que vão até o dicionário pesquisar os seus significados e perceber que comparar não se resume a apenas dizer que acha algo melhor ou pior do que outra coisa.

tomcykman
Veterano
# nov/12
· votar


Die Kunst der Fuge
+1

DevilLub
Veterano
# nov/12
· votar


Die Kunst der Fuge
Cara, tava dando só uma passada no fórum, mas quando li sua resposta, tive que logar e te parabenizar pela resposta.

LucasBM
Veterano
# nov/12 · Editado por: LucasBM
· votar


Die Kunst der Fuge
Se você puder ler denovo, vai entender o que eu disse. (Talvez eu tenha apresentado mal)
Ninguém tá afim de comparar os guitarristas seriamente. O que a maioria vai fazer - e faz - é Favoritar e dar a Opinião. Até porque, mesmo quando um grupo de pessoas determinam várias categorias e escolhem baseado nessas categorias, alguém sempre reclama.

O fato é que essas briguinhas de guitarristas X vs Y não levam ninguém a lugar nenhum, e ninguém aprende 'que caminho seguir' dizendo que um é melhor do que outro...

Rednef2
Veterano
# nov/12 · Editado por: Rednef2
· votar


Essa historia de dizer que fulano é melhor que o outro é coisa de gente que pensa que tudo que ela gosta é superior ao que as outras pessoas gostam.

cabrongames
Veterano
# nov/12
· votar


parabens pela resposta ai DIE KUNST DER FUGE

axo que para comparar guitarristas temos que criar tópicos tipo:
-melhor tecnica
-criatividade
-carreira
-entre outros
se formos comparar no geral nunca se chegará a um denominador comum

cada guitarrista tem um ponto melhor que o outro por exemplo:
john frusciante é muito mais criativo que o slash

Ir0N_M4N
Veterano
# nov/12 · Editado por: Ir0N_M4N
· votar


cabrongames
Mano é justamente isso q esse tópico quer "evitar" ... acho q o máximo q dá pra comparar é a influência e as técnicas (uma por uma ... não quem "tem" mais).
E outra ... comparar criatividade? Q isso cara, como é q tu compara isso? ... "Ah, essa música só tem 3 notas então o cara não foi criativo" ou "ele sempre faz músicas e solos parecidos ... não é criativo", sem querer ofender mas isso é ridículo. A gente não conhece nada da vida dos caras e muito menos da mente deles, como é q tu me acha alguém de não é criativo.
E carreira também ... pq um é mais famoso ou vendeu mais discos quer dizer q ele é "melhor"?

cabrongames
Veterano
# nov/12
· votar


Ir0N_M4N
cara eu axo que talvez tenha como comparar a criatividade sim, nao sei se criatividade seria o melhor termo a se usar, talvez originalidade.
o que eu quiz dizer é que por exemplo: voce nao ve outros guitarristas antes do frusciante com o mesmo estilo de musica dele, ja o slash parece bastante com o estilo do page e de outras bandas por ai ...

Drinho
Veterano
# nov/12 · Editado por: Drinho
· votar


esse negócio de comparação é normal no inicio, depois que o sujeito amadurece como pessoa e musicalmente falando ele nem dá mais bola pra essas besteiras....

mesmo adorando os considerados grandes mestres da guitarra o slash continua sendo meu predileto sem precisar comprar com ninguém.... acho que todo mundo é bacana, tem valor... até mesmo os que eu não curto tanto acho que tem valor...

Drinho
Veterano
# nov/12 · Editado por: Drinho
· votar


post duplo

LucasBM
Veterano
# nov/12
· votar


Mano é justamente isso q esse tópico quer "evitar" ... acho q o máximo q dá pra comparar é a influência e as técnicas (uma por uma ... não quem "tem" mais).
Exatamente, esse foi o meu objetivo.

LeandroP
Moderador
# nov/12
· votar


Comparar não é errado. Colocar as suas comparações como uma verdade absoluta, como se a sua opinião estivesse acima de qualquer outra, aí não é legal. Por isso que eu digo que "comparo sempre". Mas não preciso postar aqui ou justificar qualquer coisa. Quando estamos comparando, estamos avaliando e testando a nossa percepção. Posso comparar por exemplo, B.B. King com Malmsteen. Observar todas as diferenças entre eles. O que não posso dizer é que um é melhor que outro, nisso ou naquilo. Mas posso compará-los sim. Por que não?

makumbator
Moderador
# nov/12
· votar


LucasBM
Numa comparação - que deveria ser totalmente imparcial

Não existe tal coisa. Uma comparação é sempre "contaminada" pela subjetividade de quem compara.

Concordo com o Leandro e o Die. Comparar é uma ferramenta de aprendizado ótima. E deve ser usada sempre que possível. Isso não quer dizer que ela será a verdade absoluta e nem que quem compara não esteja agindo deliberadamente para ofender. Mas não é por isso que não se deve comparar.

Para mim querer eliminar a comparação é compactuar com a ideia do politicamente correto, e relativizar tudo para não "ofender" ninguém. É controle de opinião e como essa opinião deve ser apresentada. Atitude um tanto fascista em minha modesta consideração...

Ninguém tá afim de comparar os guitarristas seriamente. O que a maioria vai fazer - e faz - é Favoritar e dar a Opinião. Até porque, mesmo quando um grupo de pessoas determinam várias categorias e escolhem baseado nessas categorias, alguém sempre reclama.

O que é comparar seriamente? Outro ponto é que as pessoas são livres para meramente favoritarem X em detrimento de Y, qual o problema nisso? Eu não vejo nenhum.

renatocaster
Moderador
# nov/12
· votar


LeandroP

Posso comparar por exemplo, B.B. King com Malmsteen. Observar todas as diferenças entre eles. O que não posso dizer é que um é melhor que outro, nisso ou naquilo. Mas posso compará-los sim. Por que não?

É, vc já disse exatamente o mesmo que eu ia dizer. A comparação neste sentido, eu também acho saudável e totalmente válida.

makumbator
Moderador
# nov/12
· votar


renatocaster
É, vc já disse exatamente o mesmo que eu ia dizer. A comparação neste sentido, eu também acho saudável e totalmente válida.

Eu acho que até pode dizer que O B.B. King é melhor que o Malmsteen (por exemplo) na opinião daquela pessoa, e que ela gosta mais de um do que o outro. Isso é expressar a opinião sem dizer que seu veredito é a verdade absoluta.

renatocaster
Moderador
# nov/12
· votar


makumbator

Eu acho que até pode dizer que O B.B. King é melhor que o Malmsteen (por exemplo) na opinião daquela pessoa, e que ela gosta mais de um do que o outro.

Eu também acho, vc está certo. Eu só penso que tais comparações em fóruns e outros ambientes "guitarreiros" da internet são altamente infrutíferas. Eu tenho os meus gostos como qualquer um, mas prefiro manifestá-los de outra forma evitando dizer basicamente que fulano é melhor que beltrano.

Isso é expressar a opinião sem dizer que seu veredito é a verdade absoluta.

Esse é um outro problema sério, hehehe. Eu não sei se isso é inerente ao ser humano, mas parece que o cara quer provar a todo instante que o seu gosto particular é melhor que o gosto alheio. Aí eu não vejo uma discussão madura, vejo pessoas se "de-gladiando" para comprovar que um é melhor que o outro.

Por exemplo, dos nomes que foram citados aí (BB King x Malmsteen), eu prefiro o Malmsteen. Acho muito melhor que BB King! Mas quer ver alguém aparecer aqui daqui a pouco para tentar me empurrar goela abaixo exatamente o contrário? Hehehehe.

De Ros
Veterano
# nov/12
· votar


renatocaster

"Por exemplo, dos nomes que foram citados aí (BB King x Malmsteen), eu prefiro o Malmsteen. Acho muito melhor que BB King! Mas quer ver alguém aparecer aqui daqui a pouco para tentar me empurrar goela abaixo exatamente o contrário? Hehehehe."

Acho que tu está certo ao ter a sua preferência entre os dois artistas citados. Isso é perfeitamente normal e aceitável.

Agora, o cara que tentar "empurrar goela abaixo" a preferência dele, bom, esse é o tipico cara que vai apanhar muito da vida até deixar dessa arrogância de achar que o que ele gosta é melhor do que o que os outros gostam....

makumbator
Moderador
# nov/12
· votar


renatocaster
u tenho os meus gostos como qualquer um, mas prefiro manifestá-los de outra forma evitando dizer basicamente que fulano é melhor que beltrano.

O lance é a forma de se dizer. Muita gente já coloca a questão como objetivamente decidida em prol do músico X ou Y quase como uma verdade científica. Não aventam a possibilidade de alguém discordar daquela análise, independente do motivo.

Esse é um outro problema sério, hehehe. Eu não sei se isso é inerente ao ser humano, mas parece que o cara quer provar a todo instante que o seu gosto particular é melhor que o gosto alheio.

Ah! Com certeza! Por isso é sempre bom deixar claro que é a SUA opinião! Obviamente isso não impede que pessoas agindo deliberadamente para causar confusão usem isso contra você. Mas fazer o que né?

:)

makumbator
Moderador
# nov/12
· votar


De Ros

Acho que tu está certo ao ter a sua preferência entre os dois artistas citados. Isso é perfeitamente normal e aceitável.

Vou mais além. Para mim é normal ele ter uma preferência entre os dois músicos e também em expressar essa preferência abertamente.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a >>> [Guitarristas: Não comparem guitarristas] <<<