Utopia: Guitarra fluorescente

Autor Mensagem
Tetanossauro Rex
Veterano
# jul/07


Olá,há algum tempo venho planejando e sonhando com uma guitarra fluorescente.

Andei pesquisando e assim funciona o material:
Você deixa o objeto algumas horas sob o sol,e ele brilhará no escuro.
Ou o coloca sob luz negra e ele brilha muito mais intensamente e à qualquer ocasião.

Como não teria como deixar a guitarra sob o sol nem como colocá-la sob luz negra surgiu a seguinte possibilidade:

A fosforescência via radiação.

Calma,essa radiação não é prejudicial à humanos,e é usada em ponteiros de relógio.A diferença é que chega a durar centenas de anos e não precisa de nenhuma luz para ocorrer a reação química que gera a fosforescência.Porém duvido muito que eu consiga fazer esse tipo de experimento.

Então me surgiu uma idéia:

Fazer uma guitarra em acrílico com o fator reagente misturado ao acrílico.Porém teria de a deixar no sol da mesma maneira.Então,como seria uma stratocaster,defini o seguinte:Farei o escudo,ponte e knobs cromados.Então,colocarei lâmpadas de luz negra atrás do escudo.Perto do jack teria um interruptor e uma tomada ligando e desligando as lâmpadas.

Agora,a grande questão é:

O timbre ficaria ruim?E quanto deve sair uma loucura dessas num luthier que aceite o desafio?

Pergunto sobre o timbre pois já ouvi falar sobre a ampeg feita pelo dan armstrong e sobre as guitarras em acrílico do dave ghrol,e o timbre de ambas parece ser bom.Obrigado e abraços.

blackouty
Veterano
# jul/07
· votar


opa, só uma correção:
os ponteiros de relógios brilham porque neles são utilizadas tintas que absorvem a radiação luminosa, fazendo com que os elétrons migrem pra uma camada mais externa e ao voltar liberem a luzinha... o fato é que, se o sistema for identico ao dos relógios a guita precisa levar luz, o que é totalmente comum de acontecer, =P hehehe


ps.: eu posso estar errado...

Tetanossauro Rex
Veterano
# jul/07
· votar


opa, só uma correção:
os ponteiros de relógios brilham porque neles são utilizadas tintas que absorvem a radiação luminosa, fazendo com que os elétrons migrem pra uma camada mais externa e ao voltar liberem a luzinha... o fato é que, se o sistema for identico ao dos relógios a guita precisa levar luz, o que é totalmente comum de acontecer, =P hehehe


ps.: eu posso estar errado...

"Hoje a maioria dos relógios luminescentes utiliza um isótopo radioativo do hidrogênio chamado trítio (cuja meia vida é de 12 anos) ou promécio, um elemento radioativo criado pelo homem com uma meia vida em torno de três anos.Antigamente o utilizado era o rádio que durava 1600 anos."

E se você leu o topico todo,viu que eu disse que não teria como fazer a fluorescencia normal,por isso precisaria colocar lampadas de luz negra dentro da guitarra.Agora,precisaria de energia.Porém não sei se isso seria viável,será que mesmo sem estar em contato com outro componente metálico da guitarra não haveria algum problema?Tomar choque pelas cordas não deve ser legal.

Rapha_krust...
Veterano
# jul/07
· votar


Tetanossauro Rex
compre uma Fender 64 e seja feliz....

Tetanossauro Rex
Veterano
# jul/07
· votar


compre uma Fender 64 e seja feliz....

Se fosse pra comprar um convencional comprava uma les paul que sou gamado,mas meu sonho é uma fluorescente cara.

luiz_sjrp
Veterano
# jul/07
· votar


Coloque uns EMG's numa lâmpada Phillips e seja feliz.....

Rapha_krust...
Veterano
# jul/07
· votar


Tetanossauro Rex
tem uma luminaria aqui em forma de guitarra tú dá quanto nela?








[desvirtuamento OFF]

B.Frusciante
Veterano
# jul/07
· votar


Aff o cara vem aqui falando sério, sem nenhuma frescura ou arrogância e vcs chegam falando merda. Eu heim.

Henrique S.
Veterano
# jul/07 · Editado por: Henrique S.
· votar


Não serve ESSA

PS: não é zuaçao..

Com a luz em funcionamento

Tetanossauro Rex
Veterano
# jul/07
· votar


Aff o cara vem aqui falando sério, sem nenhuma frescura ou arrogância e vcs chegam falando merda. Eu heim.
Tranquilo cara,venho de um forum que as respostas são bem piores,num se leva nada a sério,e ri d+ sobre a luminária.

E Henrique,já tinha visto,e não é do meu gosto,acho cheguei d+ (como se a que eu pretendo fazer fosse discreta,mas tudo bem).Abraços.

luiz_sjrp
Veterano
# jul/07
· votar


Tetanossauro Rex

Você viu uma que a GuitarPlayer mandou fazer para a comemoração de aniversário? Uma que usava neom, acho eu!!!

Tetanossauro Rex
Veterano
# jul/07
· votar


Você viu uma que a GuitarPlayer mandou fazer para a comemoração de aniversário? Uma que usava neom, acho eu!!!
Num vi não cara,fiquei extremamente interessado.

luiz_sjrp
Veterano
# jul/07
· votar


Tetanossauro Rex

http://www.guitarplayer.com.br/promo/?id=6

É a Groovin Guitar Player 10 anos.

Henrique S.
Veterano
# jul/07
· votar


luiz_sjrp

nessas guitas da GP a que menos fuçaram foi a fender!!
é só troca o escudo e pronto, é uma fender comum, não "socaram" um inlay escrito GP q nem na epipoca ahuhua

luiz_sjrp
Veterano
# jul/07
· votar


Tetanossauro Rex

A edição é essa:

http://www.guitarplayer.com.br/edicoes/?pagina=1&atual=169

luiz_sjrp
Veterano
# jul/07
· votar


Henrique S.

É mesmo cara.....

guschard
Veterano
# jul/07
· votar


Tetanossauro Rex
naum da pra faze uma guitarra normal e cobrir com um revestimento de material fluorescente?

Tetanossauro Rex
Veterano
# jul/07
· votar


Nem vi o neon na guitar.E a maior parte ficou bem feia por ter de fazer propaganda da revista.Abraços.

Tetanossauro Rex
Veterano
# jul/07
· votar


Guschard,até que dá mas eu teria que expô-la ao sol,e sabemos como isso é bom...

guschard
Veterano
# jul/07
· votar


Tetanossauro Rex
naum precisa ser exatamente no sol... c vc dxar num quarto com uma luz acesa tbm funciona

guschard
Veterano
# jul/07
· votar


Tetanossauro Rex
cola varios daqueles adesivos fluorescentes de estrelas
hahahaha

Tetanossauro Rex
Veterano
# jul/07
· votar


Mesmo assim cara,acho que não rola.Acho que o projeto vai ser esse mesmo,só queria saber se o timbre não vai ficar lixo.Se tudo der certo daqui à uns 3 anos eu pego essa guitarra,enquanto isso vou evoluindo o projeto.

rafaelbretas
Veterano
# jul/07 · Editado por: rafaelbretas
· votar


Guitarra de acrílico transparente com leds já tem:

http://youtube.com/watch?v=4flI0vGKYlY


Também tenho vontade de fazer uma guitarra 'diferente', porém TODA transparente (inclusive o braço, pensei em policarbonato caso acrílico não aguente) e com leds dentro das 3 cores primárias com controles independentes para poder mudar de cor à vontade.

E sem captadores, para tocar apenas com sintetizador mesmo.

E usando sintetizador não é preciso preocupar com o timbre.

B.Frusciante
Veterano
# jul/07
· votar


luiz_sjrp
Master Frusciante \m/

luiz_sjrp
Veterano
# jul/07
· votar


B.Frusciante

"luiz_sjrp
Master Frusciante \m/"


Num intindi!!!!!!

Iago
Veterano
# jul/07
· votar


luiz_sjrp
Coloque uns EMG's numa lâmpada Phillips e seja feliz.....
huahuahuaa

Steve Van Halen
Veterano
# jul/07
· votar


As RGs comemorativas de 20 anos brilham tanto que parecem ser fluorescentes

B.Frusciante
Veterano
# jul/07
· votar


luiz_sjrp
http://www.guitarplayer.com.br/edicoes/?pagina=1&atual=169

Iago
Veterano
# jul/07
· votar


lembro de uma Rickenbacker com tampo de plastico semi transparente com luzes coloridas embaixo. Vc tocava a guitarra e as luzes piscavam.. saiu até numa guitar player uns anos atrás.

Thiagoham
Veterano
# jul/07
· votar


o Steve vai tem uma q tem uns neons azuis locao nao tem? q ele ate toca com uma roupa de astronauta.... algo assim...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Utopia: Guitarra fluorescente