Dá pra levar a vida só com um estudio pro?

Autor Mensagem
teshima
Veterano
# jul/07


Bem, sei que fazer um estudio sai caro!
mas aki meu interesse de saber é outro... Vi vários tópicos sobre estudios, mas não achei um falando sobre esse assunto (me desculpem se eu estiver errado).

Gostaria de saber se da pra levar a vida só com estudio!
um estudio profissional, de ensaio, gravação e etc...
Com bons equipamentos!

-Sei que depende muito o ponto de localização do estudio, se estar sendo frequêntado e tals, issu tudo leva em conta, mas quero saber de vocês, principalmente das pessoas que tem estudio. Consegue levar a vida? quanto ganha em média por mês?

----UMA OUTRA COISA!!----

Um prof de guitarra recebe +/- quanto em média?
eu não sei, tenho muita curiosidades nessas coisas, tenho 15 anos, to pensando no futuro ;D

Toco guitarra desdos 11 anos, fiz um ano de curso, to pensando em voltar pro curso, porque depois que agente termina o curso, temos chance de dar aula. E com o dinheiro de todo mês, ir juntando e quem sabe....

Mas me respondem ai, issu é muito importante pra mim, grato...

_FrEd_
Veterano
# jul/07
· votar


teshima

Cara, claro que da pra levar a vida com um estúdio profissa, e da pra levar mt bem, o dificil eh ranjar dinheiro pra montar um, sai caro, mas caro msm!

Acho que no começo tu vai tira uns 1000 - 2000 pila, depois que fikar experiente, ae vai tirando mais...


Ja pras aulas de guita, se vc n tiver uma boa formação tu ganha de 30 - 60 pila por mês, dependendo tb do quanto vc estudou, da sua experiencia... Agora c vc tiver uma boa formação, estudar em algum conservatorio e tal, ae tu tira uns 100 pila...

nyurig3
Veterano
# jul/07
· votar


teshima
Gostaria de saber se da pra levar a vida só com estudio!
dificil hein?



Um prof de guitarra recebe +/- quanto em média?
procura tocar guitarra como hobby, pois para viver disso e complicado, tem que ser muito bom, ter influencia no meio, etc

Homem Cueca
Veterano
# jul/07
· votar


_FrEd_
Ja pras aulas de guita, se vc n tiver uma boa formação tu ganha de 30 - 60 pila por mês, dependendo tb do quanto vc estudou, da sua experiencia... Agora c vc tiver uma boa formação, estudar em algum conservatorio e tal, ae tu tira uns 100 pila...
por aluno...vc esqueceu de citar isso...hehehehe

Homem Cueca
Veterano
# jul/07
· votar


nyurig3
dificil hein?


só no começo...não existe profissao que seja bem bom sempre.

=))

procura tocar guitarra como hobby, pois para viver disso e complicado, tem que ser muito bom, ter influencia no meio, etc
ai voce esta subestimando o cara...




vou fazer um comentario, que talvez voce não goste muito, mas acho que voce é frustrado com guitarra isso sim.

Valmick
Veterano
# jul/07
· votar


teshima, Um estúdio profissional pode até dar freguesia boa, coisa e tal... Agora um estúdio não é só um uma salinha com equipamentos bacanas pra galera gravar e te pagar, e assi todo mundo fica feliza.. não é isso mesmo... Acima de tudo é uma empresa a ser administrada! E como tal tem gastos, riscos, essas coisas.... Em poucas semanas seus equipamentos podem se deteriorar por ação de clientes irresponsáveis que sabem que não levarão nenhum ônus se estragarem as coisas.... Tem o povo que toca bêbado e derruba cerveja nos amps... tem baterista que desce a lenha na batera até furar a pele....
Tudo isso é contabilizado em forma de despesas extras....
É difícil dizer a média por mês de um estúdio pois a diferença de lucro de um pro outro, ou mesmo do mesmo estúdio em meses diferentes é absurda.... Um estúdio anto pode lucrar 1000...2000, como ter lucro zero ou mesmo prejuízo no fim do mês... Você pode ter tido uma clientela muito boa, mas aí uma banda desinformada plugou o amp seu peavey 5150 novinho 110v fora do estabilizador, na tomada 220 e BUM.... isso pode fazer com ue você tenha prejuízo ao invés de lucro nesse mês...entendeu?


Cara, tudo aquilo que você fizer bem feito e com dedicação vai trazer frutos, mas nem sempro o tanto quanto você merece, ou acha que merece....
Quer malhar guitarra 6h por dia? Quer se aprimorar em vários estilos? Faça! Legal.... Mas não aposte todas as suas fichas nisso achando que só isso é o seu futuro.... Não caia na besteira de achar que "não sabe fazer outra coisa da vida além de música".....

Valmick
Veterano
# jul/07
· votar


Eu acho um grande lance você ser músico de nível profissional, mesmo sem ser profissional...
Pode acontecer de você conseguir fazer uma gravação para algum artista de renome e, apartir de então, você começar a ser chamado....
Mas também pode acontecer de o mercado estar cheios de músicos no seu nível cobrando muito barato, pois infelizmente a realidade é que ganhar dinheiro tá difícil pra todo mundo.....

Acho legal não perder o entusiasmo, a auto-confiança, mas com os dois pés no chão.... Aqui na ECT, onde trabalho, tem músicos competentíssimos, mas não estão vivendo só de música porque se optassem por isso a coisa ficaria difícil....

braddock
Veterano
# jul/07 · Editado por: braddock
· votar


teshima,

Os studios que têm por aí (com equipamento bom, mas não profissional) em média deve ser por volta de R$20 /hora a sala para ensaio e 30-40 para gravação. Se alugar a sala para ensaio 8hrs/dia e fechar 1 dia/semana, sai 208hrs total de R$4160. Se tiver 4 salas R$16.640(bruto). Claro se tiver sorte de alugar 8hrs/dia(alguns studios funcionam 24hrs). Já fiz as contas sobre o custo da reforma para isolamento e tratamento acústico por m2, não estou achando a planilha com o custo.

Para ter uma ideia de preço por m2 de tratamento/isolamento acústico, entre em contato com uma empresa que venda material como lã de vidro/rocha, porta acústica, vidro a prova de som, placas de sonex, etc.. Tem várias empresas que trabalham com drywall(gesso acartonado) para fazer a parede dupla. O custo pode variar se contratar uma empresa especializada. Pelo menos em São Paulo existe muitas empresas que trabalham com isolamento acústico, geralmente é uma reforma seca e rápida se usar drywall.

Sobre os equipamentos(incluindo toda a mobilia computador, sistema, infra), acho que é simples cotar o preço, lembra de colocar o seguro. Cada sala deve ter os amplis de guitar/baixo, bateria, PA, microfones, pedestal,etc..

Sobre o imóvel, acho que é o maior problema. Se comprar vai pagar caro demais(não vale a pena), se alugar, dependendo do contrato de locação pode perder a reforma que fez. Geralmente alugar um imóvel comercial tem um custo bem mais elevado(4 mil/mes para cima). Na minha opinião acho que deve alugar, é mais negócio.

Depois de montar tudo, precisa de marketing para divulgação, publicar em revista etc..

Acho que depois de colocar todos os gastos iniciais, deve fazer uma pesquisa de mercado entre os studios e verificar o quanto lucra em média um studio. Depois acho que precisa analisar a região do studio.

Se o lucro te agradar, acho que pode levar em consideração, mas lembre sempre que todo negócio tem seus riscos e pode assumir junto à outra pessoa em uma sociedade. Acho que pode valer a pena, desde que não seja sua única fonte de renda. Pode trabalhar normalmente e montar em paralelo o studio.

Eu penso em montar um studio mais para frente, mas ainda não sei é um bom negócio, pode ter outras coisas mais interessantes. Se eu cotar os preços posto aqui.

Arc
Veterano
# jul/07
· votar


teshima
tbm tenho 15 anos
tb tenho as mesmas duvidas...
acho q se vc tiver um dinheiro bom sobrando...seria bom investir em um estudio...ainda mais se vc conhece uma pá de musicos neh...perfeito...
boa sorte com o estudio =P

nyurig3
Veterano
# jul/07 · Editado por: nyurig3
· votar


Homem Cueca
mas acho que voce é frustrado com guitarra
ainda bem que vc falou "eu acho", pois so vc acha isso mesmo
so estava falando uma coisa que acontece muito no ramo da musica, e uma area que tem que ter muita capacidade e influencia para subir
nao e tao simples como vc parece que pensa

teshima
Veterano
# jul/07 · Editado por: teshima
· votar


Nossa, o mundo da música é muito locoo!!
po...60 a 100 R$ por mês um professor ganha?
nuss, não sabia q era tão pouco!! ;D
bem... to pensando muito...
gosto muito de música, é que eu tava afim de me dedicar a uma coisa só!
sei lá, talvez me esforçar agora, ai quando eu tiver mais experiênte e tals, começar a dar aula, e fazer uma faculdade pararela? mas ai eu não teria que fazer uma faculdade de música...
posso tentar o segundo grau técnico, sei lá...
mas vo ver oque faço, meu pai me dá maior força, acho q é o sonho dele q eu seja músico, vo pensar bastante!

BC Rick
Veterano
# jul/07
· votar


velho, vai montando suas bandas, fazendo o que tu gosta mas estuda pra ter uma profissao tb
pq no Brasil musico nao vai pra frente
dar aula de musica num da grana
vc pode quem sabe conseguir fazer sucesso por ae
e msm assim vc num vai ser um rolling stones da vida e fazer sucesso até morrer.
esse negocio de querer se dedicar a uma coisa soh é besteira
pq em musica numa adianta vc se dedicar a ela somente, vc tem que dar a sorte de fazer sucesso, de conhecer alguem e tal.
se é pra se dedicar a uma cosia soh, se dedica a escola, pq qnd tu tiver uma boa profissao vai sobrar grana pra tu investir em guitarra, montar estudio e num sei o pro rest da vida.

has4
Veterano
# jul/07
· votar


Faca de dois gumes. Abraçar tudo que há no mundo, não vai dar, temos que optar por aquilo que realmente queremos. Qualquer área profissional tem similares fases e momentos de altos e baixos. Música não poderia ser diferente. A questão também não é só grana, o que se vai ganhar, é também o prazer e a capacidade de se contentar enfrentando os problemas da profissão escolhida, que no caso da música, de tabela, já é um hobbie e como muitas outras não dá tanta grana, mas conheço muitos que vivem bem felizes tendo a música como profissão.

É preciso estar certo daquilo que realmente deseja. Ou é feliz profissionalmente ou não o é. Ou se frustra ou encara a onda mesmo! Penso que, quando se é feliz com aquilo que se faz com felicidade, raramente não há sucesso na história.

Agora, riqueza ou mesmo um ótimo padrão de vida não está fácil pra ninguém, não!

Boa sorte na escolha e com ela seja feliz!

teshima
Veterano
# jul/07
· votar


ahh!
q chato...
jáéh então, vo investir em duas coisas!!!
vlw...

Xwing
Veterano
# jul/07
· votar


Não sei se posso entrar na conversa mas vamos lá...

Eu tenho 20 anos, começei a tocar guitarra com 17, quando queria fazer o curso de Ciências da Computação, mas como sou muito fraco em cálculo, desisti, e começei a tocar violão, só por brincadeira, o pior é que ninguém levava a menor fé em mim, aí montei uma banda e faltava um guitarrista solo, me canditei a vaga, então meti a fuça a estudar guitarra, e eu nem tinha uma, era tudo no violão... Atualmente eu estudo violão Clássico em conservatório e estou me preparando pra fazer LICENCIATURA EM MÚSICA na UFPB, pra ter um currículo, alguns me dizem/disseram:

- Violão é muito difícil, as pestanas são foda, eu desisti porque não sabia fazer as pestanas...
- Deixei de tocar porque não tinha guitarra, ficar tocando no violão é muito chato...
- Música não dá dinheiro.
- Rock não presta, é só gritaria.
- Quem é Eddie Van Halen?
- Bixo você tem que escolher uma profissão, música é só hobbie.
- Faça um concurso público, dinheiro garantido...
- Violão e Guitarra são dois mundos diferentes, não tem como você tocar bem os dois...

Isso é só um exemplo do que eu já escutei, creio que todos aqui já passaram por isso.

Pra ser bem sincero, tem uns caras aqui no FCC que tocam muito mesmo,
esses caras sabem muito bem o que é isso, SUPERAR DIFICULDADES, aqueles que fazem da música um hobbie eu dou uma sugestão: toque suas músicas em casa, num xurrasco pros amigos, pra sua família, ser músico é uma profissão tão séria como qualquer outra.

Enquanto isso eu vou estudando pra ser um músico capaz de me chamarem pra uma GIG e eu conseguir tirar as músicas rápido, não toca-las rápido, seus pervetidos! ahiuh e conseguir arrumar um bom dinheiro, agora se minha banda conseguir sucesso, eu me tornar capa da Guitar Player Americana (pouca moral?!?!?) e ela durar uns 20-25 anos, ótimo, mas também se não acontecer, eu posso ter meus diplomas, posso já ser um maestro, posso trabalhar com trilhas sonoras, enfim... se você só olhar a situação por um prisma possa ser que você fale daquilo que não entende, ou entendeu errado.

Obrigado pela atenção...

Escutando Yngwie Malmsteen - Pictures Of Home (Deep Purple) Live in São Paulo.

_FrEd_
Veterano
# jul/07
· votar


teshima

Nossa, o mundo da música é muito locoo!!
po...60 a 100 R$ por mês um professor ganha?
nuss, não sabia q era tão pouco!! ;D


Por aluno neh kr, n achei q vc fosse confundir (se vc n confundiu e ainda axa pouco intao vai *&%$$##)...

A minha sugestão eh vc começar de leve, aprender a tirar o maximo de som com o q vc tem, ir treinando, dando aulas, ateh um dia conseguir montar um estudio legal... Eu ja vi numa entrevista com os guitars do angra, na qual eles diziam que os estudio brasileiros são os mais bonitos, com barzinho, comida, poltronas confortáveis, mas na hora de ver o equipamento de verdade n tem nd, além dos tecnicos serem inexperientes...

teshima
Veterano
# jul/07 · Editado por: teshima
· votar


nussa _FrEd_, mas assim, 60 a 100 por aluno... mas dando aula em uma escola de aula que não seja minha? ou dando aula por conta própria?

dar aula em uma escola de música,e da pra receber em média issu ai? na escola que estudei, o dono era um cara muito show, acho q ele começo na casa dele, e agora ele tem uma escola grande, com várias salas, professores, acho q é melhor começar assim talves...
fazer uma escola e tals...

mas a vida como músico não existe só professor, dono de escola de música e dono de estudio, existe dezenas de profissões... e se eu gosto da música tenho q investir...

Xwing

Todo mundo diz isso ai mesmo pra gente desistir... é sempre issu, meu irmão mesmo... só pq ele tem faculdade, mestrado, dar aula em faculdade, trabalha em empressa e ai vai... ele fala pra mim seguir como hobby, poucos sabem que música é uma profissão como outras. Te apóio total mano.

Muito obrigado ai pelas dicas de vocês, quanto mais dicas melhor, aguardo elas!!

Me add no msn quem quiser: ayrtonteshima@hotmail.com

Abraços...

Obs: _FrEd_ eu tinha confundido, achei q era apenas 60 a 100 R$ por mês, por isso achei pouco.

_FrEd_
Veterano
# jul/07
· votar


teshima

dar aula em uma escola de música,e da pra receber em média issu ai? na escola que estudei, o dono era um cara muito show, acho q ele começo na casa dele, e agora ele tem uma escola grande, com várias salas, professores, acho q é melhor começar assim talves...
fazer uma escola e tals...


Montar uma escola? Vai sair caro assim como montar um estúdio, tendo em vista o custo do imovel, pq vc precisa de várias salas, gastos com prováveis reformas, empregados, e quero ver vc consiguir alunos... Comece vc msm, na sua casa, que praticamente td que vc recebe eh lucro, sem descontos...

Dar aula em escola de musika vc recebe basicamente a msm coisa, pq a escola cobra mais caro, mas vc n recebe td neh, recebe uma parte.. ( n tenho ctz se professores de escola tem salário fixo, acho que ganha por aluno msm)

teshima
Veterano
# jul/07
· votar


legal...
vo ver issu ai!
vlw fred.

carolzinhah
Veterano
# jul/07
· votar


teshima

sobre o curo eu axo legal vc voltar a fazer sim....eh sempri boum aprender +...e até mesmu dandu aula agenti aprendi....
sobre o estudio..eu axu que as vezes sim...mais lembre-se q vc nem sempre vai consegui fazer td sozinhu..as vezes vc ira presisar de ajuda de alguem...
tipo..pra gravar algumas musicas até vai..mais um cd de vdd eu axo melhor um profissional...

^^
abraços

teshima
Veterano
# jul/07
· votar


Sobre faculdade de música, alguem pode falar mais? alguem já fez ou tá fazendo pra dizer +/- como aprendem lá, oq aprendem e etc...

Abraços...

Xwing
Veterano
# jul/07
· votar


Teshima...

Faculdade de música é um negócio muito foda doido!

Eu tava olhando a grade do curso de Bach aqui da UFPB e é só filé!!!

No primeiro período o caba já vê contraponto e harmonia, fora a prática de conjunto e individual, aulas de percepção constantimente...

Você respira música bixo! nada de Física, química, biologia... é só música o tempo todo... mas isso tudo pra música clássica, aqui é assim...

Qualquer coisa pode gritar...

Escutando: Symbols - Sons Of Lord

Mickey Mouse IV
Veterano
# jul/07
· votar


Molecada acha que é fácil demais tudo.

Simples né?
Se é assim todo mundo que tem um estúdio ia ta se virando bem. Tu acha que é fácil, o investimento, manutenção, e etc?

E sobre processos de gravação, mixagem, regulagem dos equipamentos, e tudo mais. Cara, não é simples.

Mas se você realmente tiver disposto a isso, vá em frente.

Mas amadureça sua ideia. Ainda é muito prematura e você ainda é muito jovem para tomar esse tipo de decisão.

SauloMoreira
Veterano
# jul/07
· votar


O investimento é alto, precisa ter noçao de musica, equipamento, gravação, e administraçao como o de um negocio qualquer mass se vc tiver conhecimento e souber fazer uma publicidade boa acho que pode dar certo

Minha dica é conversar com alguem pra ter uma noçao de todos os gastos (inclusive trazer uma media dos gastos extras como disseram lá em cima) pq soh pensando as vezes a gente nao alcança a dimensao de todas as despesas pra calcular justo pra ter um lucro bom.

Se vc quer isso e tá disposto se jogue, mas vai ter que ralar e o investimento pode demorar um pouco pra retornar.

Xwing
Veterano
# jul/07
· votar


Aí tá certo... um pessoal que dá idéias legais, que não fica botando o cara pra baixo... pra tudo na vida é assim mesmo, mas tu tem quantos anos teshima?

Mickey Mouse IV
Veterano
# jul/07
· votar


Xwing
Sendo realista cara.

O moleque tem 15 anos, o que ele pode saber?

Ainda tem chão pra ele decidir o que fazer.

teshima
Veterano
# jul/07 · Editado por: teshima
· votar


Amigo Mickey Mouse IV, não sou criança não! se eu fosse criança eu taria aqui dizendo q ia fazer tudo isso, e não perguntando como faz, quanto gasta, pedindo a opnião de vocês, pessoas q vivem disso, por isso não acho q sou criança... to me esforçando, vc acha q tá cedo pra mim pensar nisso? quer que eu pense quando? ai vou olhar para trás e ver o tempo q perdi pra pensar nisso, que já era pra mim ter aprendido, visto, tido informação desse mundo... por isso não me acho criança!

O moleque tem 15 anos, o que ele pode saber?

Ainda tem chão pra ele decidir o que fazer.


Tenho 15 anos, e oq eu posso saber... é isso que estou fazendo aki, tentando saber, eu não to aki falando que sei, que posso. eu to aki pra saber... Tentando me decidir, e aocontrario de vc, acho q já tá tarde pra mim decidir, porque quero me preparar bem...

Mas muito obrigado pela sua opnião, pois elogios, sugestões e criticas só fazem agente crescer!

Abraços...

teshima
Veterano
# jul/07
· votar


Mais opniões...??
preciso gente... ;D

Valeu!!

Kirk_Hammett
Veterano
# jul/07 · Editado por: Kirk_Hammett
· votar


Xwing
alguns me dizem/disseram:

- Violão é muito difícil, as pestanas são foda, eu desisti porque não sabia fazer as pestanas...


e vc desistiu da faculdade que queria porque não sabia fazer calculo

teshima
Veterano
# jul/07
· votar


Cade gente, cade???

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dá pra levar a vida só com um estudio pro?